quinta-feira, 21 de outubro de 2010

FERIADO DE 28/10 TRANSFERIDO PARA 01/11

DECRETO Nº 42.661 DE 19 DE OUTUBRO DE 2010

DISPÕE SOBRE O EXPEDIENTE NAS REPARTIÇÕES

PÚBLICAS ESTADUAIS PARA A COMEMORAÇÃO

DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de

suas atribuições constitucionais e legais,

CONSIDERANDO o disposto no inciso XI do art. 1º da Portaria nº

834, de 06 de novembro de 2009, publicada no DOU de 09.11.2009,

da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e

Gestão, que estabeleceu o dia 01 de novembro de 2010 para as comemorações

alusivas pelo dia do Servidor Público (art. 236 da Lei nº

8.112, de 11 de dezembro de 1990 - ponto facultativo).

DECRETA:

Art. 1º - Fica transferido para o dia 01 de novembro de 2010 (segunda-

feira) a comemoração do DIA DO SERVIDOR PÚBLICO,

ocasião em que não haverá expediente nos órgãos, entidades e fundações

da Administração Estadual.

Parágrafo Único - O expediente será normal, entretanto, sob a responsabilidade

dos respectivos chefes, nas repartições cujas atividades

não possam ser suspensas, em virtude de exigências técnicas

ou por motivo de interesse público, no dia 01 de novembro de 2010

(segunda-feira).

Art. 2º - Em conseqüência do disposto no caput do art. 1º deste Decreto,

o expediente será normal nas repartições públicas estaduais

no dia 28 de outubro de 2010 (quinta-feira).

Art. 3º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação,

revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2010


SÉRGIO CABRAL

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TREINAMENTO CONEXÃO EDUCAÇÃO - 2º DIA




Teoria e prática no segundo dia de treinamento de OTs

Por Mônica Marzano
Fotos Marcia Costa

Nesta terça-feira (05/10), ética e atitude marcaram o segundo dia de capacitação de 80 orientadores tecnológicos do Projeto Conexão Educação, no Flamengo. O grupo assistiu a vídeos e participou de debates sobre esses dois elementos imprescindíveis na realização de um bom trabalho junto às escolas.

A equipe também teve a oportunidade de tirar as dúvidas frequentes no preenchimento dos formulários on-line. Ivana dos Santos Rangel está confiante na implementação do projeto.

- Aqui todos nós temos os mesmos objetivos. Por isso, o treinamento tem sido muito produtivo - disse a orientadora, do Colégio Estadual Félix Miranda, de Campos dos Goytacazes.

Para Ana Regina Santos de Oliveira, do Colégio Estadual Jardim Meriti, de São João de Meriti, essa foi uma oportunidade importante para colocar em prática o passo a passo do Conexão Educação.

- Já conhecia o projeto, mas a capacitação está esclarecendo as dúvidas pendentes e proporcionando o aprimoramento através da troca de informações.

Compartilhando da mesma opinião, Ilza Maria Santos da Nóbrega, do Ciep 111 – Nelson Freitas, de Mesquita, acredita que as experiências de cada colega podem enriquecer o conhecimento.


Monica Badaró, Ana Regina Santos e Ilza Santos

- O Conexão Educação é o início da evolução tecnológica das unidades escolares da rede estadual de ensino. Por isso, é importante conhecer outras realidades.

Já a orientadora Mônica Badaró Ferreira, do Colégio Estadual Poeta Mário Quintana, de Nilópolis, vê na iniciativa uma proposta de transparência.

- Com o treinamento, percebi que o projeto pode facilitar muito a rotina da rede estadual de ensino, porque vai mostrar a realidade de cada escola. É uma porta de entrada para as novas tecnologias.

A coordenação do treinamento ficou a cargo das diretorias de Gestão Pedagógica e de Articulação da Rede, composta por Elaine Costa, Jorge Marcelo R. Coutinho, , Karina Leirião, Bruno Prazeres, Trícia Lima, Antônio de Carvalho, Yolanda Lopes, Miguel Rezende e Antonio Gomes.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TREINAMENTO CONEXÃO EDUCAÇÃO- 1º DIA




Começou hoje treinamento de Orientadores Tecnológicos

Por Mônica Marzano
Fotos: Marcia Costa


O projeto Conexão Educação está ganhando uma equipe aliada de peso. De hoje até quarta-feira (06/10), 80 orientadores tecnológicos (OTs) participam de treinamento intensivo, no Flamengo, sobre os conceitos do programa e as ferramentas para agilizar sua utilização na escola e capacitar os profissionais de suas regiões.

Na abertura do encontro, o diretor de Gestão Pedagógica do Conexão Educação, Antonio Gomes, apresentou o programa de trabalho que será desenvolvido nos próximos dias.

- Vamos desenvolver com os OTs a base de conhecimento do programa, focando principalmente nos procedimentos práticos, como lançamento de notas, pauta eletrônica e todo o passo a passo que deverá ser desenvolvido junto aos professores.

O Conexão Educação é um sistema único e integrado de gerenciamento de informações de todas as escolas estaduais, que tem o objetivo principal de melhorar a gestão e beneficiar não só a escola, o professor e o aluno, como as famílias. Está dividido em quatro subsistemas: Escola, Gestão, Docente On-line e Aluno On-line.

O projeto está alicerçado em cinco eixos: cadastro do aluno; pauta eletrônica e envio de SMS; novo sistema acadêmico; rede sem fio nas escolas e leitor de cartão.


Primeiro dia de treinamento

Na manhã desta quarta-feira, os participantes se dividiram em grupos para trabalhar seis textos: Ensinar com ajuda da tecnologia; Um grande espinho para o professor; Conselho de Classe; Inclusão Digital; O professor e o computador; A tecnologia precisa estar presente na sala de aula.

O grupo 1 recebeu o texto O professor e o computador. A OT Nilce Vânia da Silva Lopes, do Ciep 409 - Alaíde de Figueiredo Santos, representou os colegas e falou sobre os desafios do docente que atua em sala de aula de conciliar os afazeres diários à necessidade de atualização frente às novas tecnologias.

Falando pelo grupo 2, que recebeu o mesmo texto da equipe anterior, Jane Rodrigues, do Ciep 237 - Jornalista Wladimir Herzog, de São Gonçalo, acredita que os orientadores tecnológicos também têm o papel de sensibilizar os educadores.

O grupo 3 trabalhou o texto A tecnologia precisa estar presente na sala de aula. Segundo Marinete Sant’Anna, do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, de São João de Meriti, existem maneiras de se conseguir uma aprendizagem mais dinâmica e participativa.

Confiante na transformação da escola e nas ferramentas educacionais do século XXI, Juarez Cunha Krebs, do CE Dr. Vicente de Moraes, de Nova Friburgo, representou o grupo 4 nos debates sobre o texto Inclusão Digital. O OT é defensor de uma proposta que envolve pais e responsáveis nesse processo e no “upgrade” interno de todos os professores envolvidos.

Os grupos 5 e 6 trataram do tema Um grande espinho para o professor. Judith Paulo, do C.E. Augusto Cesário Diaz André, de São Gonçalo, e Fatima Tenório, do C.E. Leopoldina da Silveira, do Rio de Janeiro (Bangu), representaram suas equipes.

Pelo grupo 7, Guilhermina Borges de Araújo, do C.E. Professora Zelia dos Santos Cortes, de Nova Friburgo, falou sobre as conclusões a respeito do texto Conselho de Classe.

Pelo grupo 8, Vanilda Guimarães falou sobre Ensinar com ajuda da tecnologia. A OT do Ciep 364 - Nelson Ramos, de Mesquita, destacou que o acesso à internet e já se universalizou, seja dentro de casa, ou mesmo por meio das lan houses.

À tarde, os orientadores tecnológicos participarão de atividades práticas em três salas equipadas com computadores de acesso ao Conexão Educação.