quinta-feira, 21 de maio de 2009

Professor Cleber e o Geólogo Vitor Nascimento



Gostaríamos de agradecer a colaboração e participação de todos!

Palestra sobre o Projeto Caminhos Geológicos



A palestra foi apresentada pelo geólogo Vitor Nascimento no Laboratório de Informática para alguns professores, pois tem como objetivo principal um trabalho de campo, com a culminância na criação da placa para instalação no CIEP 172 - Nelson Rodrigues, está sendo desenvolvido pelo professor de Geografia Cleber Gonçalves com a turma 603.
O Projeto Caminhos Geológicos tem como objetivo apresentar a história geológica do Estado do Rio de Janeiro, para todas as pessoas.
Para saber informações sobre o projeto acesse o site:

http://www.caminhosgeologicos.rj.gov.br

Palestra sobre o vulcão de Nova Iguaçu



Palestra realizada no dia 15 de maio de 2009, com o geólogo Vitor Nascimento, do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) para os alunos.

Alunos pesquisando no LIED




Orientadora Tecnológica Elizabeth e Professora Márcia Regina, auxiliando os alunos na pesquisa e trabalhos no Laboratório de Informática.

Aula no Laboratório de Informática



Aula de Geografia com utilização do Datashow
Professor Cleber Gonçalves
Turma: 603

Projeto de Gerenciamento do LIED

No atual contexto histórico e tecnológico, somos a todo o momento levados a enfrentar novos desafios, que exigem uma nova visão crítica e abrangente dos recursos que nos cercam, imprimindo uma nova ordem ao tempo e ao espaço em que vivemos.
A educação escolar está à procura de caminhos que venham aperfeiçoar a formação do cidadão, pois a mesma não está desempenhando o seu real papel, que entre outros pontos envolve a formação crítica do homem.
A introdução da Informática Educativa traz novas perspectivas para o desenvolvimento do ensino e aproximação de todo contexto social, não ficando a escola distante do desenvolvimento tecnológico.
O Plano de Gerenciamento do LIED, visa com a introdução do computador na escola, a preparação dos professores na Unidade Escolar para o uso do mesmo, como ferramenta que venha auxiliar pedagogicamente o desenvolvimento das suas aulas.

Laboratório de Informática Educativa



Orientadora Tecnológica: Elizabeth P. B. Chaves.

Técnico: Marlon Rodrigues Escramozino

Histórico da Escola

Construído no Segundo Programa Especial do governador Leonel Brizola tendo como finalidade dar continuidade aos estudos dos alunos oriundos das séries iniciais do CIEP BRIZOLÃO 117 – Carlos Drummond de Andrade que se localiza na mesma quadra. Foi fundada em 10 de dezembro de 1993, através do Decreto nº 19.411 de 10 dezembro de 1993, parecer nº 494/93 D.O 12/09/1993, com o nome de GP 172 – Ginásio Público Nelson Rodrigues.
O nome homenageou nosso grande escritor, nascido em 23 de agosto de 1912 na cidade do Recife e falecido em 21/12/1980. Formado em Jornalismo, foi repórter, cronista, romancista, autor de muitas peças teatrais e filmes de cinema. Audacioso , inovou, escandalizou a sociedade alcançando sucesso de crítica e bilheteria.
Nossa escola teve como primeira diretora a Professora Magnólia Baldanza Nazareth que exerceu esta função até 13 de março de 1995, sendo substituída pela Professora Maria Helena do Carmo que atuou no cargo de setembro de 1995 até dezembro de 2004.
Atualmente, a Direção Geral está a cargo da Professora Maria Alice Moreira, eleita pela comunidade escolar, exercendo a função desde 15 de dezembro de 2004 e das Diretoras Adjuntas Cristiane Ribeiro da Silva e Wanilda de Oliveira Senrra.
A escola é Pólo dentro da Coordenadoria, tendo seu espaço amplamente utilizado para oferecimento de cursos, encontros e eventos em geral, pois é de fácil acesso e suas instalações são bem preparadas.