Começo de ano é tempo de planejamento! Por isso, fique atento à novidade: a nova proposta curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, que está sendo lançada para o ano letivo de 2010. Já há algum tempo os professores percebiam a necessidade de se estabelecer uma base comum no currículo da rede estadual que norteasse e aproximasse as atividades educacionais desenvolvidas em cada escola. A nova proposta curricular propõe uma organização das competências e habilidades por anos/séries e bimestres em tabelas de fácil consulta, num modelo similar para os diversos componentes curriculares.A nova proposta é uma releitura da Reorientação Curricular, documento resultante do trabalho que reuniu professores da rede estadual e contou com a coordenação de equipes de especialistas nas diversas áreas de conhecimento da UFRJ. A última versão deste documento foi publicada em 2006 e continua servindo como fundamento e referência do que deve ser trabalhados em sala de aula. Agora você tem um excelente ponto de partida para o seu planejamento e as suas práticas educacionais. Aproprie-se da proposta curricular, dê as suas contribuições, e bom trabalho!
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Sugestões para suas aulas: veja também os livros da antiga orientação curricular, referência para o seu trabalho, e faça o download de materiais didáticos, também produzidos na Reorientação Curricular de 2006.
Novidades também para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Agora, os professores do 1º ao 5º ano do Fundamental também podem contar com um riquíssimo material para orientar os seus planejamentos e práticas: trata-se das Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Este conteúdo quer provocar a reflexão sobre a prática do ensino e promover o seu aperfeiçoamento profissional.O documento é um volume completo que contém orientações gerais para o ensino nos anos iniciais do Fundamental, e também orientações específicas, para o ensino das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Educação Física e Artes. Há também uma versão compacta destas Diretrizes, de fácil consulta, em que estão destacadas apenas as competências e habilidades que devem ser trabalhadas em cada disciplina nesse segmento de ensino.
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