terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SECRETARIA APRESENTA RESULTADOS DO SAERJ 2011

Dados revelam avanços em relação à avaliação realizada em 2009




O Secretário de Educação Wilson Risolia


28/02/12

Crédito das fotos: Marcia Costa e Cris Torres - Seeduc/RJ

Nesta segunda-feira (27/02), o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, apresentou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj 2011), avaliação diagnóstica que monitora a qualidade do ensino na rede pública do estado. Os dados revelam que o desempenho dos alunos da rede melhorou em relação ao exame realizado em 2009.

O Saerj, que avalia anualmente os alunos nas disciplinas de Português e Matemática, foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro de 2011 pelos alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 3º e do 4º anos do Ensino Normal e das fases equivalentes do Programa Autonomia.

É através dos resultados do exame que a Seeduc identifica as deficiências de cada escola para que possa atuar com o objetivo de elevar o nível e a qualidade do ensino que é oferecido pela rede.

Durante a apresentação dos resultados, o secretário destacou os principais avanços obtidos em relação ao exame realizado em 2009.

- O desempenho dos alunos da rede melhorou muito. Uma das razões para isso foram as aulas de reforço, que atenderam a 180 mil estudantes em 2011 – afirmou Risolia.

De acordo com o último exame, verificou-se ainda que:

- No Ensino Regular, a taxa de participação aumentou em 5 pontos percentuais em relação ao Saerj 2010, ultrapassando os 70%;

- No EJA, a taxa de participação alcançou 97%;

- No Ensino Regular diurno, houve melhora em todos os níveis em Língua Portuguesa, com destaques para o 9º ano e para a 3ª série do Ensino Médio. Enquanto no 9º ano os alunos aprenderam quase 60% a mais, na 3ª série eles aprenderam quase 80% a mais;

- Em Matemática, o aprendizado dos alunos da 3ª série do Ensino Regular diurno dobrou, enquanto o dos alunos do 9º ano se manteve estável;

- No Ensino Regular noturno, os alunos do 9º ano e da 3ª série aprenderam cerca de 80% a mais do conteúdo de Língua Portuguesa;

- Já em Matemática, os alunos do 9º ano do Ensino Regular noturno aprenderam quase 50% a mais, enquanto os da 3ª série aprenderam quase 60% a mais;

- O desempenho dos alunos do Ensino Regular diurno é aproximadamente 10% melhor que dos alunos do Ensino Regular noturno, embora os dois turnos tenham evoluído em relação ao Saerj 2009;

- A desigualdade entre as escolas da rede foi reduzida em 20% no Ensino Fundamental e em 25% no Ensino Médio.

Em relação à redução da desigualdade entre as escolas, Risolia considerou que se trata de um grande avanço para um ano de trabalho.

- A Secretaria está bastante otimista em relação a esses dados. A redução da desigualdade da rede é um motivo para comemorarmos – disse o secretário.


Curso prepara IGTs para resultados do Saerj

Cerca de 250 Integrantes do Grupo de Trabalho (IGTs), da Secretaria de Estado de Educação, participaram, nesta segunda-feira, do Curso de Apropriação de Resultado Saerj. O objetivo do treinamento é oferecer formação continuada aos gestores e técnicos educacionais da rede, sobre a interpretação e compreensão dos resultados da avaliação do ensino no Estado.

O curso, realizado na Uerj, é semipresencial e terá duração de 80 horas, sendo 40h presencias e 40h no módulo a distância. A ação é uma parceria entre a Seeduc e a o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF).

Risolia participou da abertura do encontro e ressaltou que o empenho dos servidores foi fundamental para a melhora nos índices da educação no Estado.

O subsecretário de Gestão Antônio Neto


- Os resultados do Saerj, em 2011, foram surpreendentes. Valeu a pena todo o esforço. Sem o trabalho de vocês, seria impossível alcançar os novos resultados. É muito importante saber que estamos conseguindo diminuir a desigualdade de ensino dentro da nossa rede - declarou o secretário.

Além dos IGTs, também receberão o treinamento os coordenadores pedagógicos e de avaliação. As aulas abordarão os seguintes temas: avaliação em larga escala, matriz de referência/escala de proficiência, métodos estatísticos e fatores associados ao desempenho.

O subsecretário de Gestão do Ensino, Antônio Neto, destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas desde o ano passado na rede estadual de ensino.

- Tivemos mudanças importantes em apenas um ano, e vocês fazem parte disso. A dúvida para muitos, no entanto, é sobre como utilizar os resultados das avaliações para criar ações que melhorem os índices da educação. Por isso, esse treinamento é muito importante. Vocês irão aprender a interpretar esses dados, levando as informações relevantes para o desenvolvimento de suas comunidades escolares – concluiu o subsecretário Antônio Neto.

A servidora Elissandra Gomes da Silva Ornellas, que atua na regional das Baixadas Litorâneas, considera importante o treinamento para a melhoria nos índices escolares.

- É importante passarmos por esse treinamento para sabermos como utilizar os índices apresentados na melhora da aprendizagem dos alunos. O projeto da Seeduc é muito bom e vamos continuar trabalhando para dar continuidade às ações, que já estão mostrando resultados positivos - completou a servidora.

2 comentários:

  1. Sabe me informar quando será anunciado a lista dos ganhadores saerj 2011. meu email: Ayrtondecastro@hotmail.com

    ResponderExcluir