quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROVAS DO SAERJ 2012



Alunos com melhor desempenho serão premiados com computadores portáteis

De hoje (27/11) até a próxima quinta-feira (29/11), os alunos da rede estadual começaram a realizar as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2012. O objetivo principal da avaliação é fazer um diagnóstico do ensino no estado.

Os testes serão aplicados para o 5º ano do Ensino Fundamental (27/11), 9º ano do Ensino Fundamental (28/11), 3ª série do Ensino Médio e 4º ano do Curso Normal (29/11). O mesmo período atenderá aos estudantes das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aos concluintes do Programa Autonomia.


É por meio dos resultados do Saerj que a Secretaria de Estado de Educação identifica as deficiências de cada escola, para que possa atuar visando elevar o nível e a qualidade do ensino oferecido pela rede.

O exame, que avalia os alunos nas disciplinas de Português e Matemática, analisa as habilidades que os alunos desenvolveram a partir dos conhecimentos adquiridos em todo o período escolar. As provas de Língua Portuguesa possuem foco em leitura, e as de Matemática buscam testar os alunos na resolução de problemas.

A previsão é de que o resultado do Saerj esteja disponível no primeiro bimestre letivo de 2013.


Resolução institui premiação para alunos da rede que participarem do Saerj


A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (27/11), a Resolução Seeduc nº 4839, que institui a premiação de alunos da rede estadual que participarem das provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2012.

De acordo com a publicação, os dez mil alunos que obtiverem o melhor desempenho receberão, como premiação, computadores portáteis. A relação dos contemplados ficará disponível no site da Seeduc.

Os alunos que fazem cursos em duas escolas diferentes só poderão receber a premiação por uma das unidades, valendo aquela na qual obtiver a maior pontuação. O mesmo critério será adotado para os estudantes que fazem dois cursos na mesma unidade. Esses concorrerão por um dos cursos, valendo aquele de maior pontuação.

O estudante que não comparecer à cerimônia de entrega terá um prazo de 90 dias para comparecer à Diretoria Regional Pedagógica, responsável por sua unidade escolar, para recebimento do equipamento. Quem não comparecer dentro do prazo estipulado perderá o direito de receber o prêmio.

De acordo com a superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, Vânia Machado, a premiação tem como objetivo incentivar a participação dos estudantes no Saerj.

- Para chegarmos a conclusões mais exatas, é importante que o maior número possível de alunos participem das provas. Além de receber a premiação, que reconhece os esforços dos mais dedicados, ao fazer a avaliação, os estudantes cumprem seu papel como cidadãos, contribuindo para a melhoria da educação estadual – afirmou Vânia Machado.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1344633

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA




No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia 
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
- Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
- A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República 
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SAERJ 2011 - PREMIAÇÃO NETBOOK


Premiação dos Melhores alunos do SAERJ 2011


CIEP 172 - NELSON RODRIGUES

Entrega dos netbooks pelas Diretoras Maria Alice e Wanilda
 
aos alunos Kleiton Duarte, Janaína Rodrigues e Thiago Chaves.

Parabéns pela dedicação e esforço, vocês merecem!