O projeto “Música Popular Brasileira nas Escolas” é acalentado pelo Instituto Cultural Cravo Albin desde a sua fundação. Seu principal objetivo é estimular o gosto das crianças brasileiras pela história da MPB, seus grandes vultos, seus principais ritmos e suas origens.
Com esta iniciativa o ICCA pretende, além de estimular o processo educativo por meio da música como mais uma alternativa para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e como uma ação sócio-educativa, inserir as definições históricas da MPB no projeto pedagógico das escolas, colaborando com a diminuição da violência e com o aflorar da sensibilidade e do interesse pelas raízes da nossa cultura popular.
Para isso o projeto visa motivar a criança e o jovem aproximando-o da sua realidade diária através desse saber, impregnado de significados. Será esse o caminho metodológico, no qual o aluno se reconhece como partícipe da construção de um conhecimento diferenciado e experimenta o sentimento de dignidade pessoal e social.
A Música Popular como tema transversal
Acreditamos que Música Popular Brasileira deve ser introduzida nos currículos escolares como tema transversal, pois permite o tratamento integrado de diversos conteúdos, assegurando uma coerência entre o que é conhecido, o que é vivenciado pelos alunos e o que é apresentado na escola nos vários campos do saber.
Certamente os alunos são ligados a uma história da canção popular, a um gênero de música, a um intérprete, a um ritmo. A partir daí, tudo é possível. Motivados, a partir da sua própria vivência musical, serão levados a conhecer as fontes da MPB e a criar, a construir, a entender melhor as suas escolhas e o porquê das suas preferências, a valorizarem o que está próximo e a ter uma visão crítica das influências de outras culturas veiculadas pela mídia.
É importante incentivar o aluno a participar das manifestações folclóricas, com suas músicas, coreografias e danças, entendendo sua importância na preservação de valores e tradições e possibilitando que este identifique posteriormente, compositores e intérpretes da nossa música em suas próprias comunidades, conversando com estas pessoas e reconhecendo suas contribuições como fonte de pesquisa.
Em 2010 a MPB chega nas escolas do Estado do Rio de Janeiro.
Com esta iniciativa o ICCA pretende, além de estimular o processo educativo por meio da música como mais uma alternativa para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e como uma ação sócio-educativa, inserir as definições históricas da MPB no projeto pedagógico das escolas, colaborando com a diminuição da violência e com o aflorar da sensibilidade e do interesse pelas raízes da nossa cultura popular.
Para isso o projeto visa motivar a criança e o jovem aproximando-o da sua realidade diária através desse saber, impregnado de significados. Será esse o caminho metodológico, no qual o aluno se reconhece como partícipe da construção de um conhecimento diferenciado e experimenta o sentimento de dignidade pessoal e social.
A Música Popular como tema transversal
Acreditamos que Música Popular Brasileira deve ser introduzida nos currículos escolares como tema transversal, pois permite o tratamento integrado de diversos conteúdos, assegurando uma coerência entre o que é conhecido, o que é vivenciado pelos alunos e o que é apresentado na escola nos vários campos do saber.
Certamente os alunos são ligados a uma história da canção popular, a um gênero de música, a um intérprete, a um ritmo. A partir daí, tudo é possível. Motivados, a partir da sua própria vivência musical, serão levados a conhecer as fontes da MPB e a criar, a construir, a entender melhor as suas escolhas e o porquê das suas preferências, a valorizarem o que está próximo e a ter uma visão crítica das influências de outras culturas veiculadas pela mídia.
É importante incentivar o aluno a participar das manifestações folclóricas, com suas músicas, coreografias e danças, entendendo sua importância na preservação de valores e tradições e possibilitando que este identifique posteriormente, compositores e intérpretes da nossa música em suas próprias comunidades, conversando com estas pessoas e reconhecendo suas contribuições como fonte de pesquisa.
Em 2010 a MPB chega nas escolas do Estado do Rio de Janeiro.
O Kit MPB nas escolas
Pastas didáticas, contendo um CD com gravações históricas e cartazes que remetem aos seguintes segmentos estrategicamente estudados pelo ICCA como o melhor maneira, do ponto de vista didático, de transmitir a história da mpb e sua importância na formação cultural do Brasil:
Cronologia da MPB;
A sedução do choro;
O samba dos bambas;
A diversidade do regional;
Os 50 anos da bossa nova;
Febre dos festivais: debate sobre MPB.
Seis livretos ilustrados contendo o desenvolvimento das informações históricas (abordados nos seis cartazes/posters acima) em linguagem adaptada aos jovens, bem como os principais verbetes individualizados, de cada um desses “segmentos estratégicos” da história da MPB. Cada livreto terá em torno de 50 a 60 páginas.
Seis DVDs – curtas metragens com cerca de 15 a 20 minutos cada um – material contendo histórico de cada um dos nossos seis “segmentos estratégicos” acima expostos. Cada DVD será estruturado em forma de aula prática, com interferência direta de especialistas notórios na matéria.
Há muito adotamos essa prática em nosso colégio. Nossos alunos, em vários eventos,
ResponderExcluirtêm tido a oportunidade de cantar MPB, as-
sim como pesquisar biografias dos grandes
compositores brasileiros.
Essas atividades culturais são importantís-
simas para que os educandos desenvolvam so-
ciabilidade, sensibilidade, etc.
Elizabeth-prof.Colégio Alcina R. Lima-Nite-
rói-Estado do Rio de Janeiro.