segunda-feira, 8 de junho de 2009

11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens acontece de 10 a 21 de junho



O livro é o protagonista do 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento, que acontece de 10 a 21 de junho, aposta na formação de leitores a partir da prática da leitura literária, a mesma que consolida a base humanista de profissionais de qualquer área.

O Salão FNLIJ, desde a sua terceira edição, vem garantindo que cada criança e adolescente tenha o direito a levar para casa um livro de acordo com o seu interesse, estendendo assim, a leitura de literatura para além do período do evento e estimulando a criação da biblioteca pessoal. Para a 11ª edição foram comprados, pela FNLIJ, cerca de 35 mil exemplares para a distribuição gratuita.

As atividades do dia 10 de junho são exclusivas e gratuitas a todo educador, basta que se inscreva, via e-mail: visitacaoescolar@fnlij.org.br, informando se participará do turno da manhã ou da tarde, até o dia 5 de junho. O primeiro dia será dedicado exclusivamente aos professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada. Nesse dia, os professores participam de visitas orientadas por um especialista ou professor da FNLIJ para conhecer as 70 editoras que expõem no FNLIJ, as novidades do mercado editorial, a estrutura do evento, além de participar de um bate-papo com um escritor de Literatura Infantil e Juvenil. A visita terá a duração de cerca duas horas, tendo início, pela manhã, às 9 horas, e à tarde, às 13 horas.

As inscrições podem ser realizadas entre 10 a 21 de junho e as vagas são limitadas. Os professores deverão chegar meia hora antes, quando serão divididos em grupos de 30 para realizarem as atividades propostas. Após as atividades orientadas, os educadores podem percorrer livremente os espaços do Salão (de 11h às 12h30 e de 15h às 16h30).

PROGRAMAÇÃO DIA 10 - QUARTA-FEIRA – Auditório

9h - Conversa com a autora Anna Claudia Ramos
10h15 - Conversa com a autora Luciana Savaget
13h - Conversa com o autor Rogério Andrade Barbosa
14h15 - Conversa com o autor Luiz Antonio Aguiar

A Secretaria Estadual de Educação adquiriu 5.000 ingressos para alunos que participarão da visitação escolar. Para a visitação dos alunos será necessário que a Unidade Escolar envie os nomes completos dos mesmos para efetuar a inscrição através do e-mail fnlij-visitacao@educacao.rj.gov.br.

França é o país homenageado

Já há alguns anos o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens presta uma homenagem a um diferente país. Os países já homenageados foram: França, em 2001; Cuba, em 2002; Alemanha, em 2006; Suécia, em 2007 e Itália, em 2008.

Em 2009, a maratona literária entra na agenda das comemorações do Ano da França no Brasil, com a Caravana de Escritores Franceses no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que traz a participação de cinco autores e ilustradores franceses, todos já editados no Brasil, especialistas em Literatura Infantil e Juvenil para participar do 11º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, além de exposições de ilustrações francesas no estande do país homenageado. Entre os nomes confirmados estão: Dorothée de Monfreid, Gilles Eduar, Nathalie Beaux, Olivier Douzou, Timothée de Fombelle e Vicent Cuvellier.

Serviço

Endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, RJ – Tel: (21) 2233-7460/ 2253-8177 – Zona Portuária
Para saber como chegar, clique aqui.

Quando: De 10* a 21 de junho de 2009
* O dia 10 de junho somente para professores, mediante inscrição prévia na FNLIJ
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 20h

Ingresso: R$ 3 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário