segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OTs: orientando o uso pedagógico da tecnologia nas escolas


O elo entre a tecnologia e o desenvolvimento da sociedade. Assim pode ser definido o Orientador Tecnológico. Os OTs, como são conhecidos, são professores que trabalham junto a outros professores, incentivando-os a utilizar a Tecnologia Educacional de forma contextualizada no desenvolvimento dos projetos das escolas. Eles se apresentam como parceiros para que professores e alunos possam desenvolver atividades pedagógicas com o uso da tecnologia.

“Com os professores e alunos, montamos parcerias e apresentamos as possibilidades do uso das tecnologias educacionais em seus conteúdos curriculares. Orientamos o uso de software, a criação de blogs, a busca de sites para suas pesquisas, o respeito às autorias dos textos encontrados e a observância do ‘copiar colar’”, explica a Orientadora Tecnológica Marise Brandão, do Colégio Estadual Joaquim de Macedo, de Barra do Piraí.

Os OTs precisam estar sempre antenados para identificar os recursos que possam ser aplicados à Educação. Por isso, além da formação de professor, eles passam por formações diversas: Tecnologia Educacional, uso de mídias na Educação, entre outras. Mas manter-se atualizado não é o único desafio. “O maior desafio é quebrar a resistência de alguns professores em apropriar-se das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem”, diz Marise.

Em 2010, mais professores serão capacitados para desempenhar a função de OT. Para estimular o trabalho dos novatos, o exemplo dos que estão conquistando reconhecimento com o uso das TICs. Marise, por exemplo, foi um dos destaques do prêmio Microsoft Educadores Inovadores - 2008 (ficou em primeiro lugar nas etapas brasileira e latinoamericana e em terceiro na final mundial), sendo considerada uma das melhores professoras no uso das TIC do mundo.

“O Orientador Tecnológico é fundamental. Seu papel vai além de incentivar o uso da tecnologia no ambiente escolar. Deve ser um constante estimulador no uso da mesma na construção do conhecimento, mudando mentalidades, apresentando possibilidades de um ensino interativo, propondo novas metodologias e oportunizando a inclusão digital e social”, resume a Orientadora Tecnológica e Educadora Inovadora Marise.

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