Blog utilizado para informação e divulgação das atividades desenvolvidas na escola.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
SaferNet Brasil - Questionário para Alunos e Professores
1ª fase - divulgação juntos às escolas: pesquisa alunos e professores.
2ª fase - a partir de fevereiro/2010: oficinas com os OT e Coordenadores Pedagógicos.
http://www.safernet.%20org.br/rj
Iolanda Lopes
Coordenadora de Tecnologia Educacional - CDTE/SEEDUC/ RJ
"É necessário que as pessoas trabalhem juntas em harmonia, na direção de objetivos comuns e evitem trabalhar com propósitos dispersos em todos os níveis, se o que deve ser conquistado é o ideal em termos de eficiência e realização."
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Inscrição para utilizar o Almanaque da Rede em 2010
Você já fez sua inscrição para utilizar o Almanaque da Rede em 2010?
Se ainda não fez, preencha o formulário que consta do site da Seeduc:
http://www.educacao%20.rj.gov.br/%20CadastroAlmanaqu%20eRede/(S(%204bhyha55ah4eou55%20xl3byo45)%20)/index.aspx
Faça já sua inscrição! Só assim vai garantir que seus alunos recebam a versão impressa do Almanaque da Rede!
Qualquer dúvida, entre em contato: http://br.mc398.mail.yahoo.com/mc/compose?to=almanaquedarede@educacao.rj.gov.br.
Grande abraço!
Deise Paiva
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
SEEDUC realiza 3º Salão do Livro
Os objetivos do Salão do Livro são desenvolver o gosto pela literatura e dar suporte à formação docente e ao trabalho pedagógico - visando estimular ações promotoras de leitura desenvolvidas por alunos, professores, animadores culturais, coordenadores pedagógicos, gestores e demais membros das unidades escolares da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Dessa forma, a verba de cada escola deverá ser utilizada exclusivamente nos títulos expostos nos estandes, sendo vedadas as aquisições de obras em situações externas ao evento. Indica-se a escolha de títulos de literatura, que permitam à comunidade escolar ampliar as possibilidades de acesso ao patrimônio cultural, fomentando políticas de leitura e formação do leitor. Para garantir o uso desses livros, diretores e professores devem escolher os exemplares cientes de que o prazer e o hábito pela leitura devem ser estimulados na comunidade escolar.
A linguagem deve atender aos alunos da educação básica e, quando for o caso, o público de jovens e adultos e demais modalidades.
Confira as orientações gerais aqui.
Confira a programação.
Confira a verba disponibilizada para cada escola, de acordo com o número de alunos em cada UE.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
ENEM 2009 - GABARITO
- Faça o download do gabarito do 1º dia
- Você fez a prova do Enem? Dê sua opinião: O que você achou da prova? Clique Aqui e opine!
A partir deste ano, muita coisa mudou. A começar pelo número de questões, que ficou definido em 180, sendo 45 questões objetivas de múltipla escolha de cada uma das quatro áreas. A redação deve ser feita obrigatoriamente obedecendo ao tipo dissertativo-argumentativo (o que é isso?).
O MEC publicou também as provas e gabaritos que seriam aplicadas. Faça download aqui. O Vestibular Brasil Escola disponibilizou a resolução comentada de todas estas questões. Acompanhe neste link.
domingo, 29 de novembro de 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
SAERJ - Escolas se preparam para avaliação estadual
Participarão alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e ainda o 4º ano do Curso Normal (Formação de Professores) e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das 1.437 unidades da rede estadual. No dia 02, serão avaliados os estudantes do Ensino Fundamental e no dia 03, os do Ensino Médio.
Mais de um milhão de alunos, distribuídos em 34.732 turmas, terão seus conhecimentos e habilidades testados em Língua Portuguesa e Matemática, com foco na leitura e resolução de problemas.
As turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio responderão ainda a um questionário investigativo sobre seu contexto social. Professores e diretores também preencherão o formulário de pesquisa.
Para valorizar os melhores colocados no Saerj, o governo estadual vai premiar com laptops 7.300 alunos. O "Dia D" do Prêmio Geração Futuro, aconteceu no dia 25 de setembro, com a presença do governador Sérgio Cabral e a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, quando foram anunciados os contemplados.
A distribuição será para os mil melhores colocados de cada série do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos), mil para cada etapa do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) e 300 para o 4º ano do Curso Normal (segmento com menor número de matrículas). A premiação está prevista para acontecer no início do ano letivo de 2010.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Dia Nacional da Consciência Negra
Uma homenagem àquele que reescreveu com justiça a História do Brasil: Zumbi dos Palmares
O Quilombo dos Palmares foi fundado em 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, o quilombo cheio de palmeiras transformou-se numa verdadeira cidade, destino certo dos negros que escapavam da lida e dos ferros.
Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O Mocambo do Macaco, localizado na Serra da Barriga, em Maceió, era a sede administrativa do povo quilombola, que teve Ganga Zumba como primeiro rei do Quilombo dos Palmares.
Alguns anos mais tarde, Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante, que degolou muitos habitantes, inclusive crianças e idosos. Por sorte, um recém-nascido conseguiu se livrar: foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife.
Na cidade, o menino recebeu o nome de Francisco, sendo batizado e educado pelo religioso. A população local, entretanto, desaprovava a atitude do pároco, que criava o negrinho como filho e não como servo. Apesar do carinho que sentia pelo pai adotivo, Francisco não se conformava em ser tratado de forma diferente por causa de sua cor. E sofria muito vendo seus irmãos de raça sendo humilhados e mortos nos engenhos e praças públicas. Aos 15 anos, o franzino Francisco fugiu e foi em busca do seu lugar de origem, o Quilombo dos Palmares.
De Francisco a Zumbi
De volta à Serra da Barriga, Francisco agora era Zumbi. Aos 17 anos, tornou-se general de armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje. Com a queda do rei Ganga Zumba, morto após acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei e levou a luta pela liberdade até o fim de seus dias. Com o extermínio do Quilombo dos Palmares pela expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmãos, então terra de Pernambuco.
Em 20 de novembro de 1695, o negro-rei foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e decapitado. Sua cabeça foi levada até a Praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.
“Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome, Zumbi é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e sua luta não foi em vão. Os anos foram passando, mas o sonho deste libertário permanece vivo na história do país, que hoje enxerga a diversidade como única saída democrática.
19 de Novembro - Dia da Bandeira Nacional
Após a Proclamação da República em 1889, surgiu a necessidade de criação de uma nova bandeira. Criada pelo advogado Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que o marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho.
Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado.
Em seu sentido original, as cores verde e amarela simbolizavam respectivamente, as oliveiras em torno da casa real de Bragança e a casa imperial dos Habsburgos. Posteriormente, esses significados foram adaptados: a cor verde passou a simbolizar as nossas matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; a azul, o céu; a branca, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro; a única estrela que é situada acima na inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará.
A bandeira nacional deve ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que seja bastante iluminada.
Equipe Brasil Escola
As Bandeiras em Nossa História
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Plataforma Freire
Professor (a),
Você sabe o que é o Plano Nacional de Formação? É um programa federal que visa assegurar a formação inicial e continuada a todos os professores de educação básica. Por meio da Plataforma Freire, na internet, o programa oferece cursos gratuitos e de qualidade, nas grandes universidades e instituições de ensino superior públicas, a todos os docentes que estejam em exercício nas escolas públicas municipais e estaduais e que desejem adequar a sua formação à LDB – Lei de Diretrizes e Bases – ou se desenvolver profissionalmente.
CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL
ATENÇÃO: AS PRÉ-INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS E TERMINAM NO DIA 30 DE NOVEMBRO.
Os cursos de Formação Inicial são oferecidos aos professores que se encontrem nas seguintes situações:
1 - Docentes que não possuem curso de graduação podem se inscrever na 1ª Licenciatura, na área que desejarem;
2- Docentes que possuem licenciatura, mas atuam ou desejam atuar em outra área de formação, podem se inscrever na 2ª Licenciatura;
3- Docentes que possuem formação em nível superior, mas não possuem a licenciatura para atuar como docente, podem se inscrever nos cursos de Complementação Pedagógica.
Se você se encaixa num destes perfis, pode fazer sua pré-inscrição nos cursos disponíveis na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br) até o dia 30 de novembro.
Depois disso, a SEEDUC vai fazer a conferência e validação dessas pré-inscrições entre os dias 01 de dezembro de 2009 e 10 de janeiro de 2010 para que as inscrições sejam efetivadas.
CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Os cursos de Formação Continuada são destinados a professores que já possuem a formação adequada, mas que desejam fazer cursos de especialização ou atualização. São cursos em diversas áreas de conhecimento e devem estar disponíveis para a pré-inscrição, também na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), no mês de dezembro.
Agarre essa oportunidade! A formação profissional do professor é elemento fundamental para a construção de uma escola pública de qualidade!
Serviço:
Plano Nacional de Formação / Plataforma Freire
Pré-inscrições: até o dia 30 de novembro
Acesse: http://freire.mec.gov.br
domingo, 15 de novembro de 2009
Proclamação da República
A República faz 120 anos. Saiba o que isso representa...
Da Monarquia à República, o Brasil passou por inúmeras transformações...
No dia 11 de novembro de 1889, um grupo se reunia na casa do Marechal Deodoro da Fonseca. Era mais um dos encontros secretos entre Campos Sales, Francisco Glicério, Quintino Bocaiúva, Serzedelo Correia, Aristides Lobo, Lopes Trovão, Sena Madureira, Mena Barreto, Benjamin Constant e Rui Barbosa.
Ao final da peleja, Deodoro hesitava. Temia abalar sua gloriosa carreira caso a insurreição fracassasse. Ainda sim, a declaração histórica. “Se não há outro remédio e se ele mesmo [o imperador] assim o quer, que leve a breca a Monarquia! Não há mais o que esperar dela. Façamos a República. Benjamin e eu cuidaremos da ação militar. O senhor Quintino e seus amigos organizem o resto...”
No dia seguinte, enfim, a República. Sem o povo brasileiro como autor. Em 120 anos do calendário político do Brasil, encontramos os resquícios de um regime constituído sem a sociedade, deixando de lado as leis que deveriam sustentá-lo. A República caminhou no sentido oposto aos seus preceitos. São mais de 100 anos marcados por paradoxos. E não poderia ser diferente.
Tínhamos um imperador, D. Pedro II, que afirmava a simpatia pela República, e um militar, que jurava fidelidade à Monarquia - o mesmo que liderou o movimento que pôs fim à realeza. Dá para entender? Foi Marechal Deodoro da Fonseca quem liderou, simbolicamente, o processo que livrou o Brasil da Monarquia.
No início, ele tinha poderes ditatoriais. Na fase constitucional, tentou dar um golpe na República que proclamou. Sem falar na censura à imprensa e no fechamento do Congresso. Por fim, renunciou. A frase recorrente nos últimos anos do século XIX era: “Essa não é a República dos meus sonhos”.
Começava uma fase de conflito e decepção. A República era uma aspiração daqueles que esperavam colocar o país no caminho do progresso pelas vias da ciência. O progresso traria fartura, saúde, paz e as novas diversões de um mundo cada vez mais urbano.
O desenrolar da história
A expectativa foi frustrada, claro. Via-se no Brasil uma desordem política graças a disputas e revoltas. A funcionalidade do sistema dependia de um conjunto de variados interesses presentes na propaganda e no golpe que instaurou a República. Era preciso contentar os militares e cafeicultores paulistas, os positivistas, os ex-monarquistas e os membros das associações diversas que se diziam republicanas. Alguma semelhança com os dias de hoje?
Em uma República, a participação popular e a liberdade do cidadão são premissas básicas. Segundo cientistas políticos e historiadores, um dos legados da nossa trajetória política é a noção de que o Estado é um instrumento para obtenção de vantagens pessoais.
Façamos as contas... De 1889 para cá, foram 49 anos de eleições indiretas. Acrescente mais 21 anos de regime militar e, por fim, outros 18 anos sob as artimanhas de Getúlio. Além de sete governantes ostentando uma faixa presidencial sem se submeterem aos ritos de uma eleição. É um longo passado em que as exceções prevalecem sobre as regras. Ou melhor, o presente?
Em artigo sobre a Proclamação da República, o doutor em Filosofia Política Roberto Romano destaca que “os grandes golpes tornam possíveis os pequenos, que promovem mudanças imperceptíveis nos direitos dos indivíduos, de grupos econômicos e sociais”. Os atos secretos do Senado poderiam ilustrar os paradoxos da nossa República? E os planos econômicos estampados nos jornais? Essas práticas, segundo Romano, acontecem em países que não romperam com o moderno absolutismo. A cada seis anos, uma eleição. Em 2010, teremos a 21ª, quando um novo capítulo da história política do Brasil será escrito.
América Latina
Na política latino-americana, o populismo é uma manifestação recorrente. Teoricamente, os países vivem sob uma democracia, mas não levam em conta os direitos individuais. Os exemplos são muitos. A Venezuela, dos plebiscitos, que limita o poder da sociedade em tomar decisões; a Argentina, que controla a mídia e desrespeita a propriedade privada; além de Colômbia e Bolívia, que alteram o sistema constitucional para aumentar a centralização do poder executivo.
Recentemente, o debate sobre o legado dos regimes populistas e seus respingos na democracia ganhou as páginas dos jornais devido à polêmica sobre a entrada da Venezuela no Mercosul. Se a condição necessária de um governo democrático é a proteção às liberdades civis, como permitir que a Venezuela faça parte do Mercosul?
Clique aqui para ler um artigo do escritor Mauro Rosso sobre os 120 anos da República, que mostra um pouco da visão de grandes literatos da época, como Machado de Assis, Arthur Azevedo, Euclides da Cunha e Lima Barreto, sobre esse importante momento da nossa história.
Mauro Rosso é autor de Contos de Machado de Assis: relicários e raisonnés (2008); Contos de Arthur Azevedo: os “efêmeros” e inéditos(2009); co-organizador (com Gustavo Franco) da coletânea Machado de Assis e a economia:o olhar oblíquo do acionista (2007); Machado de Assis e a política: crônicas – v. I (2009); Escritos de Euclides da Cunha: política, ecopolítica, etnopolítica (2009).
Projeto Jovens Talentos - Angra dos Reis - RJ
Aconteceu até o dia 13 de novembro de 2009 no Teatro da Eletronuclear em Angra dos Reis(ao lado da usina nuclear)a Jornada do projeto Jovens Talentos 2009, com a participação de trabalhos de todo o Estado do Rio de Janeiro. Os trabalhos são produzidos por alunos do Ensino Médio em parceria com instituições de nível superior e Órgãos de pesquisa e desenvolvimento como o DRM-RJ. Muito bom para nós professores, hoje em tempos difíceis verificar que ainda existem iniciativas como estas que são importantes para o conhecimento e elevação da estima destes jovens maravilhosos. Por Nova Iguaçu, a aluna Nathália Lima representou o CIEP 172 - Nelson Rodrigues, com o projeto para desenvolvimento do trabalho "Parque municipal de Nova Iguaçu", que para o ano de 2010 deverá estar presente na jornada.
Gostaria de agradecer: FAPERJ sempre atenciosos Jorge Belisário e Michele, ao Vítor Nascimento e à Katia Mansur do DRM-RJ, aos professores Dácio e Célia da UFF de Santo Antônio de Pádua(cujos alunos apresentaram projetos fantásticos!), Elizabeth Chaves e Cristiane Ribeiro e ao professor de Geografia Cleber Pacheco,companheiros de trabalho do 172(pessoas de amizade inenarrável- estamos aí!) e a Nathália, que representou o grupo da turma 2003 (Eliane, Suellen, Johnatan, Alessandra), tão empenhados e igualmente vitoriosos.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
OTs: orientando o uso pedagógico da tecnologia nas escolas
O elo entre a tecnologia e o desenvolvimento da sociedade. Assim pode ser definido o Orientador Tecnológico. Os OTs, como são conhecidos, são professores que trabalham junto a outros professores, incentivando-os a utilizar a Tecnologia Educacional de forma contextualizada no desenvolvimento dos projetos das escolas. Eles se apresentam como parceiros para que professores e alunos possam desenvolver atividades pedagógicas com o uso da tecnologia.
“Com os professores e alunos, montamos parcerias e apresentamos as possibilidades do uso das tecnologias educacionais em seus conteúdos curriculares. Orientamos o uso de software, a criação de blogs, a busca de sites para suas pesquisas, o respeito às autorias dos textos encontrados e a observância do ‘copiar colar’”, explica a Orientadora Tecnológica Marise Brandão, do Colégio Estadual Joaquim de Macedo, de Barra do Piraí.
Os OTs precisam estar sempre antenados para identificar os recursos que possam ser aplicados à Educação. Por isso, além da formação de professor, eles passam por formações diversas: Tecnologia Educacional, uso de mídias na Educação, entre outras. Mas manter-se atualizado não é o único desafio. “O maior desafio é quebrar a resistência de alguns professores em apropriar-se das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem”, diz Marise.
Em 2010, mais professores serão capacitados para desempenhar a função de OT. Para estimular o trabalho dos novatos, o exemplo dos que estão conquistando reconhecimento com o uso das TICs. Marise, por exemplo, foi um dos destaques do prêmio Microsoft Educadores Inovadores - 2008 (ficou em primeiro lugar nas etapas brasileira e latinoamericana e em terceiro na final mundial), sendo considerada uma das melhores professoras no uso das TIC do mundo.
“O Orientador Tecnológico é fundamental. Seu papel vai além de incentivar o uso da tecnologia no ambiente escolar. Deve ser um constante estimulador no uso da mesma na construção do conhecimento, mudando mentalidades, apresentando possibilidades de um ensino interativo, propondo novas metodologias e oportunizando a inclusão digital e social”, resume a Orientadora Tecnológica e Educadora Inovadora Marise.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
28 de Outubro - Dia do Funcionário Público
O QUE É SERVIÇO PÚBLICO?
É todo o serviço prestado pela administração pública ou pelas pessoas consideradas como seus delegados sob as normas e controles estatais para satisfazer necessidades essenciais (como saúde, segurança, etc.) ou secundárias da coletividade ou de simples conveniência do Estado. A esses serviços têm direito todos os cidadãos.
OS DEVERES E OS DIREITO DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Os deveres e direitos dos servidores públicos estão detalhadamente definidos e estabelecidos na Constituição da República e se encontram nos estatutos das entidades estatais e autárquicas.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.
Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.
NTE RJ 14 - NOVA IGUAÇU / OFICINAS E PALESTRA
Oficinas envolvendo as TIC
Dia: 03/11/2009
Horários:
Manhã → 08h às 12h
1. O uso da INTERNET
2. Minuto LUMIÉRE (Vídeo)
3. FOTONOVELA: Mídia antiga ou atual?
4. Criando com GOOGLE SITES
5. Confecção de Jornal
Tarde → 13h às 17h
6. O BLOG como ferramenta de interação e inclusão de alunos
7. TUXPAINT: Cores de formas nas aulas de artes
8. Animação em PIVOT
9. TV: Auxílio ou problema educacional?
10. Conhecendo e produzindo um programa de Rádio
11. Mesa Alfabeto – POSITIVO
Inscrições no local:
As inscrições serão realizadas no NTERJ-14
Instituto de Educação Rangel Pestana
Rua: Dr. Luiz Guimarães, 218 – Centro – Nova Iguaçu – RJ
Período:
19/10 2009 à 22/10/2009 das 13h às 17h
Público alvo:
Professores da Rede Pública
Palestra
Dia: 04/11/2009
Horários: Manhã e Tarde
Palestrante: Prof. Carlos Valente
Tema: Second Life e a Web 2.0 no Processo Educacional
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
5ª Olimpíada de Matemática – 2ª Fase
Vitória histórica para os Professores de 40 horas
Em outubro de 2010 todos os docentes terão mais um aumento, quando receberão a incorporação de mais uma parcela do Nova Escola. O plano vai gerar impacto de R$ 46 milhões no orçamento. O projeto será enviado na próxima semana à Assembleia Legislativa.
Dia 26 será feriado para os servidores públicos e escolas estaduais
Estado cria plano de cargos e salários para professores 40 horas
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy Barbosa, anunciou nesta quarta-feira (21/10) o plano de carreira dos professores 40 horas, beneficiando 6.568 servidores ativos e 338 inativos. O projeto de lei, que prevê uma progressão salarial de 12% a cada cinco anos, será encaminhado à Assembleia Legislativa na semana que vem, juntamente com as tabelas de vencimento propostas pelo Estado.
Segundo o secretário, a criação de um plano de carreira para esta classe é o cumprimento de mais um compromisso do governador Sérgio Cabral com os professores e vai gerar um impacto de R$ 46 milhões no Orçamento de 2010 para 81% dos professores.
O plano prevê o enquadramento dos docentes nas tabelas de vencimento considerando o tempo de serviço. Isso representará um aumento de 40% nos vencimentos-base a partir de janeiro de 2010. Os 1.514 profissionais DOC I (que lecionam da 6ª à 9ª séries) recebem hoje R$1.831,74 de vencimento-base, sem levar em consideração ganhos relativos a triênios. A partir de janeiro, 19% professores passarão a receber R$ 2.297,73 e 81% professores vão ganhar R$ 2.573,46. Além disso, a partir de outubro de 2010, esses vencimentos receberão a incorporação de mais uma parcela do Nova Escola. Com isso, os vencimentos passarão para R$ 2.401,11 e R$ 2.689,24, respectivamente.
Já os 5.054 professores da categoria DOC II (que lecionam da 1ª à 5ª séries) recebem hoje R$ 1.168,20 de vencimento-base. Em janeiro, 9% dos profissionais passarão a receber R$ 1.465,39 e 91% receberão R$ 1.641,23. Com a incorporação do Nova Escola, a partir de outubro de 2010 os vencimentos passarão para R$1.531,32 e R$ 1.715,08, respectivamente. Da mesma forma que os DOC I, não compõe esse valor ganhos provenientes de triênios.
O secretário Sérgio Ruy Barbosa explicou que até setembro os profissionais DOC I recebiam R$ 1.518,15 e os DOC II, R$ 968,20. Com a incorporação da gratificação Nova Escola a partir de outubro, eles tiveram um acréscimo de R$ 200 (DOC I) e R$ 313 (DOC 2) nos seus vencimentos-base. Somando o plano de carreira com as parcelas de incorporação do Nova Escola de 2009 e 2010, esses professores terão aumento médio de 77% em outubro do ano que vem. O plano faz com que em outubro de 2015 os vencimentos sejam reajustados no mínimo em 147%, bem acima dos 57,12% que eles teriam apenas com a incorporação do Nova Escola.
Novas matrizes curriculares para a Educação Básica na Rede Estadual
Nessa nova matriz, haverá mais ênfase das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Matemática na 1ª série do Ensino Médio visando ao resgate de competências e conteúdos necessários a essa etapa da educação básica.
A oferta de projetos definidos também é referenciada, posto que é espaço próprio para manifestação das especificidades locais, exercício da pluralidade e atendimento a demandas do meio social. As novas matrizes vão disponibilizar ainda o Projeto Definido pela Unidade Escolar - Obrigatório para todos - e o Projeto Definido pela Unidade Escolar de matrícula obrigatória aos alunos que não optarem pelas disciplinas de matrícula facultativa de Ensino Religioso ou da segunda Língua Estrangeira.
No Ensino Fundamental, a matriz dos anos finais dos cursos noturno e diurno (no EJA e no ensino regular) foi diferenciada para viabilizar o cumprimento da carga horária prevista do curso e também para contemplar a legislação do Estado do Rio referente ao Ensino Religioso.
As novas matrizes foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (21/10), através de Resolução nº 4359, da Secretaria de Estado de Educação.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
sábado, 10 de outubro de 2009
SEMINÁRIO ESTADUAL DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO
Sendo assim, a série intitulada Seminário Estadual de Atualização Profissional do Magistério vem ao longo dos anos ofertando aos professores o que há de mais relevante no cenário educacional brasileiro, por isso procuramos sempre trazer especialistas no tema proposto.
Em dois dias de Seminário será possível apreciar palestras com especialistas renomados no assunto, participar em oficinas, assistir a uma Mostra de Robótica e a apresentação de experiências bem sucedidas apresentadas por professores de vários pontos do Estado do Rio de Janeiro.
Agenda da Programação - 13/10 - 1ª dia
Manhã
8h às 9h – credenciamento e inscrições nas oficinas.
8h às 9h – Coffee break
9:10 – Composição da mesa com autoridades e solenidade de abertura.
9:40 – Apresentação CIEP Mané Garrincha.
10:10 às 11:30– Palestra de abertura: "As TICs e a Educação: novos paradigmas ?"
Expositor: Edméa Oliveira dos Santos - UERJ 11:30 às 12:20 - Debate
12:30 às 13:30 – Intervalo para almoço
13:40 às 15:10 – Painel: O Professor e as TIC: aceitação ou recusa?
Expositores:
- Rosane A S Abreu - CAP/UFRJ/FIOCRUZ
- Marcos Silva – UERJ
- Gilda Bernardino – PUC/RJ
15:10 às 15:50 – Debate. 16h às 17:30 - Oficinas
- "Montando uma estação de rádio"
- "Robótica na Escola"
- "Fazendo Animação com o Movie Maker"
Agenda da Programação - 14/10 - 2º dia
Manhã
8h às 8:30 – Coffee break
9h às 11h – Painel: TIC na prática: como fica a sala de aula?
Expositores:
- César Bastos – CEDERJ/Escola Parque
- Douglas Silveira – TV Escola
- Maria Nazaré Carvalho – NTE RIO 3
- Rosa H Mendonça – Salto para o Futuro
11h às 11:30 – Debate
11:30 às 12:30 – Casos de Sucesso.- "O Uso do rádio na escola" - Professor Vitor Nunes Caetano
"Projeto Só Vídeos" - Professora Evanilsa Alves da Silva
12:30 às 13:30 – Intervalo para almoço
Tarde
13:40 às 15:10– Painel: Ensino a Distância como apoio ao presencial traz resultados?
Expositores:
- Sheila Shirola - UFRJ
- Cleide Lima – UFRJ
- Alberto Tornaghi - PROINFO
15:10 às 15:50h – Debate.
16h às 17:30h – Casos de Sucesso.
"Copa JK de Conhecimento - Professores da FAETEC - JK
- Multiplicadora Giany Nogueira de Abreu
17:40 às 18:10 – Encerramento e entrega dos certificados.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Estado transfere feriado do Servidor Público
Da Redação
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
III Seminário Mídias & Educação
Jornal Hoje - Sábado (03/10/2009)
A proposta é a fazer um trabalho aproveitando o interesse e a proximidade com o "Vulcão de Nova Iguaçu". O fechamento deste trabalho deverá ser com a confecção de um painel do Projeto Caminhos Geológicos (juntamente com a comunidade escolar) que ficará na própria unidade. Os painéis do Parque, criados pelo PCG, foram refeitos, mas ainda não foram colocados nos seus lugares, o que será feito brevemente. Um outro desdobramento deste trabalho é a possível integração da escola ao Projeto Jovens Talentos (CECIERJ/FAPERJ),que conta com o apoio do DRM-RJ na orientação dos jovens.
http://www.jornalhoje.inf.br/col1.htm
Almanaque da Rede
Você quer usar o Almanaque da Rede em 2010?
Faça sua inscrição!
Voltado para os estudantes do Ensino Médio das escolas da rede de ensino da Seeduc, o Almanaque da Rede é um laboratório de escrita, presencial e digital, uma ferramenta que contribui para o letramento dos alunos, ampliando suas competências de leitura e expressão escrita.
Além da versão em papel, o Almanaque da Rede tem uma versão online (www.almanaquedarede.com.br), em que os alunos publicam textos em blogs, participam de jogos interativos e competem por prêmios culturais, como passeios a museus e sessões fechadas de cinema. Há ainda concursos de redação, e premiações para alunos e professores.
Em 2009, foram distribuídos mais de 200 mil almanaques. Em 2010, a Secretaria de Educação quer ampliar o alcance do projeto. Professores de qualquer disciplina e também os orientadores tecnológicos (OTs) podem usar esta rica ferramenta pedagógica, tanto em sala de aula quanto nos laboratórios de informática das escolas.
Inscreva-se já! Só assim você garantirá que seus alunos recebam a versão impressa do Almanaque da Rede.
Qualquer dúvida, entre em contato: almanaquedarede@ educacao. rj.gov.br.
Obs: Professor, você só poderá se inscrever para utilizar o Almanaque da Rede nas turmas em que está lotado com sua(s) matrícula(s). Caso queira utilizar o Almanaque com alguma turma onde você está lotado somente com GLP, peça a um professor de outra disciplina (que esteja lotado nesta mesma turma com matrícula) para solicitar o Almanaque para estes alunos.
sábado, 3 de outubro de 2009
Provas e Gabaritos do ENEM 2009 são disponibilizados pelo MEC
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Rio de Janeiro - sede da Olimpíada em 2016
Lula foi trunfo brasileiro, discursando na Dinamarca
Carioca participa da festa em Copacabana, no Rio
VEJA COMO FOI A APRESENTAÇÃO DO BRASIL
ENTENDA COMO FUNCIONOU A VOTAÇÃO
BLOG: ATÉ PELÉ FALA EM JOGAR NO RIO-2016
VEJA O DISCURSO FEITO POR LULA
A apresentação desta sexta-feira também influenciou no resultado. O Brasil se defendeu em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português) e contou com discursos de Havelange, Nuzman, Sergio Cabral (governador do Rio), Eduardo Paes (prefeito da cidade), Henrique Meirelles (presidente do Banco Central), Isabel Swan (medalhista olímpica) e do presidente Lula, que pediu ao COI "vencer o desafio" de expandir os Jogos Olímpicos."O Lula disse que nunca tinha participado de um momento tão bonito. Ele é um personagem fantástico, nunca vi alguém com um amor tão grande pelo Brasil", disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.O discurso do presidente Lula e o projeto do Rio de Janeiro comoveram os membros do Comitê Olímpico Internacional. Na votação, a cidade de Chicago, que era apontada até como favorita, foi a primeira a ser eliminada. O resultado provocou reações de surpresa e festa no centro de imprensa do Bella Center, onde a eleição foi realizada.Logo em seguida foi a vez de Tóquio ser eliminada, para a tristeza dos atletas japoneses que acompanharam a apuração ao lado dos jornalistas. Ficaram para a final Rio de Janeiro e Madri. E, após uma hora de espera, a cidade brasileira foi finalmente anunciada como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.Agora, com a vitória, o Rio de Janeiro precisa acabar com a desconfiança de que cometerá os mesmos erros do Pan. Para colocar os Jogos Pan-Americanos de 2007 de pé o Rio gastou bem mais do que estava previsto no orçamento e não entregou alguns pontos chaves do projeto, como a melhoria na rede de transporte.O transporte, aliás, é um dos pontos fracos do projeto para 2016. O sistema de hotelaria da cidade também causa preocupação, uma vez que o Rio ainda não tem a garantia de que todos os quartos prometidos serão entregues.Para resolver os problemas, o Rio de Janeiro apostou no maior orçamento entre as cidades finalistas. A Olimpíada de 2016 vai custar cerca de US$ 14 bilhões, com os gastos divididos entre os governos federal, estadual e municipal e a iniciativa privada.Enquanto isso, o clima é de festa. A expectativa é que 100 mil pessoas compareçam à praia de Copacabana para comemorar a vitória carioca. Em Copenhague, a festa será realizada no hotel SKT Petri, quartel-general da delegação brasileira na cidade.
O MEC cancelou a prova do ENEM
Bárbara Paludeti - Do UOL Notícias
Com o prejuízo provocado pelo vazamento da prova do Enem 2009, o MEC (Ministério da Educação) poderia adquirir mais de 6 milhões de livros didáticos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os custos de impressão dos mais de 4 milhões de jogos de provas - que serão descartados depois que a fraude foi descoberta - foram estimados em R$ 30 milhões pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (1º).
R$ 30 MILHÕES: QUANTO ISSO REPRESENTA NA EDUCAÇÃO
6 milhões de livros didáticos
um ano de estudo para 19 mil alunos
205 ônibus escolares
7 milhões de entradas para cinema
Veja em que itens da educação essa verba poderia ser investida:
Manutenção de 19 mil alunos do ensino médio por um ano. Os custos de R$ 30 milhões referentes à impressão da prova do Enem 2009 seriam suficientes para manter 19.083 alunos do ensino médio por aproximadamente um ano. Segundo os dados mais recentes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), de 2007, o custo anual estimado por um aluno do ensino médio é de R$ 1.572. Esta estimativa refere-se aos gastos consolidados do Governo Federal, dos Estados e do Distrito Federal e dos municípios. Se o cálculo for feito baseado em um estudante da educação terciária - graduação e pós-graduação - cujo custo é de R$ 12.322, seria possível manter 2.434 alunos por um ano com os tais R$ 30 milhões.
205 ônibus de transporte escolar. Esse montante também seria possível adquirir 205 veículos para levar e trazer estudantes. A estimativa foi feita com base nos valores do programa Ônibus Escolar, lançado pelo governo do Estado de São Paulo na terça-feira (29). Foram gastos mais de R$ 94 milhões na aquisição de 645 ônibus (custo unitário de aproximadamente R$ 145.736) que serão cedidos em regime de comodato para auxílio no transporte de alunos das redes estadual e municipal de ensino.
7 milhões de meias-entradas de cinemaSegundo a Ancine (Agência Nacional de Cinema), o preço médio do ingresso de cinema no primeiro semestre de 2009 ficou em R$ 8,56, consequentemente, a meia-entrada para estudantes ficou em torno de R$ 4,28. Com R$ 30 milhões seria possível comprar mais de 7 milhões de meias-entradas para o cinema a estudantes brasileiros.
O CONPET na Escola
O CONPET é um programa do Ministério de Minas e Energia, coordenado e executado pela Petrobras. A Gerência Executiva de Desenvolvimento Energético / Suporte ao CONPET é o setor da Petrobras que exerce a função de Secretaria Executiva do CONPET, sendo responsável por elaborar projetos, operacionalizar as estratégias, promover a articulação institucional e divulgar as ações do programa. Essa Gerência é ligada à Diretoria de Gás e Energia, cuja diretora é a Secretária-Executiva do CONPET, conforme decreto presidencial.
Objetivo - Incentivar o Uso Eficiente de EnergiaO CONPET foi instituído por decreto federal em 1991, como Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Seu principal objetivo é incentivar o uso eficiente destas fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária. Para ser implementado, seguiu as mesmas diretrizes do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e, assim como este, é conduzido pelo Ministério de Minas e Energia. O programa estabelece convênios de cooperação técnica e parcerias com órgãos governamentais, não-governamentais, representantes de entidades ligadas ao tema e também organiza e promove projetos. A racionalização do uso da energia é fundamental para diminuir impactos ambientais, reduzir custos, aumentar a produtividade e assegurar o desenvolvimento sustentável do país. Por isso, a Petrobras cumpre uma importante missão institucional ao dar suporte administrativo, técnico e financeiro ao CONPET.
Como Surgiu Divulgação - Conpet
Para sua implementação, o CONPET estabelece convênios de cooperação técnica com Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais, que ficam encarregadas de indicar os profissionais de ensino das escolas para participar desta iniciativa.
No ensino fundamental, as ações de O CONPET na Escola são direcionadas para os professores, naturais multiplicadores da informação. Para repassar as informações aos estudantes, eles recebem palestras informativas sobre petróleo e gás natural, conservação de energia e meio ambiente e, ainda, material de apoio.
Assim, é oferecido ao professor um programa de aperfeiçoamento chamado de Oficina de Trabalho, no qual ele recebe informações sobre petróleo e seus derivados, gás natural, além de noções básicas de geopolítica do petróleo e políticas de eficiência energética, no sentido de torná-lo apto a repassar as informações e motivá-lo para o engajamento da execução de uma atividade.
A Oficina de Trabalho tem duração de 9 horas e é ministrada a um grupo de cerca de 60 profissionais de ensino que ficarão responsáveis, nas suas respectivas escolas, pela multiplicação dos conhecimentos adquiridos junto aos demais professores e pela coordenação interdisciplinar do tema.
A idéia fundamental do Projeto não é criar uma disciplina específica para discutir a questão, e sim, incorporá-la ao conteúdo pragmático dos currículos escolares, por meio da transversalidade do tema em todas as disciplinas. Dessa forma, sugere-se que esses conhecimentos sejam trabalhados com os alunos pelos próprios professores, e não por instrutores externos ao estabelecimento de ensino.
Em cada Oficina de Trabalho ocorrerão palestras sobre temas relevantes e contará com a participação de uma equipe com larga experiência em condução de trabalhos em dinâmica de grupos para sedimentação, promoção de debates, sensibilização e motivação para a mensagem proposta.
O CONPET também atua com os alunos
O CONPET realizou 346 shows de energia em vários estados brasileiros, beneficiando 45.937 alunos.