segunda-feira, 26 de abril de 2010

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E DE APERFEIÇOAMENTO

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ, vinculada à SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SECT abrirá inscrições para os cursos de atualização e de aperfeiçoamento do segundo trimestre de 2010, a distância, nas áreas de: Biologia, Educação em Ciências, Educação Especial e Inclusiva, Física, Governança: Gestão, Auditoria e Tecnologia da Informação, Informática Educativa, Letras, Matemática e Química, voltados para profissionais das áreas específicas e afins, assim como para graduados e licenciandos de último ano, de acordo com o número de vagas discriminado a seguir:

ÁREA VAGAS Para informações específicas de cada área, acesse:
Biologia 500 http://www.cederj.edu.br/extensao/biologia
Educação em Ciências 720 http://www.cederj.edu.br/extensao/edciencias
Educação Especial e Inclusiva 200 http://www.cederj.edu.br/extensao/edespecial
Física 400 http://www.cederj.edu.br/extensao/fisica
Governança: Gestão, Auditoria e TI 550 http://www.cederj.edu.br/extensao/governanca
Informática Educativa 1980 http://www.cederj.edu.br/extensao/infoeduc
Letras 200 http://www.cederj.edu.br/extensao/letras
Matemática 800 http://www.cederj.edu.br/extensao/matematica
Química 560 http://www.cederj.edu.br/extensao/quimica

I - DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, através do preenchimento da ficha de inscrição no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br/extensao), no período de 5 de abril a 5 de maio.

Para se inscrever no curso de atualização de professores, o candidato deverá ter domínio de navegação na internet e um e-mail pessoal ativo sem filtro antispam.

No ato da inscrição o candidato deverá escolher o polo cujo endereço lhe seja mais conveniente, dentre aqueles onde estão sendo oferecidos os cursos.

Todas e quaisquer informações e alterações relativas ao processo seletivo de que trata este Edital constarão do site www.cederj.edu.br/extensao.

Os cursos de atualização de professores são voltados para professores das áreas específicas e afins.

Caso o número de candidatos exceda o número de vagas disponíveis na disciplina, será dada prioridade:

  1. aos professores de escolas públicas em exercício no Estado do Rio de Janeiro, considerando as áreas de formação e atuação;
  2. aos profissionais de áreas específicas e afins;
  3. aos graduados na área específica; e
  4. aos licenciandos de último ano.

II - DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

A divulgação do resultado do processo seletivo será em 10 de maio, neste site.

No período de 10 a 23 de maio o candidato deverá confirmar sua participação nas disciplinas para as quais se inscreveu e foi aceito. A confirmação só poderá ser efetuada no site www.cederj.edu.br/extensao.

Não serão aceitas confirmações de participação por outros meios de comunicação.

Caso o número de confirmações seja inferior ao número de vagas oferecidas, a Diretoria de Extensão da Fundação Cicierj fará uma segunda chamada e enviará mensagem para o endereço de e-mail cadastrado durante a inscrição. Não nos responsabilizamos por caixas de correio cheias, nem por mensagens bloqueadas por filtros antispam.

III - DA DOCUMENTAÇÃO

Uma vez aceita a inscrição e após a confirmação de participação neste site (www.cederj.edu.br/extensao), o candidato deverá enviar os documentos relacionados abaixo pelos correios. O prazo para envio será definido pelo coordenador de cada área e comunicado diretamente aos alunos durante o período letivo.

Os candidatos que não enviarem a documentação exigida não terão direito ao certificado do curso.

Estão dispensados do envio de documentos os candidatos que já o fizeram em outra oportunidade.

Documentos:

  • Cópia do CPF;
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do diploma que comprove a conclusão do curso de graduação na área específica do curso ou em áreas afins, ou, no caso de licenciandos, declaração oficial da instituição informando que o aluno está cursando o último ano de Licenciatura;
  • Se estiver em exercício de magistério, comprovante emitido pela escola.

Endereço para envio:

FUNDAÇÃO CECIERJ - EXTENSÃO
Coordenador do Curso de ______________ (designar área)
Rua da Ajuda nº 5 - 15º andar
Centro - CEP 20040-000 - Rio de Janeiro - RJ

Em caso de dúvida, o candidato poderá ligar para: (21) 2334-1597
(21) 2334 1592
(21) 2333-1085

IV - DOS CURSOS

Os cursos de atualização e de aperfeiçoamento estão organizados em disciplinas que serão oferecidas em trimestres. Cada disciplina tem carga horária de 30 horas.

O candidato poderá inscrever-se em no máximo duas disciplinas a cada trimestre. O licenciando do último ano poderá cursar apenas uma disciplina por trimestre e só poderá completar a 4ª disciplina do curso de atualização após a comprovação de sua graduação.

O candidato poderá se inscrever em disciplinas fora de sua área de formação e atuação. No entanto, para certificação no curso de atualização serão necessárias 120 horas na mesma área.

As informações sobre os cursos estão disponíveis nos links específicos de cada área na página eletrônica: www.cederj.edu.br/extensao

V - DA AVALIAÇÃO

Nas disciplinas ocorrerão avaliações a distância (ADs), com datas e prazos previamente determinados.

Será atribuída nota zero a qualquer avaliação não realizada.

Só poderá participar da avaliação final o cursista que tiver realizado a quantidade mínima de avaliações a distância (ADs) exigidas no guia de cada disciplina.

Serão considerados aprovados os cursistas que obtiverem nota final maior ou igual a 6,0 (seis).

VI - DA CERTIFICAÇÃO

Será concedido certificado de atualização na área específica ao cursista que cumprir, com aprovação, carga horária mínima de 120 horas no período de 6 trimestres letivos. O cursista licenciando terá 9 trimestres letivos para concluir o curso de atualização.

Será concedido certificado de aperfeiçoamento na área específica ao cursista que cumprir, com aprovação, carga horária mínima de 180 horas durante no período de 10 trimestres letivos. O cursista licenciando terá 13 trimestres letivos para concluir o curso de aperfeiçoamento.

O tempo para a conclusão do curso de atualização é contado a partir do início do trimestre em que ocorreu a primeira aprovação.

Excepcionalmente, o prazo regular poderá ser estendido por mais um trimestre letivo ao cursista licenciando. Os licenciandos do último ano só poderão completar a 4ª disciplina do curso após a comprovação de sua graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário