quarta-feira, 31 de março de 2010

Curso para os professores do Ensino Médio


Como explicar o holocausto para adolescentes? Voltado principalmente para os professores do Ensino Médio, o Programa de Estudos Judaicos da UERJ criou o programa “Educando para a Cidadania e a Democracia – Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar na sala de aula”. A jornada pretende facilitar a criação de uma metodologia que supra a deficiência dos materiais didáticos, ajudando o professor a abordar o tema com seus alunos.

Os temas abordados serão:

* “O Entre-guerras Europeu e a Ascensão do Nazismo”
* “Nazismo: Política de Massas, Ideologia e Propaganda”
* “O Antissemitismo e o Processo Concentracionário”
* “Fascismo e Neofascismo: algumas considerações históricas acerca do seu ressurgimento”
* “A Formação do Pensamento Antissemita através de imagens: do III Reich ao Irã”
* “Tributo aos Justos entre as Nações: quem são?”
* “Depoimento de uma Sobrevivente do Holocausto”

A jornada será realizada no dia 29 de maio, das 8h às 17h, na Capela Ecumênica da UERJ. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 9 de abril. Para se inscrever, baixe o formulário clicando aqui, preencha e envie para rferreira@educacao.rj.gov.br.

Serviço:

* Educando para a Cidadania e a Democracia – Intolerância e Holocausto: como estudar e ensinar na sala de aula
* Data: 29/05/2010
* Horário: 8h às 17h
* Local: Capela Ecumênica – UERJ
* Inscrições: até 16/04
* Informações: Reinaldo de Oliveira Ferreira
* Tel: (21) 2333-0752
* E-mail: rferreira@educacao.rj.gov.br

sexta-feira, 26 de março de 2010

Direito e Tecnologia

Nova lei para crimes de Informática


Em breve a informática no Brasil deixará de ser “Terra de ninguém”, crimes comuns como pedofilia, phishing (roubo de senhas), invasões de rede e criação de vírus serão punidos (pelo menos no papel). Vou pegar alguns pontos dessa nova lei e “trocar em miúdos” para facilitar o entendimento de todos, principalmente dos colegas juristas que têm pouca intimidade com a informática. Minha fonte de inspiração foi a edição de Julho da revista Computer World.

Como qualquer lei o ponto principal é a tipificação dos crimes, nesse caso os de informática, afinal de contas, como todos sabemos: “Não há crime sem lei anterior que o defina”. Portanto são tipificados os crimes de invasão de sistemas e redes, criação e propagação de vírus, acesso e divulgação indevida de dados, pedofilia e phishing.

Vou usar aqui um parágrafo para explicar o que é phishing, pois creio que os outros crimes são de mais fácil entendimento e conhecimento de todos, se você já sabe o que é phishing, pode fica à vontade para pular esse parágrafo. Phishing é um termo inglês formado pela união das palavras Password (senha) e Fishing (pesca), portanto é o ato de “pescar senhas”, para isso geralmente são usados sites ou emails com links falsos, tipo uma tela falsa de banco onde você põe a senha, ou quando pede aqueles números da tabela várias vezes (onde o normal é pedir apenas uma vez), enfim provavelmente todos vocês já viram ou ouviram falar de alguém que passou por isso.

Continuando, o projeto propõe ainda que os provedores de internet sejam obrigados a guardar os dados de acesso por pelo menos 3 anos. Isso mesmo, para quem ainda não sabe, os provedores sabem tudo o que você acessa via internet, e isso agora vai ficar guardado, lógico que será usado apenas para fins de investigação, mas como sempre, depende sempre da ética do profissional que lida com ela. Como se diz: “Uma faca tanto salva como mata”. A tecnologia em si não é boa nem ruim, depende do uso que se faz da mesma.

Vamos “debulhar” alguns pontos principais desse projeto para facilitar o entendimento dos colegas:


Acesso não autorizado:


Na teoria: Acesso NÃO AUTORIZADO de redes de computadores, dispositivos de comunicação ou sistemas informatizados, protegidos por EXPRESSA RESTRIÇÃO DE ACESSO.

Na prática: pune quem, por exemplo, acessa em seu notebook uma rede sem fio do vizinho, vê as mensagens de um celular, lê emais ou documentos alheios e outras coisas mais, porém é preciso dar a devida atenção à expressão “protegidas por expressa restrição de acesso”, ou seja você tem que por uma senha ou um aviso ostensivo para poder posteriormente processar quem leu sua mensagem no celular ou entrou na sua rede sem fio. Sim, amigos, isso já é uma brecha na lei ;-) .

Pena: de um a três anos de reclusão e multa.


Transferência não autorizada:


Na teoria: Obter ou transferir dados sem a autorização do titular da rede, dispositivo ou sistema, protegidos por expressa restrição de acesso.

Na prática: Você é funcionário da empresa, pode usar os arquivos para seu trabalho, mas não tem a permissão para transferir esses dados para outra rede (sua casa ou vazar informações para os concorrentes, por exemplo). Você pode usar, mas não pode transferir ou distribuir. Comparando a grosso modo, seria como apropriação indébita, onde o bem já está em seu poder, mas não é seu.

Pena: de um a três anos de reclusão e multa.


Divulgação ou uso indevido dos dados pessoais:


Na teoria: Muito parecida com a anterior, só que mais abrangente, pois a expressão “uso indevido” é bem subjetiva.

Na prática: Para não repetirmos o exemplo do funcionário vamos usar agora o de uma assistência técnica, onde os arquivos do computador que foi ao conserto são de uso pessoal e estão em seu poder, mas você não pode fazer uso deles, ou divulgá-los por qualquer meio, mesmo que seja pegar uma simples foto e por no Orkut, por exemplo.

Pena: de um a dois anos de reclusão e multa.


Inserção ou difusão de código malicioso:


Na teoria: essa já se restringe às pessoas com conhecimento técnico, que por exemplo pode ao usar um determinado computador, deixar um script que capture dados de quem venha a utilizá-lo.

Na prática: Na minha experiência diária já vi isso acontecer em lan houses, onde o meliante usa o computador, deixa um script instalado capturando dados e depois volta para a “colheita” dos dados de todas as pessoas que usaram aquele micro nesse intervalo de tempo, fácil fácil se consegue senhas de email, Orkut, MSN e em casos extremos de banco (sim já vi uma pessoa usar banco em uma lan house, quase tive um treco). Pode ser o caso também de pichação de sites.

Pena: reclusão de um a três anos e multa.


Inserção ou difusão de código malicioso seguido de dano:


Na teoria: agrava a pena do item anterior se do crime resultar destruição, inutilização, deteriorização, alteração, dificultação do funcionamento, ou funcionamento desautorizado pelo legitimo titular do dispositivo de comunicação, rede de computadores ou sistema informatizado.

Na prática: o vírus inserido no sistema culminou da necessidade de uma formatação dos dados sem chance de backup, no caso de alguma máquina robótica (robôs) a alteração do software fez o hardware agir de forma errada e se quebrar. No caso de um computador de bordo de um carro fez o freio falhar, no caso de um celular fez com que o mesmo parasse de funcionar e o proprietário precisa dele para trabalhar e ficou sem atender os clientes.

Pena: reclusão de dois a quatro anos e multa.


Estelionato eletrônico:


Na teoria: pune quem difunde, por qualquer meio, código malicioso com intuito de facilitar ou permitir acesso indevido à redes de computadores, dispositivos de comunicação e sistemas informatizados.

Na prática: Lembra dos livros que ensinam invasão de sistemas, citado no artigo “O crime digital compensa”??, bingo!!!

Pena: a mesma que já existe para estelionato.

Pedofilia:

Na teoria: Passa a punir também quem guarda e recepta material com pornografia infantil.

Na prática: Atualmente é punido apenas quem distribui o material de pedofilia, a partir de agora, basta receber ou guardar. É como se além de condenar o traficante condenássemos o usuário da droga. Porém no caso da droga impera o princípio da auto-lesão e no caso de pedofilia não pois sempre afeta outrem.

Pena: reclusão de um a três anos e multa.


Armazenamento de dados por provedores:


Na teoria: Os provedores passam a ter a OBRIGAÇÃO de guardar por 3 anos os dados de origem (IP), data, hora e local associados a todos os acessos dos usuários que utilizam sua rede.

Na prática: Atualmente quando os peritos estão investigando algum crime, dependem da boa vontade do provedor de colaborar, o que nem sempre acontece. Então quando o provedor não colabora de boa vontade, é preciso conseguir uma ordem judicial, mas isso já causa perda de tempo e facilidades para os criminosos ou para os que não querem colaborar com as investigações. Essas informações como IP, data, hora (com minutos e segundos) são essenciais e devem ter precisão máxima, pois posso cometer um crime com um IP em um minuto, desconectar e no segundo seguinte outro computador já se conectar e pegar esse IP que acabou de ser liberado, sem precisão nessas informações pode-se pegar a pessoa errada. Além do mais, é preciso fazer com que as lan houses também cadastrem quem está usando, pois pesquisando pelo IP, vai se chegar na lan house, daí a descobrir quem estava usando determinado computador naquela hora e local, ai já tornou a investigação inviável. Já perceberam que na rede sem fio de um shopping aqui de Maceió você precisa entrar com o seu CPF para poder navegar?? Legal né?? Não!!!!! Isso é perigosíssimo pois o C.P.F. não é uma informação confidencial e se um hacker quiser cometer um crime é muito fácil conseguir o C.P.F. de qualquer pessoa.

Pena: Multa de R$ 2.000,00 a R$ 100.000,00 a cada requisição não atendida.

Em suma. Particularmente vejo alguns pontos positivos, fazer a lei é necessário, mas ao meu ver (como analista de sistemas e redes) e tenho certeza que na visão de muitos que entendem a fundo de informática, essa lei tem muita brecha e deveria sofrer muitos ajustes antes de entrar em vigência para não punir as pessoas erradas, que no caso da informática são em sua grande maioria leigas, ou seja, se não tiver cuidado vai ter gente ai pegando vírus e disseminando sem saber, recebendo emails maliciosos e daqui a pouco vão estar sendo presas sem nem saber o porque. É preciso ser mais cuidadoso e eficaz. Ou essas leis se tornarão “facas de dois (le)gumes” (desculpem, não resisti ao trocadilho, rsrsrs) e gerarão muitos constrangimentos.

Se esse projeto te incomoda, ainda está em tempo, corra até a câmara dos deputados pois é para lá que ele foi para ser apreciado e passar comissões de Ciência e Tecnologia, Educação e Construção, Cidadania e Justiça, para então ser votada em plenário. No entanto esse projeto não poderá mais sofrer alterações, apenas será ou não aprovado.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano seria declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. E através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.

Os Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a dedicar o Dia a atividades concretas que promovessem a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações da Agenda 21.

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida.
A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. Na natureza podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.

É de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.

De acordo com a “Gestão dos Recursos Naturais da Agenda 21, a água pode ainda assumir funções básicas, como:

- Biológica: constituição celular de animais e vegetais.
- Natural: meio de vida e elemento integrante dos ecossistemas.
- Técnica: aproveitada pelo homem através das propriedades hidrostática, hidrodinâmica, termodinâmica entre outros fatores para a produção.
- Simbólica: valores culturais e sociais.

Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.

No entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país. Em Pernambuco existem apenas 1.320 litros de água por ano por habitante e no Distrito Federal essa média é de 1.700 litros, quando o recomendado são 2.000 litros.

Mas, ainda assim, não se chega nem próximo à situação de países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia, onde os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos. Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso natural ilimitado. O que se deve saber é que apesar de haver 1,3 milhão de km\3 livre na Terra, segundo dados do Ministério Público Federal, nem sequer 1% desse total pode ser economicamente utilizado, sendo que 97% dessa água se encontra em áreas subterrâneas, formando os aqüíferos, ainda inacessíveis pelas tecnologias existentes.

Políticas públicas e um melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os países tornam-se hoje essenciais para a manutenção da qualidade de vida dos povos. Se o problema de escassez já existente em algumas regiões não for resolvido, ele se tornará um entrave à continuidade do desenvolvimento do país, resultando em problemas sociais, de saúde, entre outros.

O país está tomando medidas concretas para impedir esse futuro, entre elas a criação da Agência Nacional de Águas, a sobreposição do rio São Francisco, adoção de técnicas de reuso de água e construção de infra-estrutura de saneamento, já que hoje 90% do esgoto produzido no país é despejado em rios, lagos e mares sem nenhum tratamento.

Segundo a Organização das Nações Unidas - ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Assim sendo, o rápido crescimento da população mundial e a crescente poluição, causado também pela industrialização, torna a água o recurso natural mais estratégico de qualquer país do mundo.

Para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. Segundo a ONU, parece estar cada vez mais difícil se conseguir água para todos, principalmente nos países em desenvolvimento. Dados do International Water Management Institute - IWMI mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverão viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial. Diante dessa constatação, cabe lembrar que a água limpa e acessível se constitui em um elemento indispensável para a vida humana e que, para se tê-la no futuro, é preciso protegê-la para evitar o futuro caótico previsto para a humanidade, quando homens de todos os continentes travarão guerras em busca de um elemento antes tão abundante: a água.

Devido à grande expansão urbanística, a industrialização, a agricultura e a pecuária intensivas e ainda à produção de energia elétrica - que estão estreitamente associadas à elevação do nível de vida e ao crescimento populacional - crescentes quantidades de água passaram a ser exigidas.

As crescentes necessidades de água, a limitação dos recursos hídricos, os conflitos entre alguns usos e os prejuízos causados pelo excesso de água exigem um planejamento bem elaborado pelos órgãos governamentais, estaduais e municipais, visando técnicas de melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Além das responsabilidades públicas, cada cidadão tem o direito de usufruir da água mas o dever de preservá-la, utilizando-a de maneira consciente, sem desperdícios, assim dando o valor devido à água.

Use a água racionalmente, a fonte não pode secar!

terça-feira, 16 de março de 2010

EM DEFESA DO RIO

Professor,

Se você é carioca, cidadão fluminense e gosta do Rio de Janeiro, está convocado a participar do ato público CONTRA A COVARDIA – EM DEFESA DO RIO, que acontecerá nesta quarta-feira, 17/03, às 16h, na Candelária.

Setores como Saúde, Educação, Segurança, Meio Ambiente, Infraestrutura e o próprio funcionalismo público serão seriamente comprometidos e entrarão em colapso caso a emenda Ibsen Pinheiro, que prevê a distribuição dos royalties do petróleo, seja aprovada pelo governo federal. Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo também terão seus orçamentos comprometidos.

Os royalties do petróleo não são um presente dado ao Rio de Janeiro, mas sim uma compensação por possíveis danos ambientais em decorrência da exploração petrolífera.

Essa luta é nossa!

Ato público Contra a covardia – em defesa do Rio

Onde: Candelária

Quando: Quarta-feira, 17/03/2010

Horário: 16h


CLIQUE AQUI e entenda melhor essa discussão sobre a distribuição dos royalties



CLIQUE AQUI e confira um material especial sobre o pré-sal

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher



História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

sexta-feira, 5 de março de 2010

Escolas-Irmãs realiza Encontro no RJ


Nesta sexta-feira, dia 05/03, aconteceu no CIEP 172 Nelson Rodrigues, em Nova Iguaçu, o Encontro Estadual do Programa Escolas-Irmãs. A abertura do evento contou com a presença da subsecretária de Comunicação e Projetos da Secretaria de Estado de Educação, Delânia Cavalcante, do assessor especial da presidência da República, Selvino Heck, e do secretário municipal de Nova Iguaçu, Jailson de Souza. Representando Cícero Mauro Rodrigues, do Ministério da Educação no Rio de Janeiro, Francisco Tadeu.

Neste programa, coordenado pelo Gabinete de Mobilização Social do Programa Fome Zero com o apoio do Ministério da Educação (MEC), há um intercâmbio entre escolas de realidades socioculturais diferentes. Os professores compartilham materiais didáticos e os alunos criam novas amizades por meio de cartas, e-mails e encontros programados. É uma oportunidade para os estudantes conhecerem novos costumes, ambientes, vivências e manifestações culturais.

Durante o encontro, o Escolas Irmãs foi apresentado aos coordenadores pedagógicos e diretores da Coordenadoria Metropolitana I, que abrange os municípios de Nova Iguaçu, Japeri, Mesquita, Nilópolis e Queimados, na Baixada Fluminense. O coordenador Jader Campos deu as boas vindas aos participantes e reconheceu a importância da adesão das escolas ao Programa.

Para Delânia Cavalcante, existem riquíssimas experiências educacionais pelo Brasil, que podem e devem ser espelhadas.

- Não conseguimos fazer nada sozinhos. A palavra rede, que ficou muito popularizada com a Internet, significa nada mais do que juntar esforços. É isto que o Programa propõe: escolas trabalhando em rede.

Segundo Selvino Heck, o Escolas Irmãs, que começou um trabalho de mobilização com a comunidade escolar, hoje tem uma perspectiva muito mais ampla:

- O Programa ajuda muito a gente a pensar em comunidade, município, estado, país e mundo, todos envolvidos em solidariedade e compreensão humana.


Descobrindo diferenças e reconhecendo semelhanças


Desde o início do Escolas Irmãs, em 2003, 410 instituições públicas, privadas, comunitárias, indígenas, quilombolas, de ensino especial e localizadas em acampamentos ou assentamentos rurais, fizeram parte do Programa, em locais como o Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí e até de Cistella, na Espanha.

Com a troca de informações, os estudantes têm a oportunidade de conhecer aspectos regionais e culturais dos Estados e dos locais onde as escolas estão situadas, além do estímulo ao hábito da leitura e da escrita. A aproximação entre os professores das instituições envolvidas propicia a reciclagem dos conhecimentos, além da possibilidade do desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto.

A relação de parceria entre as escolas-irmãs contribui ainda para minimizar as carências de materiais, de equipamentos didáticos e paradidáticos, promover a inclusão digital, melhorar as condições das bibliotecas escolares e da merenda.


Exemplo de intercâmbio bem sucedido


Há quatro anos, no CIEP 172, o animador cultural Wagner Moreira estimulou os alunos a participarem do Projeto Lusofonia. O resultado foi a publicação do livro de poesias “Olhando em Volta”, escrito em conjunto com estudantes do Porto, em Portugal. Foram três meses de troca intensa de correspondências, para escolher e catalogar os melhores trabalhos das duas unidades de ensino.

Scarlett dos Santos e Wanderson Nogueira, hoje no 3º. Ano do Ensino Médio, reconhecem a importância desse intercâmbio de conhecimentos em suas vidas.


Fonte: http://www.educacao.rj.gov.br/