segunda-feira, 16 de julho de 2012

CEFET/RJ OFERECE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA REDE



As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de agosto

 O Centro Federal de Vocação Tecnológica (Cefet/RJ) oferece curso de formação continuada para os professores da rede, em regime semipresencial. Os interessados devem se inscrever no sitehttp://www.licfiscefetrj.com.br/fc/ , até o dia 9 de agosto. Com carga horária de 60 horas, o curso contemplará as áreas de Matemática (14 vagas), Física (20 vagas) e Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol – 20 vagas).

O objetivo é auxiliar os docentes no desenvolvimento do trabalho por competências, previsto no Currículo Mínimo das escolas da rede. O curso semipresencial ocorrerá no período de 11 a 25 de agosto. No entanto, haverá dois encontros presenciais, nos dias 11 e 25 do mesmo mês (sábado), das 9 às 13 horas, no Cefet (Avenida Maracanã, 229).



sexta-feira, 13 de julho de 2012

MOBILIDADE INTERNA - CANDIDATOS APROVADOS



Mobilidade Interna para formação de Grupo de Trabalho NTE.

Confira o resultado final!

CANDIDATOS APROVADOS


REGIONAL METRO I 
ANA NERY NASCIMENTO SANTOS
ELIZABETH PEREIRA BARBOSA CHAVES
SHIRLEY PIRES RODRIGUES
CARMELITA VIEIRA DE MELO FREITAS
PRISCILA CUSTODIO DE SOUZA FERREIRA


REGIONAL METRO II 
JANE MARCIA DE SOUZA RODRIGUES
PATRICIA PEREIRA BIGNON
ANA CLAUDIA NUNES PONTES
PATRICIA REBELLO DA SILVA
UBIRATHYRA GUIMARAES DA SILVA


REGIONAL METRO III 
IACY NUNES OLIVEIRA SANTOS
MARIA REGINA MACHADO DA SILVA
DANIELLA SOARES DE ALMEIDA

METRO IV 
JULIO CESAR AMARO DE ALBUQUERQUE
MAGALI ALVES BEZERRA 


METRO V 
LUIZ CARLOS CORREA VIOLA
ZELY BAPTISTA DE OLIVEIRA
SIMONE DA SILVA


METRO VI 
CARLA DE MIRANDA FARINHA
MARIA CRISTINA DA SILVA
MARIA NAZARÉ DE PAULA DE CARVALHO
REGINA CÉLIA COSTA DA SILVA
ELIENE LANNES MOURA TAVARES


METRO VII
CLAUDIA CAPUA DE MOURA
ELAINE CRISTINA ROCHA PINTO
CLAUDIA GALANTE TEIXEIRA
TERESA CRISTINA MEIRA LATA NEVES
GUILHERMINA BORGES DE ARAUJO


MÉDIO PARAÍBA
GISELLE MARIE DE CARVALHO GUIMARAES COSTA
ELUZINETE DE SOUZA BRAGA
REGIANE FERREIRA ROSA
SANDRO JORGE TAVARES RIBEIRO


CENTRO SUL
JAQUELINE CRUZ TORRES DOS SANTOS
MARCIA ROCHA CARREIRO 
LILIANE SOUZA DA SILVA TAVARES
CRISTINA DOS SANTOS BRANDÃO
KARINA MANSUR


SERRANA I 
JOELMA COUTINHO MALDONADO
HELEONORA DE PAULA BELMIRO
EDNA DE SOUZA CAMARGO
EREDY DINIZ CAMPOS


SERRANA II 
MAXISON JOSÉ FERREIRA DE SOUZA
MARCIA DE FÁTIMA CHIMINE TARDIM
LAERTE DE AZEVEDO MACHADO
ANA ANGELICA DE OLIVEIRA RAMOS
ELAINE SANTANA CRUZ


BAIXADAS LITORANEAS 
RAQUEL MIRIAM ARAUJO DOS SANTOS
FATIMA PINHEIRO MOTTA
RONALD DE CARVALHO JUNIOR
ANA CRISTINA BARROS DE OLIVEIRA
SANDRA REGINA MADEIRA PINTO DA ROCHA


NORTE FLUMINENSE 
MARIA APARECIDA CARDOSO AMARAL URBANO
NEIDE MARA GOMES PALMEIRA
MARIANGELA ALVES DA SILVA
SILVANE SALLES MEDEIROS


NOROESTE FLUMINENSE 
JALLINNE BERRIEL
CAROLINA LUIZ DE FREITAS
DOLORES MANHAES ALVARES DE OLIVEIRA
MARIA JOSÉ SABINO LOPES
MARIZA DA SILVA RAMOS

OBS: Os candidatos aprovados deverão aguardar o contato da Coordenação de Tecnologia, através de e-mail, para início das atividades.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CURSO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES



Interessados podem se inscrever até domingo


As inscrições para a 5ª edição do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas estão abertas até o dia 15 de julho. As aulas serão ministradas de agosto de 2012 a abril de 2013.

O objetivo do curso é formar educadores de escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas.

A capacitação é realizada na modalidade a distância, na plataforma moodle, e é composta de cinco módulos, com tutoria virtual no período de oito meses de duração do curso. O conteúdo é aplicado através de quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento da implementação do projeto de prevenção do uso de drogas da escola. Cada educador receberá um kit Individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.

Todos os aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília/DEX/UNB.

Para participar, é necessário que os educadores inscritos tenham acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

Para obter mais informações e efetuar a inscrição, acesse o site http://educadores.senad.gov.br.
 

terça-feira, 10 de julho de 2012

ESCOLAS DA REDE RECEBEM MATERIAL DIDÁTICO




Instituto Vital Brazil produz vídeos educativos


Alunos, professores e funcionários da rede estadual já podem começar a contar os dias para receber o material didático produzido pelo Instituto Vital Brazil e a Casa Vital Brazil. A partir do dia (10/07), às 9h30m, será lançado o material “Vital para o Brazil”, um conjunto formado por dois vídeos educativos voltados para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A distribuição será feita nas diversas escolas da rede, acompanhada de um manual para os professores, que contém explicações de como trabalhar o assunto de forma didática, para faixas etárias distintas.

O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.

O trabalho é resultado de quatro anos de pesquisa e filmagens, com mais de 80 horas de gravações até a edição final. Nesse tempo, foram percorridas 20 cidades dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e seis instituições acadêmicas e científicas. Além disso, foram realizadas 75 entrevistas. 
O kit “Vital para o Brazil” será distribuído gratuitamente pela Secretaria de Estado de Educação. Posteriormente, os vídeos poderão ser assistidos na internet, pelo site da instituição e pelo YouTube.

Para mais informações entre no site www.vitalbrazil.rj.gov.br

PROCESSO SELETIVO INTERNO



seleção para função de Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional


A Secretaria de Estado de educação, em parceria com a Ceperj – Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Interna para as funções de Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional.

Ao todo, serão oferecidas 45 vagas para o cargo de Coordenador Pedagógico e 30 vagas para o de Orientador Educacional, com ocupação imediata. No entanto, a Seeduc prevê possibilidade de convocação para um total de até 1.000 aprovados neste ano.

O processo seletivo constará de quatro etapas, entre prova objetiva de conhecimentos específicos; análise de currículo e experiência profissional; avaliação de perfil e curso de formação. Os candidatos selecionados para ocupar as funções cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser realizadas pela internet, no site da Fundação Ceperj (www.ceperj.rj.gov.br), até o dia 15 de julho, por meio de preenchimento de Ficha de Inscrição.

Acesse aqui os editais:




quarta-feira, 4 de julho de 2012

LANÇAMENTO DE NOTAS - 2º BIMESTRE ATÉ 20/07


PROFESSORES PRECISAM LANÇAR AS NOTAS E FREQUENCIA DO 2º BIMESTRE DE 2012

O prazo termina no dia 20 de julho

Começou dia (02/07), o lançamento de notas e frequencia do 2º bimestre de 2012 de todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano), Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional, Normal Médio e fases finais da EJA Presencial. O prazo vai até o dia 20 de julho, às 23h59. É fundamental o cumprimento dessa etapa no seu prazo correto, pois, a partir dessa ação será possível identificar os alunos com infrequência no primeiro semestre, bem como aqueles que precisam de reforço escolar e, assim, direcionarmos as ações pedagógicas pertinentes.

Juntamente com o lançamento de notas do 2º bimestre, os professores de todas as disciplinas e séries do Ensino Regular passarão a declarar bimestralmente quais competências e habilidades do currículo mínimo desenvolveu nas suas aulas. Nesse momento, os professores deverão declarar os conteúdos trabalhados no 1º e no 2º bimestres.
O Currículo Mínimo foi projetado para estar em contínua construção, com a participação dos professores da rede, em diálogo permanente com a Seeduc e as equipes de elaboração. Não deixe de fazer sua declaração! Esse lançamento é importantíssimo para que possamos avaliar principalmente a aplicabilidade desse documento, de modo que ele possa ser aprimorado para se adequar às diversas realidades encontradas em nossa rede de ensino.



terça-feira, 3 de julho de 2012

FALECIMENTO - YURI DANTAS



Infelizmente a nossa escola CIEP 172 - NELSON RODRIGUES está muito triste, pois faleceu o nosso aluno Yuri Dantas - 11 anos do (7º ano - turma 705) vítima de atropelamento. Era um menino muito alegre, que treinava no ARTSUL FC e tinha um sonho: ser jogador de futebol.
Que Deus, possa confortar o coração de seus familiares e amigos.

Descanse em paz!

domingo, 1 de julho de 2012

1ª SEMANA DE ARTE DA SEEDUC



Confira aqui as notícias e a programação


O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, lançou, no dia 28 de fevereiro, a 1ª Semana de Arte da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. O evento que vai acontecer, de 03 a 06 de julho, reunirá trabalhos de alunos de todo o estado, uma realização inédita na Seeduc.

Entre os objetivos do evento estão o de oportunizar a descoberta de novos talentos entre alunos e professores, valorizar e divulgar as diferentes linguagens artísticas realizadas nas escolas da rede estadual. Para fins pedagógicos, as atividades do evento serão articuladas com o Currículo Mínimo de Arte, criado este ano pela Seeduc, e elaborado com a participação de professores da rede estadual.

Durante os quatro dias, estudantes e educadores, virão de todos os municípios e ocuparão o espaço de mais de 4.000 metros quadrados do Armazém 4 do Píer Mauá, que será dividido em palcos, tendas e espaços livres para performances. Serão apresentações de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Literatura. Haverá oficinas, abertura e encerramento com bandas e fanfarras; palestras com profissionais de Arte e artistas; e saraus literários. Duas tendas serão dedicadas à Literatura: a Tenda José Cândido Carvalho – uma parceria com a Academia Brasileira de Letras; e a tenda da Imprensa Oficial.

Pela primeira vez, em um espaço criado especialmente para isso, docentes de Arte e estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de mostrar o trabalho realizado nas escolas durante o ano letivo, além de compartilhar criações, ideias e experiências.

Para participar, as escolas deverão encaminhar seus trabalhos para as Diretorias Regionais de sua área. O projeto conta com o apoio da Secretaria do Estado de Cultura.

Os professores interessados em obter mais informações ou dar sugestões deverão enviar e-mail para semanarte@educacao.rj.gov.br.

Notícias:

Confira aqui a programação: