terça-feira, 27 de julho de 2010

VIAGENS PELO RIO DE JANEIRO


Por Carolina Nunes

A tão esperada temporada de férias escolares finalmente chegou e o momento é perfeito para aproveitar os recursos naturais e os atrativos de cada cidade do Estado do Rio de Janeiro. Pensando nisso, o Conexão Professor selecionou alguns municípios e mapeou os seus pontos turísticos para incrementar o seu merecido descanso. Não são apenas os grandes centros que dispõem de atividades interessantes para esta época do ano. Fique esperto!

CAMBUCI

A cidade de Cambuci foi fundada em 1891 e tem cerca de 15 mil habitantes. Está localizada na região Noroeste Fluminense e é conhecida como “Cidade Simpatia” devido à vocação para o turismo. Possui balneários e cachoeiras que atraem turistas de várias cidades. Segundo o diretor Obede de Souza Peres, do C.E. Oscar Batista, o Parque Aquático de Cambuci é uma ótima pedida, principalmente no verão. Localizado a 3 km do centro da cidade, o parque é formado por uma bela paisagem natural e uma área de 1.774 metros quadrados, que abriga bares, lago, toboágua, pedalinhos, caiaques e duas cachoeiras, com formação de piscinas naturais com água corrente.

MAGÉ

Estrada de Ferro Mauá
A cidade de Magé foi fundada em 1789, tem aproximadamente 200 mil habitantes e está localizada na região metropolitana do Rio. A diretora-adjunta do Ciep 128 Magepe Mirim, Verusca Barreto, recomenda como ponto turístico a Estrada de Ferro Mauá. Os alunos da sua escola já fizeram visitas ao local, que guarda a história do município.

A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis”, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil, inaugurada em 30 de abril de 1854. Seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, foi construído pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.

RESENDE

Distrito de Visconde de Mauá
Resende foi fundada em 1801, tem cerca de 100 mil habitantes e está localizada no sul do estado. Segundo a diretora do C.E. Olavo Bilac, Ana Maria Rodrigues Santos, a cidade é permeada por história e cultura. Ela recomenda para visitação o distrito de Visconde de Mauá, onde é possível conhecer cachoeiras e se admirar com a beleza natural de seus vales. Além disso, também sugere uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras, onde é possível passear pelo bosque, conhecer a ampla biblioteca e o maior teatro da América Latina.

VOLTA REDONDA

Volta Redonda foi emancipada de Barra Mansa em 1954, tem aproximadamente 240 mil habitantes e está situada na região Sul Fluminense. É também conhecida como a "Cidade do Aço". A diretora Lúcia Helena Avelino Morais, do Ciep 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, recomenda visitas à Fazenda Santa Cecília do Ingá, onde costuma levar seus alunos. Normalmente os passeios são vinculados a alguma disciplina específica, já que os estudantes conhecem o bosque e aprendem questões vinculadas ao meio ambiente. A fazenda é a maior área verde da cidade, com 211 hectares. Desde novembro de 2005, o local foi transformado num Parque Natural Municipal, aberto à visitação pública. Fica a cerca de dez quilômetros do Centro de Volta Redonda, no bairro de Santa Cruz. No local, são produzidas cinco mil mudas de árvores por mês, que recompõem áreas degradadas do município.

ITAOCARA

A cidade de Itaocara foi fundada em 1890, tem aproximadamente 24 mil habitantes e está localizada na região Noroeste do estado. De acordo com a professora orientadora do C.E. Laurindo Pita, Vanúbia Soares Lessa Figueira, um bom lugar para visitas é a Praça da Matemática. Esse monumento é constituído por duas pirâmides hexagonais entrelaçadas. Nas faces superiores, estão gravados os principais símbolos e sinais matemáticos. As pirâmides estão cercadas simbolicamente por três figuras geométricas: uma esfera, um cone e um cilindro. Foram gravadas várias figuras que lembram capítulos importantes, conceitos ou teorias famosas, como o postulado de Euclides, o Teorema de Pitágoras, os quadrados mágicos e o Binômio de Newton. Nas faces, gravadas em bronze, podemos ver pensamentos que exaltam a matemática e nomes de celebridades.

Confira abaixo outros pontos turísticos do nosso Estado:

CASIMIRO DE ABREU

Prainha: é propícia a banhos tanto no lado fluvial, como no marítimo, onde o mar é mais encrespado. Suas águas são mornas e transparentes. Destaca-se o belo encontro do Rio São João com o oceano.
Poço do Pai João: com duas principais quedas de três e cinco metros, suas águas são frias, límpidas e transparentes, com várias piscinas naturais. Oferece também diversas trilhas ecológicas, passando por cachoeiras pouco exploradas.

Rio Macaé: está localizado a 4 km de Casimiro de Abreu e possui águas claras, transparentes, com temperatura amena e grande número de quedas d‘água e corredeiras. A vegetação densa e abundante predomina junto às margens.

CARMO

Praça Getúlio Vargas: localizada no centro da cidade, a Praça Getúlio Vargas tem o formato da bandeira do Brasil.

Cachoeira da Fazenda São Lourenço: localizada nas terras da Fazenda São Lourenço, que abrangem os municípios de Cantagalo e Carmo, é formada pelas águas do Rio dos Quilombos, que faz divisa entre os dois municípios. Possui altura total de 7,5 metros, com três pequenos saltos de 2,5 metros cada.

Serra da Prata: é um dos pontos mais altos da região, de onde é possível avistar Minas Gerais, o Rio Paraíba do Sul e algumas cidades. Artefatos indígenas já foram encontrados no local.

MARICÁ

Praia oceânica de Itaipuaçu
Pedra do Elefante (falso Pão de Açúcar): localizada em Itaipuaçu, a 15 km do centro de Inoã, tem forma de um elefante deitado com a tromba entrando no mar. Tem 412 metros de altura e sua base é coberta pela mata tropical.

Capela de São José do Imbassaí: está voltada para o canal de São Bento, de onde é possível avistar a Lagoa e a Restinga de Maricá, além das pedras de Inoã e a de Macacos. Foi construída em 1675, em torno da qual foi formado o primeiro povoado de Maricá. Possui arquitetura de valor histórico e ambiental de estilo jesuítico.

Praias oceânicas: Itaipuaçu, Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé.

VASSOURAS

Reserva Biológica do Tinguá: criada em 1989, tem 26 mil hectares e 150 km, abrange os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Miguel Pereira e Vassouras.

Cachoeira da Fazenda do Ribeirão: As águas do Ribeirão da Floresta precipitam-se de uma altura de 35 metros, formando uma piscina natural onde há diversas formações rochosas. Possui águas de coloração amarelada e temperatura amena.

Museu da Chácara da Hera: é uma construção de 1820 e somente em 1965 foi transformada em museu. As paredes externas são cobertas de hera e em seu acervo destacam-se óleos sobre tela, mobiliário nacional e francês, mapas, gravuras em metal, poemas ilustrados, vestuário do século XIX, espelhos de cristal, louças, biblioteca com cerca de três mil periódicos e mil livros versando sobre a época do Império e outras peças datadas do século XIX.

AREAL

Igreja de São Silvestre: construída no local da antiga capela que pertencia ao cemitério da Fazenda São Silvestre, repete o estilo singelo das construções coloniais.

Usinas da CERJ: a usina de Piabanha está localizada no município de Três Rios. Juntamente com as usinas Areal e Fagundes, formam o complexo de Alberto Torres. É um local tranquilo, perfeito para caminhadas. As ruas são arborizadas, culminando na estação de trem no centro da vila.


COMENDADOR LEVY GASPARIAN

Igreja de Nossa Senhora de Mont Serrat: o atual templo de Nossa Senhora de Mont Serrat é uma construção dos primeiros anos da segunda metade do século XIX, com linhas arquitetônicas de inspiração neo-gótica. Sua inauguração aconteceu em meados de 1869 e abriga a imagem da padroeira em estilo barroco.

Museu Rodoviário: foi construído em 1860 e tem uma estrutura de madeira e alvenaria, tijolos maciços e telhado em folhas de metal de cor clara. O prédio é tombado como patrimônio histórico nacional e seu acervo está disposto tanto no interior do prédio quanto em sua parte externa. As peças do museu contam a história das rodovias brasileiras.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DIA DO AMIGO


Poema do amigo aprendiz


Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias....

Fernando Pessoa

quarta-feira, 14 de julho de 2010

RESULTADO DA GINCANA

EQUIPE CAMPEÃ : COREIA DO NORTE

domingo, 11 de julho de 2010

ENEM 2010 - INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 16/07/2010


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que se encerrariam nesta sexta-feira (09), foram prorrogadas até as 23h59 do próximo dia 16. A extensão do prazo atende pedido dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela, em razão das chuvas nos dois estados. Representantes do Ministério da Educação percorrem as regiões atingidas para estudar a melhor de forma de reconstruir as escolas destruídas. As provas do Enem estão marcadas para os dias 6 e 7 de novembro.

Ao se inscrever, além de informar os dados cadastrais, o participante do exame responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet. Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas. Também não precisarão pagar a taxa aqueles que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores e declararem carência. A mesma declaração deve ser apresentada por alunos de escolas particulares que reivindicarem a isenção.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos - o candidato deve fazer a opção no momento da inscrição.

Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.

Ao fazer a inscrição, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade - não poderá usar o do pai ou da mãe. O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CONCURSO DE REDAÇÃO - PROJETO CAMÉLIA DA LIBERDADE


O tema não poderia ser mais fascinante: "João Cândido, o marinheiro da Liberdade - 100 anos da Revolta da Chibata". Quem não se lembra da eterna letra e música dos compositores João Bosco e Aldir Blanc, denominada o "Mestre Sala dos Mares"?

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) promove o concurso “Camélia da Liberdade” há cinco anos no estado do Rio de Janeiro e já está na sua terceira edição para o estado de São Paulo. Voltado para implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que propõe uma revisão de conceitos e valores éticos, sociais, culturais, históricos e de responsabilidade social tanto de professores, quanto de alunos e gestores na área. É direcionado aos alunos do Ensino Médio nas redes públicas e privadas e núcleos pré-vestibulares comunitários no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, nos âmbitos municipal, estadual e federal.


Os professores do ensino médio terão mais do que tempo hábil para prepararem as melhores redações com seus alunos: o envio das redações poderão ser feitos entre os dias 20 de março e 31 de agosto de 2010. Porém, as escolas devem correr para se inscrever, pois, conforme o edital, apenas as 250 primeiras escolas inscritas serão aceitas. No próprio portal há um espaço para inscrição:

As premiações são excelentes: um laptop para o professor orientador da redação premiada, 10 computadores para a escola premiada, e por aí vai. O Concurso é organizado pelo CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas. O CEAP distribuirá kits de apoio para trabalhos do professor na escola durante os seminários. Mas este material pode também ser baixado no próprio site (ou clique aqui direto). No próprio portal do CEAP há um material riquíssimo de consulta também. Também o edital se encontra disponível para download no portal http://www.portalceap.org/ ou informações pelo tel: (21) 2232-7077

ESTADO CONCEDE MELHORIAS SALARIAIS PARA SERVIDORES


O governador Sérgio Cabral sancionou os projetos de lei que garantem melhorias salariais para 343 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas que irão vigorar a partir de julho de 2010. As leis foram publicadas no Diário Oficial de 30 de junho. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, os aumentos vão abranger 45 órgãos, sendo 19 da Administração Direta, 19 da Administração Indireta e sete empresas do Estado. Ao todo, as medidas representarão despesa adicional de aproximadamente R$ 500 milhões em 2010 e de R$ 1,3 bilhão em 2011.

As categorias da área de Segurança receberão aumento de 10% em seus soldos ou vencimentos base em julho. Estão nesse grupo policiais civis e militares, bombeiros, inspetores de Segurança e Administração Penitenciária, servidores do Degase e da Fundação Santa Cabrini, totalizando 120.287 servidores.

Além dos 10% de julho, os policiais militares, bombeiros, inspetores de Segurança e Administração Penitenciária e policiais civis (exceto os delegados) receberão mais 54,84% de janeiro de 2011 a dezembro de 2014, acumulando um reajuste de 70,32% entre julho de 2010 e dezembro de 2014. Serão beneficiados 118.105 servidores ativos, aposentados e pensionistas, sendo 67.768 policiais militares, 22.570 bombeiros militares, 22.189 policiais civis e 5.578 inspetores de Segurança e Administração Penitenciária.

Os 1.022 delegados ativos e inativos receberão, além dos 10% de aumento em julho, mais 70,32%, parcelados em 24 meses a partir de agosto de 2010. Com isso, eles terão um aumento acumulado de 87,34% ao fim de dois anos.

Na Secretaria de Educação, professores e pessoal de apoio receberão antecipadamente a parcela deste ano da gratificação Nova Escola, beneficiando 159.834 pessoas. Esse grupo passará a receber as próximas parcelas sempre em julho, e não mais em outubro, como estava previsto.

Além disso, mais 22.867 servidores ganharão reajuste de 22% dividido em 12 meses. Estão nesse grupo os ativos, aposentados e pensionistas de 13 órgãos: Inea, Detran, DRM, Fiperj, IEEA, DER, Proderj, pessoal de apoio da Uerj, da Uenf e da PGE, Faperj, Cecierj e Ceperj. Os 7.610 servidores ativos, aposentados e pensionistas da Faetec, FIA e Fundação Leão XIII receberão reajuste de 5%, integralizado já no mês de julho de 2010.

Outra lei criou o Quadro Especial Complementar da Administração Direta do Estado, a partir de um conjunto de cargos criados por várias leis e que estão distribuídos em 13 órgãos. São 7.363 servidores ativos e aposentados, cujos vencimentos base, hoje de R$ 151 para os níveis elementar, fundamental e médio, e de R$ 160 a R$ 200 para o nível superior, serão corrigidos em 24 meses. Com isso, a remuneração média atual dos profissionais de nível superior, atualmente de R$ 1.718,79, passará a ser de R$ 5.982,38, após a implantação do plano.

Para várias das carreiras beneficiadas está sendo criado o Adicional de Qualificação de R$ 210 para quem tem pós-graduação, R$ 420 para mestres e R$ 840 para quem possui doutorado. Para o pessoal de nível médio, o adicional será de R$ 125 para quem apresentar diploma de curso superior. Também serão criadas gratificações de remuneração variável para os servidores, a ser concedida a partir de metas objetivas de desempenho institucional.

Os planos de cargos da Suderj e do Detro estão sendo ajustados, beneficiando 482 servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas. No Ipem está sendo proposto um ajuste nos níveis iniciais da tabela de vencimento básico para os cargos de nível superior.

Na Secretaria de Saúde, foi criado o Programa de Capacitação para Aperfeiçoamento (PCA) dos servidores ativos civis e em efetivo exercício lotados na Secretaria de Saúde e Defesa Civil. O decreto vai beneficiar 16.864 funcionários ativos. Aqueles que participarem do processo receberão o pagamento mensal da Gratificação Temporária por Participação em Programa de Capacitação (GTPPC), que varia de acordo com a formação de cada um.

Foram criadas as carreiras de Agentes de Controle Interno e de Analista de Controle Interno, na estrutura da Secretaria de Fazenda, a partir dos atuais cargos de Contador, Técnico de Contabilidade e Técnico de Controle Interno, que obtiveram importante incremento em suas remunerações. Com isso, foram beneficiados 432 servidores.

O pessoal de apoio fazendário passou a ter direito à remuneração extra semestral, recebendo a Prestação Pecuniária Eventual (PPE), além de auxílio-moradia quando lotados e em exercício de atividades nas barreiras fiscais. Ao todo, são 2.910 servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Com todas essas medidas, o secretário Sérgio Ruy Barbosa diz que o governo do Estado está melhorando as remunerações de 73% do seu pessoal, atendendo pleitos de diversas categorias que durante anos ficaram à margem de qualquer melhoria remuneratória. Além disso, com os adicionais de qualificação e as gratificações de remuneração variável, o Estado aponta para um novo modelo de gestão de pessoal onde a progressão na carreira se dará, cada vez mais, em função da dedicação e dos méritos do servidor.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

5º JOGO - BRASIL X HOLANDA (ADEUS AO HEXA)

A saída da seleção brasileira do estádio Nelson Mandela Bay após a eliminação na Copa foi marcada por lágrimas e uma superproteção ao volante Felipe Melo. Quase todo o time deixou junto o vestiário para diminuir o tempo de entrevista na zona mista. A maioria dos jogadores foi embora chorando e mostrando grande abatimento. Vilão da derrota por 2 a 1 para a Holanda, Felipe Melo foi tão ou mais requisitado que as principais estrelas e recebeu atenção especial por parte da CBF.
O camisa 5 deu a assistência para o gol brasileiro, mas na etapa final fez um gol contra e foi expulso. Já prevendo a tempestade de perguntas sobre o jogador, o diretor de comunicação da seleção, Rodrigo Paiva, fez questão de acompanhar Felipe Melo durante todo o percurso da zona mista.

O jogador não fugiu das perguntas. Com a cara fechada, parou para falar em diferentes pontos e atendeu todos os jornalistas. O tom foi de total desolamento. “Estamos destruídos. A gente fracassou, pois queríamos ser campeões mundiais e estávamos unidos para isso. Agora não quero mais saber de Copa do Mundo”, resumiu o camisa 5.

O grupo demorou uma hora para deixar o vestiário. A exceção foi Julio Cesar. Cerca de 15 minutos antes dos demais e chorando, o goleiro foi o primeiro a passar pela zona mista e encarou o batalhão de jornalistas sozinho.

“A derrota é muito complicada, principalmente numa Copa do Mundo e depois de três anos e meio aqui, batalhando. O torcedor estava apoiando, se divertindo com a seleção. Nós estávamos confiantes. Essa saída nas quartas foi um baque para nós e para a torcida”, disse o goleiro, que diversas vezes interrompeu suas respostas para conter o choro.

O camisa 1 teve que se explicar sobre a falha no primeiro gol da Holanda. Ele saiu mal do gol e Felipe Melo fez o gol contra. “Foi uma bola morta, mas não me entendi com o Felipe Melo. Na hora não entendemos nada o que tinha acontecido”, lamentou. “É um gol que vai me machucar muito ainda.”

Assim que Julio Cesar passou, a Fifa decidiu aumentar a segurança da zona mista. Colocou homens do lado de dentro do percurso para evitar problemas sobre os jogadores, como a queda das placas que os separam dos jornalistas. “Estou aqui para proteger os jogadores”, disse um segurança, mostrando estar assustado com a quantidade de profissionais à espera.

Armado o esquema especial, os 22 jogadores restantes saíram praticamente juntos. Júlio Baptista ainda estava aos prantos. O experiente Gilberto Silva também mostrava as lágrimas recém-derramadas. Todos tinham os olhos vermelhos.

Lúcio, Juan, Gilberto Silva, Daniel Alves e Felipe Melo foram os que falaram por mais tempo. Kaká, como sempre, também atraiu muitos microfones. O empurra-empurra foi grande para conseguir alguma declaração do meia do Real Madrid, que falou pouco e saiu rapidamente. Com Robinho foi a mesma coisa. Os demais logo cumpriram todo o percurso em direção ao ônibus. Todos cabisbaixos. “Temos que assumir nossa responsabilidade e pedir desculpas à torcida”, completou Felipe Melo.