quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gripe A: secretária anuncia em coletiva o adiamento das aulas da rede estadual



Por Fernanda Valles
Foto: Cris Torres

A Secretaria de Estado de Educação anunciou em coletiva na manhã desta quarta-feira, dia 29/07, que as aulas do segundo semestre da rede estadual de ensino serão adiadas, a princípio, por uma semana, devendo recomeçar no dia 10 de agosto. Na coletiva estiveram presentes a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, o de Saúde, Sergio Côrtes, e o de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Na próxima quarta-feira, dia 5 de agosto, haverá uma nova reunião entre as secretarias para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias à prevenção da Gripe H1N1 na rede.

Tereza Porto informou que na próxima sexta-feira, dia 31/7, os 31 coordenadores regionais da rede de ensino estarão reunidos com os 500 inspetores escolares, a partir das 9h, no Palácio Capanema, Centro do Rio.

- A Secretaria de Educação, como medida de prevenção e orientação aos seus profissionais, organizou nessa sexta-feira um encontro com os 31 coordenadores da Secretaria, que participam conosco da gestão das escolas. Nesta ocasião, os coordenadores terão uma reunião com os 500 inspetores escolares, que hoje fazem a supervisão e a fiscalização dos colégios para que eles sejam capacitados e treinados pela Secretaria de Saúde. Eles passarão a atuar nesse período como apoio e orientação nas nossas unidades escolares. Eles serão nossos multiplicadores para orientar os nossos diretores e professores em relação à Gripe, disse.

A secretária também afirmou que as Secretarias de Estado de Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia prepararam material de orientação aos profissionais de educação, que será distribuído na reunião de sexta-feira e enviado a todas as unidades escolares. Além disso, as Secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia montaram um sistema de atendimento telefônico para os diretores das escolas – esse número não será divulgado porque será apenas para atendimento interno das Secretarias para orientar os profissionais da educação na resolução dos casos.

Nas unidades escolares serão introduzidas diversas medidas de higiene, como a utilização de copos descartáveis no lugar de bebedouros elétricos. Além disso, haverá a orientação sobre a limpeza do galão. As escolas também serão orientadas a manter as janelas abertas. Essas recomendações serão passadas aos coordenadores e inspetores da SEEDUC na sexta-feira.

Obs: Retirado do site http://www.educacao.rj.gov.br/ Em:29/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário