Professores já podem se inscrever. A previsão é de que as aulas aconteçam no 2º semestre
Atenta às discussões sobre a Educação no Campo, a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), retomaram o programa Projovem Campo Saberes da Terra, que será executado nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense, Médio Paraíba e no município de Nova Iguaçu.
O objetivo é garantir que as comunidades do campo no estado do Rio de Janeiro tenham acesso à escolaridade. O programa está em fase de ajustes das turmas no sistema do FNDE. As comunidades participantes deverão procurar a sede das Diretorias Regionais mencionadas para confirmar sua matrícula.
Docentes de todas as disciplinas – exceto Educação Física – poderão se inscrever. Os principais pré-requisitos para o professor participar são: ser servidor efetivo da rede pública estadual de ensino; ter Licenciatura Plena; ter disponibilidade de atuar no campo (áreas rurais); ter disponibilidade de participar da formação oferecida.
Os inscritos para atuar no programa serão capacitados em curso de formação e receberão certificado emitido pela Uenf. Para confirmar o cadastro e obter mais informações, os interessados deverão enviar e-mail para jovenseadultos@educacao.rj.gov.br.
Os estudantes atendidos pelo programa também são beneficiados. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com idade entre 18 e 29 anos, terão qualificação profissional e social, desenvolvendo habilidades para diversas áreas do conhecimento e, principalmente, com profissionalização e construção de cidadania e políticas públicas no campo.
As discussões sobre o tema estão se intensificando. Em março, as equipes da Seeduc-RJ participaram do lançamento do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que visa fortalecer as ações de políticas públicas para estados e municípios do país.
Clique aqui e conheça a iniciativa do Ciep 268 - Luis Carlos de Lacerda, em Campos dos Goytacazes.
Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=932910
Nenhum comentário:
Postar um comentário