quarta-feira, 30 de junho de 2010

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - 1º DIA (30/06)

ABERTURA OFICIAL DA GINCANA

DANÇA AFRICANA DO PROJETO + EDUCAÇÃO


DIRETORA GERAL: MARIA ALICE


PROFESSOR JOSÉ


JURADOS


APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES


BANDEIRAS E MEU GRITO


ÁFRICA DO SUL

BRASIL

COREIA DO NORTE

COSTA DO MARFIM

PORTUGAL


CAÇA AO TESOURO - INGLÊS


PROFESSORAS


EQUIPE CAMPEÃ


TORNEIO DE FUTEBOL - EDUCAÇÃO FÍSICA


CAMPEÕES


FINAL DO CALCULANDO - MATEMÁTICA










terça-feira, 29 de junho de 2010

PROJETO GINCANA DA COPA 2010 - O MUNDO É UMA BOLA QUE GIRA



O Projeto será desenvolvido na escola durante o mês de junho e a culminância será nos dias: 30/06/2010 e 01/07/2010.


As equipes terão a seguinte formação:


* ÁFRICA DO SUL (EQUIPE AMARELA)

* TURMAS: 601, 606, 704, 801, 906, 1001, 1006, 2004 e 3002


* COSTA DO MARFIM (EQUIPE LARANJA)

* TURMAS: 602, 702, 705, 802, 905, 1002, 2003 e 3004


* BRASIL (EQUIPE VERDE)

* TURMAS: 603, 703, 706, 803, 904, 1003, 2002 e 3005


* COREIA DO NORTE (EQUIPE BRANCA)

* TURMAS: 604, 707, 804, 903, 1004, 1007, 2001, 2005 e 3003


* PORTUGAL (EQUIPE VERMELHA)

* TURMAS: 605, 701, 805, 901, 902, 1008, 2006 e 3001


COMPETIÇÕES


* Torneio de Futebol de salão: Ensino Fundamental / Ensino Médio


* Gincana pedagógica: tarefas propostas por disciplinas


* Gincana social: arrecadação de alimentos


* Tarefas diversas: Animação Cultural


PREMIAÇÃO


A EQUIPE VENCEDORA TERÁ 2,0 PONTOS NAS DISCIPLINAS E UMA FESTA NO COLÉGIO.


Obs.: A equipe será penalizada em caso de agressões verbais ou físicas e os alunos diretamente envolvidos sofrerão sanções disciplinares.

CINEMA PARA TODOS - INGRESSOS VALEM ATÉ 31/08/2010


O Programa Cinema para Todos comunica que os vales-ingressos já distribuídos nas escolas terão o seu prazo de validade PRORROGADO.

A validade prevista para 30 de junho (30/06) será estendida até 31 de Agosto (31/08) de 2010.

Solicitamos que esta informação seja repassada aos alunos que já receberam os ingressos.

CALCULANDO - ALUNOS CASSIFICADOS




segunda-feira, 28 de junho de 2010

4º JOGO - BRASIL X CHILE


Brasil derrota o Chile e está nas quartas de final no Mundial

Após a vitória por 3 a 0 sobre o Chile no Ellis Park, e com vaga garantida para as quartas de final, os jogadores da Seleção Brasileira foram recebidos com carinho pelos funcionários do Hotel Fairway, em Johannesburgo, segundo informa o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os sul-africanos formaram um corredor, por onde os jogadores passavam, e os cumprimentavam e aplaudiam pela vitória. Alguns funcionários agitavam pequenas bandeiras do Brasil.

Ápós a calorosa recepção, os jogadores foram jantar a refeição preparada especialmente pelo chefe de cozinha da Seleção, Jaime Maciel.

domingo, 27 de junho de 2010

REFORÇO NOVO ENEM - INSCRIÇÕES ATÉ 09/07/2010



Pré-inscrições abertas para projeto Reforço novoENEM


Atualizar os alunos para o novo modelo do ENEM foi um dos objetivos do projeto Reforço novoENEM, que aconteceu no ano passado em 500 escolas-polo da rede. Este ano, a iniciativa está de volta nestas mesmas escolas. A pré-inscrição pode ser feita pelas escolas até o dia 09 de julho.

Os alunos matriculados nas últimas séries do Ensino Médio, ou fases equivalentes de EJA, e estudam em uma das escolas-polo ou no entorno podem ser inscritos no projeto de reforço.

As aulas preparatórias acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, durante três horas e meia, em dois turnos por escola, ou de acordo com a demanda. As aulas serão oferecidas durante pelo menos três meses. Os alunos terão acesso a conteúdos complementares num portal online e farão pelo menos um simulado preparatório durante o período do reforço, que tem início previsto para o dia 4 de agosto de 2010.

Os diretores devem inscrever os alunos interessados da escola clicando aqui. As inscrições devem ser direcionadas para cada escola-polo e turno de interesse do estudante. Cada aluno inscrito receberá a confirmação do seu polo e turno, além de informações adicionais sobre o reforço via e-mail, por isso é importante confirmar o email dos alunos no momento da inscrição. Corra para garantir que seus alunos participem desta inovadora iniciativa de complementação da jornada escolar.

Mais informações: reforconovoenem@educacao.rj.gov.br

O Reforço novoENEM foi responsável por diversas vitórias entre os alunos da rede. Leia o depoimento de Moisés Shalimay, 18 anos, estudante do curso de Economia, no IBMEC:

“O Reforço novoENEM era um curso que me interessava. No início de 2010, todos já esperavam ansiosamente suas notas nos concursos. Eu, como eles, não via a hora de saber se havia passado ou não para alguma universidade. Felizmente fui surpreendido com muitos resultados positivos. Na UFF fui aprovado para primeiro semestre em Ciências da Computação. Na UFRJ, para qual fui aprovado para segunda fase graças à nota do Enem, fui aprovado também, em Ciências da Computação. Em uma prova realizada pelo SAERJ na minha escola, tive a felicidade de ser presenteado, junto a mais alguns alunos, com um notebook do Estado. No processo seletivo SISU obtive aprovações na UFRRJ (Economia) e UNIRIO (Sistemas de Informação). Com a nota do ENEM, também fui aprovado para a PUC-Rio, em Ciências da Computação.

Ao acessar o processo seletivo do PROUNI, mais uma boa surpresa: com a nota do Enem, poderia escolher bolsa em qualquer curso da PUC ou do IBMEC.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

3º JOGO - BRASIL X PORTUGAL


Brasil e Portugal empataram hoje em 0×0 pelo Grupo G da África do Sul. O resultado, embora muitos considerem preocupante, foi bom para ambas as equipes, já que o Brasil garantiu a primeira posição no grupo e Portugal garantiu sua classificação.

Sem Kaká, Robinho e Elano, o Brasil mostrou muita falta de criatividade e dificuldade em criar jogadas perigosas, que foram poucas durante o jogo. A postura defensiva dos dois times tornou o jogo feio, mas Portugal jogou melhor no segundo tempo e teve pelo menos duas boas chances de abrir o placar.

No entanto, o placar de 0×0 acabou sendo justo pelo futebol apresentado pelos dois lados.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

JOGOS DO BRASIL - PONTO FACULTATIVO


De acordo com o Decreto nº. 42.526 de 22 de junho de 2010, o expediente nos dias em que a Seleção Brasileira de Futebol participar da Copa do Mundo de Futebol.
Será da seguinte forma:

a) Nos dias em que o jogo se inicia às 11h não haverá expediente, sendo o ponto considerado facultativo.

b) Nos dias em que o jogo se inicie às 15:30h o expediente se iniciará às 8h e será facultativo a partir das 12h.

SOLETRANDO - ALUNOS CLASSIFICADOS


SOLETRANDO FINAL - GINCANA DA COPA


DIA: 01/7/2010 (QUINTA-FEIRA)

ALUNOS CLASSIFICADOS

ÁFRICA DO SUL

●ENSINO MÉDIO – WANDERSON (3002);

●ENSINO FUNDAMENTAL – HINGRID (601).

BRASIL

• ENSINO MÉDIO - MAYARA TRINDADE TERRA (2002);

• ENSINO FUNDAMENTAL - MAYANA (904);

COREIA DO NORTE

• ENSINO MÉDIO – BEATRIZ DIAS RAMALHO (3003);

• ENSINO FUNDAMENTAL – WEVERTON (903);

COSTA DO MARFIM

• ENSINO MÉDIO - ISADORA CRISTAL DE S. E SILVA ESCALANTE (1002);

• ENSINO FUNDAMENTAL - KLEITON (802).

PORTUGAL

●ENSINO MÉDIO – ANDREI MIRANDA FORTUNATO (3001);

●ENSINO FUNDAMENTAL – GREGÓRIO (902).

CORUJÃO DA POESIA





Tarde animada e inesquecível para a galera do CIEP 172 Nelson Rodrigues, que participou do sarau realizado nesta sexta. Todo mundo leu, se divertiu, viu interpretações bacaníssimas e ainda ganhou livros. Parabéns à todos, principalmente aos amigos Totó (grande poeta e Animador Cultural) Wagner (Animador Cultural) e Nathália aluna da Turma 3003 (que levou a galera ao delírio com sua interpretação!). Teve participação também do Edu e do Renan que fizeram a alegria das meninas. Abraços à todos e obrigado pelo evento!

Acesse : http://www.corujaodapoesia.com/

domingo, 20 de junho de 2010

ENEM - 2010: INSCRIÇÕES DE 21/06/2010 A 09/07/2010


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já tem data definida. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições, via internet, começam no próximo dia 21 de junho e vão até 9 de julho. No momento da inscrição, o aluno deve informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), obrigatório.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

Pessoas que necessitem de atendimento especial devem fazer o pedido no momento da inscrição. O mesmo vale para os sabatistas. No dia do exame, os que guardam o sábado devem chegar ao local de prova no mesmo horário marcado para os demais alunos, mas farão a prova somente a partir das 18h.

A taxa de inscrição no Enem será de R$ 35, a mesma de 2009. Mais informações serão divulgadas em edital, a ser publicado na próxima semana.

Jovens e adultos - O Enem também será usado para certificação de conclusão do ensino médio de jovens e adultos. A prova substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como já ocorreu no início deste ano. O Encceja, agora, é usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental.

Os interessados na certificação devem se inscrever no Enem e fazer as provas exatamente como os demais estudantes. A idade mínima para pleitear a certificação por meio do Enem é de 18 anos. O Inep tem firmado acordos de cooperação técnica com secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que serão responsáveis por expedir os certificados.

O Enem também será aplicado em unidades prisionais, mas em data diferente, como ocorreu na edição passada. Participarão das provas as unidades que oferecem atendimento educacional. As inscrições serão feitas por meio do coordenador de educação de cada presídio.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

2º JOGO - BRASIL X COSTA DO MARFIM



Brasil supera jogo violento, vence com autoridade e avança


Foi uma guerra. Com cotoveladas, entradas duras uma delas tirou Elano de campo e cartão vermelho para Kaká, o Brasil venceu a Costa do Marfim por 3 x 1 e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo. Depois de uma estreia fraca, a seleção reencontrou o bom futebol, dominando completamente o adversário. A Costa do Marfim só chegou com perigo quando o Brasil estava com um jogador a menos. Agora, o Brasil pega Portugal e precisa de um empate para ser 1º do grupo.

sábado, 19 de junho de 2010

Boletim Online é lançado pela Secretaria Estadual de Educação.


Pais de alunos da rede pública já podem ver boletins pela internet

Agora não tem mais como os alunos esconderem as notas: pais podem acessar boletim na internet.
Neste mundo conectado, é comum ver uma criança, um adolescente, ensinar aos pais a utilizar a internet: acessar sites, mandar e-mails, baixar músicas. Mas é possível que, agora, muitos estudantes da rede estadual do Rio não queiram explicar aos pais como acessar o Boletim Online. Pelo menos aqueles alunos que receberem notas baixas.

O Boletim Online já está disponível no site da Secretaria Estadual de Educação http://www.educacao.rj.gov.br/
Os pais só precisam colocar a matrícula e a data de nascimento do aluno, além de digitar uma senha fornecida pelo site.

Além da nota individual, ainda é possível ver a média da turma e, assim, verificar como está o estudante em relação ao restante da classe. Segundo a secretaria, os pais ou alunos que quiserem reclamar de alguma nota devem enviar um e-mail para conexão@educacao.rj.gov.br.

De acordo com a secretaria, o serviço abrange 80% das escolas da rede estadual de ensino: ou seja, 1.150 dos 1.437 colégios estaduais. A secretaria não deu previsão de quando as outras 287 escolas vão ter acesso ao boletim na internet.

Fonte:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/06/pais-de-alunos-da-rede-publica-ja-podem-ver-boletins-pela-internet.html

SEE promove 4ª edição do Salão do Livro


Começa nesta segunda-feira (21/06), o 4º Salão do Livro das Escolas Estaduais, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, no Centro de Convenções Sul América, no Centro. Até o dia 24, das 9h às 18h, estarão disponíveis 124 estandes, de 169 selos editoriais, para atender às unidades, que vão receber verba especial, que varia entre R$ 2 mil e R$ 10.500, para uso exclusivo nos quatro dias de evento. Neste ano, a escritora Rachel de Queiroz será homenageada.

Os títulos expostos serão vendidos com descontos de 30% sobre o preço de capa (catálogo). O público - formado por coordenadores, diretores, professores e alunos (sendo a maioria do Ensino Normal - Formação de Professores) - também poderá assistir a palestras e participar de atividades de incentivo à leitura.

A SEEDUC vai disponibilizar diversas obras no formato audiobook, para pessoas com deficiência visual e para aqueles que apreciam a audição de textos literários. Os participantes também terão acesso aos livros recém-lançados, como a pesquisa Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente, de Georgina Martins, Rosa Gens e Leonor Werneck. As autoras também estarão presentes no dia 24 para uma palestra.

O Salão do Livro visa desenvolver o gosto pela literatura e dar suporte à formação docente e ao trabalho pedagógico, para estimular ações promotoras de leitura desenvolvidas por alunos, professores, animadores culturais, coordenadores pedagógicos, gestores e demais membros das unidades escolares.

O endereço do Centro de Convenções Sul América é Av. Paulo de Frontin, esquina com Av. Presidente Vargas, Estácio – Rio de Janeiro.

Para conferir a verba disponibilizada pela Seeduc para cada escola, de acordo com o número de alunos por unidade escolar, acesse: www.educacao.rj.gov.br.

Conheça as editoras que estarão presentes: Mediação; Ed. Brasil; Ed. Moderna; Icone; Bagaço; Todo livro; Artes e ofícios; Base; Editora 34; Parábola editorial; Bertrand Brasil; Unesp; Nova razão cultural; Ed. Projeto; Martin Claret; Ed. Salamandra; Juruá; Selo Negro; Difel; Cia das Letras; Frente; Wva Editora; Paulus; Edições SM; Ed. Globo; Ciranda Cultural; Objetiva; Vale das Letras; Cosac Naify; Ed. Terceiro Nome; Ed. Global; Biruta; Ed. Summus; Claridade; Ed. Lucena; Brinque Book; 7 Letras; Ed. Best Seller; Nova Fronteira; Peirópolis; Rideel; Novo Século; Melhoramentos; Publibook (l&pm); Boitempo; Ed. Planeta; Lamparina Editorial; Litteris; Embrapa; Ed. Girassol; Odysseus; Casa Lygia Bojunga; Escolar; Vieira & Lent; Lê; Cortez; SBJ; Ed. Pae; Ed. Jovem; Bom Texto Editora; Ed. Record; Ed. Manole; Paulinas; Martins Editora; Libre; Apicuri; Giracor; Autêntica; Edições pinakotheke; Nova Aguilar; Franco Editora; Wak Editora; Imeph; Ed. FTD; Cengage Edições; Dimensão; Salesiana; Melbooks; Ed. Yendis; Mazza; Ed. Nobel; Artmed; Littere; WMF Martins Fontes; Vergara; Brasiliense; Saraiva; Quinteto Editorial; Rovelle; Ed. Ática; Ibep Nacional; Ed. Scipione; Duna Dueto; Ed. Rocco; Vozes; José Olympio; Ed. Ave Maria; Pallas Editora; Iluminuras; Ed. Verus; Escala Educacional; Imperial; Caramelo; Difusão cultural (DCL); Qualitymark; Ed. Fundamento; Ed. Rubio; Mr. Bens (escrita fina); Ed. Garamond; Larousse do Brasil; TSP; Letras e Letras; Cuca Fresca; Ediouro; Annablume; Ed. Loyola; Audiolivro; Impala Brasil; Adler; Ed. Prumo; Sextante; Ibrasa; Jorge Zahar; Contraponto; Educação e Cia; Univ. dos Livros; Insular; Leitura; Companhia das letras; Nandyala; Ed. Principis = Ciranda Cultural; Alfaguara; Berlendis & Vertecchia ; Nova Alexandria; Allestrade; Callis; Panda; Meca; Papa Livros; Quártica; Manati; Didática Paulista; Abacatte; Cedic; Campus; Conhecimento; Revic; Bolsa Nacional; Piaget; Atual; Ed. Escala; Mercuryo Jovem; Mundo Mirim; Mauad; Phorte; Formato; Farol; Age; SVB; RHJ; Agir; Ateliê; Ideias e Letras; Plugme; EDC; Ygarapé; Intrinseca; Germape.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

POSSE DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS DA METRO I


A secretária de estado de Educação, Tereza Porto, prestigiou nesta quinta-feira (17/06), a festa que marcou a posse de 127 grêmios estudantis de escolas de Japeri, Mesquita, Queimados, Nilópolis e Nova Iguaçu – área de abrangência da Coordenadoria Metropolitana I. O evento agitou o Ciep 172 – Nelson Rodrigues, em Nova Iguaçu, onde se reuniram cerca de mil pessoas. Com muita animação, os jovens comemoraram a implantação das novas representações de jovens nas unidades escolares do estado.

A Coordenadoria Metro I é a primeira a empossar oficialmente os grêmios escolares em todas as escolas de sua área. Segundo o coordenador regional Jader Campos, até o ano passado apenas cinco escolas da região contavam com grêmios atuantes. A mudança foi possível graças à criação da Coordenação de Grêmios na estrutura da Secretaria de Estado de Educação, ligada ao gabinete. A secretária Tereza Porto contou aos jovens que compartilha com o governador Sérgio Cabral o desejo de ver uma participação mais atuante dos jovens nas políticas públicas educacionais.




quinta-feira, 17 de junho de 2010

OBMEP 2010 - RELAÇÃO DOS ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A 2ª FASE


Agradecemos a todos alunos que participaram da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP – 2010 )
e
Parabenizamos os alunos classificados
para a segunda fase, que são:

Nível – 1

Nome

Turma

Pontuação

1

Jéssica de Sena Gomes

703

10

2

Jenifer de Souza pereira

606

10

3

Gabriel Lima Cocha

606

9

4

Alexandre Galvão de Mattos

605

9

5

Myllena Marry L. de Araújo

602

9

6

Raphael Leite Malheiros

702

9

7

Marcos Fernando M. da Silva

606

9

8

Igor Barbosa de Souza

604

8

9

Thayane H. do Nascimento

703

8

10

Rayra Cristine de L. Cocchiarale

702

8

11

Rafaela dos Santos Ferreira

701

8

12

Malu dos Santos

602

8

13

Marcela da Costa

601

8

14

Thayná Da Paz

604

8

15

Lucas Monteiro

603

8

16

Laura Nascimento dos S. e Santos

606

8

17

Pedro Henrique C. De Almeida

606

8

Nível – 2

Nome

Turma

Pontuação

1

Janaina Correia Ferreira

906

12

2

Chistyane Gomes Soares

804

11

3

Nicoli Belicio Cortes

804

11

4

Raquel Ribeiro Gomes

801

9

5

Leticia Terra da Silva

803

9

6

Juliana de Souza Nunes

905

9

7

Jéssica Tereza de Paula Ferreira

905

8

8

Nicolas de Oliveira Silva

904

8

9

Thiago Pereira Barbosa Chaves

805

8

10

Brenda Pereira N. de Oliveira

805

8

11

Nerilo Richard S. Borges

903

8

12

Mirian Villain

802

8

13

Grace Kelly L de Medeiros

901

8

14

Cristiano da Silva França

901

8

Nível – 3

Nome

Turma

Pontuação

1

Ingrid Samara de L. Cruz

2005

20

2

Mariana Ferreira de J. De Souza

2005

18

3

Wellington Freitas Ferreira

1005

10

4

Marcos Vinícius da S. Monteiro

1002

9

5

Régis Dambos Teixeira

2001

9

6

Luis Filippe Garcia

3001

8

7

Camila da Silva Santos

1001

8

8

Marcos Felipe da S. Goes

1002

8

9

Diogo Martins Dias Machado

2001

8

10

Bianca Almeida Costa

2004

8

11

Laiane de Jesus Mendes

2004

8

12

Tayná Cassiano Santos

1005

8

13

Renata Rodrigo da silva

1004

8

14

Nadja Regina Silva

2005

8

15

Grazielle Alves Resende

1007

8