sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ENEM - 2011



O Enem 2011 – Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As dicas a seguir ajudarão a lidar com a TENSÃO PRÉ-ENEM 2011.



Aliviar um pouco a ansiedade e o nervosismo existentes durante os dias que antecedem a realização das provas e, principalmente, a tensão nos dois dias da aplicação do exame pode fazer muita diferença no resultado final.


Vários especialistas sobre o assunto, inclusive de cursinhos preparatórios para o Enem 2011, sempre dão algumas dicas para aliviar a tensão pré-enem. Veja algumas dicas:


A primeira recomendação parece ser algo simples, mas é de fundamental importância: pesquisar sobre o local de prova. Se o objetivo é eliminar tudo que possa trazer mais ansiedade e tensão no exame então é muito importante o estudante conhecer o local onde fará suas provas. Deixar para a última hora ou tentar adivinhar o local de prova são preocupações a mais completamente desnecessárias.

Outra dica importante é chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência ao local de prova. Esse tempo é essencial para que o estudante dê uma “respirada” e não perca a concentração.


Não estudar no último dia antes das provas e muito menos nos dias das provas são dicas de certa forma “antigas” para vestibulares e concursos. Mas não custa nada lembrar a você estudante que isto não te trará benefícios. A véspera do Enem 2011 deve ser usada para descansar. Em vez de fazer suas últimas leituras, o que fará com que você vá cansado para a prova, e com a cabeça cheia, tente se concentrar no exame. O benefício é bem maior, sem dúvidas.

Descanse o máximo nesta semana que antecede a realização das provas do Enem 2011 e evite aquilo que te faça ficar estressado. Não faça exercícios pesados, que possam trazer dores no corpo. Lembre-se de que a questão física é tão importante quanto a psicológica.


Lembre-se também de que os portões, que serão abertos às 12 horas de acordo com o horário oficial de Brasília, fecharão uma hora depois, às 13 horas, nos dois dias (sábado e domingo).
No sábado serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões (45 de cada área). Já no domingo serão 5 horas e 30 minutos para resolver 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias além de desenvolver a redação.


As questões do Enem 2011 terão enunciados menores neste ano, segundo anúncio do próprio ministro da Educação, Fernando Haddad. Nos dois últimos anos muitos estudantes como também especialistas e professores reclamaram do tamanho dos enunciados que em alguns casos eram de certa forma dispensáveis para resolver a questão.


Não se esqueça de levar caneta preta feito de material transparente, documento de identificação oficial com foto e o Cartão de Confirmação do Enem 2011 de Inscrição nos dias de prova.




Boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário