segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

VOLTA ÀS AULAS COM NOVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO


A Secretaria de Estado de Educação começa, nesta segunda-feira (07/02), com a volta às aulas na rede estadual de ensino, a pôr em prática o novo Programa de Educação do Estado, lançado pelo secretário Wilson Risolia no último dia 07 de janeiro. Atualmente, o Estado conta com 1.466 unidades escolares, 1,2 milhão de alunos, 50 mil professores na sala de aula e um orçamento de R$ 3,5 bilhões.

Todo esse processo, segundo Wilson Risolia, de nada valeria se não houvesse a valorização de dois personagens essenciais para a educação: o professor e o aluno. Com o objetivo de valorizar os servidores da educação, portanto, o Estado poderá investir, anualmente, com o sistema de bonificação, até R$ 240 milhões. Para os funcionários que atuam junto às unidades escolares será implantada uma remuneração variável de acordo com o desempenho, e auxílio qualificação para utilização em bens pedagógico-culturais. Professores e funcionários administrativos das escolas receberão auxílio transporte, uma reivindicação antiga da categoria.

Os professores terão a ajuda necessária para se aprimorarem ainda mais. Está sendo criada a Escola Corporativa Seeduc, onde poderão participar de cursos específicos. Também haverá um consórcio com universidades para a formação continuada do docente.

Outra ação realizada pela Secretaria, em parceria com a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), foi realizar um diagnóstico da infraestrutura das escolas. Foi feito um levantamento com as necessidades estruturais identificadas em todas as unidades escolares. Com o mapeamento, foi possível conhecer as áreas onde existia a necessidade de construção de escolas ou de reformas nas que já existem, avaliando 25 itens.

O Currículo Mínimo é outra novidade no Estado. No primeiro dia de aula, um box com seis disciplinas (Língua Portuguesa/Literatura; Matemática; História; Geografia; Sociologia e Filosofia) estará à disposição da equipe pedagógica das escolas. Equipes disciplinares de professores da rede estadual conduziram a concepção, redação e revisão dos livretos.

Os alunos contarão com apoio pedagógico para auxiliá-los, como aulas de reforço nos contraturnos e orientação vocacional (voltada a estudantes do Ensino Médio). Serão realizadas provas bimestrais para que os professores conheçam a realidade dos jovens e adequem o ensino às suas necessidades.

No mês de janeiro, pensando em suprir a carência de docentes na rede de ensino, a Secretaria de Estado Educação publicou edital do concurso público para o preenchimento de 1.362 vagas no Magistério, sendo 739 para a disciplina de Matemática e outras 623 para Física. A prova objetiva está marcada para o dia 27 de março. Esta semana também será publicado edital para processo seletivo para diretores de escolas e diretores regionais.

No início do ano também foram capacitados 226 gestores escolares que atuarão nas escolas da rede estadual durante o ano de 2011. Estes profissionais serão responsáveis por orientar e acompanhar a implantação do Programa de Educação no Estado. O treinamento, com o tema Gestão Integrada na Escola (GIDE), teve enfoque prático e foi dividido em três dimensões: pedagógica, estratégica, e para resultados com foco na melhoria do ensino. Mais de 300 novos professores convocados também passaram por treinamento antes de seguirem para as salas de aula, fato inédito na educação do Estado.

- Todo o nosso trabalho tem como objetivo promover a melhoria no processo de ensino e aprendizagem do sistema educacional do Estado do Rio de Janeiro. A política de valorização e remuneração dos profissionais da educação visa, primordialmente, à melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino prestado nas Unidades Escolares da Rede Estadual – afirmou Wilson Risolia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário