terça-feira, 31 de maio de 2011

LANÇAMENTO DE NOTAS - PRORROGADO ATÉ 05/06





Acesso à página de lançamento pode ser feito até o dia 5 de junho!

A Secretaria de Estado de Educação agradece o apoio recebido ao longo do período de Lançamento de Notas. O empenho do professor em atualizar o boletim dos alunos no Conexão Educação é a base fundamental para o sucesso da gestão do ensino no estado. A partir das notas lançadas, a Seeduc poderá analisar, historicamente, o desenvolvimento do aluno. O lançamento de notas é um componente essencial para as ações de correção de rumos ao longo do ano.

O professor que ainda não lançou suas notas terá mais uma oportunidade: entre os dias 30 de maio e 5 de junho.

Isso será fundamental para que tenhamos uma base de dados completa e para que a avaliação da evolução das ações seja feita da forma mais adequada dentro do Planejamento Estratégico da Seeduc. O não lançamento das notas até o dia 05/06 caracterizará o não cumprimento das normas estabelecidas pela Secretaria.

Uma vez mais, gostaríamos de agradecer o comprometimento dos professores que trabalharam com empenho para fazer parte dos mais de 70% que lançaram suas notas até a semana passada.

Para lançar as notas no sistema Conexão Educação, clique aqui.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

RECADASTRAMENTO DOS MINIMODENS ATÉ 15/06

A internet dos computadores dos professores terá mudanças

11/05/2011 - 16:18h - Atualizado em 25/05/2011

Prazo para recadastramento dos minimodens vai até 15 de junho!

A Secretaria de Estado de Educação vai mudar os minimodens dos computadores dos professores da rede estadual para modernizar o acesso à internet! Para facilitar a troca, os diretores devem fazer o cadastro de todos os minimodens e notebooks desses docentes associando cada professor aos aparelhos utilizados por eles. O cadastramento será feito pela extranet até o dia 15 de junho.

Ao fazer o cadastramento, será preciso inserir o número da matrícula e escolher a opção “Entregar Mini-Modem” para cadastrar os professores. Não se esqueça de conferir antes um passo a passo com todo o processo e a lista de perguntas e respostas mais frequentes, no final da página, para tirar suas dúvidas.

Atenção! É necessário que o diretor tenha o aparelho em mãos para fazer a atualização de dados, já que cautelas e tabelas podem conter erros nos números de série necessários para inserção no sistema.

Para iniciar o cadastramento de equipamentos da sua escola, clique aqui!

Perguntas mais frequentes:

Quem deve cadastrar os computadores e minimodens?
Somente os diretores e diretores-adjuntos devem fazer o cadastramento dos notebooks e minimodens, relacionando cada aparelho aos professores responsáveis por eles no sistema disponível na Extranet.

Como será feita a troca dos minimodens?
Neste momento, o importante é realizar o cadastramento dos notebooks/minimodens. De posse dessas informações, a Seeduc irá elaborar a logística de distribuição dos minimodens para realizar a troca. As próximas etapas serão divulgadas com novas instruções quando a etapa de distribuição for iniciada. Todas as escolas serão informadas.

Não estou conseguindo cadastrar os equipamentos da minha escola, o que faço?
Todas as informações sobre como realizar o cadastramento estão listadas passo a passo neste documento. Antes de entrar em contato com a equipe da Seeduc, pelo e-mail minimodem@educacao.rj.gov.br, certifique-se de que a sua dúvida não consta neste manual.

Posso enviar por e-mail a planilha com todos os equipamentos da escola e dos professores?
Não. O cadastramento de notebooks e minimodens e a associação entre eles e os professores responsáveis deve ser feito somente pelo sistema na Extranet.

O que devo fazer se um equipamento (minimodem ou notebook) de um professor tiver sido roubado ou perdido?
Em casos de furtos, é necessário apresentar o Registro de Ocorrência com o número de processo de sindicância. Adaptadores extraviados também devem ser bloqueados. Para isso, basta entrar em contato com o e-mail minimodem@educacao.rj.gov.br.

O que devo fazer no caso de falha ou defeito técnico dos aparelhos?
Neste caso, entre em contato pelo e-mail gafsupti@educacao.rj.gov.br relatando as falhas ou defeitos encontrados e as informações sobre o aparelho e a equipe irá indicar os procedimentos a serem realizados.

Como proceder em relação a notebooks sob guarda da direção?
Em caso de aposentadoria do professor portador do notebook, exoneração ou qualquer outra circunstância em que o notebook do professor de propriedade da Secretaria esteja guardado na escola, é necessário que o aparelho seja encaminhado à Seeduc. Para isso, basta realizar uma solicitação para o recolhimento pelo e-mail: gafsupti@educacao.rj.gov.br. Esses aparelhos não precisam ser cadastrados no sistema, já que serão devolvidos.

Quem deve cadastrar o minimodem e o notebook no caso de o professor ter mudado de escola?
Após o cadastramento, os minimodens serão encaminhados para a escola que realizou o cadastro a fim de realizar a troca, por isso, as escolas devem estar de acordo para que os aparelhos sejam cadastrados somente uma vez, já que o sistema não aceita repetições – preferencialmente na escola onde o docente se encontra atualmente. Os professores deverão retornar à unidade antiga para que o diretor faça o termo de transferência do aparelho, caso seja necessário.

Como os inspetores escolares podem cadastrar seus computadores para que recebam seus minimodens 3G?
Os inspetores escolares devem fazer o cadastro diretamente na sede da Inspeção Escolar na CDIN.

O que acontece em relação aos casos omissos?
Os casos omissos deverão ser resolvidos pelos diretores administrativos das regionais, com aplicação do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Rio de Janeiro, se preciso for, assim como a legislação cabível a cada caso.

Como faço para solicitar acesso ou recuperar uma senha perdida?
Para solicitar nova senha em caso de esquecimento ou novos acessos, clique aqui.

Não é possível ler o número de série do minimodem. Como faço para cadastrá-lo?

Durante o cadastro do aparelho, digite “Ilegível” no campo "Número de Série do Minimodem".

Como a escola pode fazer o cadastramento se estiver sem diretor e diretor adjunto?

As escolas que se encontrarem sem diretor ou diretor adjunto devem procurar suas respectivas Diretorias Regionais Administrativas para realizarem o recadastramento.


Caso você ainda tenha dúvidas que não constem na lista de perguntas mais frequentes nem no passo a passo de cadastramento, envie um e-mail para minimodem@educacao.rj.gov.br!

terça-feira, 24 de maio de 2011

INSCRIÇÃO PARA O ENEM - 23/05 A 10/06

Aluno, fique atento aos prazos e às principais informações sobre a prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou um espaço especial para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de inscrição do Enem. Ao todo são oito passos com dicas e instruções para fazer sua inscrição entre os dias 23 de maio e 10 de junho.

1. Identificação: CPF e nome do candidato;
2. Dados pessoais: número de identidade, endereço e informações sobre atendimento especial;
3. Local: escolha do idioma para prova de língua estrangeira, e local de prova;
4. Situação escolar: se terminou ou não o ensino médio;
5. Escola: se estiver cursando o ensino médio, informações sobre a escola;
6. Questionário socioeconômico: pesquisa sobre o perfil dos participantes;
7. Confirmação: o número de inscrição é gerado e as informações podem ser conferidas;
8. Acompanhamento: com o número de inscrição, o candidato imprime o boleto e confere o andamento.

A aplicação do exame será nos dias 22 e 23 de outubro. O resultado poderá ser usado pelos candidatos para tentar vagas em instituições de ensino superior públicas e particulares além de poder ser usado como certificação de conclusão de Ensino Médio.

Os candidatos devem se inscrever na página do Enem na internet até 23h59 do dia 10 de junho.

Clique aqui e leia atentamente para entender as regras do Enem.



Leia o Edital.

A prova!

O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da natureza e suas tecnologias: Química, Física e Biologia); Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol –, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); Matemática e suas tecnologias.

As provas terão início às 13h. No dia 22 de outubro serão realizadas as provas de “Ciências humanas e suas tecnologias” e de “Ciências da natureza e suas tecnologias”. No dia 23 serão realizadas as provas de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Redação” e “Matemática e suas tecnologias”. As provas terão 5h30 de duração e o candidato só poderá entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.

Os resultados


Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha na página: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

Pré-Vestibular: uma preparação para alunos da rede pública

A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), oferece o curso de Pré-Vestibular para preparar os alunos para a prova. Este ano, as inscrições para o processo seletivo estiveram abertas até o dia 16 de maio.

São 3.600 vagas destinadas exclusivamente a alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular ou 4º ano do Curso Normal na rede estadual de ensino.

O curso será realizado em 43 polos distribuídos em todo o estado.

Veja aqui os polos e o número de vagas para cada localidade.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

LANÇAMENTO DE NOTAS

Com o fim do 1º bimestre do ano letivo de 2011, inicia-se o período de Lançamento de Notas no sistema Conexão Educação. Assim sendo, solicitamos aos professores e diretores que façam a inclusão das notas até o dia 13 de maio de 2011, às 23h59.

Visando facilitar e agilizar o seu trabalho, a SEEDUC está disponibilizando um novo módulo de lançamento de notas e frequência que assemelha-se à filipeta destacável do diário de classe do professor. Esta nova funcionalidade vai possibilitar uma gestão mais eficaz do controle de notas pela escola.

Seguem abaixo algumas observações importantes sobre esse processo.

1. Neste momento, deverão ser lançadas as notas relativas aos seguintes anos e modalidades:

  • Do 6º ao 9º do Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio Regular, Médio Integrado, Educação Profissional e Normal Médio;
  • EJA Presencial.

2. Caberá aos diretores das unidades escolares – e não aos professores – o lançamento de notas nos seguintes casos:

  • Disciplinas com carência de professor;
  • Disciplinas ministradas por professores de convênios com os municípios ou de parcerias.

3. São pré-requisitos para o lançamento de notas:

  • Alocação correta do professor no quadro de horários;
  • Enturmação dos respectivos alunos. Diante das dificuldades reportadas anteriormente, o período de enturmação foi estendido até o dia 13 de maio, impreterivelmente, inclusive para CEJA e Autonomia.

Vale ressaltar que o preenchimento do diário de classe continua sendo obrigatório, assim como a inclusão das notas e frequências no sistema Conexão Educação (Resolução SEEDUC n° 4.455/2010). Com isso, não será mais necessário o preenchimento e a entrega da filipeta destacável à secretaria da escola.

FAÇA O LANÇAMENTO DE NOTAS NO SISTEMA CONEXÃO EDUCAÇÃO.

Clique aqui e confira o MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LANÇAMENTO DE NOTAS para professores.
Clique aqui e confira o MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LANÇAMENTO DE NOTAS para diretores.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (21) 2333-4140.