quinta-feira, 19 de agosto de 2010

OJE - OLIMPÍADAS DOS JOGOS EDUCACIONAIS


Conhecimento e diversão caminhando lado a lado. As escolas da rede estadual vão participar de uma competição virtual, que tem o objetivo de aprimorar os processos de ensino-aprendizagem na escola, levando o universo dos jogos digitais para as salas de aula e laboratórios. A largada aconteceu no Centro Interescolar Miécimo da Silva, em Campo Grande.

Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) pretende mobilizar cerca de 1 milhão de estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio até o final do ano. As inscrições podem ser feitas no site: www.conexaoaluno.rj.gov.br/oje.

Através da OJE, alunos e professores formam equipes, de quatro a seis integrantes, para competir em jogos online que fazem uso das mecânicas clássicas dos tradicionais jogos de computador, mas com temas desenvolvidos a partir de conhecimentos escolares.

No Imuno, por exemplo, um dos mini-jogos do projeto, o estudante pilota uma nave dentro do corpo humano onde ele precisa combater agentes nocivos ao organismo, como vírus e bactérias. Dentro dessa perspectiva de diversão, vários assuntos são trabalhados, como meio ambiente, raciocínio lógico, vocabulário, história e outros.

O jogo principal é uma grande aventura por seis países representativos dos cinco continentes. Durante a competição, os conteúdos curriculares do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) aparecem sob a forma de enigmas ou desafios que dão pontos às equipes que os resolverem de forma correta.

Ao final da competição, as equipes mais bem colocadas participarão de semi-finais presenciais na sua região. O encerramento está marcado para o dia 15 de dezembro, com a participação de alunos e professores que obtiveram os melhores resultados nos jogos e enigmas.

A OJE acontece em parceria com o Porto Digital, ONG pernambucana especializada em inovação e tecnologia. A primeira OJE aconteceu em 2008 em Pernambuco. Em 2009, o Rio de Janeiro desenvolveu uma experiência piloto com cerca de 2 mil estudantes. Agora, a Olimpíada pretende atingir toda a rede pública estadual.

Para mais informações, os alunos devem escrever para o e-mail oje@educacao.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário