sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O CONPET na Escola

O CONPET - O Programa

O CONPET é um programa do Ministério de Minas e Energia, coordenado e executado pela Petrobras. A Gerência Executiva de Desenvolvimento Energético / Suporte ao CONPET é o setor da Petrobras que exerce a função de Secretaria Executiva do CONPET, sendo responsável por elaborar projetos, operacionalizar as estratégias, promover a articulação institucional e divulgar as ações do programa. Essa Gerência é ligada à Diretoria de Gás e Energia, cuja diretora é a Secretária-Executiva do CONPET, conforme decreto presidencial.

Objetivo - Incentivar o Uso Eficiente de EnergiaO CONPET foi instituído por decreto federal em 1991, como Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Seu principal objetivo é incentivar o uso eficiente destas fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária. Para ser implementado, seguiu as mesmas diretrizes do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e, assim como este, é conduzido pelo Ministério de Minas e Energia. O programa estabelece convênios de cooperação técnica e parcerias com órgãos governamentais, não-governamentais, representantes de entidades ligadas ao tema e também organiza e promove projetos. A racionalização do uso da energia é fundamental para diminuir impactos ambientais, reduzir custos, aumentar a produtividade e assegurar o desenvolvimento sustentável do país. Por isso, a Petrobras cumpre uma importante missão institucional ao dar suporte administrativo, técnico e financeiro ao CONPET.

Como Surgiu Divulgação - Conpet
O projeto, de abrangência nacional, foi criado em 1992, em parceria com os Ministérios de Minas e Energia e da Educação
Para sua implementação, o CONPET estabelece convênios de cooperação técnica com Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais, que ficam encarregadas de indicar os profissionais de ensino das escolas para participar desta iniciativa.

O QUE É o Projeto “O CONPET na Escola”

O CONPET na Escola é voltado para alunos de 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental e das escolas técnicas das redes públicas e privadas. O projeto apresenta a importância do uso racional da energia. Foi desenvolvido com a perspectiva de criar uma geração futura consciente do uso racional dos combustíveis fósseis, da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
No ensino fundamental, as ações de O CONPET na Escola são direcionadas para os professores, naturais multiplicadores da informação. Para repassar as informações aos estudantes, eles recebem palestras informativas sobre petróleo e gás natural, conservação de energia e meio ambiente e, ainda, material de apoio.

Metodologia voltada ao professor

Desde sua criação em 1992, a metodologia usada pelo CONPET na Escola consiste em trabalhar com o professor e não diretamente com os alunos. Além de tornar o processo permanente em sala de aula, esta metodologia faz do professor um real parceiro do projeto na sensibilização e motivação do aluno para as questões de eficiência energética.
Assim, é oferecido ao professor um programa de aperfeiçoamento chamado de Oficina de Trabalho, no qual ele recebe informações sobre petróleo e seus derivados, gás natural, além de noções básicas de geopolítica do petróleo e políticas de eficiência energética, no sentido de torná-lo apto a repassar as informações e motivá-lo para o engajamento da execução de uma atividade.
A Oficina de Trabalho tem duração de 9 horas e é ministrada a um grupo de cerca de 60 profissionais de ensino que ficarão responsáveis, nas suas respectivas escolas, pela multiplicação dos conhecimentos adquiridos junto aos demais professores e pela coordenação interdisciplinar do tema.
A idéia fundamental do Projeto não é criar uma disciplina específica para discutir a questão, e sim, incorporá-la ao conteúdo pragmático dos currículos escolares, por meio da transversalidade do tema em todas as disciplinas. Dessa forma, sugere-se que esses conhecimentos sejam trabalhados com os alunos pelos próprios professores, e não por instrutores externos ao estabelecimento de ensino.
Em cada Oficina de Trabalho ocorrerão palestras sobre temas relevantes e contará com a participação de uma equipe com larga experiência em condução de trabalhos em dinâmica de grupos para sedimentação, promoção de debates, sensibilização e motivação para a mensagem proposta.

O CONPET também atua com os alunos

Para isto é oferecido um show de Energia, que se constitui de uma série de demonstrações, abordando diversos assuntos sobre energia, de maneira divertida e envolvente. Este show é apresentado em parceria com a UNESP. As demonstrações são feitas por monitores e supervisionadas diretamente pelo professor que coordena o projeto. Os monitores, alunos do curso de graduação em Física, atuam como "atores", e são treinados para apresentar as atrações de forma atraente e envolvente.
O CONPET realizou 346 shows de energia em vários estados brasileiros, beneficiando 45.937 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário