segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cabral anuncia gratificação de R$ 500 para servidores da área de Educação



Benefício é restrito a servidores que trabalham em unidades escolares.

Segundo governo do Rio, dinheiro será depositado no dia 23 de dezembro de 2010.


Do G1 RJ

O governador do Rio, Sérgio Cabral, anunciou nesta segunda-feira (20) que mais de 70 mil servidores da Secretaria estadual de Educação, que trabalham diretamente em unidades escolares do Rio, receberão uma gratificação de R$ 500.

Segundo nota divulgada pelo governo, a gratificação extra faz parte da política de valorização e aprimoramento dos educadores e demais profissionais que estão em contato direto com os alunos. O dinheiro será depositado no dia 23 de dezembro.
O valor vai beneficiar 50.949 professores regentes - aqueles que estiverem em sala de aula -, 9.746 servidores extraclasse e 14.065 funcionários de apoio nas unidades escolares.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/12/cabral-anuncia-gratificacao-de-r-500-para-servidores-da-area-de-educacao.html

FORMATURA 17/12/2010 - REALIZADA NO CIEP 172 NELSON RODRIGUES




















terça-feira, 14 de dezembro de 2010

LANÇAMENTO DE NOTAS - 4º BIMESTRE ATÉ O DIA 24/12/2010


Já está aberto o período de lançamento de notas do 4º bimestre no sistema Conexão Educação!

Seus alunos não podem ficar sem as médias do final do ano no boletim, por isso, certifique-se de que as médias sejam inseridas até o dia 24 de dezembro. Vale lembrar que os demais bimestres continuam abertos para lançamento! Aproveite esse período para revisar as médias do início do ano e concluir o último bimestre com os boletins completos.

Com o sistema Conexão Educação, seus alunos podem conferir as notas online e comparar com a média da turma, assim, podem se empenhar ainda mais nas matérias que estão com mais dificuldade. O histórico do seu aluno depende de você.

CALENDÁRIO TEMÁTICO PARA 2011

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SAERJ 2010 - AVALIAÇÃO


Em novembro, a Secretaria de Estado de Educação iniciará o SAERJ, o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro, para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Esta avaliação é muito importante, pois ela mede o desempenho de cada escola individualmente. Com os indicadores, é possível fazer os ajustes necessários às políticas públicas de educação para melhorarmos a qualidade de ensino da nossa rede. Por isso é fundamental que professores, diretores e, claro, os alunos se mobilizem para a realização desta prova. Afinal, o SAERJ é a avaliação do nosso trabalho!

As datas de aplicação das provas serão divididas de acordo com as séries, conforme indicado abaixo:

  • 30/11 — para a 3ª série do Ensino Médio, 3º e 4º ano do Ensino Normal
  • 01/12 — para a 2ª série do Ensino Médio
  • 02/12 — para a 1ª série do Ensino Médio
  • 3/12 — para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
  • 6/12 — para o 6º ano do Ensino Fundamental
  • 7/12 — 7º ano do Ensino Fundamental
  • 08/12 — 8º ano do Ensino Fundamental
  • 09/12— 9º ano do Ensino Fundamental
Diretores, atenção! Vocês serão responsáveis por selecionar os aplicadores das provas. É importante atentar para responsabilidade desta tarefa.
CLIQUE AQUI para acessar o manual e o sistema de alocação de aplicadores para o SAERJ 2010.

Caso sejam necessárias informações adicionais, entre em contato com a equipe de Avaliação da SEEDUC pelo fórum permanente do SAERJ no portal Conexão Professor. Basta acessar www.conexaoprofessor.rj.gov.br

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

FERIADO DE 28/10 TRANSFERIDO PARA 01/11

DECRETO Nº 42.661 DE 19 DE OUTUBRO DE 2010

DISPÕE SOBRE O EXPEDIENTE NAS REPARTIÇÕES

PÚBLICAS ESTADUAIS PARA A COMEMORAÇÃO

DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de

suas atribuições constitucionais e legais,

CONSIDERANDO o disposto no inciso XI do art. 1º da Portaria nº

834, de 06 de novembro de 2009, publicada no DOU de 09.11.2009,

da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e

Gestão, que estabeleceu o dia 01 de novembro de 2010 para as comemorações

alusivas pelo dia do Servidor Público (art. 236 da Lei nº

8.112, de 11 de dezembro de 1990 - ponto facultativo).

DECRETA:

Art. 1º - Fica transferido para o dia 01 de novembro de 2010 (segunda-

feira) a comemoração do DIA DO SERVIDOR PÚBLICO,

ocasião em que não haverá expediente nos órgãos, entidades e fundações

da Administração Estadual.

Parágrafo Único - O expediente será normal, entretanto, sob a responsabilidade

dos respectivos chefes, nas repartições cujas atividades

não possam ser suspensas, em virtude de exigências técnicas

ou por motivo de interesse público, no dia 01 de novembro de 2010

(segunda-feira).

Art. 2º - Em conseqüência do disposto no caput do art. 1º deste Decreto,

o expediente será normal nas repartições públicas estaduais

no dia 28 de outubro de 2010 (quinta-feira).

Art. 3º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação,

revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2010


SÉRGIO CABRAL

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TREINAMENTO CONEXÃO EDUCAÇÃO - 2º DIA




Teoria e prática no segundo dia de treinamento de OTs

Por Mônica Marzano
Fotos Marcia Costa

Nesta terça-feira (05/10), ética e atitude marcaram o segundo dia de capacitação de 80 orientadores tecnológicos do Projeto Conexão Educação, no Flamengo. O grupo assistiu a vídeos e participou de debates sobre esses dois elementos imprescindíveis na realização de um bom trabalho junto às escolas.

A equipe também teve a oportunidade de tirar as dúvidas frequentes no preenchimento dos formulários on-line. Ivana dos Santos Rangel está confiante na implementação do projeto.

- Aqui todos nós temos os mesmos objetivos. Por isso, o treinamento tem sido muito produtivo - disse a orientadora, do Colégio Estadual Félix Miranda, de Campos dos Goytacazes.

Para Ana Regina Santos de Oliveira, do Colégio Estadual Jardim Meriti, de São João de Meriti, essa foi uma oportunidade importante para colocar em prática o passo a passo do Conexão Educação.

- Já conhecia o projeto, mas a capacitação está esclarecendo as dúvidas pendentes e proporcionando o aprimoramento através da troca de informações.

Compartilhando da mesma opinião, Ilza Maria Santos da Nóbrega, do Ciep 111 – Nelson Freitas, de Mesquita, acredita que as experiências de cada colega podem enriquecer o conhecimento.


Monica Badaró, Ana Regina Santos e Ilza Santos

- O Conexão Educação é o início da evolução tecnológica das unidades escolares da rede estadual de ensino. Por isso, é importante conhecer outras realidades.

Já a orientadora Mônica Badaró Ferreira, do Colégio Estadual Poeta Mário Quintana, de Nilópolis, vê na iniciativa uma proposta de transparência.

- Com o treinamento, percebi que o projeto pode facilitar muito a rotina da rede estadual de ensino, porque vai mostrar a realidade de cada escola. É uma porta de entrada para as novas tecnologias.

A coordenação do treinamento ficou a cargo das diretorias de Gestão Pedagógica e de Articulação da Rede, composta por Elaine Costa, Jorge Marcelo R. Coutinho, , Karina Leirião, Bruno Prazeres, Trícia Lima, Antônio de Carvalho, Yolanda Lopes, Miguel Rezende e Antonio Gomes.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TREINAMENTO CONEXÃO EDUCAÇÃO- 1º DIA




Começou hoje treinamento de Orientadores Tecnológicos

Por Mônica Marzano
Fotos: Marcia Costa


O projeto Conexão Educação está ganhando uma equipe aliada de peso. De hoje até quarta-feira (06/10), 80 orientadores tecnológicos (OTs) participam de treinamento intensivo, no Flamengo, sobre os conceitos do programa e as ferramentas para agilizar sua utilização na escola e capacitar os profissionais de suas regiões.

Na abertura do encontro, o diretor de Gestão Pedagógica do Conexão Educação, Antonio Gomes, apresentou o programa de trabalho que será desenvolvido nos próximos dias.

- Vamos desenvolver com os OTs a base de conhecimento do programa, focando principalmente nos procedimentos práticos, como lançamento de notas, pauta eletrônica e todo o passo a passo que deverá ser desenvolvido junto aos professores.

O Conexão Educação é um sistema único e integrado de gerenciamento de informações de todas as escolas estaduais, que tem o objetivo principal de melhorar a gestão e beneficiar não só a escola, o professor e o aluno, como as famílias. Está dividido em quatro subsistemas: Escola, Gestão, Docente On-line e Aluno On-line.

O projeto está alicerçado em cinco eixos: cadastro do aluno; pauta eletrônica e envio de SMS; novo sistema acadêmico; rede sem fio nas escolas e leitor de cartão.


Primeiro dia de treinamento

Na manhã desta quarta-feira, os participantes se dividiram em grupos para trabalhar seis textos: Ensinar com ajuda da tecnologia; Um grande espinho para o professor; Conselho de Classe; Inclusão Digital; O professor e o computador; A tecnologia precisa estar presente na sala de aula.

O grupo 1 recebeu o texto O professor e o computador. A OT Nilce Vânia da Silva Lopes, do Ciep 409 - Alaíde de Figueiredo Santos, representou os colegas e falou sobre os desafios do docente que atua em sala de aula de conciliar os afazeres diários à necessidade de atualização frente às novas tecnologias.

Falando pelo grupo 2, que recebeu o mesmo texto da equipe anterior, Jane Rodrigues, do Ciep 237 - Jornalista Wladimir Herzog, de São Gonçalo, acredita que os orientadores tecnológicos também têm o papel de sensibilizar os educadores.

O grupo 3 trabalhou o texto A tecnologia precisa estar presente na sala de aula. Segundo Marinete Sant’Anna, do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, de São João de Meriti, existem maneiras de se conseguir uma aprendizagem mais dinâmica e participativa.

Confiante na transformação da escola e nas ferramentas educacionais do século XXI, Juarez Cunha Krebs, do CE Dr. Vicente de Moraes, de Nova Friburgo, representou o grupo 4 nos debates sobre o texto Inclusão Digital. O OT é defensor de uma proposta que envolve pais e responsáveis nesse processo e no “upgrade” interno de todos os professores envolvidos.

Os grupos 5 e 6 trataram do tema Um grande espinho para o professor. Judith Paulo, do C.E. Augusto Cesário Diaz André, de São Gonçalo, e Fatima Tenório, do C.E. Leopoldina da Silveira, do Rio de Janeiro (Bangu), representaram suas equipes.

Pelo grupo 7, Guilhermina Borges de Araújo, do C.E. Professora Zelia dos Santos Cortes, de Nova Friburgo, falou sobre as conclusões a respeito do texto Conselho de Classe.

Pelo grupo 8, Vanilda Guimarães falou sobre Ensinar com ajuda da tecnologia. A OT do Ciep 364 - Nelson Ramos, de Mesquita, destacou que o acesso à internet e já se universalizou, seja dentro de casa, ou mesmo por meio das lan houses.

À tarde, os orientadores tecnológicos participarão de atividades práticas em três salas equipadas com computadores de acesso ao Conexão Educação.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

ENCCEJA - 2010


Foram prorrogadas até 10 de outubro as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2010. O prazo original seria encerrado no último domingo, 26. A data das provas está mantida para 12 de dezembro.

O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita destinada a pessoas que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade curricular apropriada. Para obter a certificação, o candidato precisa ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame.

No ato da inscrição, os interessados podem selecionar pelo menos uma área de conhecimento. O exame é formado por provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física e redação [prova I]; matemática [prova II]; história e geografia [prova III]; ciências naturais [prova IV].

Até 16 de novembro, os participantes receberão o cartão de confirmação da inscrição no endereço que informaram. A partir dessa data, a confirmação, com endereço, hora, data e local de prova, também estará disponível no sistema de acompanhamento da inscrição e no serviço de atendimento Fala, Brasil (0800 616161).

No dia do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 7h e fechados às 8h25 para as provas da manhã; reabertos às 13h e fechados às 14h25, para as da tarde, de acordo com o horário de Brasília.

A emissão dos certificados é de competência das secretarias estaduais de educação. Cada uma delas definirá os procedimentos que julgar convenientes para a certificação. Desde 2009, a certificação para o ensino médio ocorre por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os inscritos na edição de 2009, que foi adiada para este ano, devem confirmar participação no sistema de inscrição, que também permitirá a alteração de dados cadastrais. Caso não haja confirmação, a inscrição será cancelada automaticamente. A confirmação e as inscrições devem ser feitas na página eletrônica do exame.

Clique aqui para fazer a inscrição.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PROJETO IBGE - VAMOS CONTAR!

CENSO 2010 NAS ESCOLAS

Como parte dos trabalhos do Censo 2010, o projeto Vamos Contar! se destina às escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de todo o Brasil. Elaborado pelo IBGE, com a indispensável colaboração do Ministério da Educação, busca divulgar a importância das informações obtidas pelo Censo como instrumentos para o exercício da cidadania, por meio da distribuição de materiais didáticos, mapas e peças de divulgação.

O projeto contém propostas didáticas e orientações que envolvem conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, em harmonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais para os professores trabalharem com mapas, com informações estatísticas, geográficas e cartográficas e assim seus alunos possam melhor compreender as realidades brasileiras, bem como as diversas utilidades dos resultados do Censo para o país. Todo o material foi elaborado para que as atividades possam ser aplicadas de acordo com as necessidades do professor e com o seu planejamento pedagógico.

MATERIAIS

Para a divulgação e implementação do projeto, as escolas receberão os seguintes itens:

Cartas para os diretores e os membros do Conselho Escola-Comunidade;
Mapa político do Brasil e do Estado onde a escola se encontra;
DVDs explicativos sobre o projeto.

Além disso, serão enviados (por turma):

Cartas explicativas para os professores;
Carta-resposta com ficha de avaliação para ser preenchida pelos professores;
Guias para o professor com sugestões de atividades (um guia do 1o ao 5o ano, um do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental e um para o Ensino Médio)
Mapas para serem usados em sala de aula:
Para as turmas do Ensino Fundamental: Mapas temáticos do Brasil com População Total, Densidade Demográfica e Terras Indígenas
Para as turmas do Ensino Médio: Mapas do Brasil, do Estado e dos arredores da capital

OBJETIVOS

O Projeto Vamos Contar: Censo 2010 nas Escolas! foi elaborado para ampliar a interação entre o IBGE e as escolas brasileiras. Assim sendo, os objetivos da realização deste trabalho são:

*favorecer o entendimento da relação existente entre a realidade local e o contexto nacional;
*contribuir para o entendimento dos dados obtidos com a realização do censo como instrumento para o exercício da cidadania;
*promover o estudo da linguagem estatística e da cartográfica, desde o início da escolaridade;
*compreender a responsabilidade de cada um de nós como fornecedor e usuário das informações do censo;
*estudar aspectos das formações social, econômica, cultural e territorial da população brasileira;
*contribuir para a formação de atitudes de respeito às diferenças socioculturais.

PROJETO MPB NAS ESCOLAS

O projeto “Música Popular Brasileira nas Escolas” é acalentado pelo Instituto Cultural Cravo Albin desde a sua fundação. Seu principal objetivo é estimular o gosto das crianças brasileiras pela história da MPB, seus grandes vultos, seus principais ritmos e suas origens.

Com esta iniciativa o ICCA pretende, além de estimular o processo educativo por meio da música como mais uma alternativa para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e como uma ação sócio-educativa, inserir as definições históricas da MPB no projeto pedagógico das escolas, colaborando com a diminuição da violência e com o aflorar da sensibilidade e do interesse pelas raízes da nossa cultura popular.

Para isso o projeto visa motivar a criança e o jovem aproximando-o da sua realidade diária através desse saber, impregnado de significados. Será esse o caminho metodológico, no qual o aluno se reconhece como partícipe da construção de um conhecimento diferenciado e experimenta o sentimento de dignidade pessoal e social.

A Música Popular como tema transversal
Acreditamos que Música Popular Brasileira deve ser introduzida nos currículos escolares como tema transversal, pois permite o tratamento integrado de diversos conteúdos, assegurando uma coerência entre o que é conhecido, o que é vivenciado pelos alunos e o que é apresentado na escola nos vários campos do saber.

Certamente os alunos são ligados a uma história da canção popular, a um gênero de música, a um intérprete, a um ritmo. A partir daí, tudo é possível. Motivados, a partir da sua própria vivência musical, serão levados a conhecer as fontes da MPB e a criar, a construir, a entender melhor as suas escolhas e o porquê das suas preferências, a valorizarem o que está próximo e a ter uma visão crítica das influências de outras culturas veiculadas pela mídia.

É importante incentivar o aluno a participar das manifestações folclóricas, com suas músicas, coreografias e danças, entendendo sua importância na preservação de valores e tradições e possibilitando que este identifique posteriormente, compositores e intérpretes da nossa música em suas próprias comunidades, conversando com estas pessoas e reconhecendo suas contribuições como fonte de pesquisa.

Em 2010 a MPB chega nas escolas do Estado do Rio de Janeiro.


O ICCA está preparando e entregará à Secretaria de Estado de Educação kits contendo material didático a ser distribuído entre as escolas da rede estadual e se propõe a fornecer orientação aos professores para que esse conteúdo seja explorado da melhor maneira possível nas salas de aula de todo o Estado.

O Kit MPB nas escolas

Pastas didáticas, contendo um CD com gravações históricas e cartazes que remetem aos seguintes segmentos estrategicamente estudados pelo ICCA como o melhor maneira, do ponto de vista didático, de transmitir a história da mpb e sua importância na formação cultural do Brasil:


Cronologia da MPB;
A sedução do choro;
O samba dos bambas;
A diversidade do regional;
Os 50 anos da bossa nova;
Febre dos festivais: debate sobre MPB.


Seis livretos ilustrados contendo o desenvolvimento das informações históricas (abordados nos seis cartazes/posters acima) em linguagem adaptada aos jovens, bem como os principais verbetes individualizados, de cada um desses “segmentos estratégicos” da história da MPB. Cada livreto terá em torno de 50 a 60 páginas.
Seis DVDs – curtas metragens com cerca de 15 a 20 minutos cada um – material contendo histórico de cada um dos nossos seis “segmentos estratégicos” acima expostos. Cada DVD será estruturado em forma de aula prática, com interferência direta de especialistas notórios na matéria.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

OJE - OLIMPÍADAS DOS JOGOS EDUCACIONAIS


Conhecimento e diversão caminhando lado a lado. As escolas da rede estadual vão participar de uma competição virtual, que tem o objetivo de aprimorar os processos de ensino-aprendizagem na escola, levando o universo dos jogos digitais para as salas de aula e laboratórios. A largada aconteceu no Centro Interescolar Miécimo da Silva, em Campo Grande.

Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) pretende mobilizar cerca de 1 milhão de estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio até o final do ano. As inscrições podem ser feitas no site: www.conexaoaluno.rj.gov.br/oje.

Através da OJE, alunos e professores formam equipes, de quatro a seis integrantes, para competir em jogos online que fazem uso das mecânicas clássicas dos tradicionais jogos de computador, mas com temas desenvolvidos a partir de conhecimentos escolares.

No Imuno, por exemplo, um dos mini-jogos do projeto, o estudante pilota uma nave dentro do corpo humano onde ele precisa combater agentes nocivos ao organismo, como vírus e bactérias. Dentro dessa perspectiva de diversão, vários assuntos são trabalhados, como meio ambiente, raciocínio lógico, vocabulário, história e outros.

O jogo principal é uma grande aventura por seis países representativos dos cinco continentes. Durante a competição, os conteúdos curriculares do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) aparecem sob a forma de enigmas ou desafios que dão pontos às equipes que os resolverem de forma correta.

Ao final da competição, as equipes mais bem colocadas participarão de semi-finais presenciais na sua região. O encerramento está marcado para o dia 15 de dezembro, com a participação de alunos e professores que obtiveram os melhores resultados nos jogos e enigmas.

A OJE acontece em parceria com o Porto Digital, ONG pernambucana especializada em inovação e tecnologia. A primeira OJE aconteceu em 2008 em Pernambuco. Em 2009, o Rio de Janeiro desenvolveu uma experiência piloto com cerca de 2 mil estudantes. Agora, a Olimpíada pretende atingir toda a rede pública estadual.

Para mais informações, os alunos devem escrever para o e-mail oje@educacao.rj.gov.br.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

LANÇAMENTO DE NOTAS DO 2º BIMESTRE - PRORROGADO ATÉ O DIA 20/08


O Conexão Educação já é uma realidade em todas as escolas da rede estadual e o lançamento de notas deve ser uma atividade de rotina para todos os docentes. Com as informações disponíveis no sistema, você e os outros professores de sua escola poderão identificar com mais facilidade os alunos que estão com dificuldades nos estudos, conferir o desempenho geral da turma em todas as disciplinas e comparar a média de notas dos estudantes.

É fundamental verificar com os professores de sua escola se todos inseriram esses dados no sistema. Esta é uma tarefa recorrente, pois o Conexão Educação já é uma realidade em todas as escolas do estado.

ATENÇÃO: O prazo para o lançamento de notas termina dia 20 de agosto.

Mais informações:

PORTARIA SEEDUC / SUBEX Nº 78


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de Agosto - Dia do Estudante



PARABÉNS PELO DIA DO ESTUDANTE!

Hoje, dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Estudante. É na escola que, muitas vezes, encontramos os melhores amigos, os professores mais queridos, a orientação certa, o conhecimento que levamos para toda a vida.

Como secretária, conheço e sei do esforço de vocês para aprender, tirar boas notas, ter o reconhecimento dos professores, de seus pais e responsáveis. Aproveitem tudo que a escola pode dar a vocês. É preciso ter responsabilidade e comprometimento. Seguindo algumas regras, concluir mais esse período de estudos será fácil. E vai aqui uma dica: aproveitem os bons momentos da vida estudantil. Essa é uma fase inesquecível!

Comemorem o seu dia e contem sempre conosco para tornar o seu aprendizado uma tarefa mais atraente, mais proveitosa e imprescindível para o futuro de todos vocês.

Um abraço,

Tereza Porto
Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro

terça-feira, 27 de julho de 2010

VIAGENS PELO RIO DE JANEIRO


Por Carolina Nunes

A tão esperada temporada de férias escolares finalmente chegou e o momento é perfeito para aproveitar os recursos naturais e os atrativos de cada cidade do Estado do Rio de Janeiro. Pensando nisso, o Conexão Professor selecionou alguns municípios e mapeou os seus pontos turísticos para incrementar o seu merecido descanso. Não são apenas os grandes centros que dispõem de atividades interessantes para esta época do ano. Fique esperto!

CAMBUCI

A cidade de Cambuci foi fundada em 1891 e tem cerca de 15 mil habitantes. Está localizada na região Noroeste Fluminense e é conhecida como “Cidade Simpatia” devido à vocação para o turismo. Possui balneários e cachoeiras que atraem turistas de várias cidades. Segundo o diretor Obede de Souza Peres, do C.E. Oscar Batista, o Parque Aquático de Cambuci é uma ótima pedida, principalmente no verão. Localizado a 3 km do centro da cidade, o parque é formado por uma bela paisagem natural e uma área de 1.774 metros quadrados, que abriga bares, lago, toboágua, pedalinhos, caiaques e duas cachoeiras, com formação de piscinas naturais com água corrente.

MAGÉ

Estrada de Ferro Mauá
A cidade de Magé foi fundada em 1789, tem aproximadamente 200 mil habitantes e está localizada na região metropolitana do Rio. A diretora-adjunta do Ciep 128 Magepe Mirim, Verusca Barreto, recomenda como ponto turístico a Estrada de Ferro Mauá. Os alunos da sua escola já fizeram visitas ao local, que guarda a história do município.

A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis”, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil, inaugurada em 30 de abril de 1854. Seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, foi construído pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.

RESENDE

Distrito de Visconde de Mauá
Resende foi fundada em 1801, tem cerca de 100 mil habitantes e está localizada no sul do estado. Segundo a diretora do C.E. Olavo Bilac, Ana Maria Rodrigues Santos, a cidade é permeada por história e cultura. Ela recomenda para visitação o distrito de Visconde de Mauá, onde é possível conhecer cachoeiras e se admirar com a beleza natural de seus vales. Além disso, também sugere uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras, onde é possível passear pelo bosque, conhecer a ampla biblioteca e o maior teatro da América Latina.

VOLTA REDONDA

Volta Redonda foi emancipada de Barra Mansa em 1954, tem aproximadamente 240 mil habitantes e está situada na região Sul Fluminense. É também conhecida como a "Cidade do Aço". A diretora Lúcia Helena Avelino Morais, do Ciep 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, recomenda visitas à Fazenda Santa Cecília do Ingá, onde costuma levar seus alunos. Normalmente os passeios são vinculados a alguma disciplina específica, já que os estudantes conhecem o bosque e aprendem questões vinculadas ao meio ambiente. A fazenda é a maior área verde da cidade, com 211 hectares. Desde novembro de 2005, o local foi transformado num Parque Natural Municipal, aberto à visitação pública. Fica a cerca de dez quilômetros do Centro de Volta Redonda, no bairro de Santa Cruz. No local, são produzidas cinco mil mudas de árvores por mês, que recompõem áreas degradadas do município.

ITAOCARA

A cidade de Itaocara foi fundada em 1890, tem aproximadamente 24 mil habitantes e está localizada na região Noroeste do estado. De acordo com a professora orientadora do C.E. Laurindo Pita, Vanúbia Soares Lessa Figueira, um bom lugar para visitas é a Praça da Matemática. Esse monumento é constituído por duas pirâmides hexagonais entrelaçadas. Nas faces superiores, estão gravados os principais símbolos e sinais matemáticos. As pirâmides estão cercadas simbolicamente por três figuras geométricas: uma esfera, um cone e um cilindro. Foram gravadas várias figuras que lembram capítulos importantes, conceitos ou teorias famosas, como o postulado de Euclides, o Teorema de Pitágoras, os quadrados mágicos e o Binômio de Newton. Nas faces, gravadas em bronze, podemos ver pensamentos que exaltam a matemática e nomes de celebridades.

Confira abaixo outros pontos turísticos do nosso Estado:

CASIMIRO DE ABREU

Prainha: é propícia a banhos tanto no lado fluvial, como no marítimo, onde o mar é mais encrespado. Suas águas são mornas e transparentes. Destaca-se o belo encontro do Rio São João com o oceano.
Poço do Pai João: com duas principais quedas de três e cinco metros, suas águas são frias, límpidas e transparentes, com várias piscinas naturais. Oferece também diversas trilhas ecológicas, passando por cachoeiras pouco exploradas.

Rio Macaé: está localizado a 4 km de Casimiro de Abreu e possui águas claras, transparentes, com temperatura amena e grande número de quedas d‘água e corredeiras. A vegetação densa e abundante predomina junto às margens.

CARMO

Praça Getúlio Vargas: localizada no centro da cidade, a Praça Getúlio Vargas tem o formato da bandeira do Brasil.

Cachoeira da Fazenda São Lourenço: localizada nas terras da Fazenda São Lourenço, que abrangem os municípios de Cantagalo e Carmo, é formada pelas águas do Rio dos Quilombos, que faz divisa entre os dois municípios. Possui altura total de 7,5 metros, com três pequenos saltos de 2,5 metros cada.

Serra da Prata: é um dos pontos mais altos da região, de onde é possível avistar Minas Gerais, o Rio Paraíba do Sul e algumas cidades. Artefatos indígenas já foram encontrados no local.

MARICÁ

Praia oceânica de Itaipuaçu
Pedra do Elefante (falso Pão de Açúcar): localizada em Itaipuaçu, a 15 km do centro de Inoã, tem forma de um elefante deitado com a tromba entrando no mar. Tem 412 metros de altura e sua base é coberta pela mata tropical.

Capela de São José do Imbassaí: está voltada para o canal de São Bento, de onde é possível avistar a Lagoa e a Restinga de Maricá, além das pedras de Inoã e a de Macacos. Foi construída em 1675, em torno da qual foi formado o primeiro povoado de Maricá. Possui arquitetura de valor histórico e ambiental de estilo jesuítico.

Praias oceânicas: Itaipuaçu, Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé.

VASSOURAS

Reserva Biológica do Tinguá: criada em 1989, tem 26 mil hectares e 150 km, abrange os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Miguel Pereira e Vassouras.

Cachoeira da Fazenda do Ribeirão: As águas do Ribeirão da Floresta precipitam-se de uma altura de 35 metros, formando uma piscina natural onde há diversas formações rochosas. Possui águas de coloração amarelada e temperatura amena.

Museu da Chácara da Hera: é uma construção de 1820 e somente em 1965 foi transformada em museu. As paredes externas são cobertas de hera e em seu acervo destacam-se óleos sobre tela, mobiliário nacional e francês, mapas, gravuras em metal, poemas ilustrados, vestuário do século XIX, espelhos de cristal, louças, biblioteca com cerca de três mil periódicos e mil livros versando sobre a época do Império e outras peças datadas do século XIX.

AREAL

Igreja de São Silvestre: construída no local da antiga capela que pertencia ao cemitério da Fazenda São Silvestre, repete o estilo singelo das construções coloniais.

Usinas da CERJ: a usina de Piabanha está localizada no município de Três Rios. Juntamente com as usinas Areal e Fagundes, formam o complexo de Alberto Torres. É um local tranquilo, perfeito para caminhadas. As ruas são arborizadas, culminando na estação de trem no centro da vila.


COMENDADOR LEVY GASPARIAN

Igreja de Nossa Senhora de Mont Serrat: o atual templo de Nossa Senhora de Mont Serrat é uma construção dos primeiros anos da segunda metade do século XIX, com linhas arquitetônicas de inspiração neo-gótica. Sua inauguração aconteceu em meados de 1869 e abriga a imagem da padroeira em estilo barroco.

Museu Rodoviário: foi construído em 1860 e tem uma estrutura de madeira e alvenaria, tijolos maciços e telhado em folhas de metal de cor clara. O prédio é tombado como patrimônio histórico nacional e seu acervo está disposto tanto no interior do prédio quanto em sua parte externa. As peças do museu contam a história das rodovias brasileiras.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DIA DO AMIGO


Poema do amigo aprendiz


Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias....

Fernando Pessoa

quarta-feira, 14 de julho de 2010

RESULTADO DA GINCANA

EQUIPE CAMPEÃ : COREIA DO NORTE

domingo, 11 de julho de 2010

ENEM 2010 - INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 16/07/2010


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que se encerrariam nesta sexta-feira (09), foram prorrogadas até as 23h59 do próximo dia 16. A extensão do prazo atende pedido dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela, em razão das chuvas nos dois estados. Representantes do Ministério da Educação percorrem as regiões atingidas para estudar a melhor de forma de reconstruir as escolas destruídas. As provas do Enem estão marcadas para os dias 6 e 7 de novembro.

Ao se inscrever, além de informar os dados cadastrais, o participante do exame responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet. Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas. Também não precisarão pagar a taxa aqueles que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores e declararem carência. A mesma declaração deve ser apresentada por alunos de escolas particulares que reivindicarem a isenção.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos - o candidato deve fazer a opção no momento da inscrição.

Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.

Ao fazer a inscrição, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade - não poderá usar o do pai ou da mãe. O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CONCURSO DE REDAÇÃO - PROJETO CAMÉLIA DA LIBERDADE


O tema não poderia ser mais fascinante: "João Cândido, o marinheiro da Liberdade - 100 anos da Revolta da Chibata". Quem não se lembra da eterna letra e música dos compositores João Bosco e Aldir Blanc, denominada o "Mestre Sala dos Mares"?

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) promove o concurso “Camélia da Liberdade” há cinco anos no estado do Rio de Janeiro e já está na sua terceira edição para o estado de São Paulo. Voltado para implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que propõe uma revisão de conceitos e valores éticos, sociais, culturais, históricos e de responsabilidade social tanto de professores, quanto de alunos e gestores na área. É direcionado aos alunos do Ensino Médio nas redes públicas e privadas e núcleos pré-vestibulares comunitários no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, nos âmbitos municipal, estadual e federal.


Os professores do ensino médio terão mais do que tempo hábil para prepararem as melhores redações com seus alunos: o envio das redações poderão ser feitos entre os dias 20 de março e 31 de agosto de 2010. Porém, as escolas devem correr para se inscrever, pois, conforme o edital, apenas as 250 primeiras escolas inscritas serão aceitas. No próprio portal há um espaço para inscrição:

As premiações são excelentes: um laptop para o professor orientador da redação premiada, 10 computadores para a escola premiada, e por aí vai. O Concurso é organizado pelo CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas. O CEAP distribuirá kits de apoio para trabalhos do professor na escola durante os seminários. Mas este material pode também ser baixado no próprio site (ou clique aqui direto). No próprio portal do CEAP há um material riquíssimo de consulta também. Também o edital se encontra disponível para download no portal http://www.portalceap.org/ ou informações pelo tel: (21) 2232-7077

ESTADO CONCEDE MELHORIAS SALARIAIS PARA SERVIDORES


O governador Sérgio Cabral sancionou os projetos de lei que garantem melhorias salariais para 343 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas que irão vigorar a partir de julho de 2010. As leis foram publicadas no Diário Oficial de 30 de junho. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, os aumentos vão abranger 45 órgãos, sendo 19 da Administração Direta, 19 da Administração Indireta e sete empresas do Estado. Ao todo, as medidas representarão despesa adicional de aproximadamente R$ 500 milhões em 2010 e de R$ 1,3 bilhão em 2011.

As categorias da área de Segurança receberão aumento de 10% em seus soldos ou vencimentos base em julho. Estão nesse grupo policiais civis e militares, bombeiros, inspetores de Segurança e Administração Penitenciária, servidores do Degase e da Fundação Santa Cabrini, totalizando 120.287 servidores.

Além dos 10% de julho, os policiais militares, bombeiros, inspetores de Segurança e Administração Penitenciária e policiais civis (exceto os delegados) receberão mais 54,84% de janeiro de 2011 a dezembro de 2014, acumulando um reajuste de 70,32% entre julho de 2010 e dezembro de 2014. Serão beneficiados 118.105 servidores ativos, aposentados e pensionistas, sendo 67.768 policiais militares, 22.570 bombeiros militares, 22.189 policiais civis e 5.578 inspetores de Segurança e Administração Penitenciária.

Os 1.022 delegados ativos e inativos receberão, além dos 10% de aumento em julho, mais 70,32%, parcelados em 24 meses a partir de agosto de 2010. Com isso, eles terão um aumento acumulado de 87,34% ao fim de dois anos.

Na Secretaria de Educação, professores e pessoal de apoio receberão antecipadamente a parcela deste ano da gratificação Nova Escola, beneficiando 159.834 pessoas. Esse grupo passará a receber as próximas parcelas sempre em julho, e não mais em outubro, como estava previsto.

Além disso, mais 22.867 servidores ganharão reajuste de 22% dividido em 12 meses. Estão nesse grupo os ativos, aposentados e pensionistas de 13 órgãos: Inea, Detran, DRM, Fiperj, IEEA, DER, Proderj, pessoal de apoio da Uerj, da Uenf e da PGE, Faperj, Cecierj e Ceperj. Os 7.610 servidores ativos, aposentados e pensionistas da Faetec, FIA e Fundação Leão XIII receberão reajuste de 5%, integralizado já no mês de julho de 2010.

Outra lei criou o Quadro Especial Complementar da Administração Direta do Estado, a partir de um conjunto de cargos criados por várias leis e que estão distribuídos em 13 órgãos. São 7.363 servidores ativos e aposentados, cujos vencimentos base, hoje de R$ 151 para os níveis elementar, fundamental e médio, e de R$ 160 a R$ 200 para o nível superior, serão corrigidos em 24 meses. Com isso, a remuneração média atual dos profissionais de nível superior, atualmente de R$ 1.718,79, passará a ser de R$ 5.982,38, após a implantação do plano.

Para várias das carreiras beneficiadas está sendo criado o Adicional de Qualificação de R$ 210 para quem tem pós-graduação, R$ 420 para mestres e R$ 840 para quem possui doutorado. Para o pessoal de nível médio, o adicional será de R$ 125 para quem apresentar diploma de curso superior. Também serão criadas gratificações de remuneração variável para os servidores, a ser concedida a partir de metas objetivas de desempenho institucional.

Os planos de cargos da Suderj e do Detro estão sendo ajustados, beneficiando 482 servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas. No Ipem está sendo proposto um ajuste nos níveis iniciais da tabela de vencimento básico para os cargos de nível superior.

Na Secretaria de Saúde, foi criado o Programa de Capacitação para Aperfeiçoamento (PCA) dos servidores ativos civis e em efetivo exercício lotados na Secretaria de Saúde e Defesa Civil. O decreto vai beneficiar 16.864 funcionários ativos. Aqueles que participarem do processo receberão o pagamento mensal da Gratificação Temporária por Participação em Programa de Capacitação (GTPPC), que varia de acordo com a formação de cada um.

Foram criadas as carreiras de Agentes de Controle Interno e de Analista de Controle Interno, na estrutura da Secretaria de Fazenda, a partir dos atuais cargos de Contador, Técnico de Contabilidade e Técnico de Controle Interno, que obtiveram importante incremento em suas remunerações. Com isso, foram beneficiados 432 servidores.

O pessoal de apoio fazendário passou a ter direito à remuneração extra semestral, recebendo a Prestação Pecuniária Eventual (PPE), além de auxílio-moradia quando lotados e em exercício de atividades nas barreiras fiscais. Ao todo, são 2.910 servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Com todas essas medidas, o secretário Sérgio Ruy Barbosa diz que o governo do Estado está melhorando as remunerações de 73% do seu pessoal, atendendo pleitos de diversas categorias que durante anos ficaram à margem de qualquer melhoria remuneratória. Além disso, com os adicionais de qualificação e as gratificações de remuneração variável, o Estado aponta para um novo modelo de gestão de pessoal onde a progressão na carreira se dará, cada vez mais, em função da dedicação e dos méritos do servidor.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

5º JOGO - BRASIL X HOLANDA (ADEUS AO HEXA)

A saída da seleção brasileira do estádio Nelson Mandela Bay após a eliminação na Copa foi marcada por lágrimas e uma superproteção ao volante Felipe Melo. Quase todo o time deixou junto o vestiário para diminuir o tempo de entrevista na zona mista. A maioria dos jogadores foi embora chorando e mostrando grande abatimento. Vilão da derrota por 2 a 1 para a Holanda, Felipe Melo foi tão ou mais requisitado que as principais estrelas e recebeu atenção especial por parte da CBF.
O camisa 5 deu a assistência para o gol brasileiro, mas na etapa final fez um gol contra e foi expulso. Já prevendo a tempestade de perguntas sobre o jogador, o diretor de comunicação da seleção, Rodrigo Paiva, fez questão de acompanhar Felipe Melo durante todo o percurso da zona mista.

O jogador não fugiu das perguntas. Com a cara fechada, parou para falar em diferentes pontos e atendeu todos os jornalistas. O tom foi de total desolamento. “Estamos destruídos. A gente fracassou, pois queríamos ser campeões mundiais e estávamos unidos para isso. Agora não quero mais saber de Copa do Mundo”, resumiu o camisa 5.

O grupo demorou uma hora para deixar o vestiário. A exceção foi Julio Cesar. Cerca de 15 minutos antes dos demais e chorando, o goleiro foi o primeiro a passar pela zona mista e encarou o batalhão de jornalistas sozinho.

“A derrota é muito complicada, principalmente numa Copa do Mundo e depois de três anos e meio aqui, batalhando. O torcedor estava apoiando, se divertindo com a seleção. Nós estávamos confiantes. Essa saída nas quartas foi um baque para nós e para a torcida”, disse o goleiro, que diversas vezes interrompeu suas respostas para conter o choro.

O camisa 1 teve que se explicar sobre a falha no primeiro gol da Holanda. Ele saiu mal do gol e Felipe Melo fez o gol contra. “Foi uma bola morta, mas não me entendi com o Felipe Melo. Na hora não entendemos nada o que tinha acontecido”, lamentou. “É um gol que vai me machucar muito ainda.”

Assim que Julio Cesar passou, a Fifa decidiu aumentar a segurança da zona mista. Colocou homens do lado de dentro do percurso para evitar problemas sobre os jogadores, como a queda das placas que os separam dos jornalistas. “Estou aqui para proteger os jogadores”, disse um segurança, mostrando estar assustado com a quantidade de profissionais à espera.

Armado o esquema especial, os 22 jogadores restantes saíram praticamente juntos. Júlio Baptista ainda estava aos prantos. O experiente Gilberto Silva também mostrava as lágrimas recém-derramadas. Todos tinham os olhos vermelhos.

Lúcio, Juan, Gilberto Silva, Daniel Alves e Felipe Melo foram os que falaram por mais tempo. Kaká, como sempre, também atraiu muitos microfones. O empurra-empurra foi grande para conseguir alguma declaração do meia do Real Madrid, que falou pouco e saiu rapidamente. Com Robinho foi a mesma coisa. Os demais logo cumpriram todo o percurso em direção ao ônibus. Todos cabisbaixos. “Temos que assumir nossa responsabilidade e pedir desculpas à torcida”, completou Felipe Melo.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - 1º DIA (30/06)

ABERTURA OFICIAL DA GINCANA

DANÇA AFRICANA DO PROJETO + EDUCAÇÃO


DIRETORA GERAL: MARIA ALICE


PROFESSOR JOSÉ


JURADOS


APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES


BANDEIRAS E MEU GRITO


ÁFRICA DO SUL

BRASIL

COREIA DO NORTE

COSTA DO MARFIM

PORTUGAL


CAÇA AO TESOURO - INGLÊS


PROFESSORAS


EQUIPE CAMPEÃ


TORNEIO DE FUTEBOL - EDUCAÇÃO FÍSICA


CAMPEÕES


FINAL DO CALCULANDO - MATEMÁTICA