quarta-feira, 24 de junho de 2009

Novo Processo Seletivo para Cursos de Pós-Graduação à Distância




ATENÇÃO!

Novo Processo Seletivo para Cursos de Pós-Graduação a Distância

Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

e

Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância

Inscrição pelo site: http://www.lante.uff.br

Período de inscrições: 15 de junho a 12 de julho

Previsão para início dos cursos: 29/08/09

terça-feira, 23 de junho de 2009

Instalação da TV Escola no Laboratório de Informática Educativa


No dia 22 de junho, a TV Escola foi instalada no LIED

A TV Escola é um canal do Ministério da Educação, sobre educação e para a educação. No ar 24 horas por dia, o canal exibe os melhores documentários e séries nacionais e internacionais.
Para professores é uma ferramenta de formação continuada, pois, além dos vídeos, exibe comentários e dicas pedagógicas. Para os alunos, uma fonte de conhecimento e aprendizagem sobre História, Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e todas as outras áreas curriculares da Educação Básica.
Em 2009, a TV Escola receberá novos investimentos do Governo Federal, através do Ministério da Educação, entre os mais importantes, estão a disponibilização da programação na internet e a distribuição de novos kit’s da TV Escola e também investirá na formação continuada para que as escolas possam se apropriar destes recursos e desenvolver projetos pedagógicos que propiciem melhoras no processo de ensino.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ATO DA SECRETÁRIA - TEREZA PORTO

RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 4297 DE 09 DE JUNHO DE 2009
ALTERA O ARTIGO 2º DA RESOLUÇÃO
SEEDUC Nº 4.198, DE 16 DE JANEIRO DE
2009, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atri-
buições legais, e tendo em vista o que consta no processo nº
E-03/5.683/2009,
RESOLVE:
Art. 1º- O art. 2º da Resolução SEEDUC nº 4.198, de 16 de janeiro
de 2009, passa a vigorar com seguinte texto:
“Art. 2º- Fazem jus à entrega de um equipamento do tipo no-
tebook os seguintes servidores:
I- Professores Docentes I e Docentes II da Secretaria de Estado
de Educação que tenham sido regentes de turma no ano letivo
de 2007 e que tenham permanecido no exercício dessas funções
no corrente ano letivo;
II- Professores Docentes I oriundos dos concursos dos anos de
2004 e 2007, regentes de turma no ano de 2008;
III- Professores Docentes I e Docentes II que atuam nos Núcleos
de Tecnologia Educacional, Pólos de Tecnologia Educacional ou
nos Laboratórios de Informática Educativa das Unidades Escola-
res como Coordenadores, Multiplicadores, Dinamizadores, Técni-
cos e Orientadores Tecnológicos;
IV- Diretores de unidades escolares desta Secretaria de Estado;
V- Coordenadores Regionais no exercício do cargo a partir de
2008.
PARÁGRAFO ÚNICO - Cada servidor será beneficiado pela en-
trega de um único computador mesmo que possua duas matrí-
culas”.
Art. 2º- Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 09 de junho de 2009
TEREZA PORTO
Secretária de Estado de Educação

terça-feira, 9 de junho de 2009

10/06 - Dia da Língua Portuguesa



A data escolhida para comemorar o Dia da Língua Portuguesa é uma homenagem ao mais conhecido escritor português e um dos grandes nomes da poesia universal: Luiz Vaz de Camões. Morto no dia 10 de junho de 1580 e considerado por muitos como o pai da Língua Portuguesa, Camões é autor de Os Lusíadas, obra épica que narra as aventuras e a bravura do povo português durante o período das grandes navegações. Além de ser conhecido como o Dia da Língua Portuguesa, o dia 10 de junho também foi escolhido para ser o Dia de Portugal.

A língua portuguesa é hoje uma das línguas mais faladas no mundo e abrange uma população de mais de 250 milhões de pessoas – 80% deste total estão no Brasil. Como patrimônio comum e instrumento de cooperação, o português sempre permitiu comungar valores e estreitar os laços de amizade entre os povos das nações que falam a língua. Cada um dos países, distribuídos por quatro continentes, com suas peculiaridades, sua história e cultura e com sua formação social, transformou e enriqueceu a língua portuguesa sem que ela perdesse a sua identidade.

O português é o idioma oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Outra curiosidade é que a nossa língua é a quinta mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás apenas do inglês e do espanhol.

Fontes: Museu da Língua Portuguesa e Unesco

segunda-feira, 8 de junho de 2009

11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens acontece de 10 a 21 de junho



O livro é o protagonista do 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento, que acontece de 10 a 21 de junho, aposta na formação de leitores a partir da prática da leitura literária, a mesma que consolida a base humanista de profissionais de qualquer área.

O Salão FNLIJ, desde a sua terceira edição, vem garantindo que cada criança e adolescente tenha o direito a levar para casa um livro de acordo com o seu interesse, estendendo assim, a leitura de literatura para além do período do evento e estimulando a criação da biblioteca pessoal. Para a 11ª edição foram comprados, pela FNLIJ, cerca de 35 mil exemplares para a distribuição gratuita.

As atividades do dia 10 de junho são exclusivas e gratuitas a todo educador, basta que se inscreva, via e-mail: visitacaoescolar@fnlij.org.br, informando se participará do turno da manhã ou da tarde, até o dia 5 de junho. O primeiro dia será dedicado exclusivamente aos professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada. Nesse dia, os professores participam de visitas orientadas por um especialista ou professor da FNLIJ para conhecer as 70 editoras que expõem no FNLIJ, as novidades do mercado editorial, a estrutura do evento, além de participar de um bate-papo com um escritor de Literatura Infantil e Juvenil. A visita terá a duração de cerca duas horas, tendo início, pela manhã, às 9 horas, e à tarde, às 13 horas.

As inscrições podem ser realizadas entre 10 a 21 de junho e as vagas são limitadas. Os professores deverão chegar meia hora antes, quando serão divididos em grupos de 30 para realizarem as atividades propostas. Após as atividades orientadas, os educadores podem percorrer livremente os espaços do Salão (de 11h às 12h30 e de 15h às 16h30).

PROGRAMAÇÃO DIA 10 - QUARTA-FEIRA – Auditório

9h - Conversa com a autora Anna Claudia Ramos
10h15 - Conversa com a autora Luciana Savaget
13h - Conversa com o autor Rogério Andrade Barbosa
14h15 - Conversa com o autor Luiz Antonio Aguiar

A Secretaria Estadual de Educação adquiriu 5.000 ingressos para alunos que participarão da visitação escolar. Para a visitação dos alunos será necessário que a Unidade Escolar envie os nomes completos dos mesmos para efetuar a inscrição através do e-mail fnlij-visitacao@educacao.rj.gov.br.

França é o país homenageado

Já há alguns anos o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens presta uma homenagem a um diferente país. Os países já homenageados foram: França, em 2001; Cuba, em 2002; Alemanha, em 2006; Suécia, em 2007 e Itália, em 2008.

Em 2009, a maratona literária entra na agenda das comemorações do Ano da França no Brasil, com a Caravana de Escritores Franceses no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que traz a participação de cinco autores e ilustradores franceses, todos já editados no Brasil, especialistas em Literatura Infantil e Juvenil para participar do 11º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, além de exposições de ilustrações francesas no estande do país homenageado. Entre os nomes confirmados estão: Dorothée de Monfreid, Gilles Eduar, Nathalie Beaux, Olivier Douzou, Timothée de Fombelle e Vicent Cuvellier.

Serviço

Endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, RJ – Tel: (21) 2233-7460/ 2253-8177 – Zona Portuária
Para saber como chegar, clique aqui.

Quando: De 10* a 21 de junho de 2009
* O dia 10 de junho somente para professores, mediante inscrição prévia na FNLIJ
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 20h

Ingresso: R$ 3 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Preserve o Meio Ambiente!


Muda da árvore Ipê-Amarelo doada pelo divulgador André Dias, do Grupo Abril Educação e que foi plantada no CIEP 172- Nelson Rodrigues, no dia 05 de junho pelos alunos do turno da manhã, para conscientização e preservação do Meio Ambiente.

2ª Edição - Jornal do LIED 172 - Maio / 2009

Governo do RJ proíbe uso de MP3, MP4 e máquinas fotográficas em sala de aula

Governo do RJ proíbe uso de MP3, MP4 e máquinas fotográficas em sala de aula
O uso de aparelhos de mp3, mp4, walkmans, game boys, agendas eletrônicas e máquinas fotográficas está proibido nas salas de aula, bibliotecas e outros espaços de estudo das escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro. O impedimento é estabelecido pela Lei 5.453/09, cuja sanção pelo governador Sérgio Cabral foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta quarta-feira. A norma, originada de projeto de lei do deputado Marcelo Simão (PHS), modifica a lei em vigor que proíbe o uso de celulares, tornando a regra mais abrangente.

- Esta alteração na lei aumenta seu alcance e eficácia, já que sabemos que os celulares não são os únicos responsáveis, hoje em dia, por distrair os alunos e atrapalhar as aulas. Agora ficará mais fácil garantir a atenção em sala de aula - aposta Simão.

A norma, que estabelece que a proibição seja dirigida também aos professores, ressalva situações em que haja a autorização do estabelecimento de ensino para fins pedagógicos.

Fonte: O Globo

segunda-feira, 1 de junho de 2009



O NOVO ENEM

Exigir dos vestibulandos mais análise e raciocínio, combinando, em uma única prova, as virtudes do vestibular clássico – como a abrangência de conteúdos – com o modelo de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que privilegia a análise. Foi com este objetivo que, no final do último mês de março, o Ministério da Educação (MEC) apresentou à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a proposta de substituir os vestibulares por uma avaliação única, a partir de uma reestruturação do Enem.

Da apresentação da proposta pra cá, MEC e reitores de universidades federais tiveram encontros e algumas alterações foram feitas na proposta inicial. Originalmente, o Ministério da Educação previa duas formas de participação das universidades no modelo seletivo unificado em substituição aos atuais vestibulares. Agora, cada uma das 55 universidades federais terá mais opções de escolha.

São quatro as possibilidades: o Enem como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas ociosas, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.

As instituições poderão mudar a forma de adesão ao novo Enem de um ano para o outro ou usar o modelo de maneira variada por curso. Ou seja, a mesma universidade poderá usar o Enem como fase única para a oferta de vagas de ingresso à maioria dos cursos e como primeira fase para cursos que exijam provas de aptidão.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), informou que as inscrições para o Enem estão previstas para começar em 15 de junho. O prazo deve se estender até 17 de julho.

A taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos de escolas públicas e de baixa renda são isentos do pagamento. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro, com a divulgação do resultado das provas de múltipla escolha acontecendo em 4 de dezembro e a divulgação do resultado final no dia 8 de janeiro de 2010.

Os estudantes que quiserem se candidatar às vagas de uma das instituições participantes devem necessariamente participar do exame que será composto por uma redação e 200 questões de múltipla escolha – antes eram apenas 63 questões. Os testes serão de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas. Este ano não haverá provas de língua estrangeira.

1ª Edição do Jornal - Abril / 2009

Espero que gostem!