O CONPET é um programa do Ministério de Minas e Energia, coordenado e executado pela Petrobras. A Gerência Executiva de Desenvolvimento Energético / Suporte ao CONPET é o setor da Petrobras que exerce a função de Secretaria Executiva do CONPET, sendo responsável por elaborar projetos, operacionalizar as estratégias, promover a articulação institucional e divulgar as ações do programa. Essa Gerência é ligada à Diretoria de Gás e Energia, cuja diretora é a Secretária-Executiva do CONPET, conforme decreto presidencial.
Objetivo - Incentivar o Uso Eficiente de EnergiaO CONPET foi instituído por decreto federal em 1991, como Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Seu principal objetivo é incentivar o uso eficiente destas fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária. Para ser implementado, seguiu as mesmas diretrizes do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e, assim como este, é conduzido pelo Ministério de Minas e Energia. O programa estabelece convênios de cooperação técnica e parcerias com órgãos governamentais, não-governamentais, representantes de entidades ligadas ao tema e também organiza e promove projetos. A racionalização do uso da energia é fundamental para diminuir impactos ambientais, reduzir custos, aumentar a produtividade e assegurar o desenvolvimento sustentável do país. Por isso, a Petrobras cumpre uma importante missão institucional ao dar suporte administrativo, técnico e financeiro ao CONPET.
Como Surgiu Divulgação - Conpet
O projeto, de abrangência nacional, foi criado em 1992, em parceria com os Ministérios de Minas e Energia e da Educação
Para sua implementação, o CONPET estabelece convênios de cooperação técnica com Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais, que ficam encarregadas de indicar os profissionais de ensino das escolas para participar desta iniciativa.
Para sua implementação, o CONPET estabelece convênios de cooperação técnica com Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais, que ficam encarregadas de indicar os profissionais de ensino das escolas para participar desta iniciativa.
O QUE É o Projeto “O CONPET na Escola”
O CONPET na Escola é voltado para alunos de 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental e das escolas técnicas das redes públicas e privadas. O projeto apresenta a importância do uso racional da energia. Foi desenvolvido com a perspectiva de criar uma geração futura consciente do uso racional dos combustíveis fósseis, da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
No ensino fundamental, as ações de O CONPET na Escola são direcionadas para os professores, naturais multiplicadores da informação. Para repassar as informações aos estudantes, eles recebem palestras informativas sobre petróleo e gás natural, conservação de energia e meio ambiente e, ainda, material de apoio.
No ensino fundamental, as ações de O CONPET na Escola são direcionadas para os professores, naturais multiplicadores da informação. Para repassar as informações aos estudantes, eles recebem palestras informativas sobre petróleo e gás natural, conservação de energia e meio ambiente e, ainda, material de apoio.
Metodologia voltada ao professor
Desde sua criação em 1992, a metodologia usada pelo CONPET na Escola consiste em trabalhar com o professor e não diretamente com os alunos. Além de tornar o processo permanente em sala de aula, esta metodologia faz do professor um real parceiro do projeto na sensibilização e motivação do aluno para as questões de eficiência energética.
Assim, é oferecido ao professor um programa de aperfeiçoamento chamado de Oficina de Trabalho, no qual ele recebe informações sobre petróleo e seus derivados, gás natural, além de noções básicas de geopolítica do petróleo e políticas de eficiência energética, no sentido de torná-lo apto a repassar as informações e motivá-lo para o engajamento da execução de uma atividade.
A Oficina de Trabalho tem duração de 9 horas e é ministrada a um grupo de cerca de 60 profissionais de ensino que ficarão responsáveis, nas suas respectivas escolas, pela multiplicação dos conhecimentos adquiridos junto aos demais professores e pela coordenação interdisciplinar do tema.
A idéia fundamental do Projeto não é criar uma disciplina específica para discutir a questão, e sim, incorporá-la ao conteúdo pragmático dos currículos escolares, por meio da transversalidade do tema em todas as disciplinas. Dessa forma, sugere-se que esses conhecimentos sejam trabalhados com os alunos pelos próprios professores, e não por instrutores externos ao estabelecimento de ensino.
Em cada Oficina de Trabalho ocorrerão palestras sobre temas relevantes e contará com a participação de uma equipe com larga experiência em condução de trabalhos em dinâmica de grupos para sedimentação, promoção de debates, sensibilização e motivação para a mensagem proposta.
Assim, é oferecido ao professor um programa de aperfeiçoamento chamado de Oficina de Trabalho, no qual ele recebe informações sobre petróleo e seus derivados, gás natural, além de noções básicas de geopolítica do petróleo e políticas de eficiência energética, no sentido de torná-lo apto a repassar as informações e motivá-lo para o engajamento da execução de uma atividade.
A Oficina de Trabalho tem duração de 9 horas e é ministrada a um grupo de cerca de 60 profissionais de ensino que ficarão responsáveis, nas suas respectivas escolas, pela multiplicação dos conhecimentos adquiridos junto aos demais professores e pela coordenação interdisciplinar do tema.
A idéia fundamental do Projeto não é criar uma disciplina específica para discutir a questão, e sim, incorporá-la ao conteúdo pragmático dos currículos escolares, por meio da transversalidade do tema em todas as disciplinas. Dessa forma, sugere-se que esses conhecimentos sejam trabalhados com os alunos pelos próprios professores, e não por instrutores externos ao estabelecimento de ensino.
Em cada Oficina de Trabalho ocorrerão palestras sobre temas relevantes e contará com a participação de uma equipe com larga experiência em condução de trabalhos em dinâmica de grupos para sedimentação, promoção de debates, sensibilização e motivação para a mensagem proposta.
O CONPET também atua com os alunos
Para isto é oferecido um show de Energia, que se constitui de uma série de demonstrações, abordando diversos assuntos sobre energia, de maneira divertida e envolvente. Este show é apresentado em parceria com a UNESP. As demonstrações são feitas por monitores e supervisionadas diretamente pelo professor que coordena o projeto. Os monitores, alunos do curso de graduação em Física, atuam como "atores", e são treinados para apresentar as atrações de forma atraente e envolvente.
O CONPET realizou 346 shows de energia em vários estados brasileiros, beneficiando 45.937 alunos.
O CONPET realizou 346 shows de energia em vários estados brasileiros, beneficiando 45.937 alunos.
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