quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Gripe A: Governo do estado adia volta às aulas para o dia 17 de agosto


O Governo do estado anunciou nesta quarta-feira (05/08) a decisão de adiar por mais uma semana o retorno às aulas nas 1.436 escolas vinculadas à Secretaria de Educação e nas 106 unidades da Faetec – estas, sob administração da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O início das aulas passará do dia 10 para o dia 17 de agosto. Na próxima quarta-feira (12/08), uma nova reunião entre o governador Sérgio Cabral e os secretários de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, de Educação, Tereza Porto, e de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, vai determinar se o recesso será estendido por mais algum período. As autoridades entendem que é necessária toda a cautela para evitar a proliferação do vírus H1N1.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva com a presença de Sérgio Côrtes, Tereza Porto e Alexandre Cardoso, no Palácio Guanabara. Antes, os secretários estiveram com o governador Sérgio Cabral, quando bateram o martelo sobre a nova data. Segundo Côrtes, foi apresentada a Cabral uma análise da epidemia de gripe A nos últimos sete dias. Apesar de não evidenciar nenhuma alteração do vírus, a avaliação aponta uma evolução da doença entre gestantes.

- Neste momento, ainda não é prudente o retorno às aulas. A aglomeração não é adequada, principalmente para crianças e gestantes. O vírus tem comportamento completamente diferente com mulheres grávidas. Precisamos ter prudência, cautela. Daqui a uma semana vamos nos reunir de novo. Por que uma semana? O prazo dá tempo para os pais se organizarem nos cuidados com os filhos – explicou Côrtes, lembrando outro fator determinante: 80% das profissionais da Educação são mulheres.

Tereza Porto destacou que mais uma vez será recomendado às secretarias municipais de Educação e ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Rio de Janeiro que adiem o retorno às aulas. Segundo Alexandre Cardoso, a UERJ já anunciou que vai adotar o prazo estabelecido pelo estado. As demais universidades públicas receberão uma nota, ainda nesta quarta-feira, alertando sobre a decisão do Governo. Os secretários frisaram que apesar da recomendação, cabe às instituições particulares – tanto de ensino básico quanto de ensino superior – decidirem se adiam ou não a volta às aulas.

- Adiar as aulas é uma recomendação que o governo faz, mas cada instituição particular tem poder de decisão. Elas são autônomas – explicou Tereza Porto.

Segundo a secretária, já há um calendário de reposição de aulas para a rede estadual de ensino. Pelo cronograma, o fim do ano letivo será no dia 22 de dezembro, com aulas em oito sábados. No caso das aulas serem adiadas novamente, o cronograma será revisto.

- Optamos pelos sábados para que não fosse necessário modificar as férias dos professores, que, por lei, têm o recesso em janeiro – ressaltou a secretária.

Côrtes defendeu que o adiamento das aulas seja entendido pela população.

- Conseguimos repor aulas, o que não conseguimos é repor vidas – avaliou. A rede de escolas estaduais tem 1,5 milhão de alunos e, a Faetec, 120 mil.

Retirado do site: http://www.educacao.rj.gov.br/
Em: 05/08/2009

Um comentário: