domingo, 28 de fevereiro de 2010

Projeto Autonomia recebe inscrições até 5 de março


Quem deseja concluir os estudos de um jeito diferente e interativo não pode perder a chance de se inscrever no Projeto Autonomia, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Roberto Marinho. A iniciativa utiliza a metodologia do Telecurso, com recursos audiovisuais, e este ano prevê a formação de 560 turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os interessados devem acessar o site da SEEDUC, até o dia 5 de março. As aulas começam em abril.

A proposta é corrigir a distorção causada pela repetência e minimizar as consequências resultantes desse atraso escolar, inclusive a evasão. Para participar, a idade mínima do aluno é de 15 anos no Ensino Fundamental e 17 anos no Ensino Médio.

De acordo com a gerente pedagógica do projeto na Seeduc, Rosana Mendes, muitas novidades aguardam as turmas.

- Em cada Coordenadoria Regional, teremos uma equipe multidisciplinar para atuar com os supervisores num planejamento integrado. Vamos dar suporte ao aluno no que diz respeito ao Enem e ao vestibular, visando também à continuidade de seus estudos.

Profissionais capacitados:

Já foram capacitados 276 professores, 74 supervisores e 30 articuladores de Ensino Médio participam da 3ª formação do projeto Autonomia. O curso acontece, simultaneamente, em sete pólos, localizados no Rio (Centro e Campo Grande), Nova Iguaçu, Niterói, Nova Friburgo, Resende e Itaperuna.

Durante a capacitação, o professor aprende as teorias da metodologia Telecurso e vivencia, através de oficinas e dinâmicas em grupos, todas as atividades desenvolvidas pelos alunos.

- Esta formação está privilegiando a troca de experiências. É uma maneira de valorizar o trabalho. Do mesmo modo que em sala de aula, a construção do conhecimento vai acontecer em grupo – explicou Helena Jacobina, da Fundação Roberto Marinho.

O eixo temático trabalhado é “O Ser Humano em Ação – para onde vou?”, com foco nas disciplinas de Sociologia, Química e Geografia.

- As dinâmicas e atividades são elaboradas a partir do retorno que os professores nos dão, e funcionam como propostas. A ideia é que eles adaptem a sua realidade, conversem com outros docentes e verifiquem o que pode ou não funcionar com seus alunos.

- Ficamos felizes com a qualidade dos docentes, que vieram por adesão espontânea. A Secretaria de Educação teve um papel fundamental também na viabilização do projeto.

Seja em debates com colegas de turma ou durante análise individual dos temas das teleaulas, os estudantes mudam o seu modo de pensar e observar o que os cerca.

O Autonomia começou em 2009, e os resultados da turma que se forma no segundo semestre já começam a aparecer.

Confira o endereço dos polos da 3ª formação, no site Conexão Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário