quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PROJETO IBGE - VAMOS CONTAR!

CENSO 2010 NAS ESCOLAS

Como parte dos trabalhos do Censo 2010, o projeto Vamos Contar! se destina às escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de todo o Brasil. Elaborado pelo IBGE, com a indispensável colaboração do Ministério da Educação, busca divulgar a importância das informações obtidas pelo Censo como instrumentos para o exercício da cidadania, por meio da distribuição de materiais didáticos, mapas e peças de divulgação.

O projeto contém propostas didáticas e orientações que envolvem conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, em harmonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais para os professores trabalharem com mapas, com informações estatísticas, geográficas e cartográficas e assim seus alunos possam melhor compreender as realidades brasileiras, bem como as diversas utilidades dos resultados do Censo para o país. Todo o material foi elaborado para que as atividades possam ser aplicadas de acordo com as necessidades do professor e com o seu planejamento pedagógico.

MATERIAIS

Para a divulgação e implementação do projeto, as escolas receberão os seguintes itens:

Cartas para os diretores e os membros do Conselho Escola-Comunidade;
Mapa político do Brasil e do Estado onde a escola se encontra;
DVDs explicativos sobre o projeto.

Além disso, serão enviados (por turma):

Cartas explicativas para os professores;
Carta-resposta com ficha de avaliação para ser preenchida pelos professores;
Guias para o professor com sugestões de atividades (um guia do 1o ao 5o ano, um do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental e um para o Ensino Médio)
Mapas para serem usados em sala de aula:
Para as turmas do Ensino Fundamental: Mapas temáticos do Brasil com População Total, Densidade Demográfica e Terras Indígenas
Para as turmas do Ensino Médio: Mapas do Brasil, do Estado e dos arredores da capital

OBJETIVOS

O Projeto Vamos Contar: Censo 2010 nas Escolas! foi elaborado para ampliar a interação entre o IBGE e as escolas brasileiras. Assim sendo, os objetivos da realização deste trabalho são:

*favorecer o entendimento da relação existente entre a realidade local e o contexto nacional;
*contribuir para o entendimento dos dados obtidos com a realização do censo como instrumento para o exercício da cidadania;
*promover o estudo da linguagem estatística e da cartográfica, desde o início da escolaridade;
*compreender a responsabilidade de cada um de nós como fornecedor e usuário das informações do censo;
*estudar aspectos das formações social, econômica, cultural e territorial da população brasileira;
*contribuir para a formação de atitudes de respeito às diferenças socioculturais.

PROJETO MPB NAS ESCOLAS

O projeto “Música Popular Brasileira nas Escolas” é acalentado pelo Instituto Cultural Cravo Albin desde a sua fundação. Seu principal objetivo é estimular o gosto das crianças brasileiras pela história da MPB, seus grandes vultos, seus principais ritmos e suas origens.

Com esta iniciativa o ICCA pretende, além de estimular o processo educativo por meio da música como mais uma alternativa para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e como uma ação sócio-educativa, inserir as definições históricas da MPB no projeto pedagógico das escolas, colaborando com a diminuição da violência e com o aflorar da sensibilidade e do interesse pelas raízes da nossa cultura popular.

Para isso o projeto visa motivar a criança e o jovem aproximando-o da sua realidade diária através desse saber, impregnado de significados. Será esse o caminho metodológico, no qual o aluno se reconhece como partícipe da construção de um conhecimento diferenciado e experimenta o sentimento de dignidade pessoal e social.

A Música Popular como tema transversal
Acreditamos que Música Popular Brasileira deve ser introduzida nos currículos escolares como tema transversal, pois permite o tratamento integrado de diversos conteúdos, assegurando uma coerência entre o que é conhecido, o que é vivenciado pelos alunos e o que é apresentado na escola nos vários campos do saber.

Certamente os alunos são ligados a uma história da canção popular, a um gênero de música, a um intérprete, a um ritmo. A partir daí, tudo é possível. Motivados, a partir da sua própria vivência musical, serão levados a conhecer as fontes da MPB e a criar, a construir, a entender melhor as suas escolhas e o porquê das suas preferências, a valorizarem o que está próximo e a ter uma visão crítica das influências de outras culturas veiculadas pela mídia.

É importante incentivar o aluno a participar das manifestações folclóricas, com suas músicas, coreografias e danças, entendendo sua importância na preservação de valores e tradições e possibilitando que este identifique posteriormente, compositores e intérpretes da nossa música em suas próprias comunidades, conversando com estas pessoas e reconhecendo suas contribuições como fonte de pesquisa.

Em 2010 a MPB chega nas escolas do Estado do Rio de Janeiro.


O ICCA está preparando e entregará à Secretaria de Estado de Educação kits contendo material didático a ser distribuído entre as escolas da rede estadual e se propõe a fornecer orientação aos professores para que esse conteúdo seja explorado da melhor maneira possível nas salas de aula de todo o Estado.

O Kit MPB nas escolas

Pastas didáticas, contendo um CD com gravações históricas e cartazes que remetem aos seguintes segmentos estrategicamente estudados pelo ICCA como o melhor maneira, do ponto de vista didático, de transmitir a história da mpb e sua importância na formação cultural do Brasil:


Cronologia da MPB;
A sedução do choro;
O samba dos bambas;
A diversidade do regional;
Os 50 anos da bossa nova;
Febre dos festivais: debate sobre MPB.


Seis livretos ilustrados contendo o desenvolvimento das informações históricas (abordados nos seis cartazes/posters acima) em linguagem adaptada aos jovens, bem como os principais verbetes individualizados, de cada um desses “segmentos estratégicos” da história da MPB. Cada livreto terá em torno de 50 a 60 páginas.
Seis DVDs – curtas metragens com cerca de 15 a 20 minutos cada um – material contendo histórico de cada um dos nossos seis “segmentos estratégicos” acima expostos. Cada DVD será estruturado em forma de aula prática, com interferência direta de especialistas notórios na matéria.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

OJE - OLIMPÍADAS DOS JOGOS EDUCACIONAIS


Conhecimento e diversão caminhando lado a lado. As escolas da rede estadual vão participar de uma competição virtual, que tem o objetivo de aprimorar os processos de ensino-aprendizagem na escola, levando o universo dos jogos digitais para as salas de aula e laboratórios. A largada aconteceu no Centro Interescolar Miécimo da Silva, em Campo Grande.

Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) pretende mobilizar cerca de 1 milhão de estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio até o final do ano. As inscrições podem ser feitas no site: www.conexaoaluno.rj.gov.br/oje.

Através da OJE, alunos e professores formam equipes, de quatro a seis integrantes, para competir em jogos online que fazem uso das mecânicas clássicas dos tradicionais jogos de computador, mas com temas desenvolvidos a partir de conhecimentos escolares.

No Imuno, por exemplo, um dos mini-jogos do projeto, o estudante pilota uma nave dentro do corpo humano onde ele precisa combater agentes nocivos ao organismo, como vírus e bactérias. Dentro dessa perspectiva de diversão, vários assuntos são trabalhados, como meio ambiente, raciocínio lógico, vocabulário, história e outros.

O jogo principal é uma grande aventura por seis países representativos dos cinco continentes. Durante a competição, os conteúdos curriculares do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) aparecem sob a forma de enigmas ou desafios que dão pontos às equipes que os resolverem de forma correta.

Ao final da competição, as equipes mais bem colocadas participarão de semi-finais presenciais na sua região. O encerramento está marcado para o dia 15 de dezembro, com a participação de alunos e professores que obtiveram os melhores resultados nos jogos e enigmas.

A OJE acontece em parceria com o Porto Digital, ONG pernambucana especializada em inovação e tecnologia. A primeira OJE aconteceu em 2008 em Pernambuco. Em 2009, o Rio de Janeiro desenvolveu uma experiência piloto com cerca de 2 mil estudantes. Agora, a Olimpíada pretende atingir toda a rede pública estadual.

Para mais informações, os alunos devem escrever para o e-mail oje@educacao.rj.gov.br.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

LANÇAMENTO DE NOTAS DO 2º BIMESTRE - PRORROGADO ATÉ O DIA 20/08


O Conexão Educação já é uma realidade em todas as escolas da rede estadual e o lançamento de notas deve ser uma atividade de rotina para todos os docentes. Com as informações disponíveis no sistema, você e os outros professores de sua escola poderão identificar com mais facilidade os alunos que estão com dificuldades nos estudos, conferir o desempenho geral da turma em todas as disciplinas e comparar a média de notas dos estudantes.

É fundamental verificar com os professores de sua escola se todos inseriram esses dados no sistema. Esta é uma tarefa recorrente, pois o Conexão Educação já é uma realidade em todas as escolas do estado.

ATENÇÃO: O prazo para o lançamento de notas termina dia 20 de agosto.

Mais informações:

PORTARIA SEEDUC / SUBEX Nº 78


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de Agosto - Dia do Estudante



PARABÉNS PELO DIA DO ESTUDANTE!

Hoje, dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Estudante. É na escola que, muitas vezes, encontramos os melhores amigos, os professores mais queridos, a orientação certa, o conhecimento que levamos para toda a vida.

Como secretária, conheço e sei do esforço de vocês para aprender, tirar boas notas, ter o reconhecimento dos professores, de seus pais e responsáveis. Aproveitem tudo que a escola pode dar a vocês. É preciso ter responsabilidade e comprometimento. Seguindo algumas regras, concluir mais esse período de estudos será fácil. E vai aqui uma dica: aproveitem os bons momentos da vida estudantil. Essa é uma fase inesquecível!

Comemorem o seu dia e contem sempre conosco para tornar o seu aprendizado uma tarefa mais atraente, mais proveitosa e imprescindível para o futuro de todos vocês.

Um abraço,

Tereza Porto
Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro