quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROVAS DO SAERJ 2012



Alunos com melhor desempenho serão premiados com computadores portáteis

De hoje (27/11) até a próxima quinta-feira (29/11), os alunos da rede estadual começaram a realizar as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2012. O objetivo principal da avaliação é fazer um diagnóstico do ensino no estado.

Os testes serão aplicados para o 5º ano do Ensino Fundamental (27/11), 9º ano do Ensino Fundamental (28/11), 3ª série do Ensino Médio e 4º ano do Curso Normal (29/11). O mesmo período atenderá aos estudantes das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aos concluintes do Programa Autonomia.


É por meio dos resultados do Saerj que a Secretaria de Estado de Educação identifica as deficiências de cada escola, para que possa atuar visando elevar o nível e a qualidade do ensino oferecido pela rede.

O exame, que avalia os alunos nas disciplinas de Português e Matemática, analisa as habilidades que os alunos desenvolveram a partir dos conhecimentos adquiridos em todo o período escolar. As provas de Língua Portuguesa possuem foco em leitura, e as de Matemática buscam testar os alunos na resolução de problemas.

A previsão é de que o resultado do Saerj esteja disponível no primeiro bimestre letivo de 2013.


Resolução institui premiação para alunos da rede que participarem do Saerj


A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (27/11), a Resolução Seeduc nº 4839, que institui a premiação de alunos da rede estadual que participarem das provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2012.

De acordo com a publicação, os dez mil alunos que obtiverem o melhor desempenho receberão, como premiação, computadores portáteis. A relação dos contemplados ficará disponível no site da Seeduc.

Os alunos que fazem cursos em duas escolas diferentes só poderão receber a premiação por uma das unidades, valendo aquela na qual obtiver a maior pontuação. O mesmo critério será adotado para os estudantes que fazem dois cursos na mesma unidade. Esses concorrerão por um dos cursos, valendo aquele de maior pontuação.

O estudante que não comparecer à cerimônia de entrega terá um prazo de 90 dias para comparecer à Diretoria Regional Pedagógica, responsável por sua unidade escolar, para recebimento do equipamento. Quem não comparecer dentro do prazo estipulado perderá o direito de receber o prêmio.

De acordo com a superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, Vânia Machado, a premiação tem como objetivo incentivar a participação dos estudantes no Saerj.

- Para chegarmos a conclusões mais exatas, é importante que o maior número possível de alunos participem das provas. Além de receber a premiação, que reconhece os esforços dos mais dedicados, ao fazer a avaliação, os estudantes cumprem seu papel como cidadãos, contribuindo para a melhoria da educação estadual – afirmou Vânia Machado.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1344633

Nenhum comentário:

Postar um comentário