quarta-feira, 28 de outubro de 2009

28 de Outubro - Dia do Funcionário Público


"Pertencente ou destinado ao povo, à coletividade; relativo ao governo de um país; que é do uso de todos" são algumas das definições para público, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Definições para serem lembradas nessa data que homenageia o funcionário público, a pessoa que foi legalmente empossada em um cargo do governo federal, de um estado ou cidade, das autarquias (entidades autônomas, com patrimônio próprio que prestam serviços aos governos e por eles são controladas) e das fundações pertencentes ao governo.


O QUE É SERVIÇO PÚBLICO?


É todo o serviço prestado pela administração pública ou pelas pessoas consideradas como seus delegados sob as normas e controles estatais para satisfazer necessidades essenciais (como saúde, segurança, etc.) ou secundárias da coletividade ou de simples conveniência do Estado. A esses serviços têm direito todos os cidadãos.


OS DEVERES E OS DIREITO DOS SERVIDORES PÚBLICOS


Os deveres e direitos dos servidores públicos estão detalhadamente definidos e estabelecidos na Constituição da República e se encontram nos estatutos das entidades estatais e autárquicas.

É sempre bom lembrar a função nobre que têm aqueles que trabalham no serviço público e que lidam, não com o que é do governo, conceito muitas vezes entendido de forma distorcida, mas com o que é público e portando de todas as pessoas.

Conhecer direitos e deveres é essencial para todos, principalmente para aqueles que têm a função tão especial de zelar pelo bem público.


Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.
Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.

NTE RJ 14 - NOVA IGUAÇU / OFICINAS E PALESTRA


Oficinas envolvendo as TIC

Dia: 03/11/2009
Horários:

Manhã → 08h às 12h

1. O uso da INTERNET
2. Minuto LUMIÉRE (Vídeo)
3. FOTONOVELA: Mídia antiga ou atual?
4. Criando com GOOGLE SITES
5. Confecção de Jornal

Tarde → 13h às 17h

6. O BLOG como ferramenta de interação e inclusão de alunos
7. TUXPAINT: Cores de formas nas aulas de artes
8. Animação em PIVOT
9. TV: Auxílio ou problema educacional?
10. Conhecendo e produzindo um programa de Rádio
11. Mesa Alfabeto – POSITIVO

Inscrições no local:

As inscrições serão realizadas no NTERJ-14

Instituto de Educação Rangel Pestana
Rua: Dr. Luiz Guimarães, 218 – Centro – Nova Iguaçu – RJ

Período:
19/10 2009 à 22/10/2009 das 13h às 17h

Público alvo:
Professores da Rede Pública

Palestra

Dia: 04/11/2009
Horários: Manhã e Tarde
Palestrante: Prof. Carlos Valente
Tema: Second Life e a Web 2.0 no Processo Educacional

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

5ª Olimpíada de Matemática – 2ª Fase


Dia 24 de outubro de 2009 [sábado] será realizada a 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP2009).Confiram os classificados que farão a prova da segunda fase: http://www.obmep.org.br/
Os alunos relacionados deverão apresentar-se, no local descrito, portando documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal).

Vitória histórica para os Professores de 40 horas




Rio - A Secretaria Estadual de Planejamento apresentou ontem o Plano de Cargos e Salários para os 6.200 professores 40 horas. É o fim de uma luta que durou 15 anos. Conforme a ‘Coluna do Servidor’ antecipou, o estado anunciaria um plano exclusivo, com os mesmos direitos dos docentes que integram o Plano de Carreira do Magistério. Ou seja, progressão de 12% a cada cinco anos. No final do período de enquadramento, os vencimentos- básicos terão reajuste de 120%.

O enquadramento dos professores nas tabelas será por tempo de serviço. A partir de janeiro, 19% dos Docentes I passarão a receber R$ 2.297,73 e 81% professores vão ganhar R$ 2.573,46. Também em janeiro, 9% dos Docentes II terão vencimentos de R$ 1.465,39 e 91%, R$ 1.641,23.
Em outubro de 2010 todos os docentes terão mais um aumento, quando receberão a incorporação de mais uma parcela do Nova Escola. O plano vai gerar impacto de R$ 46 milhões no orçamento. O projeto será enviado na próxima semana à Assembleia Legislativa.

Dia 26 será feriado para os servidores públicos e escolas estaduais

De acordo com o Decreto 42071 assinado pelo governador Sérgio Cabral, no dia 26 de outubro, as escolas da rede estadual de ensino não irão funcionar. O Dia do Servidor Público, que é comemorado em 28/10, foi transferido para a próxima segunda-feira, dia 26/10.

Estado cria plano de cargos e salários para professores 40 horas


Por Ascom da Seplag

Foto: Cris Torres


O secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy Barbosa, anunciou nesta quarta-feira (21/10) o plano de carreira dos professores 40 horas, beneficiando 6.568 servidores ativos e 338 inativos. O projeto de lei, que prevê uma progressão salarial de 12% a cada cinco anos, será encaminhado à Assembleia Legislativa na semana que vem, juntamente com as tabelas de vencimento propostas pelo Estado.
Segundo o secretário, a criação de um plano de carreira para esta classe é o cumprimento de mais um compromisso do governador Sérgio Cabral com os professores e vai gerar um impacto de R$ 46 milhões no Orçamento de 2010 para 81% dos professores.

Este ano, o Estado já concedeu a incorporação da gratificação Nova Escola, o reajuste dos inspetores escolares e dos animadores culturais (cuja minuta de decreto será encaminhada hoje ao governador), além de ter criado adicionais de qualificação para professores com mestrado e doutorado. O plano de carreira dos professores 40 horas era a principal reivindicação dos professores, após a incorporação da gratificação Nova Escola, que está sendo paga a partir deste mês. Além disso, a proposta do governo foi integralmente aceita pelo Sepe e pela Uppes.
O plano prevê o enquadramento dos docentes nas tabelas de vencimento considerando o tempo de serviço. Isso representará um aumento de 40% nos vencimentos-base a partir de janeiro de 2010. Os 1.514 profissionais DOC I (que lecionam da 6ª à 9ª séries) recebem hoje R$1.831,74 de vencimento-base, sem levar em consideração ganhos relativos a triênios. A partir de janeiro, 19% professores passarão a receber R$ 2.297,73 e 81% professores vão ganhar R$ 2.573,46. Além disso, a partir de outubro de 2010, esses vencimentos receberão a incorporação de mais uma parcela do Nova Escola. Com isso, os vencimentos passarão para R$ 2.401,11 e R$ 2.689,24, respectivamente.
Já os 5.054 professores da categoria DOC II (que lecionam da 1ª à 5ª séries) recebem hoje R$ 1.168,20 de vencimento-base. Em janeiro, 9% dos profissionais passarão a receber R$ 1.465,39 e 91% receberão R$ 1.641,23. Com a incorporação do Nova Escola, a partir de outubro de 2010 os vencimentos passarão para R$1.531,32 e R$ 1.715,08, respectivamente. Da mesma forma que os DOC I, não compõe esse valor ganhos provenientes de triênios.
O secretário Sérgio Ruy Barbosa explicou que até setembro os profissionais DOC I recebiam R$ 1.518,15 e os DOC II, R$ 968,20. Com a incorporação da gratificação Nova Escola a partir de outubro, eles tiveram um acréscimo de R$ 200 (DOC I) e R$ 313 (DOC 2) nos seus vencimentos-base. Somando o plano de carreira com as parcelas de incorporação do Nova Escola de 2009 e 2010, esses professores terão aumento médio de 77% em outubro do ano que vem. O plano faz com que em outubro de 2015 os vencimentos sejam reajustados no mínimo em 147%, bem acima dos 57,12% que eles teriam apenas com a incorporação do Nova Escola.

O anúncio foi feito após reunião do secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa com o subsecretário de Educação, Júlio da Hora; o superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, Marcus Medina; o superintendente de Carreiras, Remuneração e Desenvolvimento da Seplag, Ivan Diniz Oliveira; representantes dos professores e os deputados Aparecida Gama, Paulo Melo, Nelson Gonçalves e Alessandro Molon.

Novas matrizes curriculares para a Educação Básica na Rede Estadual


Com o objetivo de contemplar a legislação em vigor, a Secretaria de Estado de Educação vai fixar uma nova matriz para o ano de 2010 que estabelece a inclusão da Língua Espanhola e do ensino de Sociologia e Filosofia nas três séries do Ensino Médio.

Nessa nova matriz, haverá mais ênfase das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Matemática na 1ª série do Ensino Médio visando ao resgate de competências e conteúdos necessários a essa etapa da educação básica.

A oferta de projetos definidos também é referenciada, posto que é espaço próprio para manifestação das especificidades locais, exercício da pluralidade e atendimento a demandas do meio social. As novas matrizes vão disponibilizar ainda o Projeto Definido pela Unidade Escolar - Obrigatório para todos - e o Projeto Definido pela Unidade Escolar de matrícula obrigatória aos alunos que não optarem pelas disciplinas de matrícula facultativa de Ensino Religioso ou da segunda Língua Estrangeira.

No Ensino Fundamental, a matriz dos anos finais dos cursos noturno e diurno (no EJA e no ensino regular) foi diferenciada para viabilizar o cumprimento da carga horária prevista do curso e também para contemplar a legislação do Estado do Rio referente ao Ensino Religioso.

As novas matrizes foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (21/10), através de Resolução nº 4359, da Secretaria de Estado de Educação.

sábado, 10 de outubro de 2009

SEMINÁRIO ESTADUAL DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO

A atualização é um procedimento fundamental em qualquer área profissional, na educação é uma proposta prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Mas, é fato que a formação do professor em qualquer segmento educacional está comprometida quando não há o interesse pessoal e político em atualizações. Por isso, o tipo de evento escolhido com a finalidade de atualizar-se é fundamental, e, a escolha por Seminários foi a mais acertada, pois etimologicamente a palavra significa semente, isto é, semear idéias ou favorecer a germinação das mesmas (Secaf, 2004)
Sendo assim, a série intitulada Seminário Estadual de Atualização Profissional do Magistério vem ao longo dos anos ofertando aos professores o que há de mais relevante no cenário educacional brasileiro, por isso procuramos sempre trazer especialistas no tema proposto.
Em dois dias de Seminário será possível apreciar palestras com especialistas renomados no assunto, participar em oficinas, assistir a uma Mostra de Robótica e a apresentação de experiências bem sucedidas apresentadas por professores de vários pontos do Estado do Rio de Janeiro.
O tema do X Seminário Estadual de Atualização Profissional do Magistério é “TIC na Educação: novos paradigmas?”, este tema foi escolhido em virtude do momento tecnológico vivenciados pelos professores em todo o Brasil.
O seminário será realizado nos dias 13 e 14 de Outubro. Todas as informações sobre o seminário, podem ser acessadas no endereço http://www.seminario2009.kit.net/.

Agenda da Programação - 13/10 - 1ª dia

Manhã

8h às 9h – credenciamento e inscrições nas oficinas.
8h às 9h – Coffee break
9:10 – Composição da mesa com autoridades e solenidade de abertura.
9:40 – Apresentação CIEP Mané Garrincha.
10:10 às 11:30– Palestra de abertura: "As TICs e a Educação: novos paradigmas ?"
Expositor: Edméa Oliveira dos Santos - UERJ 11:30 às 12:20 - Debate

12:30 às 13:30 – Intervalo para almoço

13:40 às 15:10 – Painel: O Professor e as TIC: aceitação ou recusa?

Expositores:
- Rosane A S Abreu - CAP/UFRJ/FIOCRUZ
- Marcos Silva – UERJ
- Gilda Bernardino – PUC/RJ
15:10 às 15:50 – Debate. 16h às 17:30 - Oficinas

- "Montando uma estação de rádio"

- "Robótica na Escola"

- "Fazendo Animação com o Movie Maker"

Agenda da Programação - 14/10 - 2º dia

Manhã

8h às 8:30 – Coffee break
9h às 11h – Painel: TIC na prática: como fica a sala de aula?

Expositores:
- César Bastos – CEDERJ/Escola Parque
- Douglas Silveira – TV Escola
- Maria Nazaré Carvalho – NTE RIO 3
- Rosa H Mendonça – Salto para o Futuro
11h às 11:30 – Debate
11:30 às 12:30 – Casos de Sucesso.- "O Uso do rádio na escola" - Professor Vitor Nunes Caetano

"Projeto Só Vídeos" - Professora Evanilsa Alves da Silva

12:30 às 13:30 – Intervalo para almoço

Tarde

13:40 às 15:10– Painel: Ensino a Distância como apoio ao presencial traz resultados?

Expositores:
- Sheila Shirola - UFRJ
- Cleide Lima – UFRJ
- Alberto Tornaghi - PROINFO
15:10 às 15:50h – Debate.
16h às 17:30h – Casos de Sucesso.

"Copa JK de Conhecimento - Professores da FAETEC - JK
- Multiplicadora Giany Nogueira de Abreu

17:40 às 18:10 – Encerramento e entrega dos certificados.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Estado transfere feriado do Servidor Público

09/10/2009 12h00 Estado transfere feriado do Servidor Público para o dia 26 de outubro.

Da Redação

Foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado o Decreto 42.071 do governador Sérgio Cabral que transfere a comemoração do Dia do Servidor Público para o dia 26 de outubro, segunda-feira. Neste dia, não haverá expediente nos órgãos, entidades e fundações da Administração Estadual. De acordo com o decreto, o expediente será normal, entretanto, nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas, em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público. Na quarta-feira, o expediente será normal. Na mesma publicação, também foi publicado o Decreto 42.073, que suspende o funcionamento nas unidades escolares da Secretaria de Estado de Educação no dia 16 de outubro em comemoração ao Dia do Professor. O expediente será normal no dia 15 de outubro.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

III Seminário Mídias & Educação




O Colégio Pedro II promove a 3ª edição do seu seminário sobre Mídias e Educação.


III Seminário Mídias e Educação Práticas Educativas: Sujeitos e Linguagens


O Seminário Mídias & Educação do Colégio Pedro II é promovido anualmente pelo Departamento de Ciência da Computação e tem como objetivo promover o intercâmbio institucional acerca das diferentes formas de apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na Educação.

Em sua terceira edição, o Seminário Mídias &Educação do Colégio Pedro II terá como tema principal “Práticas Educativas: Sujeitos e Linguagens”. Esse tema permite a discussão sobre o processo de inserção e utilização das TIC nas práticas sociais do cotidiano e sua incorporação e apropriação pela escola.

Data: 7 de outubro de 2009Local: COLÉGIO PEDRO II - Unidade Escolar Centro - Avenida Marechal Floriano, 80 - Centro - Rio de Janeiro

Inscrições: www.cp2.g12.br/seminario

Informações: seminario@cp2.gov.br

Jornal Hoje - Sábado (03/10/2009)

O DRM-RJ/Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro realizou atividade no Parque Municipal de Nova Iguaçu juntamente com o CIEP 172 Nelson Rodrigues (Centro Integrado de Educação Pública), também do município. O trabalho, conduzido pelo Geólogo Vitor Nascimento, do Projeto Caminhos Geológicos, faz parte de um projeto maior que já vem se desenvolvendo desde o início deste ano, onde já foram realizadas palestras nas escolas para várias turmas de alunos, para professores e a direção.
A proposta é a fazer um trabalho aproveitando o interesse e a proximidade com o "Vulcão de Nova Iguaçu". O fechamento deste trabalho deverá ser com a confecção de um painel do Projeto Caminhos Geológicos (juntamente com a comunidade escolar) que ficará na própria unidade. Os painéis do Parque, criados pelo PCG, foram refeitos, mas ainda não foram colocados nos seus lugares, o que será feito brevemente. Um outro desdobramento deste trabalho é a possível integração da escola ao Projeto Jovens Talentos (CECIERJ/FAPERJ),que conta com o apoio do DRM-RJ na orientação dos jovens.

http://www.jornalhoje.inf.br/col1.htm

Almanaque da Rede

Professor do Ensino Médio,

Você quer usar o Almanaque da Rede em 2010?

Faça sua inscrição!

Voltado para os estudantes do Ensino Médio das escolas da rede de ensino da Seeduc, o Almanaque da Rede é um laboratório de escrita, presencial e digital, uma ferramenta que contribui para o letramento dos alunos, ampliando suas competências de leitura e expressão escrita.

Além da versão em papel, o Almanaque da Rede tem uma versão online (www.almanaquedarede.com.br), em que os alunos publicam textos em blogs, participam de jogos interativos e competem por prêmios culturais, como passeios a museus e sessões fechadas de cinema. Há ainda concursos de redação, e premiações para alunos e professores.

Em 2009, foram distribuídos mais de 200 mil almanaques. Em 2010, a Secretaria de Educação quer ampliar o alcance do projeto. Professores de qualquer disciplina e também os orientadores tecnológicos (OTs) podem usar esta rica ferramenta pedagógica, tanto em sala de aula quanto nos laboratórios de informática das escolas.

Inscreva-se já! Só assim você garantirá que seus alunos recebam a versão impressa do Almanaque da Rede.

Qualquer dúvida, entre em contato: almanaquedarede@ educacao. rj.gov.br.

Obs: Professor, você só poderá se inscrever para utilizar o Almanaque da Rede nas turmas em que está lotado com sua(s) matrícula(s). Caso queira utilizar o Almanaque com alguma turma onde você está lotado somente com GLP, peça a um professor de outra disciplina (que esteja lotado nesta mesma turma com matrícula) para solicitar o Almanaque para estes alunos.

sábado, 3 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro - sede da Olimpíada em 2016


Depois de três tentativas fracassadas, o Brasil finalmente ganhou a disputa pela sede dos Jogos Olímpicos. Agora, o governo brasileiro pode se preparar para colocar a mão no bolso. O projeto brasileiro é estimado em R$ 25,9 bilhões, cifra sem precedentes na história do esporte nacional.

2016: RIO SERÁ A SEDE OLÍMPICA

Lula foi trunfo brasileiro, discursando na Dinamarca

Carioca participa da festa em Copacabana, no Rio


Dinheiro para isso, garantem as autoridades, existe. "Entre as dez maiores economias do mundo, só o Brasil nunca organizou os Jogos Olímpicos", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles também fez coro. "Nós temos a 10ª maior economia do mundo e o Banco Mundial prevê que seremos a quinta até 2016. Já somos o quinto maior mercado publicitário do mundo e ainda estamos crescendo. E graças ao descobrimento do maior campo petroleiro do mundo, temos também grande reserva de petróleo. Nossa força econômica traz a certeza que podemos ter os jogos olímpicos".O Rio de Janeiro bateu nesta sexta-feira Madri na rodada final da disputa para conquistar o direito de organizar os Jogos de 2016. Com isso, encerra um sonho que começou em 1992 e que já custou mais de R$ 180 milhões só em candidaturas. Chicago e Tóquio também foram superadas pelos cariocas.Com a vitória, o Rio se torna a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada. Além disso, faz o Brasil repetir os feitos de México, Alemanha e Estados Unidos, que organizaram, com diferença de dois anos, os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. A caminhada brasileira rumo à sede da Olimpíada se iniciou em 1992, com a frágil campanha de Brasília para abrigar os Jogos de 2000. O Rio entrou na disputa duas vezes, para as Olimpíadas de 2004 e 2012, antes de sair finalmente vencedor.A campanha Rio 2016 começou tímida. Na fase inicial da candidatura, o Rio de Janeiro ficou em quinto lugar na avaliação realizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), atrás até mesmo de Doha, que não foi à fase final porque proprôs os Jogos em um período de extremo calor.Com o tempo, a candidatura carioca entrou nos eixos. A campanha maciça feita pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, frente aos membros do COI, aliada à influência do ex-presidente da Fifa João Havelange e o corpo a corpo realizado por Pelé fizeram com que o Rio conquistasse os votos decisivos da eleição.

VEJA O DISCURSO FEITO POR LULA

A apresentação desta sexta-feira também influenciou no resultado. O Brasil se defendeu em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português) e contou com discursos de Havelange, Nuzman, Sergio Cabral (governador do Rio), Eduardo Paes (prefeito da cidade), Henrique Meirelles (presidente do Banco Central), Isabel Swan (medalhista olímpica) e do presidente Lula, que pediu ao COI "vencer o desafio" de expandir os Jogos Olímpicos."O Lula disse que nunca tinha participado de um momento tão bonito. Ele é um personagem fantástico, nunca vi alguém com um amor tão grande pelo Brasil", disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.O discurso do presidente Lula e o projeto do Rio de Janeiro comoveram os membros do Comitê Olímpico Internacional. Na votação, a cidade de Chicago, que era apontada até como favorita, foi a primeira a ser eliminada. O resultado provocou reações de surpresa e festa no centro de imprensa do Bella Center, onde a eleição foi realizada.Logo em seguida foi a vez de Tóquio ser eliminada, para a tristeza dos atletas japoneses que acompanharam a apuração ao lado dos jornalistas. Ficaram para a final Rio de Janeiro e Madri. E, após uma hora de espera, a cidade brasileira foi finalmente anunciada como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.Agora, com a vitória, o Rio de Janeiro precisa acabar com a desconfiança de que cometerá os mesmos erros do Pan. Para colocar os Jogos Pan-Americanos de 2007 de pé o Rio gastou bem mais do que estava previsto no orçamento e não entregou alguns pontos chaves do projeto, como a melhoria na rede de transporte.O transporte, aliás, é um dos pontos fracos do projeto para 2016. O sistema de hotelaria da cidade também causa preocupação, uma vez que o Rio ainda não tem a garantia de que todos os quartos prometidos serão entregues.Para resolver os problemas, o Rio de Janeiro apostou no maior orçamento entre as cidades finalistas. A Olimpíada de 2016 vai custar cerca de US$ 14 bilhões, com os gastos divididos entre os governos federal, estadual e municipal e a iniciativa privada.Enquanto isso, o clima é de festa. A expectativa é que 100 mil pessoas compareçam à praia de Copacabana para comemorar a vitória carioca. Em Copenhague, a festa será realizada no hotel SKT Petri, quartel-general da delegação brasileira na cidade.

O MEC cancelou a prova do ENEM

O MEC poderia comprar mais de 6 milhões de livros didáticos com prejuízo do Enem 2009

Bárbara Paludeti - Do UOL Notícias

Com o prejuízo provocado pelo vazamento da prova do Enem 2009, o MEC (Ministério da Educação) poderia adquirir mais de 6 milhões de livros didáticos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os custos de impressão dos mais de 4 milhões de jogos de provas - que serão descartados depois que a fraude foi descoberta - foram estimados em R$ 30 milhões pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (1º).

R$ 30 MILHÕES: QUANTO ISSO REPRESENTA NA EDUCAÇÃO

6 milhões de livros didáticos
um ano de estudo para 19 mil alunos
205 ônibus escolares
7 milhões de entradas para cinema

A prova, que seria aplicada no próximo final de semana para mais de 4,1 milhões de candidatos, foi suspensa na madrugada desta quinta, após o MEC ter tomado conhecimento da quebra de sigilo do exame. De acordo com Haddad, a pasta ainda não sabe se o prejuízo será arcado pelo governo ou pelo consórcio que opera a aplicação. "Nós estamos neste momento cuidando de duas questões: da realização do Enem e da apuração da responsabilidade. A partir da tarde, vamos nos debruçar sobre questões jurídicas", afirmou. O UOL fez um levantamento para tentar dimensionar o tamanho do prejuízo dos cofres públicos.

Veja em que itens da educação essa verba poderia ser investida:

Com os R$ 30 milhões referentes aos custos de impressão do Enem, seria possível comprar mais de 6 milhões de livros didáticos.O custo médio por exemplar é de R$ 4,87 no Programa Nacional do Livro Didático do MEC. Esse foi o valor negociado pelo programa para os títulos do ensino fundamental de 2010. A União vai pagar R$ 504.994.676,54 por 103.581.176 livros adquiridos.
Manutenção de 19 mil alunos do ensino médio por um ano. Os custos de R$ 30 milhões referentes à impressão da prova do Enem 2009 seriam suficientes para manter 19.083 alunos do ensino médio por aproximadamente um ano. Segundo os dados mais recentes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), de 2007, o custo anual estimado por um aluno do ensino médio é de R$ 1.572. Esta estimativa refere-se aos gastos consolidados do Governo Federal, dos Estados e do Distrito Federal e dos municípios. Se o cálculo for feito baseado em um estudante da educação terciária - graduação e pós-graduação - cujo custo é de R$ 12.322, seria possível manter 2.434 alunos por um ano com os tais R$ 30 milhões.
205 ônibus de transporte escolar. Esse montante também seria possível adquirir 205 veículos para levar e trazer estudantes. A estimativa foi feita com base nos valores do programa Ônibus Escolar, lançado pelo governo do Estado de São Paulo na terça-feira (29). Foram gastos mais de R$ 94 milhões na aquisição de 645 ônibus (custo unitário de aproximadamente R$ 145.736) que serão cedidos em regime de comodato para auxílio no transporte de alunos das redes estadual e municipal de ensino.
7 milhões de meias-entradas de cinemaSegundo a Ancine (Agência Nacional de Cinema), o preço médio do ingresso de cinema no primeiro semestre de 2009 ficou em R$ 8,56, consequentemente, a meia-entrada para estudantes ficou em torno de R$ 4,28. Com R$ 30 milhões seria possível comprar mais de 7 milhões de meias-entradas para o cinema a estudantes brasileiros.

O CONPET na Escola

O CONPET - O Programa

O CONPET é um programa do Ministério de Minas e Energia, coordenado e executado pela Petrobras. A Gerência Executiva de Desenvolvimento Energético / Suporte ao CONPET é o setor da Petrobras que exerce a função de Secretaria Executiva do CONPET, sendo responsável por elaborar projetos, operacionalizar as estratégias, promover a articulação institucional e divulgar as ações do programa. Essa Gerência é ligada à Diretoria de Gás e Energia, cuja diretora é a Secretária-Executiva do CONPET, conforme decreto presidencial.

Objetivo - Incentivar o Uso Eficiente de EnergiaO CONPET foi instituído por decreto federal em 1991, como Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Seu principal objetivo é incentivar o uso eficiente destas fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária. Para ser implementado, seguiu as mesmas diretrizes do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e, assim como este, é conduzido pelo Ministério de Minas e Energia. O programa estabelece convênios de cooperação técnica e parcerias com órgãos governamentais, não-governamentais, representantes de entidades ligadas ao tema e também organiza e promove projetos. A racionalização do uso da energia é fundamental para diminuir impactos ambientais, reduzir custos, aumentar a produtividade e assegurar o desenvolvimento sustentável do país. Por isso, a Petrobras cumpre uma importante missão institucional ao dar suporte administrativo, técnico e financeiro ao CONPET.

Como Surgiu Divulgação - Conpet
O projeto, de abrangência nacional, foi criado em 1992, em parceria com os Ministérios de Minas e Energia e da Educação
Para sua implementação, o CONPET estabelece convênios de cooperação técnica com Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais, que ficam encarregadas de indicar os profissionais de ensino das escolas para participar desta iniciativa.

O QUE É o Projeto “O CONPET na Escola”

O CONPET na Escola é voltado para alunos de 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental e das escolas técnicas das redes públicas e privadas. O projeto apresenta a importância do uso racional da energia. Foi desenvolvido com a perspectiva de criar uma geração futura consciente do uso racional dos combustíveis fósseis, da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
No ensino fundamental, as ações de O CONPET na Escola são direcionadas para os professores, naturais multiplicadores da informação. Para repassar as informações aos estudantes, eles recebem palestras informativas sobre petróleo e gás natural, conservação de energia e meio ambiente e, ainda, material de apoio.

Metodologia voltada ao professor

Desde sua criação em 1992, a metodologia usada pelo CONPET na Escola consiste em trabalhar com o professor e não diretamente com os alunos. Além de tornar o processo permanente em sala de aula, esta metodologia faz do professor um real parceiro do projeto na sensibilização e motivação do aluno para as questões de eficiência energética.
Assim, é oferecido ao professor um programa de aperfeiçoamento chamado de Oficina de Trabalho, no qual ele recebe informações sobre petróleo e seus derivados, gás natural, além de noções básicas de geopolítica do petróleo e políticas de eficiência energética, no sentido de torná-lo apto a repassar as informações e motivá-lo para o engajamento da execução de uma atividade.
A Oficina de Trabalho tem duração de 9 horas e é ministrada a um grupo de cerca de 60 profissionais de ensino que ficarão responsáveis, nas suas respectivas escolas, pela multiplicação dos conhecimentos adquiridos junto aos demais professores e pela coordenação interdisciplinar do tema.
A idéia fundamental do Projeto não é criar uma disciplina específica para discutir a questão, e sim, incorporá-la ao conteúdo pragmático dos currículos escolares, por meio da transversalidade do tema em todas as disciplinas. Dessa forma, sugere-se que esses conhecimentos sejam trabalhados com os alunos pelos próprios professores, e não por instrutores externos ao estabelecimento de ensino.
Em cada Oficina de Trabalho ocorrerão palestras sobre temas relevantes e contará com a participação de uma equipe com larga experiência em condução de trabalhos em dinâmica de grupos para sedimentação, promoção de debates, sensibilização e motivação para a mensagem proposta.

O CONPET também atua com os alunos

Para isto é oferecido um show de Energia, que se constitui de uma série de demonstrações, abordando diversos assuntos sobre energia, de maneira divertida e envolvente. Este show é apresentado em parceria com a UNESP. As demonstrações são feitas por monitores e supervisionadas diretamente pelo professor que coordena o projeto. Os monitores, alunos do curso de graduação em Física, atuam como "atores", e são treinados para apresentar as atrações de forma atraente e envolvente.
O CONPET realizou 346 shows de energia em vários estados brasileiros, beneficiando 45.937 alunos.

Trabalho de Campo realizado pelo professor Cleber Gonçalves, no dia 26/09/2009, com os alunos das Turmas 2003 e 2004.