quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Novas matrizes curriculares para a Educação Básica na Rede Estadual


Com o objetivo de contemplar a legislação em vigor, a Secretaria de Estado de Educação vai fixar uma nova matriz para o ano de 2010 que estabelece a inclusão da Língua Espanhola e do ensino de Sociologia e Filosofia nas três séries do Ensino Médio.

Nessa nova matriz, haverá mais ênfase das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Matemática na 1ª série do Ensino Médio visando ao resgate de competências e conteúdos necessários a essa etapa da educação básica.

A oferta de projetos definidos também é referenciada, posto que é espaço próprio para manifestação das especificidades locais, exercício da pluralidade e atendimento a demandas do meio social. As novas matrizes vão disponibilizar ainda o Projeto Definido pela Unidade Escolar - Obrigatório para todos - e o Projeto Definido pela Unidade Escolar de matrícula obrigatória aos alunos que não optarem pelas disciplinas de matrícula facultativa de Ensino Religioso ou da segunda Língua Estrangeira.

No Ensino Fundamental, a matriz dos anos finais dos cursos noturno e diurno (no EJA e no ensino regular) foi diferenciada para viabilizar o cumprimento da carga horária prevista do curso e também para contemplar a legislação do Estado do Rio referente ao Ensino Religioso.

As novas matrizes foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (21/10), através de Resolução nº 4359, da Secretaria de Estado de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário