quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES



O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos EUA, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês e que são exemplos em suas comunidades.



Queremos parabenizar a nossa aluna ISADORA CRISTAL SOUZA E SILVA ESCALANTE, da turma 2002, por ter sido selecionada e participar do Programa Jovens Embaixadores.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CONCURSO ROCK IN RIO




Parabenizamos as alunas que participaram do concurso e ganharam dois ingressos para assistir a um dia do maior festival de música do ano. O Rock in Rio organizou o concurso “1 Ingresso por 1 Mundo Melhor”, voltado exclusivamente para a rede pública de ensino.




Vocês são ótimas, continuem assim!




LALITA DE OLIVEIRA VENÂNCIO - TURMA 1003




DANDARA MARA MENDONÇA - TURMA 2002




INGRID MARQUES DA SILVA - TURMA 2002



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

APLICAÇÃO DO SAERJINHO


A prova bimestral será realizada na quarta-feira (21/09)

No próximo dia 21 (quarta-feira), a Seeduc realiza o terceiro Saerjinho. Essa é uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo identificar deficiências para que possam ser corrigidas. A prova serve para correção de rumo.

Além disso, o Saerjinho funciona, ainda, como treinamento para o Enem, para a Prova Brasil, para vestibulares e para entrevistas de emprego. Mais um motivo para não ser contra uma prova desse tipo.

Na cartilha que foi enviada a toda a categoria, e no planejamento estratégico da Seeduc, publicado em decreto governamental em 07/01/11, diz que, para receber o bônus por desempenho, ao fim do ano, é preciso fazer o Saerjinho. A Secretaria não lançou apenas as metas. Está dando subsídios e acompanhando. Isso é o Saerjinho. E ganha o bônus toda a equipe de cada escola. Não é individual. Tudo para que o trabalho seja realizado em equipe. Portanto, não participar do Saerjinho prejudica a equipe escolar e o aluno.

Para manter o nível e melhorar o desempenho, são importantes os simulados bimestrais (Saerjinhos). Portanto, não fazer o Saerjinho é prejudicar o colega que quer fazer o melhor e melhorar. E prejudica muito o aluno.

É a forma que o Estado tem de avaliar o desempenho do aluno para poder ajudá-lo, com ações de correção de rumo como:

- Reforço escolar, com aulas no contraturno – em 2011, 80 mil alunos

- Material pedagógico já desenvolvido – feito por 40 professores da rede / em fase de reunião de professores de Matemática e Português da Regionais

- Formação Continuada para os docentes – inicialmente, neste ano, para 4 mil professores

- Gide (Gestão Integrada da Escola) – acompanhamento de cada unidade escolar

- Estabelecimento do Currículo Mínimo

- Projeto Autonomia (projeto de correção de fluxo) – 8 mil alunos sendo atendidos

Abaixo, alguns critérios para a unidade escolar receber bonificação:

- Cumprir 100% do currículo mínimo quando de sua regulamentação;

- Participar de todas as avaliações internas e externas;

- Efetuar o lançamento das notas do alunado na forma e prazo estabelecidos;

- Alcançar, no mínimo, 95% de resultado em cada meta de IDERJ do ensino regular da Unidade Escolar;

- Alcançar, no mínimo, 80% de resultado de cada meta de ID da Educação de Jovens e Adultos presencial da Unidade Escolar;

- Ter, pelo menos, 70% de freqüência presencial no período de avaliação, que corresponde ao ano letivo.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ENTREGA DE MINIMODENS - 2º LOTE






Diretor, veja os próximos procedimentos para recebimento dos aparelhos na sua escola.


Confira a lista das linhas que serão desbloqueadas a partir do dia 19 de setembro. Essas linhas já passaram pela conferência de cautelas e foram aprovadas. O desbloqueio, feito pela operadora OI, tem previsão para o dia 19 de setembro, às 17h. Caso alguma linha desta relação apresente problemas de funcionamento a partir do dia 20 de setembro, entre em contato pelo e-mail minimodem@educacao.rj.gov.br.



Veja também a lista com as primeiras linhas desbloqueadas - (14/09/2011).


Segundo Lote:

O segundo lote de minimodens começaram a serem entregues a partir do dia 1 de setembro às escolas da rede. O fim da distribuição tem previsão de 15 dias úteis.


Assim que os minimodens chegarem à unidade, o diretor deve acusar o recebimento pela Extranet, no endereço http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/Minimodens/.



Confira aqui um passo a passo sobre como registrar o recebimento no sistema.

A partir da data de recebimento, o diretor deve acessar a área “Entregar minimodem ao professor”, no mesmo sistema, para associar cada professor a um aparelho. Antes disso, leia atentamente o passo a passo de entrega ao professor. A cautela deve ser gerada somente no ato da entrega. O Diretor e o professor deverão conferir os dados da cautela impressa antes de assinar. Qualquer divergência deverá ser comunicada através do e-mail minimodem@educacao.rj.gov.br.



Os minimodens deverão ser entregues aos professores em no máximo 10 dias após o recebimento dos minimodens pela transportadora na escola. Os termos de cautela devem ser entregues no 11º dia após o recebimento dos minimodens pela transportadora na escola. agosto à Diretoria Regional Administrativa. Veja aqui como emitir a segunda via da cautela, no sistema.

A Regional deverá conferir se todos os termos estão corretamente preenchidos e assinados e entregar o material separado por escola em até três dias na Superintendência da Tecnologia da Informação da Seeduc.

As escolas não devem se preocupar com o quantitativo enviado neste lote, as faltas devem ser comunicadas através do e-mail gafsupti@educacao.rj.gov.br.


Mesmo aqueles que não possuem notebook, podem receber o minimodem 3G, desde obedecendo os critérios informados nesta página e na resolução.

Confira aqui a relação de escolas do segundo lote;
Antes de acusar o recebimento no sistema, leia atentamente o passo a passo!
Veja aqui o passo a passo do que deve ser feito para a entrega aos professores;
Leia a lista de perguntas e respostas mais frequentes e tire suas dúvidas;
Leia a resolução 4.720, de 2 de setembro de 2011.

PRIMEIRO LOTE:

A Seeduc está dando continuidade ao processo de troca dos minimodens de acesso a internet das escolas. A primeira etapa foi o cadastramento realizado pelas unidades no site da Secretaria. Agora, será a distribuição dos aparelhos, em três lotes. O primeiro lote começou a ser entregue nas escolas no dia 3 de agosto.

Entrega aos professores
Para efetuar a entrega aos professores, acesse o mesmo sistema e utilize a opção “Entregar mini modem ao professor”, associando cada professor a seu aparelho e gerando a cautela de cada um. Os minimodens antigos não serão recolhidos neste momento, já que os novos, com tecnologia 3G, inicialmente estarão bloqueados.

Devem receber um minimodem 3G os seguintes servidores:

•Professores docentes I e docentes II da Secretaria de Estado de Educação, regentes de turma no 1º semestre do ano letivo de 2011 lotados nas unidades escolares desta Secretaria;
•Professores docentes I e docentes II que atuam nos Núcleos de Tecnologia Educacional, Pólos de Tecnologia Educacional ou nos Laboratórios de Informática Educativa das Unidades Escolares como Multiplicadores, Dinamizadores, Técnicos e Orientadores Tecnológicos;
•Diretores de unidades escolares desta Secretaria;
•Diretores regionais;
•Inspetores escolares integrantes das Equipes de Acompanhamento e Avaliação;
•Professores docentes I e docentes II integrantes dos Grupos de Trabalho (IGTs), criado pelas resoluções 4.646, de 22 de novembro de 2010, e 4.688, de 13 de abril de 2011;
•Secretário, subsecretários , chefe de gabinete, superintendentes diretores e profissionais lotados nesta Instituição que necessitem utilizar-se deste equipamento, a critério dos subsecretários;
•OBS1: Cada servidor será beneficiado com a entrega de um adaptador tecnológico minimodem 3G, mesmo que possua duas matrículas.
•OBS2: É vedada a entrega dos adaptadores tecnológicos aos professores sob regime de contratação temporária.
•Os atos de recebimento e devolução do adaptador tecnológico serão antecedidos de termo assinado pelo servidor. Os adaptadores tecnológicos serão devolvidos nos casos de: exoneração; aposentadoria; licença superior a 90 (noventa) dias.
•Fica excluída do item “c” a Licença para Repouso à Gestante, bem como eventual prorrogação decorrente de aleitamento materno.
•Os termos de cautela deverão ser encaminhados à Diretoria Regional Administrativa.
•A Regional deverá conferir se todos os termos estão devidamente preenchidos e assinados pelos professores e pelos diretores, dividir os documentos por escola, com sua devida identificação, e entregar o material em até três dias na Superintendência da Tecnologia da Informação da Seeduc (28º andar). O desbloqueio do minimodem está vinculado à entrega dos termos na Secretaria.

Caso haja sobra ou falta de minimodens, não se esqueça de avisar pelo e-mail gafsupti@educacao.rj.gov.br. Somente serão aceitas informações enviadas pelos e-mails corporativos.

Confira o passo a passo de como proceder após o recebimento dos minimodens:

•Assim que os minimodens chegarem à unidade, o diretor deve acusar o recebimento pela Extranet, no endereço http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/Minimodens/. Confira aqui um passo a passo de como registrar o recebimento no sistema.
•O diretor deve acessar a área “Entregar minimodem ao professor”, no mesmo sistema, para associar cada professor a um aparelho. Antes disso, leia atentamente o passo a passo de entrega ao professor.
•Os termos de cautela devem ser entregues à Diretoria Regional Administrativa. Veja aqui como emitir a segunda via da cautela, no sistema.
•A Regional deverá conferir se todos os termos estão corretamente preenchidos e assinados e entregar o material separado por escola em até três dias na Superintendência da Tecnologia da Informação da Seeduc.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ENEM - 2011



O Enem 2011 – Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As dicas a seguir ajudarão a lidar com a TENSÃO PRÉ-ENEM 2011.



Aliviar um pouco a ansiedade e o nervosismo existentes durante os dias que antecedem a realização das provas e, principalmente, a tensão nos dois dias da aplicação do exame pode fazer muita diferença no resultado final.


Vários especialistas sobre o assunto, inclusive de cursinhos preparatórios para o Enem 2011, sempre dão algumas dicas para aliviar a tensão pré-enem. Veja algumas dicas:


A primeira recomendação parece ser algo simples, mas é de fundamental importância: pesquisar sobre o local de prova. Se o objetivo é eliminar tudo que possa trazer mais ansiedade e tensão no exame então é muito importante o estudante conhecer o local onde fará suas provas. Deixar para a última hora ou tentar adivinhar o local de prova são preocupações a mais completamente desnecessárias.

Outra dica importante é chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência ao local de prova. Esse tempo é essencial para que o estudante dê uma “respirada” e não perca a concentração.


Não estudar no último dia antes das provas e muito menos nos dias das provas são dicas de certa forma “antigas” para vestibulares e concursos. Mas não custa nada lembrar a você estudante que isto não te trará benefícios. A véspera do Enem 2011 deve ser usada para descansar. Em vez de fazer suas últimas leituras, o que fará com que você vá cansado para a prova, e com a cabeça cheia, tente se concentrar no exame. O benefício é bem maior, sem dúvidas.

Descanse o máximo nesta semana que antecede a realização das provas do Enem 2011 e evite aquilo que te faça ficar estressado. Não faça exercícios pesados, que possam trazer dores no corpo. Lembre-se de que a questão física é tão importante quanto a psicológica.


Lembre-se também de que os portões, que serão abertos às 12 horas de acordo com o horário oficial de Brasília, fecharão uma hora depois, às 13 horas, nos dois dias (sábado e domingo).
No sábado serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões (45 de cada área). Já no domingo serão 5 horas e 30 minutos para resolver 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias além de desenvolver a redação.


As questões do Enem 2011 terão enunciados menores neste ano, segundo anúncio do próprio ministro da Educação, Fernando Haddad. Nos dois últimos anos muitos estudantes como também especialistas e professores reclamaram do tamanho dos enunciados que em alguns casos eram de certa forma dispensáveis para resolver a questão.


Não se esqueça de levar caneta preta feito de material transparente, documento de identificação oficial com foto e o Cartão de Confirmação do Enem 2011 de Inscrição nos dias de prova.




Boa sorte!



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DESFILE CÍVICO

FESTIVAL HARRY POTTER - SEMIFINAL







O CIEP 172 – Nelson Rodrigues parabeniza os alunos que estão participando do Festival Harry Potter, organizado pela professora de Inglês Andréa Clemente.



Brenda Fernandes Campos 601



Tairone de Oliveira Ezequiel 601



Gabriel Villain 703



Carlos Eduardo de Jesus de Andrade 802



Thiago Pereira Barbosa Chaves 904



Luiz Roberto da Silva Sena 905



Rariane Simplício Garcia 905



Edilene Tavares da Cruz 1005



Giovanne Rodrigues Tavares 2001



Marcela Beatriz de Jesus de Andrade 2001



Daniel Santos de Souza 2003



Manuelle Barbosa Fernandes 3003




ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A FINAL QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 11/10/2011, ÀS 11HS.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MEC VAI DISTRIBUIR TABLETS PARA ESCOLAS PÚBLICAS EM 2012





O MEC (Ministério da Educação) vai distribuir tablets a escolas públicas a partir do próximo ano.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.

Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. "Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental."

O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. "Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria."

Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das "centenas de milhares". Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

"O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets."