quinta-feira, 29 de abril de 2010

30 DE ABRIL - DIA DA BAIXADA FLUMINENSE


A Baixada Fluminense possui um vasto patrimônio de valores naturais, culturais, históricos, econômicos, humanos e sociais e nos dias atuais vem enfretando o imenso desafio de superar as suas dificuldades e limitações e converter-se não apenas numa região materialmente rica, mas sobretudo numa região na qual prevaleçam a justiça social, a igualdade humana com oportunidades para todos e a melhoria da qualidade de vida para toda a população.
A intenção de se comemorar o Dia da Baixada Fluminense é a de celebrar os valores da região e discutir os problemas atuais, com a participação consciente de toda a sociedade.
O Dia da Baixada Fluminense visa, em última análise, estimular o crescimento da auto-estima da população da região.

Por que 30 de abril?

A idéia de se instituir o Dia da Baixada Fluminense, surgiu e foi aprovada no dia 09/12/2000 em encontro da Comunidade Cultural da Baixada, realizado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da UERJ, FEBF/UERJ.
A data de 30 de abril refere-se à inauguração da primeira Estrada de Ferro construída no Brasil, em 1854, que ligava o Porto de Mauá (Estação Guia de Pacobaíba) à região de Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis.

PRIMEIRA ESTRADA DE FERRO DO BRASIL INAUGURADA EM 30 DE ABRIL 1854.

A partir daí foram construídas outras ferrovias na região e a Estrada de Ferro tornou-se um marco histórico da ocupação urbana, dando novo perfil à ocupação do solo. Foi o começo do fim dos portos fluviais de navegação pelos rios e dos caminhos de tropeiros e o início do processo de surgimento de vilas e povoados que se organizaram em torno das estações ferroviárias, origem das atuais cidades da Baixada Fluminense.

Programação

A Programação que se propõe para o Dia da Baixada Fluminense deverá estender-se por todos os municípios da região, por iniciativa tanto dos órgãos públicos quanto de toda e qualquer organização, principalmente aquelas que se dedicam às questões coletivas, sociais e culturais. Por esta razão sugerimos que cada organização elabore a sua programação para o dia 30 de abril, ou datas próximas, da seguinte maneira:
1) Por todas as igrejas, de qualquer credo ou confissão, com um culto/missa/evento especial de ação de graças e invocação de bênçãos para a região.
2) Em todas as escolas da região, de todos os níveis, se possível em cada sala de aula;
3) Por todas as associações de moradores;
4) Por todas as organizações governamentais, ONGs, sejam elas municipais, estaduais ou federais;
5) Pelas câmaras de vereadores e pelas academias de letras e artes de todos os municípios;
6) Por grupos culturais, artísticos e recreativos.

Sugerimos que a comemoração conste, pelo menos, da seguinte programação básica:

1º. Breve exposição sobre a importância histórica da Baixada;
2º. Destacar os valores naturais, ecológicos, sociais e humanos, sua importância política e econômica e a responsabilidade que cada baixadense tem com o desenvolvimento humano, social e moral de sua região;
3º. Abrir debate sobre os problemas do cotidiano da região, visando a melhoria da qualidade de vida na Baixada Fluminense.

Lei de Criação do Dia da Baixada

LEI Nº 3.822, de 02/05/2002
CONSIDERA A DATA DE 30 DE ABRIL, DIA DA BAIXADA FLUMINENSEArt. 1º. Fica a data de 30 de abril considerada DIA DA BAIXADA FLUMINENSE.
Art. 2º. O DIA DA BAIXADA FLUMINENSE será comemorado obrigatoriamente em todas as escolas da rede estadual de ensino público e em todas as repartições públicas estaduais localizadas na região.
Art. 3º. Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Mais informações pesquise no site http://www.baixadafacil.com.br/cidades/

terça-feira, 27 de abril de 2010

IDENTIDADE FUNCIONAL - NOVA IGUAÇU


Servidores Ativos - 1ª Chamada Nova Iguaçu

Os servidores ativos lotados em unidades administrativas de Nova Iguaçu devem comparecer, a partir de 3 de maio de 2010, ao posto de atendimento indicado para participar da primeira chamada do Projeto Identidade Funcional. A relação dos funcionários com dia, hora e local está disponível neste site.

O servidor convocado deverá comparecer ao local indicado munido dos originais dos seguintes documentos:
Contracheque;

Documento de identidade;

CPF;

Comprovante de conta bancária (talão de cheque, cartão da conta corrente ou extrato).

É preciso informar ainda sobre as matrículas que eventualmente possui ou já possuiu, com a finalidade de reconhecê-las ou não durante o processo.

Não será possível, por motivos operacionais, realizar troca de horário entre pessoas já agendadas.

Para consultar seu agendamento clique aqui http://www.idfuncional.rj.gov.br/

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E DE APERFEIÇOAMENTO

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ, vinculada à SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SECT abrirá inscrições para os cursos de atualização e de aperfeiçoamento do segundo trimestre de 2010, a distância, nas áreas de: Biologia, Educação em Ciências, Educação Especial e Inclusiva, Física, Governança: Gestão, Auditoria e Tecnologia da Informação, Informática Educativa, Letras, Matemática e Química, voltados para profissionais das áreas específicas e afins, assim como para graduados e licenciandos de último ano, de acordo com o número de vagas discriminado a seguir:

ÁREA VAGAS Para informações específicas de cada área, acesse:
Biologia 500 http://www.cederj.edu.br/extensao/biologia
Educação em Ciências 720 http://www.cederj.edu.br/extensao/edciencias
Educação Especial e Inclusiva 200 http://www.cederj.edu.br/extensao/edespecial
Física 400 http://www.cederj.edu.br/extensao/fisica
Governança: Gestão, Auditoria e TI 550 http://www.cederj.edu.br/extensao/governanca
Informática Educativa 1980 http://www.cederj.edu.br/extensao/infoeduc
Letras 200 http://www.cederj.edu.br/extensao/letras
Matemática 800 http://www.cederj.edu.br/extensao/matematica
Química 560 http://www.cederj.edu.br/extensao/quimica

I - DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, através do preenchimento da ficha de inscrição no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br/extensao), no período de 5 de abril a 5 de maio.

Para se inscrever no curso de atualização de professores, o candidato deverá ter domínio de navegação na internet e um e-mail pessoal ativo sem filtro antispam.

No ato da inscrição o candidato deverá escolher o polo cujo endereço lhe seja mais conveniente, dentre aqueles onde estão sendo oferecidos os cursos.

Todas e quaisquer informações e alterações relativas ao processo seletivo de que trata este Edital constarão do site www.cederj.edu.br/extensao.

Os cursos de atualização de professores são voltados para professores das áreas específicas e afins.

Caso o número de candidatos exceda o número de vagas disponíveis na disciplina, será dada prioridade:

  1. aos professores de escolas públicas em exercício no Estado do Rio de Janeiro, considerando as áreas de formação e atuação;
  2. aos profissionais de áreas específicas e afins;
  3. aos graduados na área específica; e
  4. aos licenciandos de último ano.

II - DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

A divulgação do resultado do processo seletivo será em 10 de maio, neste site.

No período de 10 a 23 de maio o candidato deverá confirmar sua participação nas disciplinas para as quais se inscreveu e foi aceito. A confirmação só poderá ser efetuada no site www.cederj.edu.br/extensao.

Não serão aceitas confirmações de participação por outros meios de comunicação.

Caso o número de confirmações seja inferior ao número de vagas oferecidas, a Diretoria de Extensão da Fundação Cicierj fará uma segunda chamada e enviará mensagem para o endereço de e-mail cadastrado durante a inscrição. Não nos responsabilizamos por caixas de correio cheias, nem por mensagens bloqueadas por filtros antispam.

III - DA DOCUMENTAÇÃO

Uma vez aceita a inscrição e após a confirmação de participação neste site (www.cederj.edu.br/extensao), o candidato deverá enviar os documentos relacionados abaixo pelos correios. O prazo para envio será definido pelo coordenador de cada área e comunicado diretamente aos alunos durante o período letivo.

Os candidatos que não enviarem a documentação exigida não terão direito ao certificado do curso.

Estão dispensados do envio de documentos os candidatos que já o fizeram em outra oportunidade.

Documentos:

  • Cópia do CPF;
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do diploma que comprove a conclusão do curso de graduação na área específica do curso ou em áreas afins, ou, no caso de licenciandos, declaração oficial da instituição informando que o aluno está cursando o último ano de Licenciatura;
  • Se estiver em exercício de magistério, comprovante emitido pela escola.

Endereço para envio:

FUNDAÇÃO CECIERJ - EXTENSÃO
Coordenador do Curso de ______________ (designar área)
Rua da Ajuda nº 5 - 15º andar
Centro - CEP 20040-000 - Rio de Janeiro - RJ

Em caso de dúvida, o candidato poderá ligar para: (21) 2334-1597
(21) 2334 1592
(21) 2333-1085

IV - DOS CURSOS

Os cursos de atualização e de aperfeiçoamento estão organizados em disciplinas que serão oferecidas em trimestres. Cada disciplina tem carga horária de 30 horas.

O candidato poderá inscrever-se em no máximo duas disciplinas a cada trimestre. O licenciando do último ano poderá cursar apenas uma disciplina por trimestre e só poderá completar a 4ª disciplina do curso de atualização após a comprovação de sua graduação.

O candidato poderá se inscrever em disciplinas fora de sua área de formação e atuação. No entanto, para certificação no curso de atualização serão necessárias 120 horas na mesma área.

As informações sobre os cursos estão disponíveis nos links específicos de cada área na página eletrônica: www.cederj.edu.br/extensao

V - DA AVALIAÇÃO

Nas disciplinas ocorrerão avaliações a distância (ADs), com datas e prazos previamente determinados.

Será atribuída nota zero a qualquer avaliação não realizada.

Só poderá participar da avaliação final o cursista que tiver realizado a quantidade mínima de avaliações a distância (ADs) exigidas no guia de cada disciplina.

Serão considerados aprovados os cursistas que obtiverem nota final maior ou igual a 6,0 (seis).

VI - DA CERTIFICAÇÃO

Será concedido certificado de atualização na área específica ao cursista que cumprir, com aprovação, carga horária mínima de 120 horas no período de 6 trimestres letivos. O cursista licenciando terá 9 trimestres letivos para concluir o curso de atualização.

Será concedido certificado de aperfeiçoamento na área específica ao cursista que cumprir, com aprovação, carga horária mínima de 180 horas durante no período de 10 trimestres letivos. O cursista licenciando terá 13 trimestres letivos para concluir o curso de aperfeiçoamento.

O tempo para a conclusão do curso de atualização é contado a partir do início do trimestre em que ocorreu a primeira aprovação.

Excepcionalmente, o prazo regular poderá ser estendido por mais um trimestre letivo ao cursista licenciando. Os licenciandos do último ano só poderão completar a 4ª disciplina do curso após a comprovação de sua graduação.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Descobrimento do Brasil


Começando pelo Descobrimento do Brasil, navegamos de volta no tempo até o século XV. Após chegar à Ilha da Madeira e ao arquipélago de Açores e de ultrapassar o cabo Bojador, os portugueses tinham, em 1481, praticamente toda a costa africana sob seu controle. Mas a primeira ligação por mar entre a Europa Ocidental e a Índia só foi estabelecida em 1497, por Vasco da Gama.

Satisfeito com a expedição de Vasco da Gama, D. Manuel, rei de Portugal, decidiu enviar uma esquadra à Índia. No comando de 13 naus e 1.500 tripulantes estava Pedro Álvares Cabral. Durante a aventura, iniciada no dia 9 de março de 1500, um motivo não explicado fez a esquadra se afastar da costa africana e chegar, no dia 22 de abril, ao Brasil. Após uma semana Cabral retomou o caminho do Oriente, mas antes enviou a Lisboa uma carta de Pero Vaz de Caminha.

Quem descobriu o Brasil?

O Brasil estava oficialmente descoberto. Mas como na História, assim como em outras ciências, toda verdade é relativa, a versão oficial vem, ao longo dos anos, sendo questionada. Alguns estudiosos acreditam que Cabral tinha instruções para afastar-se de sua rota e tomar posse do Brasil. Segundo eles, outro português tinha estado aqui anteriormente. Considerado um gênio na astronomia, geografia e navegação, Duarte Pacheco Pereira teria, supostamente, chegado ao país em novembro ou dezembro de 1498.

Pedro Álvares Cabral Mas esta não é a única especulação acerca do Descobrimento do Brasil. O navegador espanhol Vicente Pinzón também é apontado como possível descobridor. Ele teria chegado aqui dois meses antes de Cabral. Estudiosos como o britânico Gavin Menzies vão além. Segundo ele, a armada chinesa esteve no litoral brasileiro em 1421. Já o professor de Filosofia e História, Ludwig Schwennhagen, defende a ideia de que os fenícios usaram o Brasil como base durante aproximadamente 800 anos.

Se não é possível saber ao certo o que aconteceu, resta a certeza de que foi a partir da oficialização do Descobrimento do Brasil que a nação começou a se formar, mesmo que em ritmo lento. Embora em sua carta Caminha tenha dado informações sobre a região e também feito algumas prospecções sobre o potencial econômico local, somente três décadas mais tarde os portugueses iniciaram as atividades regulares de colonização no Brasil. E é aí que nossa História efetivamente começa.

A colonização do Brasil foi um processo de povoação, exploração e dominação. O objetivo da Corte portuguesa era transformar o novo território em fonte de renda. Além de definir a forma de colonização, a exploração portuguesa foi determinante para outro momento importante da História brasileira – a Inconfidência Mineira – e para a construção de mais um mito nacional – Tiradentes.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Inconfidência Mineira



A partir da metade do século XVIII, a extração de ouro em Minas Gerais entrou em declínio. O governo português, no entanto, atribuiu a queda na produção ao provável contrabando e continuava exigindo pesados tributos dos mineradores. Em 1788, Visconde de Barbacena assumiu o governo de Vila Rica e, cumprindo ordens de Lisboa, colocou em prática a derrama – cobrança dos impostos atrasados.

A Bandeira de Minas Gerais

Teve a sua origem na Inconfidência Mineira A medida, claro, criou um clima de revolta e levou membros da elite e da sociedade a planejar um movimento contra a Coroa, a Inconfidência Mineira. Mas Joaquim Silvério dos Reis delatou o movimento ao governador em troca do perdão de sua dívida pessoal e as ideias dos inconfidentes terminaram não saindo do papel.

A par dos planos dos inconfidentes, o governador ordenou que Joaquim Silvério seguisse os passos de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que na época estava no Rio de Janeiro, capital da Colônia. Tiradentes tentou fugir, mas acabou preso e assumiu sozinho a autoria dos planos. Condenado à forca, morreu no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Sua cabeça foi levada para Vila Rica e pendurada em praça pública. Começou, assim, a ser criado mais um mito nacional.

Filho de Domingos da Silva Santos, português proprietário rural, e de Antonia da Encarnação Xavier, Tiradentes trabalhou como mascate e minerador, além de ter sido sócio de uma botica em Vila Rica. Foi lá que passou a se dedicar ao exercício da profissão de dentista, que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Foi ainda alferes do Regimento dos Dragões de Minas, e alguns estudos revelam que, neste período, passou a observar e criticar a espoliação do Brasil por portugueses.

Ao longo dos anos, a figura de Tiradentes teve diversas interpretações e por muito tempo a Inconfidência foi vista como uma revolta de pouca ou nenhuma importância. Coube aos chefes e ideólogos da campanha republicana resgatar a figura de Tiradentes e projetá-lo como o primeiro líder popular da luta pela Independência. Logo após a Proclamação da República, em 1889, Tiradentes vira oficialmente herói nacional, e em 1890, o dia de sua execução, 21 de abril, é declarado feriado nacional.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

TECNOLOGIA

Ilustação: editoria de arte

Como utilizar o computador, a internet, blogs, podcasts, projetores, câmeras e outras engenhocas da modernidade para ensinar ainda melhor os conteúdos curriculares de cada disciplina. Navegue nos mais de 80 links abaixo e faça um upgrade nas suas aulas.

1. TECNOLOGIA EM TODAS AS DISCIPLINAS

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula
Quando - e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar


ARTE

Reportagens

O uso de recursos digitais para ensinar arte

Ensine a turma a transformar imagens digitais com softwares

Cinema une arte e informática
Turmas de 3ª e 4ª série produzem curtas no computador

Fotografia e edição de imagens digitais
Relato da professora de arte, Rosangela Guella Tamagnone, do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Vídeo: Registro fotográfico: do convencional ao digital
Conheça o trabalho da professora nota 10, Rosangela Guella Tamagnone, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009, sobre linguagem fotográfica e edição de imagens no computador

Tecnologia para ensinar composição musical
Relato da professora de arte, Áudrea da Costa Martins, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Vídeo: Composição musical na aula de Arte
Conheça o projeto da professora Áudrea da Costa Martins, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009, que ensinou composição musical e edição digital de áudio aos alunos de 5ª e 6ª séries

Planos de aula

Ferramentas digitais em atividades de artes visuais

O uso de tecnologias nas aulas de Arte


CIÊNCIAS

Reportagens

A tecnologia em experimentos científicos
A turma poderá estudar Ciências, utilizando recursos tecnológicos, como a internet

Robótica sem usar o computador
Sucata e peças de brinquedos podem substituir a informática e levar turmas de 8º e 9º anos a entender o funcionamento das máquinas

Seus alunos vão adorar o espaço
Projeto mantido por seis instituições que realizam pesquisas em astronomia leva planetas, asteróides, cometas, estrelas e galáxias para dentro da escola, via internet

Plano de aula

Iluminação com diferentes cores pode influenciar no crescimento de plantas?


EDUCAÇÃO FÍSICA

Reportagens

Atividades em vídeo nas aulas de Educação Física
Com esse recurso, os alunos podem estudar regras de jogos

Gente Saudável
Qualidade de vida se aprende na escola. E, para que a turma coloque em prática o que é ensinado, basta mostrar como aliar a teoria à prática

Vídeo: Movimento, saúde e qualidade de vida
Conheça o trabalho do professor Ademir Testa Junior, vencedor do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, 2009

Planos de aula

Estudando as lutas com recursos tecnológicos

Saúde e qualidade de vida


GEOGRAFIA

Reportagens

Utilize mapas virtuais para ensinar cartografia
Saiba como usar a tecnologia nas aulas de Geografia

Muda o mundo, muda a Geografia
Os meios de transporte e de comunicação, cada vez mais velozes, estão modificando a "cara" do planeta. Pense neles quando planejar suas aulas

Uma janela para o mundo
O correio eletrônico leva o planeta para dentro da classe e torna a Geografia mais interessante

Lição de casa com a Web 2.0
Lição de casa é coisa séria. Para torná-la mais atraente, saiba como usar blogs, fóruns e chats para transformar a rotina da turma

Vídeo: Lição de casa em ambiente virtual
Conheça o trabalho da professora de Geografia, Karla Emanuella Veloso Pinto, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Planos de aula

Ambiente virtual da turma

Ensine cartografia para a turma usando o Google Earth

Colocando rugas no mundo plano

Quem não se comunica...


HISTÓRIA

Reportagem

Que tal registrar histórias locais usando tecnologia?
Saiba como é possível pesquisar conteúdos de História, utilizando recursos tecnológicos

Planos de aula

A história local dos afro-descendentes gravada em áudio

Cartazes de guerra


LÍNGUA ESTRANGEIRA

Reportagens

Como utilizar ferramentas digitais para ensinar línguas estrangeiras
Blogs, vídeoconferências pela internet e outros recursos tecnológicos podem ser usados em sala de aula

Idioma que vem da web
A internet é um excelente recurso para explorar o uso real do inglês. Mas é preciso definir muito bem quais gêneros e quais conteúdos abordar

Planos de aula

Videochat em inglês

Estrangeirismos no dia a dia


LÍNGUA PORTUGUESA

Reportagens

O uso de recursos da informática nas aulas de Língua Portuguesa
Ferramentas digitais ajudam na edição e revisão de textos

Revisão de textos no computador
Na hora de revisar, o computador é o melhor instrumento para explorar várias maneiras de aperfeiçoar um texto sem perder tempo

Revisão coletiva e produção de contos de terror
Relato da professora Maria das Dores de Macedo Coutinho Raposo, do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Vídeo: Projeto de produção de texto com revisão coletiva de contos de terror
Conheça o trabalho da professora Maria das Dores de Macedo Coutinho Raposo, do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Reescrita de conto mudando o personagem principal
Relato da professora Claudia Tondato, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Vídeo: Projeto de reescrita de conto
Conheça o trabalho da professora nota 10 Claudia Tondato, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Jornal O Domingo e a literatura do século XIX
Relato da professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Vídeo: Projeto sobre literatura do século XIX
Conheça o trabalho da professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Vídeo: O computador pode ser um grande aliado na alfabetização de adultos
Emilia Ferreiro fala sobre as vantagens do uso do computador na alfabetização de adultos.

Podcasts sobre Ariano Suassuna: casamento proveitoso
Trabalhar obras de Ariano Suassuna em podcasts é uma boa forma de usar a tecnologia para ensinar vários gêneros orais

Vídeo: Ariano e podcast, o casamento suspeitoso
Conheça o trabalho desenvolvido pelo Educador Nota 10 Jorge Marques, do Rio de Janeiro, sobre oralidade.

Blog: diário (de aprendizagem) na rede
O recurso tecnológico, bastante conhecido entre os internautas, pode servir para acompanhar e divulgar projetos em qualquer disciplina

Planos de aula

Adaptação de conto para peça teatral

Vasculhando a rede

Literatura e podcast


MATEMÁTICA

Reportagens

Ferramentas tecnológicas nas aulas de Matemática
Calculadora e planilhas eletrônicas auxiliam a turma na resolução de problemas

"A única saída é a capacitação"
Professor norte-americano acredita que é necessário encontrar novas maneiras de preparar os docentes para que ajudem os alunos a raciocinar

Informática para ajudar a compreender ângulos
Relato da professora Andréia Betina Legatzky Klitzke, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009

Vídeo: Construindo o conceito de ângulo
Conheça o trabalho da professora Andréia Betina Legatzky Klitzke, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, 2009.

Editor de planilhas para calcular dados sobre consumo médio de água
Relato da professora Daniela Mazoco, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, 2009.

Vídeo: Tecnologia e estatísticas para calcular o consumo médio de água
Conheça o trabalho da professora Daniela Mazoco, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, 2009.

Plano de aula

Gráficos no Excel na aula de Matemática


ENSINO MÉDIO

Planos de aula

Revele por que a foto digital é herdeira das grandes pinturas

Avalie com os estudantes a credibilidade dos sites de busca

2. GESTÃO ESCOLAR

Computadores: janelas para o mundo
Pesquisa faz um diagnóstico da utilização das tecnologias pelas escolas públicas

Tecnologia nas escolas: tem, mas ainda é pouco
Os recursos ainda são insuficientes e não estão a serviço da aprendizagem dos alunos

Planejamento do uso da tecnologia: a chave para o sucesso
A tecnologiadeve ser incluída no projeto pedagógico

Informática: sete passos para o futuro
Ações simples para inserir a equipe e os alunos em uma verdadeira cultura virtual

Tecnologia na aula
Levantamento indica que as escolas públicas de capitais brasileiras têm computadores. O desafio está em usá-los a serviço da aprendizagem

Entrevista com Léa Fagundes sobre a inclusão digital
Pioneira no uso da informática educacional no Brasil, Léa Fagundes cobra políticas públicas para o setor e defende a ajuda mútua entre professores e alunos

Os pais e a escola - Um futuro melhor
Pesquisa revela que famílias de alunos de escolas públicas esperam encontrar professores e diretores eficientes, e computadores para garantir um bom trabalho para os filhos e menos violência

A conexão que faz a diferença. Mesmo
Especialistas alertam: adquirir equipamentos de ponta é muito mais fácil do que efetivamente se apropriar das novas possibilidades de construção do conhecimento

Ajuda real no mundo virtual
Confira algumas páginas na rede que podem dar uma força na hora de usar as tecnologias na sua escola

Crônica da (crônica) informatização escolar
Sempre acanhado, uso do computador no ensino é tido como precário pela própria secretaria paulista de Educação, que promete (de novo) revolução nos próximos anos

3. FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Formação para trabalhar com tecnologia: o grande desafio de quem ensina
Sem uma equipe capacitada, o que se vê são professores que aproveitam a sala de informática para deixar os alunos trabalhando sozinhos e escolas que nem sequer utilizam os laboratórios existentes

Emilia Ferreiro: ''O momento atual é interessante porque põe a escola em crise''
Segundo Emilia Ferreiro, as mudanças tecnológicas e sociais trouxeram maiores exigências ao trabalho de alfabetização

Aprender sempre
A formação continuada não é moda passageira. Reflete o mundo cada vez mais veloz em que vivemos, que se renova a cada instante

O melhor do computador
Só ter equipamentos na escola não basta. Confira aqui o que ajuda no aprendizado e o que serve apenas para agradar aos pais

Como os alunos fazem buscas na internet
Estudo realizado pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina, mostra como os estudantes procuram informações na rede mundial

Liguem a TV: vamos estudar!
Como usar os programas da televisão na sala de aula para introduzir ou aprofundar conteúdos e para discutir valores e comportamento

Entrevista com Rodrigo Baggio, pioneiro da Inclusão Digital no Tercerio Setor
Há sete anos, o especialista em computadores montou a primeira escola de informática numa favela.

Na Dúvida

O que é um vírus de computador?

Como funciona uma lousa digital?

Como funciona o Twitter?

Como funciona a reciclagem de computadores?

Leitores eletrônicos são mais "verdes" do que livros de papel?

O que é inteligência artificial? Onde ela é aplicada?

Em que países a internet não é livre?

http://revistaescola.abril.com.br/tecnologia/

Dia do índio


Todo ano, o Dia do Índio é assunto nas salas de aula e motivo de debates, encontros e manifestações em defesa dos primeiros habitantes do Brasil. Muitas novidades, análises, conquistas e escândalos aparecem mas, ainda assim, boa parte da população desconhece a origem da data. Antes de entrar na discussão e começar a ler os primeiros artigos dos especialistas, que tal recapitular essa história?

Voltemos então a 1940, ano em que foi realizado, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a presença de várias autoridades governamentais dos países das Américas, vários líderes indígenas foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos.

O comportamento era compreensível. Há séculos, eles estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos "homens brancos". No entanto, depois de algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas entenderem a importância daquele momento histórico e resolveram participar. A participação deles aconteceu no dia 19 de abril, que mais tarde foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio. No Brasil, o presidente Getúlio Vargas instituiu a data comemorativa em 1943, por meio do Decreto Lei nº 5.540.

Mais que promover pesquisas, exposições e eventos dedicados à valorização da cultura indígena, a data é uma oportunidade para refletir sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. Não podemos esquecer que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses chegaram, em 1500. Desde essa época, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas - consequência da mineração e da exploração dos recursos naturais, que reduzem as terras de muitos povos.

O antropólogo Roberto DaMatta, que realizou pesquisas etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé, nos idos dos anos 70, lembra que naquela época o horizonte dos índios era bastante pessimista. A maioria dos antropólogos do país alertava para o desaparecimento das tribos indígenas. E elas não desapareceram. O que aconteceu, então, foi uma pressão para demarcar territórios e fazer reservas indígenas, mesmo durante o regime militar - da qual o próprio DaMatta participou.

Graças a esse trabalho, como DaMatta destaca, índios do município de Altamira, no Pará, ainda hoje vivem em condições melhores do que a de muitos brasileiros de pequenas cidades ao redor. Os recursos foram dados pelo Banco Mundial, quando linhas telegráficas e de energia passavam pelo território.

"Nós temos um sistema de reservas indígenas razoável, mesmo com todos os defeitos. Isso deu a essas sociedades um tempo de ajustamento para as mudanças que, inevitavelmente, chegam ao mundo globalizado - do computador, da geladeira e da televisão", analisa DaMatta, lançando luz sobre uma antiga alternativa para aliar desenvolvimento e preservação.

Dia Nacional do Livro Infantil


No dia 18 de Abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, criado pela Lei n.º 10.402, de 08/01/2002. Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato, o mais importante escritor de literatura infantil do Brasil, nasceu em 18/04/1882, em Taubaté, São Paulo, e morreu em 04/07/1948.

A comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, é uma ótima oportunidade para apresentar as histórias de Monteiro Lobato às crianças. Em seus textos infantis, o autor fez mais do que montar o universo do Sítio do Picapau Amarelo. "Ele escrevia da maneira como se fala", define Hilda Merz, ex-diretora do museu da Biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo.

• Livros infantis de Monteiro Lobato: Reinações de Narizinho; Viagem ao Céu e O Saci; Caçadas de Pedrinho e Hans Staden; História do Mundo para Crianças; Memórias da Emília e Peter Pan; Emília no País da Gramática e Aritmética da Emília; Geografia de Dona Benta; Serões de Dona Benta e Histórias das Invenções; D. Quixote para as Crianças; O Poço do Visconde; Histórias de Tia Nastácia; O Picapau Amarelo e a Reforma da Natureza; O Minotauro; A chave do tamanho; Fábulas; Os Doze trabalhos de Hércules (2 volumes).

•Saiba mais sobre o autor e sua obra:
- Sítio do Picapau Amarelo - http://sitio.globo.com
- Site oficial de Monteiro Lobato - http://lobato.globo.com
- Projeto Memória (M. Lobato) - http://www.projetomemoria.art.br
- Biografia - www.editorabrasiliense.com.br/monteirolobato/biografia.html

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Grêmios Estudantis


"Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida".

Herbert de Souza

1-O que é grêmio?

Grêmio é a entidade representativa dos interesses dos estudantes de cada escola. Ele propõe a discussão e implementação de ações tanto no ambiente escolar quanto na comunidade a qual a escola pertence. O grêmio estudantil é uma iniciação dos jovens na gestão participativa da sociedade em que vivem. Um grêmio estudantil verdadeiramente comprometido defende os interesses dos alunos, buscando parceria com todas as pessoas que participam do cotidiano escolar: diretores, coordenadores, professores etc. O grêmio poderá atuar em atividades culturais, esportivas, sociais e políticas e comunitárias.

2-Legislação:

Lei Federal 7.389 de 04/11/1985- Dispõe sobre a organização de entidades representativas de estudantes de 1º e 2º graus.
Lei Federal 8.069 de 13/07/1990- Estatuto da Criança e do Adolescente, Art.53 inciso IV – garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.
Lei Estadual 1.949 de 08/01/1992- Assegura a livre organização dos estudantes.
Resolução S.E. E 1.294 de 25/04/1986 Aprova modelo de estatuto dos grêmios estudantis

3-Grêmio passo-a-passo:

I-Grupo de alunos informa a direção da unidade escolar, divulga proposta entre os alunos e convida outros alunos a formar comissão pró-grêmio. Este grupo elabora proposta de estatuto.
II-A comissão pró-grêmio convoca os alunos para participar da assembléia geral (com a presença de pelo menos 10% dos alunos matriculados na unidade). Tal assembléia irá decidir sobre o nome do grêmio, a Inscrição de chapas, campanha e data de eleição. Nesta assembléia também se aprova o estatuto e define-se a composição da comissão eleitoral (representantes das chapas, de turmas e coordenação da escola).
III-as chapas candidatas apresentam suas propostas para a gestão. É a comissão eleitoral que promove os debates entre as chapas. IV-É realizada a eleição. O escrutínio é feito pelos indicados das chapas, observados por professores coordenadores. V- a comissão pró-grêmio, organiza as atas e envia cópias para a direção escolar e organiza a posse da diretoria. Nos anos subseqüentes o processo recomeça a partir do 3º passo.

4-Modelo de Estatuto

5-Modelos de Atas:

As atas são os registros dos principais pontos decididos em reuniões, eleições e assembléias gerais ordinárias ou extraordinárias. As atas devem ser registradas em livro próprio, com páginas numeradas e termo de abertura e encerramento. Apresentamos alguns modelos de atas para servirem de orientação na organização da documentação do grêmio estudantil.

a) Fundação
b) Eleição
c) Assembléia Geral
d) Reunião de Diretoria

quarta-feira, 14 de abril de 2010

EUA abrem concurso para bolsas destinadas a professores


Com o objetivo de contribuir com a melhoria do ensino e promover um maior conhecimento sobre seu país, o Departamento de Estado dos Estados Unidos oferece a professores de várias partes do mundo a oportunidade de participar do Programa de Líderes Internacionais em Educação, que oferece bolsas para o programa, que tem duração de seis meses.

A bolsa oferece:


• Assistência para o visto de intercâmbio (J-1);

• Orientação pré-partida no Brasil;

• Passagens de ida e volta no Brasil e nos Estados Unidos;

• Orientação de boas-vindas em Washington, DC;

• Custos/taxas para a participação no programa;

• Hospedagem (dormitório universitário compartilhado com outros participantes);

• Seguro-saúde;

• Ajuda de custo para alimentação e outras despesas dentro do programa;

• Um laptop para a realização das atividades acadêmicas;

• US$200 para a compra de livros e outros materiais educacionais;

• Seminário de encerramento em Washington, D.C.;

• US$100 para excesso de bagagem;

• US$80 para custos de bagagem nos aeroportos (vôos domésticos);

• Oportunidade de submeter propostas solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos
educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.

Para concorrer à bolsa, o professor deve:

• Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública (estadual, municipal ou federal) em um dos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

• Estar atualmente trabalhando em sala de aula;

• Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura na matéria que leciona;

• Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;

• Ter, no mínimo, mais 5 anos de trabalho em sala de aula (candidatos próximos da aposentadoria não serão considerados);

• Ter fluência oral e escrita em inglês;

• Ser professor das disciplinas de inglês, estudos sociais, educação cívica, matemática ou ciências;

• Ser cidadão brasileiro.

Documentos necessários:


• Formulário de inscrição preenchido, assinado e carimbado pela escola;

• Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);

• Carta de recomendação da Secretaria de Educação, IF ou Colégio Militar;

• Fotografia colorida recente.

Calendário para os participantes:

• 25 de abril: Recebimento do material completo dos candidatos nos estados;

• 07 de maio: Recebimento no CONSED/ MEC em Brasília do material completo dos candidatos indicados pelas Secretarias Estaduais de Educação, IFs ou Colégios Militares. CONSED/ MEC revisam o material dos candidatos e fazem uma triagem com os candidatos;

• 13-14 de maio: Reunião Embaixada/CONSED/ MEC para avaliação da documentação e definição dos candidatos que farão o exame de proficiência em língua inglesa;

• 14 de maio: Divulgação da lista dos candidatos selecionados para exame de proficiência em língua inglesa;

• 24 de maio: Exame inicial de proficiência em língua inglesa em um dos 21 Centros de Orientação Educacional filiados à Embaixada (a Embaixada determinará dia e local);

• 01 de junho: Divulgação dos candidatos que passaram no exame inicial de proficiência e que seguirão no processo seletivo;

• 09-11 de junho: Entrevistas orais (banca formada por representantes da Embaixada, do CONSED e do MEC);

• 15 de junho: Anúncio dos semifinalistas. Envio do material completo dos candidatos brasileiros para a competição internacional;

• Início de agosto: Comitê de seleção se reúne em Washington para a seleção internacional;

• Meados de agosto: Anúncio oficial dos selecionados para o programa “Líderes Internacionais em Educação";

• Final de agosto: Prazo para confirmação da participação no programa e envio de documentação complementar (formulários enviados pelo IREX e declaração oficial do estado autorizando a licença remunerada para participação no programa nos Estados Unidos);

• Novembro: Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília;

• Dezembro: Recebimento das passagens aéreas e instruções complementares sobre o programa nos Estados Unidos;

• Início de janeiro: Embarque para os Estados Unidos;

• Finais de maio: Retorno para o Brasil.

O prazo de chegada dos documentos é o dia 25 de abril, domingo, por isso, eles devem ser entregues nas escolas até o dia 23 de abril. Mais informações e regulamento em: http://www.consed.org.br/sites/1300/1321/00000678.pdf.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Volta às aulas na Rede Estadual, após temporal



A Secretaria de Estado de Educação informa que a partir de amanhã (8/4), as aulas nas escolas da rede estadual voltarão a sua rotina normal. A medida que determinou o fechamento das unidades foi preventiva e teve como principal objetivo preservar alunos, professores e diretores de possíveis danos ocasionados pela chuva incessante.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Concurso: “PETRÓLEO PARA QUÊ E PARA QUEM? O FUTURO DO BRASIL EM NOSSAS MÃOS”.



No âmbito da SEEDUC/RJ, segue contato para as informações: Profª Milena Sousa e Claudia Alves 21-2333-0712

Regulamento

DOS OBJETIVOS

I - Desenvolver a reflexão nas(os) estudantes sobre a necessidade de construção de um projeto popular para o país a partir da exploração consciente do petróleo, com controle social. Nesse processo, destaca-se a primazia da preocupação ambiental, a necessidade premente de desenvolvimento de uma nova matriz energética baseada em energias limpas e a destinação dos recursos dessa exploração para a resolução dos graves problemas brasileiros de saúde, educação, moradia, reforma agrária, entre outros.

II – Combater a privatização do petróleo e gás, garantindo que todo o processo de pesquisa, exploração e tratamento do petróleo seja de responsabilidade exclusiva do Estado, com uma Petrobrás 100% pública e estatal (atualmente, cerca de 63% das ações da companhia estão nas mãos da iniciativa privada).

III - Defender a nossa soberania, os recursos naturais brasileiros e o controle público sobre as riquezas de nossa pátria.

DO CONCURSO

IV - Tema do concurso: “PETRÓLEO PARA QUÊ E PARA QUEM? O FUTURO DO BRASIL EM NOSSAS MÃOS”.

V - O concurso é composto pelas modalidades TEXTO e IMAGEM.

VI - Poderão participar as instituições de ensino do Estado do Rio de Janeiro, públicas ou privadas, representando estudantes do Ensino Básico (educação infantil, ensino fundamental - 1º ao 9° ano - e ensino médio) nas seguintes categorias:

a) Educação Infantil;

b) 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental;

c) 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;

d) 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;

e) 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;

f) 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

VII - A educação infantil concorrerá apenas na modalidade IMAGEM.

VIII - As demais categorias concorrerão nas modalidades TEXTO e IMAGEM.

IX - As instituições de ensino são responsáveis por proceder a inscrição no concurso. A inscrição da escola habilita as(os) estudantes da mesma a participar do processo de seleção.

X - A autenticidade e a autoria dos trabalhos apresentados é de responsabilidade da escola.

XI – A partir do credenciamento na página eletrônicawww.concursopetrole o.org.br, as(os) professoras( es) receberão o material necessário para desenvolver o trabalho com as(os) alunas(os).

XII - Cada estudante poderá concorrer em apenas uma modalidade.

XIII - Podem concorrer apenas trabalhos individuais e inéditos.

XIV - Os trabalhos inscritos não serão devolvidos e poderão ser utilizados na campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso!”.

XV - Na modalidade TEXTO, os mesmos devem ser manuscritos, com letra legível e possuir até 40 linhas.

XVI - Na modalidade IMAGEM, as mesmas devem ser feitas sobre papel (não serão aceitos trabalhos em três dimensões), com escolha livre da técnica a ser utilizada, exceto fotografia.

XVII – As(os) estudantes devem entregar os trabalhos originais para a comissão ou professor(a) responsável pelo concurso em cada instituição de ensino, que encaminhará os selecionados para a comissão organizadora do concurso.

DA INSCRIÇÃO

XVIII - As inscrições deverão ser feitas pelas instituições de ensino no período de 24/03/2010 à 07/06/2010, através de formulário disponível na página eletrônica www.concursopetrole o.org.br.

XIX - Os trabalhos pré-selecionados pelas instituições de ensino deverão ser entregues pela comissão ou professor(a) responsável pelo concurso, dentro de envelopes e acompanhados da ficha de inscrição, no SINDIPETRO-RJ (Av. Passos, 34, Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20051-010, aos cuidados da Agência Petroleira de Notícias), quando receberão um comprovante de entrega; ou, ainda, enviados pelo Correio (por Sedex ou AR).

XX - As folhas do trabalho não podem estar identificadas, sob pena de desclassificação. A identificação virá apenas na ficha de inscrição.

DA SELEÇÃO PRELIMINAR

XXI - Cada instituição de ensino terá uma comissão ou professor(a) responsável pela realização do concurso, seleção dos trabalhos apresentados e envio dos trabalhos escolhidos à comissão organizadora do concurso.

XXII - A própria escola irá organizar, da forma como considerar mais adequada, a seleção dos três melhores trabalhos por categoria/modalidad e de suas(seus) estudantes, que serão encaminhados posteriormente à comissão organizadora do concurso.

DA SELEÇÃO FINAL

XXIII – A comissão organizadora nomeará comissão julgadora composta por professoras( es), especialistas e integrantes da campanha “O Petróleo Tem que Ser Nosso!”.

XXIV - Os trabalhos serão classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares dentro de cada categoria/modalidad e, num total de 33 (trinta e três) trabalhos premiados.

DA PREMIAÇÃO

XXV - A premiação acontecerá na cidade do Rio de Janeiro no dia 11 de agosto de 2010 (Dia do Estudante).

XXVI - A premiação para cada categoria/modalidad e se dará da seguinte maneira:

a) Os 33 (trinta e três) trabalhos classificados serão publicizados pelo SINDIPETRO-RJ;

b) Para os trabalhos correspondentes ao primeiro lugar de cada categoria/modalidad e, a(o) autor(a) receberá um computador;

c) Para os trabalhos correspondentes ao segundo lugar de cada categoria/modalidad e, a(o) autor(a) receberá um vale-livros no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais);

d) Para os trabalhos correspondentes ao terceiro lugar de cada categoria/modalidad e, a(o) autor(a) receberá um vale-livros no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais);

e) A s escolas das(os) alunas(os) premiadas(os) em 1º lugar receberão troféus e uma coleção de livros.

XXVII – Os vale-livros serão entregues na forma de créditos para que as(os) segundas(os) e terceiras(os) colocadas(os) adquiram os livros que escolherem no valor determinado.

DO CALENDÁRIO

XXVIII - Os trabalhos pré-selecionados nas instituições de ensino deverão ser encaminhados ao SINDIPETRO/RJ, na Av. Passos, 34, Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20051-010, aos cuidados da Agência Petroleira de Notícias, no período de 24/03/2010 a 07/06/2010.

XXIX - Os trabalhos enviados por correio deverão ter data de postagem de, no máximo, 07/06/2010.

XXX – A divulgação do resultado final será feita na página eletrônica do concurso a partir do dia 26 de julho de 2010.

XXXI – No dia 11 de agosto de 2010, haverá uma cerimônia solene de premiação.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

XXXII – A comissão organizadora é composta por: Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (SINDIPETRO- RJ), Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ), Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio) , Grêmios dos Colégios Pedro II, Frente Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET).

XXXIII – As(os) representantes indicadas(os) formalmente pelas entidades integrantes da comissão organizadora não poderão participar do concurso.

XXXIV – Todos os casos omissos serão decididos pela comissão organizadora do concurso.

domingo, 4 de abril de 2010

Feliz Páscoa para todos!



PÁSCOA



Aproveite o dia


Divida o pão


Multiplique a vida!


Porque hoje o dia


Está lindo!


Para renascer de novo.



Fãça uma viagem


Para o seu velho mundo


Traga boas novas


Para um mundo novo!


Porque hoje o dia


Está lindo!


Para nascer de novo.



Poema escrito por: Antônio Ribeiro Feitoza


Animador Cultural - CIEP 172 Nelson Rodrigues