quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gripe A: secretária anuncia em coletiva o adiamento das aulas da rede estadual



Por Fernanda Valles
Foto: Cris Torres

A Secretaria de Estado de Educação anunciou em coletiva na manhã desta quarta-feira, dia 29/07, que as aulas do segundo semestre da rede estadual de ensino serão adiadas, a princípio, por uma semana, devendo recomeçar no dia 10 de agosto. Na coletiva estiveram presentes a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, o de Saúde, Sergio Côrtes, e o de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Na próxima quarta-feira, dia 5 de agosto, haverá uma nova reunião entre as secretarias para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias à prevenção da Gripe H1N1 na rede.

Tereza Porto informou que na próxima sexta-feira, dia 31/7, os 31 coordenadores regionais da rede de ensino estarão reunidos com os 500 inspetores escolares, a partir das 9h, no Palácio Capanema, Centro do Rio.

- A Secretaria de Educação, como medida de prevenção e orientação aos seus profissionais, organizou nessa sexta-feira um encontro com os 31 coordenadores da Secretaria, que participam conosco da gestão das escolas. Nesta ocasião, os coordenadores terão uma reunião com os 500 inspetores escolares, que hoje fazem a supervisão e a fiscalização dos colégios para que eles sejam capacitados e treinados pela Secretaria de Saúde. Eles passarão a atuar nesse período como apoio e orientação nas nossas unidades escolares. Eles serão nossos multiplicadores para orientar os nossos diretores e professores em relação à Gripe, disse.

A secretária também afirmou que as Secretarias de Estado de Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia prepararam material de orientação aos profissionais de educação, que será distribuído na reunião de sexta-feira e enviado a todas as unidades escolares. Além disso, as Secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia montaram um sistema de atendimento telefônico para os diretores das escolas – esse número não será divulgado porque será apenas para atendimento interno das Secretarias para orientar os profissionais da educação na resolução dos casos.

Nas unidades escolares serão introduzidas diversas medidas de higiene, como a utilização de copos descartáveis no lugar de bebedouros elétricos. Além disso, haverá a orientação sobre a limpeza do galão. As escolas também serão orientadas a manter as janelas abertas. Essas recomendações serão passadas aos coordenadores e inspetores da SEEDUC na sexta-feira.

Obs: Retirado do site http://www.educacao.rj.gov.br/ Em:29/07/2009

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Homenagem aos Amigos do CIEP 172




"BONS AMIGOS"



Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.

Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.

Amigo a gente sente!



Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.

Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.

Amigo a gente entende!



Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.

Porque amigo sofre e chora.

Amigo não tem hora pra consolar!



Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.

Porque amigo é a direção.

Amigo é a base quando falta o chão!



Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.

Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.

Ter amigos é a melhor cumplicidade!



Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,

Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!



(Machado de Assis)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aniversário da Diretora Geral Maria Alice

Diretora Adjunta Cristiane e a aniversariante Diretora Geral Maria Alice, toda emocionada com a homenagem...

Bolo de maracujá com chocolate para a comemoração!

Diretora Maria Alice com o professor José.



terça-feira, 14 de julho de 2009

Encontro dos OTs, realizado no Auditório do Instituto de Educação Rangel Pestana

Professor Cleber Gonçalves, quero agradecer pela amizade e parceria das aulas, no Laboratório de Informática Educativa e principalmente na elaboração do Projeto "Vulcão de Nova Iguaçu", que foi apresentado como tema no Encontro dos OTs. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, você é 1000!

O NTE RJ14 - Nova Iguaçu promoveu uma Reunião com os OTs, para que fosse apresentado um Relatório das Atividades, que foram realizadas no Laboratório de Informática Educativa no 1º Semestre de 2009.

Diretora Adjunta Cristiane com a Orientadora Tecnológica Elizabeth

Obrigada pela sua presença!


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Peça: "Através do espelho e o que Alice encontrou Lá..."

Os alunos do CIEP 172 - Nelson Rodrigues foram prestigiar a professora Simone, no domingo 28/06/2009 - 17h no Teatro SESI - Avenida Graça Aranha, 1 - Centro - Rio de Janeiro.

Professora Simone, parabéns pela sua brilhante atuação na Peça!


Nome da peça: "Através do espelho e o que Alice encontrou Lá..."
Ficha Técnica:
Adaptação e Direção: Célia Bispo e Roberto Dória
Direção Musical: Ilana Linhales
Cenário: Célia Bispo e Roberto Dória
Iluminação: Roberto Dória
Cenotécnicos: Régis Menezes e Simone Nupeoli
Figurinos e Adereços: Célia Bispo

Elenco:
Simone Nupeoli
Régis Menezes
Nariá Assis
Ludo Lopes
Luiza Carrera
Daniele Ricardo
Juliana Veríssimo
Lucas Matos
Cadu Ferreira
Ludymilla Penna
Vanessa Soares
Marcia Cazer

Inscrição dos professores em exercício nos cursos gratuitos de formação inicial para o segundo semestre de 2009



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


Gabinete do Ministro Esplanada dos Ministérios, Bloco “L” - 8º andar - Gabinete.70047-900 - Brasília - DF - BRASIL Brasília.


Prezado(a) Professor(a)

A Rede de Ensino a qual você pertence aderiu ao Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e elaborou seu Plano de Ações Articuladas (PAR), onde demonstrou as necessidades relacionadas à formação de seus professores, para assegurar a formação exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a todos os educadores que nela atuam. A Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, tem a finalidade de organizar – em regime de colaboração da União com os estados, Distrito Federal e municípios – a formação inicial e continuada desses profissionais.Por meio desse Plano, se você ainda não possui graduação ou possui graduação em área distinta da que atua, poderá efetuar sua pré-inscrição em cursos de primeira licenciatura, de segunda licenciatura e de formação pedagógica (para bacharéis sem licenciatura). Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão oferecidas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância. A pré-inscrição nos cursos será feita por você no sitio do MEC, no espaço denominado Plataforma Paulo Freire (http://freire.mec.gov.br/), onde você também poderá cadastrar ou atualizar seu currículo. A partir da sua pré-inscrição e da oferta de formação pelas Instituições de Educação Superior (IES), as secretarias estaduais e municipais de educação deverão validar as inscrições na Plataforma Freire, com base em seu planejamento estratégico, visando adequar a oferta das IES à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. As inscrições validadas serão submetidas às IES que após processo seletivo, caso necessário, procederão à matrícula nos cursos.Caso você já possua a formação adequada, incentive e mobilize os seus colegas da rede a se inscreverem. Qualquer informação adicional pode ser acessada pelo sítio do MEC (http://www.mec.gov.br/) ou solicitada pelo endereço eletrônico plataformafreire@capes.gov.br

Atenciosamente,
Ministro de Estado da Educação

sábado, 11 de julho de 2009

Festa Julina no CIEP Nelson Rodrigues





Venha participar do "ARRAIÁ DO NERSON "

Local: CIEP 172 - Nelson Rodrigues

Dia : 15/07/2009

Horário: 14:00

Não faltem!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nosso CIEP foi selecionado para o "Reforço Novo Enem"


SEEDUC divulga lista de escolas participantes do "Reforço Novo Enem"

Quinhentas escolas foram selecionadas para serem pólos de estudos para o Novo Enem. A partir de 03 de agosto até 02 de outubro, o projeto de educação a distância via satélite vai atingir em tempo real os 92 municípios fluminenses. Confira a lista das escolas selecionadas.

Nesse primeiro momento, poderão participar alunos matriculados nas séries finais (3º e 4º anos ou fases equivalentes de EJA) de 500 escolas estaduais que possuem Ensino Médio, Ensino Normal, Educação de Jovens e Adultos e/ou Ensino Profissionalizante. A seleção dos 500 colégios foi realizada de acordo com a proporcionalidade do número de alunos frequentando a série final do Ensino Médio por município.

Com uma metodologia pedagógica mais moderna, a Secretaria de Educação pretende melhorar o desempenho dos jovens nas próximas avaliações. A ideia é que o aluno ainda amplie seu tempo diário de permanência na escola. O projeto acontece em parceria com a Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade (Abece), grupo educacional reconhecido nacionalmente na preparação de candidatos para provas e concursos.

As aulas serão ministradas, ao vivo, por professores especialistas em processos seletivos organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), utilizando um sistema digital de áudio e vídeo.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Projeto Cinema para Todos


No dia 01 de julho, 40 alunos das turmas 1003 e 2001 com os professores Danilo, Elizabeth e Jaqueline receberam ingressos, participaram do projeto e foram assistir ao filme "Mulher Invisível" que estava em cartaz no Iguaçu Top. O Programa que é uma parceria da SEEDUC com a Secretaria de Cultura, tem como objetivo despertar nos alunos da Rede Estadual o interesse pela cultura, não só dentro como fora do ambiente escolar.

Cinema Iguaçu Top - Nova Iguaçu


O Projeto " Cinema para Todos", além de favorecer estudantes e promover a formação de público, a ação visa também estimular a cadeia produtiva do audiovisual: os alunos assistem os filmes brasileiros, comentam com amigos e familiares incentivando-os a assistir produções nacionais. Ao subsidiar os vales-ingresso, o programa reforça a receita dos cinemas, dos distribuidores e produtores. Foi um dia maravilhoso para os alunos e professores, que no final deram um intervalo para o lanche no shopping.