No próximo dia 21 (quarta-feira), a Seeduc realiza o terceiro Saerjinho. Essa é uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo identificar deficiências para que possam ser corrigidas. A prova serve para correção de rumo.
Além disso, o Saerjinho funciona, ainda, como treinamento para o Enem, para a Prova Brasil, para vestibulares e para entrevistas de emprego. Mais um motivo para não ser contra uma prova desse tipo.
Na cartilha que foi enviada a toda a categoria, e no planejamento estratégico da Seeduc, publicado em decreto governamental em 07/01/11, diz que, para receber o bônus por desempenho, ao fim do ano, é preciso fazer o Saerjinho. A Secretaria não lançou apenas as metas. Está dando subsídios e acompanhando. Isso é o Saerjinho. E ganha o bônus toda a equipe de cada escola. Não é individual. Tudo para que o trabalho seja realizado em equipe. Portanto, não participar do Saerjinho prejudica a equipe escolar e o aluno.
Para manter o nível e melhorar o desempenho, são importantes os simulados bimestrais (Saerjinhos). Portanto, não fazer o Saerjinho é prejudicar o colega que quer fazer o melhor e melhorar. E prejudica muito o aluno.
É a forma que o Estado tem de avaliar o desempenho do aluno para poder ajudá-lo, com ações de correção de rumo como:
- Reforço escolar, com aulas no contraturno – em 2011, 80 mil alunos
- Material pedagógico já desenvolvido – feito por 40 professores da rede / em fase de reunião de professores de Matemática e Português da Regionais
- Formação Continuada para os docentes – inicialmente, neste ano, para 4 mil professores
- Gide (Gestão Integrada da Escola) – acompanhamento de cada unidade escolar
- Estabelecimento do Currículo Mínimo
- Projeto Autonomia (projeto de correção de fluxo) – 8 mil alunos sendo atendidos
Abaixo, alguns critérios para a unidade escolar receber bonificação:
- Cumprir 100% do currículo mínimo quando de sua regulamentação;
- Participar de todas as avaliações internas e externas;
- Efetuar o lançamento das notas do alunado na forma e prazo estabelecidos;
- Alcançar, no mínimo, 95% de resultado em cada meta de IDERJ do ensino regular da Unidade Escolar;
- Alcançar, no mínimo, 80% de resultado de cada meta de ID da Educação de Jovens e Adultos presencial da Unidade Escolar;
- Ter, pelo menos, 70% de freqüência presencial no período de avaliação, que corresponde ao ano letivo.
Clique aqui e confira a entrevista do estudante Lucas Sereda, do C.E José Leite Lopes, no RJ TV 1° edição. (19/09)
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