terça-feira, 27 de julho de 2010

VIAGENS PELO RIO DE JANEIRO


Por Carolina Nunes

A tão esperada temporada de férias escolares finalmente chegou e o momento é perfeito para aproveitar os recursos naturais e os atrativos de cada cidade do Estado do Rio de Janeiro. Pensando nisso, o Conexão Professor selecionou alguns municípios e mapeou os seus pontos turísticos para incrementar o seu merecido descanso. Não são apenas os grandes centros que dispõem de atividades interessantes para esta época do ano. Fique esperto!

CAMBUCI

A cidade de Cambuci foi fundada em 1891 e tem cerca de 15 mil habitantes. Está localizada na região Noroeste Fluminense e é conhecida como “Cidade Simpatia” devido à vocação para o turismo. Possui balneários e cachoeiras que atraem turistas de várias cidades. Segundo o diretor Obede de Souza Peres, do C.E. Oscar Batista, o Parque Aquático de Cambuci é uma ótima pedida, principalmente no verão. Localizado a 3 km do centro da cidade, o parque é formado por uma bela paisagem natural e uma área de 1.774 metros quadrados, que abriga bares, lago, toboágua, pedalinhos, caiaques e duas cachoeiras, com formação de piscinas naturais com água corrente.

MAGÉ

Estrada de Ferro Mauá
A cidade de Magé foi fundada em 1789, tem aproximadamente 200 mil habitantes e está localizada na região metropolitana do Rio. A diretora-adjunta do Ciep 128 Magepe Mirim, Verusca Barreto, recomenda como ponto turístico a Estrada de Ferro Mauá. Os alunos da sua escola já fizeram visitas ao local, que guarda a história do município.

A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis”, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil, inaugurada em 30 de abril de 1854. Seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, foi construído pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.

RESENDE

Distrito de Visconde de Mauá
Resende foi fundada em 1801, tem cerca de 100 mil habitantes e está localizada no sul do estado. Segundo a diretora do C.E. Olavo Bilac, Ana Maria Rodrigues Santos, a cidade é permeada por história e cultura. Ela recomenda para visitação o distrito de Visconde de Mauá, onde é possível conhecer cachoeiras e se admirar com a beleza natural de seus vales. Além disso, também sugere uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras, onde é possível passear pelo bosque, conhecer a ampla biblioteca e o maior teatro da América Latina.

VOLTA REDONDA

Volta Redonda foi emancipada de Barra Mansa em 1954, tem aproximadamente 240 mil habitantes e está situada na região Sul Fluminense. É também conhecida como a "Cidade do Aço". A diretora Lúcia Helena Avelino Morais, do Ciep 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, recomenda visitas à Fazenda Santa Cecília do Ingá, onde costuma levar seus alunos. Normalmente os passeios são vinculados a alguma disciplina específica, já que os estudantes conhecem o bosque e aprendem questões vinculadas ao meio ambiente. A fazenda é a maior área verde da cidade, com 211 hectares. Desde novembro de 2005, o local foi transformado num Parque Natural Municipal, aberto à visitação pública. Fica a cerca de dez quilômetros do Centro de Volta Redonda, no bairro de Santa Cruz. No local, são produzidas cinco mil mudas de árvores por mês, que recompõem áreas degradadas do município.

ITAOCARA

A cidade de Itaocara foi fundada em 1890, tem aproximadamente 24 mil habitantes e está localizada na região Noroeste do estado. De acordo com a professora orientadora do C.E. Laurindo Pita, Vanúbia Soares Lessa Figueira, um bom lugar para visitas é a Praça da Matemática. Esse monumento é constituído por duas pirâmides hexagonais entrelaçadas. Nas faces superiores, estão gravados os principais símbolos e sinais matemáticos. As pirâmides estão cercadas simbolicamente por três figuras geométricas: uma esfera, um cone e um cilindro. Foram gravadas várias figuras que lembram capítulos importantes, conceitos ou teorias famosas, como o postulado de Euclides, o Teorema de Pitágoras, os quadrados mágicos e o Binômio de Newton. Nas faces, gravadas em bronze, podemos ver pensamentos que exaltam a matemática e nomes de celebridades.

Confira abaixo outros pontos turísticos do nosso Estado:

CASIMIRO DE ABREU

Prainha: é propícia a banhos tanto no lado fluvial, como no marítimo, onde o mar é mais encrespado. Suas águas são mornas e transparentes. Destaca-se o belo encontro do Rio São João com o oceano.
Poço do Pai João: com duas principais quedas de três e cinco metros, suas águas são frias, límpidas e transparentes, com várias piscinas naturais. Oferece também diversas trilhas ecológicas, passando por cachoeiras pouco exploradas.

Rio Macaé: está localizado a 4 km de Casimiro de Abreu e possui águas claras, transparentes, com temperatura amena e grande número de quedas d‘água e corredeiras. A vegetação densa e abundante predomina junto às margens.

CARMO

Praça Getúlio Vargas: localizada no centro da cidade, a Praça Getúlio Vargas tem o formato da bandeira do Brasil.

Cachoeira da Fazenda São Lourenço: localizada nas terras da Fazenda São Lourenço, que abrangem os municípios de Cantagalo e Carmo, é formada pelas águas do Rio dos Quilombos, que faz divisa entre os dois municípios. Possui altura total de 7,5 metros, com três pequenos saltos de 2,5 metros cada.

Serra da Prata: é um dos pontos mais altos da região, de onde é possível avistar Minas Gerais, o Rio Paraíba do Sul e algumas cidades. Artefatos indígenas já foram encontrados no local.

MARICÁ

Praia oceânica de Itaipuaçu
Pedra do Elefante (falso Pão de Açúcar): localizada em Itaipuaçu, a 15 km do centro de Inoã, tem forma de um elefante deitado com a tromba entrando no mar. Tem 412 metros de altura e sua base é coberta pela mata tropical.

Capela de São José do Imbassaí: está voltada para o canal de São Bento, de onde é possível avistar a Lagoa e a Restinga de Maricá, além das pedras de Inoã e a de Macacos. Foi construída em 1675, em torno da qual foi formado o primeiro povoado de Maricá. Possui arquitetura de valor histórico e ambiental de estilo jesuítico.

Praias oceânicas: Itaipuaçu, Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé.

VASSOURAS

Reserva Biológica do Tinguá: criada em 1989, tem 26 mil hectares e 150 km, abrange os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Miguel Pereira e Vassouras.

Cachoeira da Fazenda do Ribeirão: As águas do Ribeirão da Floresta precipitam-se de uma altura de 35 metros, formando uma piscina natural onde há diversas formações rochosas. Possui águas de coloração amarelada e temperatura amena.

Museu da Chácara da Hera: é uma construção de 1820 e somente em 1965 foi transformada em museu. As paredes externas são cobertas de hera e em seu acervo destacam-se óleos sobre tela, mobiliário nacional e francês, mapas, gravuras em metal, poemas ilustrados, vestuário do século XIX, espelhos de cristal, louças, biblioteca com cerca de três mil periódicos e mil livros versando sobre a época do Império e outras peças datadas do século XIX.

AREAL

Igreja de São Silvestre: construída no local da antiga capela que pertencia ao cemitério da Fazenda São Silvestre, repete o estilo singelo das construções coloniais.

Usinas da CERJ: a usina de Piabanha está localizada no município de Três Rios. Juntamente com as usinas Areal e Fagundes, formam o complexo de Alberto Torres. É um local tranquilo, perfeito para caminhadas. As ruas são arborizadas, culminando na estação de trem no centro da vila.


COMENDADOR LEVY GASPARIAN

Igreja de Nossa Senhora de Mont Serrat: o atual templo de Nossa Senhora de Mont Serrat é uma construção dos primeiros anos da segunda metade do século XIX, com linhas arquitetônicas de inspiração neo-gótica. Sua inauguração aconteceu em meados de 1869 e abriga a imagem da padroeira em estilo barroco.

Museu Rodoviário: foi construído em 1860 e tem uma estrutura de madeira e alvenaria, tijolos maciços e telhado em folhas de metal de cor clara. O prédio é tombado como patrimônio histórico nacional e seu acervo está disposto tanto no interior do prédio quanto em sua parte externa. As peças do museu contam a história das rodovias brasileiras.

Um comentário:

  1. Estou procurando pousadas p/2 pessoas no Carnaval,até $500,00 e q o onibus da R,Novo Rio passe proximo, pois nao temos automovel, Se alguem souber ,por favor avise urgente.Pode ser praia ou serra, desde q seja acessivel.Obrigada

    ResponderExcluir