quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SAERJ 2012 TEM NOVA DATA


Exame acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro


O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) tem nova data para ser realizado. A prova, que inicialmente seria aplicada no início de novembro, acontecerá entre os dias 27 e 29 do mesmo mês.

A data de aplicação do exame foi alterada para que haja mais tempo para que os professores concluam e revisem os conteúdos trabalhados em sala de aula ao longo do ano letivo.

O exame diagnóstico avalia anualmente os alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 4º ano do Ensino Normal e pelos concluintes do Programa Autonomia nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CENTENÁRIO DO PATRONO DA NOSSA ESCOLA - NELSON RODRIGUES



 PARABÉNS, NELSON RODRIGUES 100 ANOS!


"Pode-se identificar um tricolor entre milhares, entre milhões. Ele se distingue dos demais por uma irradiação específica e deslumbradora" Salve, Nelson Rodrigues!



Se fosse vivo, o TRICOLOR mais apaixonado de todos os tempos faria 100 ANOS! Hoje é dia de comemorar o aniversário do homem que escreveu as palavras mais bonitas sobre o FLUMINENSE!


Homenagem do CIEP 172 - NELSON RODRIGUES

terça-feira, 21 de agosto de 2012

OBMEP 2012 - ALUNOS CLASSIFICADOS 2ª FASE



Relação dos Alunos Classificados!



 ALUNOS DO CIEP BRIZOLAO 172 NELSON RODRIGUES 

Relação dos Alunos Classificados para a 2ª Fase da OBMEP 2012 - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Os alunos dessa escola farão a prova da 2a Fase no seguinte CENTRO DE APLICAÇÃO:

Centro de Aplicação: 
CIEP BRIZOLAO 394 CÂNDIDO AUGUSTO RIBEIRO NETO
Endereço:
ESTRADA DA PALHADA, 3655, COMENDADOR SOARES, - NOVA IGUACU, RJ

Data da Prova e Horário: 
Dia 15 de Setembro 2012 - Sábado - 14:30h. (Horário de Brasília)

Os alunos relacionados abaixo deverão apresentar-se, no Centro descrito acima, portando documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal).

É recomendável que o aluno se apresente no CENTRO DE APLICAÇÃO com, pelo menos, trinta minutos de antecedência.

Classificados - Nível 1 (8 alunos)

                    Nome do Aluno  Sala de Prova na 2a Fase

 ALESSANDRA RIBEIRO DOS SANTOS Sala-03
 BLENDA DOS SANTOS Sala-03
 ESTER CORDEIRO DA SILVA Sala-03
 GABRIEL LIMA DE PAULA Sala-03
 JESSICA GOMES MIRANDA NUNES Sala-03
 MAIARA PACHECO DA COSTA Sala-03
 MATEUS ANGEL DA SILVA CRUZ Sala-03
 RAIANE VIEIRA GOMES Sala-03


Classificados - Nível 2 (7 alunos)

                  Nome do Aluno  Sala de Prova na 2a Fase  

 GABRIELA NASCIMENTO VIENA DA SILVA Sala-10
 GIOVANA MELO MORAES DE SOUZA Sala-10
 JULIANA CRISTINA SANTOS BEZERRA Sala-10
 JUSTHINE BRAGA DE SA MACHADO Sala-10
 RODRIGO FERREIRA DA SILVA Sala-10
 ROSIANE SANTOS FERREIRA Sala-10
 VICTOR HUGO DA SILVA Sala-10


Classificados - Nível 3 (24 alunos)

Nome do Aluno  Sala de Prova na 2a Fase

ALINE DA SILVA SANTOS Sala-17
ANTONY SANTANA DE MACEDO Sala-17
DANIELE MARTINS DO NASCIMENTO Sala-17
DAYANE FERNANDES DE SOUZA Sala-17
DIEGO MARTINS DE SOUZA ABREU Sala-17
INGRID FREIRE DA SILVA Sala-17
JANAINA RODRIGUES SANTOS Sala-17
LETICIA MARCOLINO Sala-17
LUAN WALLACE KILL DA SILVA Sala-17
LUCAS WENDEL DE ANDRADE Sala-17
MAIKON GONCALVES DE OLIVEIRA Sala-17
MARIANE A ALVES FIGUEIRA Sala-17
MARISA DE OLIVEIRA DA SILVA Sala-17
MATHEUS DE OLIVEIRA BARROS Sala-17
MAYARA SANTOS MACHADO Sala-17
NAYARA SILVA FERREIRA CARDOSO Sala-17
NERILO RICHARD SOUZA BORGES Sala-17
PATRICK DA SILVA VASCONCELLOS Sala-17
PAULO RICARDO ROQUE DOS SANTOS Sala-17
PAULO RICARDO SILVA CONCEICAO Sala-17
PEDRO PAULO DAS NEVES CONCEICAO Sala-17
THAINA RODRIGUES MARQUES Sala-17
THAYNARA SERPA GABRIEL Sala-17
THIAGO PEREIRA BARBOSA CHAVES Sala-13


Parabéns aos alunos classificados!



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SEEDUC LANÇA NOVAS FUNCIONALIDADES DO PORTAL CONEXÃO PROFESSOR




Para mais informações acesse aqui!

A Secretaria de Estado de Educação está investindo em um novo modelo de Tecnologia Educacional, que tem como objetivo de disponibilizar conteúdos pedagógicos digitais, alinhados ao Currículo Mínimo e incentivar sua utilização por meio dos equipamentos de tecnologia educacional, disponíveis na unidade escolar.

A partir da próxima segunda-feira (13/08), esses conteúdos pedagógicos serão disponibilizados no Portal Conexão Professor da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro, junto ao Currículo Mínimo de todos os componentes curriculares. São eles: Orientações Pedagógicas, documento complementar ao Currículo Mínimo que oferece sugestões de atividades, pontos de interdisciplinaridade, referências virtuais e bibliográficas e Objetos Pedagógicos Digitais totalmente alinhados ao Currículo Mínimo, oferecendo mais recursos para tornar as aulas mais dinâmicas e próximas da atual sociedade digital. Todos esses recursos estão organizados por ano/série, bimestre e habilidade/competência, de forma que sua pesquisa seja rápida e objetiva.

Esperamos que os professores da rede estadual se apropriem dessas ferramentas, estimulando o surgimento de novas práticas didático-pedagógicas. Por meio da tecnologia da educação, o processo de aprendizagem pode se tornar mais dinâmico, participativo e interativo. Desse modo, será possível envolver os alunos, de forma lúdica e criativa, no processo de desenvolvimento das competências/habilidades previstas pelo Currículo Mínimo.

Esse novo espaço é do professor e estará sempre aberto para sugestões, a fim de que os recursos sejam aperfeiçoados e adequados à prática pedagógica da rede. Acessewww.conexaoprofessor.rj.gov.br e participe!


 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

IDEB - RIO DE JANEIRO MUDOU DA 26ª PARA 15ª POSIÇÃO


O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, concedeu, nesta quarta-feira (15/08), entrevista coletiva a imprensa para falar sobre a divulgação do ranking Ideb 2011(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A rede estadual do Rio de Janeiro subiu, em apenas um ano, 11 posições, saindo da 26ª para a 15ª colocação no Ensino Médio. Foi, ao lado de Goiás, o estado que alcançou o maior número de posições.

- Essa evolução é reflexo de um conjunto de ações sincronizadas. Quando assumimos, em janeiro de 2011, a nossa visão de futuro era ruim. Com o esforço conjunto, além de reverter o quadro, conseguimos alcançar as metas estabelecidas – afirmou o secretário.
 


 IDEB: Ensino Médio, Rede Estadual
IDEB
 Unidades da Federação2005200720092011Posição em relação a 2009
1Santa Catarina3,53,83,74,01
2São Paulo3,33,43,63,94
3Paraná3,33,73,93,7-2
4Minas Gerais3,43,53,63,71
5Goiás2,92,83,13,611
6M. G. do Sul2,83,43,53,51
7Roraima3,23,13,53,52
8Tocantins2,93,13,33,54
9Amazonas2,32,83,23,44
10R. G. do Sul3,43,43,63,4-6
11Ceará3,03,13,43,40
12Rondônia3,03,13,73,3-9
13Acre3,03,33,53,3-5
14Espírito Santo3,13,23,43,3-4
15Rio de Janeiro2,82,82,83,211
16Distrito Federal3,03,23,23,1-2
17Pernambuco2,72,73,03,10
18Mato Grosso2,63,02,93,13
19Amapá2,72,72,83,04
20Maranhão2,42,83,03,0-2
21Bahia2,72,83,13,0-6
22Piauí2,32,52,72,95
23Paraíba2,62,93,02,9-4
24Sergipe2,82,62,92,9-2
25R. G. do Norte2,62,62,82,8-1
26Pará2,62,33,02,8-6
27Alagoas2,82,62,82,6-2
RJPúblico e Privada3,33,23,33,7 
 BRASIL3,03,23,43,4 

Na ocasião, o secretário explicou que a melhoria se deu, principalmente, por causa da evolução da proficiência (indicador que mede a aprendizagem dos alunos). Nesse quesito, o Estado do Rio foi o que mais avançou entre os estados da Federação. Isso se traduz na melhoria da qualidade do serviço prestado aos alunos e, ainda, na redução da desigualdade entre as diversas escolas da rede estadual.

Segundo ele, outro fator que contribuiu para a evolução do estado foi a implantação das avaliações diagnósticas (Saerj e Saerjinho), que fortaleceram a prática pedagógica dos professores.

- As avaliações periódicas nos permitem conhecer as habilidades e competências dos alunos. O nosso desejo é que as famílias se envolvam mais e incentivem a participação dos estudantes – disse Risolia.

“Foi um resultado maravilhoso para uma rede que estava em penúltimo lugar na última avaliação. Conseguimos alcançar as metas estabelecidas no início de 2011, quando implementamos o Planejamento Estratégico da Seeduc”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.

A melhoria se deu, principalmente, por causa da evolução da proficiência (indicador que mede a aprendizagem dos alunos). Nesse quesito, o Estado do Rio foi o que mais avançou entre os estados da Federação. Isso se traduz na melhoria da qualidade do serviço prestado aos alunos e, ainda, na redução da desigualdade entre as diversas escolas da rede estadual. 


IDEB
 Unidades da Federação2005200720092011Variação IDEB 2011-2009
1Goiás2,92,83,13,618%
2Rio de Janeiro2,82,82,83,215%
3Piauí2,32,52,72,910%
4São Paulo3,33,43,63,98%
5Santa Catarina3,53,83,74,06%
6Mato Grosso2,63,02,93,16%
7Amazonas2,32,83,23,45%
8Tocantins2,93,13,33,55%
9Amapá2,72,72,83,05%
10Pernambuco2,72,73,03,13%
11Minas Gerais3,43,53,63,71%
12Roraima3,23,13,53,51%
13Ceará3,03,13,43,40%
14Sergipe2,82,62,92,90%
15R. G. do Norte2,62,62,82,80%
16M. G. do Sul2,83,43,53,5-1%
17Distrito Federal3,03,23,23,1-1%
18Maranhão2,42,83,03,0-1%
19Espírito Santo3,13,23,43,3-2%
20Paraíba2,62,93,02,9-3%
21Bahia2,72,83,13,0-4%
22Acre3,03,33,53,3-5%
23Paraná3,33,73,93,7-6%
24R. G. do Sul3,43,43,63,4-7%
25Alagoas2,82,62,82,6-7%
26Pará2,62,33,02,8-8%
27Rondônia3,03,13,73,3-10%
 BRASIL3,03,23,43,40%
RJPúblico e Privada3,33,23,33,712%

Nota média padronizada (IN)
 Unidades da Federação2005200720092011Variação IP 2011-2009
1Rio de Janeiro3,833,974,114,376%
2Santa Catarina4,404,564,504,756%
3Distrito Federal4,644,884,344,555%
4Tocantins3,633,783,974,155%
5Goiás3,873,894,194,374%
6Mato Grosso4,004,014,064,224%
7Piauí3,563,553,733,833%
8São Paulo4,164,394,514,622%
9Amazonas3,413,653,974,062%
10Minas Gerais4,524,664,594,662%
11M. G. do Sul4,444,454,834,871%
12Maranhão3,253,613,743,761%
13Pernambuco3,703,723,883,870%
14Roraima4,243,964,304,26-1%
15Amapá3,913,834,084,02-2%
16R. G. do Norte3,613,783,963,88-2%
17Ceará3,974,044,154,06-2%
18Rondônia4,204,234,624,5-3%
19Paraíba3,533,833,993,86-3%
20Sergipe3,963,604,083,89-5%
21Alagoas3,753,513,823,6-6%
22Espírito Santo4,324,114,654,38-6%
23Acre3,874,194,324,06-6%
24Paraná4,414,554,764,46-6%
25R. G. do Sul5,054,835,164,8-7%
26Bahia3,823,974,293,96-8%
27Pará3,633,674,153,74-10%
 BRASIL4,064,184,344,32-0,4%
       


 Unidades da Federação2005200720092011Variação IP 2011-2009
1Goiás0,740,730,730,8313%
2Rio de Janeiro0,720,690,680,738%
3Piauí0,650,710,720,777%
4Amapá0,690,690,700,746%
5São Paulo0,790,780,800,845%
6Sergipe0,720,730,700,745%
7Bahia0,710,710,720,755%
8Espírito Santo0,710,770,720,754%
9Pernambuco0,730,720,780,813%
10Amazonas0,670,770,820,843%
11Ceará0,740,770,810,833%
12R. G. do Norte0,720,680,720,732%
13R. G. do Sul0,680,700,710,722%
14Pará0,730,610,730,742%
15Roraima0,770,780,810,822%
16Mato Grosso0,650,750,720,732%
17Acre0,770,800,810,822%
18Paraná0,750,820,820,831%
19Paraíba0,750,760,750,761%
20Santa Catarina0,790,820,830,841%
21Tocantins0,800,830,840,841%
22M. G. do Sul0,640,760,730,730%
23Minas Gerais0,760,760,790,790%
24Alagoas0,740,730,730,72-1%
25Maranhão0,750,780,810,79-2%
26Distrito Federal0,640,660,730,69-6%
27Rondônia0,700,730,800,74-7%
 BRASIL0,750,760,780,781%
       

Para melhorar a qualidade do ensino da rede estadual e, consequentemente, alcançar melhor colocação no ranking do Ideb, a Seeduc colocou em prática diversas ações estratégicas, entre elas a implementação do Currículo Mínimo; aumento do número de alunos em reforço escolar (de 60 mil em dezembro de 2010 para 160 mil em dezembro de 2011); redução da carência de professores (de 12 mil em dezembro de 2010 para 1.000 em dezembro de 2011); implementação de ferramenta de gestão escolar (Gide); processos seletivos para funções estratégicas, como direção de escolas; remuneração variável por metas atingidas; criação de benefícios para os docentes, como auxílio transporte; regularização dos passivos com servidores; redução de gastos na ordem de R$ 165 milhões em 2011; investimento de R$ 120 milhões na infraestrutura das unidades escolares; maior investimento por aluno (de R$ 2.700,00 no final de 2010 para R$ 4.061,00 no final de 2011); formação continuada para os professores (4 mil docentes em 2011 e 7 mil, em 2012); e avaliações diagnósticas bimestrais (Saerjinho).


 
Indicador de fluxo

No indicador de fluxo escolar, a notícia também é positiva. A rede estadual obteve a segunda melhor variação do Brasil.

“É importante salientar que o avanço no indicador de fluxo se deve, principalmente, à redução do nível de abandono (de 16,5% em 2009 para 14,4% em 2011). Analisando o comportamento da taxa de rendimento divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), percebemos que a variável ‘abandono’ contribuiu com 77% na melhoria da respectiva taxa. Essa notícia também merece ser comemorada, porque investimos na permanência dos alunos com ações de reforço escolar e com o programa Renda Melhor Jovem (benefício destinado a alunos vindos de famílias com renda per capita mensal de R$ 120,00)”, afirmou Risolia.

Outra boa notícia diz respeito ao resultado consolidado das redes pública/privada. A variação de Ideb na rede privada foi negativa em 4% (de 5,7 em 2009 para 5,5 em 2011). Por outro lado, a rede estadual apresentou variação positiva de 15% (de 2,8 em 2009 para 3,2 em 2011), o que fez haver uma melhoria do Ideb total. O estado, no geral, saiu de 3,3 em 2009 para 3,7 em 2011.
 


 
 Tanto nos anos iniciais como nos anos finais, melhoramos o Ideb em relação a 2009, que variou 4% e 9%, respectivamente. Nos dois segmentos, o Estado manteve a posição no ranking (17º e 22º), embora o Rio tenha obtido a 8ª melhor variação do Brasil no Ensino Fundamental II. Neste segmento, somente 56% dos Estados cumpriram as metas estabelecidas pelo MEC.

“Isso demonstra que precisamos buscar uma sincronia entre as políticas dos municípios e estados. O desejado é que os municípios tenham um planejamento de longo prazo, com objetivos claros e governança adequada. Vale lembrar que a rede estadual recebe, anualmente, novas matrículas do Ensino Fundamental - que cresce ano a ano -, oriundos das redes municipais que não conseguem oferecer esse segmento. Isso significa dizer que os alunos chegam à rede estadual com elevada defasagem de conteúdo e, ainda, em situação de defasagem idade/série preocupante, o que torna o nosso desafio ainda maior”, analisou Risolia.


No Ensino Fundamental I, a participação do Estado é pouco representativa, pois vem dando terminalidade às séries iniciais.


“A participação da sociedade é fundamental nesse movimento, pois precisa cobrar que as prefeituras trabalhem em sincronia com o Estado. O foco das ações estratégicas precisa ser, sempre, os alunos e professores, que são os atores principais da relação ensino/aprendizagem”, afirmou o secretário.