quinta-feira, 28 de junho de 2012

PRONATEC - INSCRIÇÕES ABERTAS



As inscrições estão abertas até o dia 10 de julho

Já estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. São 9121 vagas para os alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino. Para se cadastrar, acesse o linkhttp://conexao.educacao.rj.gov.br/pronatectec/. O aluno deverá ter em mãos o número de CPF do próprio. O prazo para as inscrições vai até as 23h59m do dia 10 de julho.

O Pronatec é um conjunto de ações que visam a ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional. O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional; e ampliar as oportunidades educacionais por meio do incremento da formação profissional.

Os cursos são oferecidos através da concomitância, ou seja, o aluno faz o ensino médio regular em um turno e o curso técnico em outro. O cadastro não garante a vaga no curso pretendido, pois o candidato ainda passará por um processo classificatório de acordo com o desempenho do SAERJINHO 1º bimestre de 2012. É imprescindível que o aluno tenha CPF próprio. O abandono do Ensino Médio implicará na perda da vaga co Curso Técnico.

É de responsabilidade dos pais, ou do aluno, se maior de 18 anos, garantir o tempo necessário para o deslocamento entre as instituições de ensino e comparecer à instituição que ofertará o curso técnico munido dos documentos necessários para efetivar a matrícula dentro do prazo estabelecido, caso seja contemplado com a vaga, após a divulgação do resultado. O não comparecimento dos pais do aluno classificado, ou do próprio aluno, caso seja maior de idade, na instituição de ensino que oferecerá o curso técnico com a documentação exigida no prazo estabelecido para a efetivação da matrícula implicará a perda da vaga.

Documentos necessários para a matrícula: original e cópia da Certidão de Nascimento; original e cópia de carteira de identidade; original e cópia do CPF do próprio aluno (inclusive menores); dois retratos 3x4; Certificado de reservista ou de alistamento militar (maiores de 18 anos do sexo masculino); original e cópia do Título de Eleitor e declaração da unidade escolar comprovando série. 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

SAERJINHO - 2012



Exame será aplicado nesta semana nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro


Nesta quarta-feira (27/06), os alunos da rede voltam a realizar o Saerjinho, avaliação diagnóstica da Secretaria de Estado Educação (Seeduc) realizada bimestralmente. A prova será realizada até a próxima quinta-feira (28/06) pelos alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Além de Língua Portuguesa e Matemática, os alunos do Ensino Fundamental realizam provas de Ciências, enquanto os do Ensino Médio são avaliados em Química, Física e Biologia.

O Saerjinho tem como objetivo identificar deficiências educacionais para que possam ser corrigidas, ajudando a Seeduc a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede. Além disso, a avaliação funciona como treinamento para o Enem, Prova Brasil, vestibulares e entrevistas de emprego.

Entre as principais medidas desenvolvidas a partir do resultado do Saerjinho estão o reforço escolar, com aulas no contraturno; formação continuada para professores; material pedagógico; e Gestão Integrada da Escola (Gide).

Jovens Turistas
 
Com o objetivo de valorizar os estudantes que apresentam bom desempenho escolar, a Seeduc premia os alunos da rede estadual de ensino que se destacam nas avaliações do Saerjinho com a participação no projeto Jovens Turistas. 
Os alunos vencedores passam um fim de semana no Rio de Janeiro e conhecem os principais pontos turísticos da cidade, além de participarem de um intercâmbio com entidades culturais e educacionais parceiras do projeto.

terça-feira, 26 de junho de 2012

PREMIAÇÃO NA ESCOLA - SAERJ 2011

A Direção do CIEP 172 - Nelson Rodrigues, premiou os melhores alunos com uma bicicleta, pelo ótimo desempenho nas Avaliações - SAERJ 2011


Parabéns aos nossos alunos pelo esforço e dedicação, vocês são 1000!


Kleiton Duarte, Janaína Rodrigues e Thiago Chaves



segunda-feira, 25 de junho de 2012

PROCESSO SELETIVO INTERNO




Seleção para funções estratégicas de Diretor de Unidade Escolar e Diretor Adjunto de Unidade Escolar


A Secretaria de Estado de educação, em parceria com a CEPERJ – Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Interna para as funções estratégicas de Diretor de Unidade escolar e Diretor Adjunto de Unidade escolar.

O processo seltivo constará de quatro etapas entre prova objetiva de conhecimentos específicos; análise de currículo e experiência profissional; avaliação de perfil e curso de formação. Os candidatos selecionados para ocupar as funções cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O candidato deverá atender, cumulativamente, os seguintes requisitos:
- Possuir Ensino Superior completo;
- Não estar respondendo ou ter sido apenado em processo de inquérito administrativo disciplinar instaurado até o dia anterior à data da designação para a função;
- Ser servidor ativo da carreira do magistério da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC, há no mínimo 3 (três) anos;
- Ter, no mínimo, 3 (três) anos de efetivo exercício, em períodos contínuos ou alternados, computados em funções efetivas existentes em Unidade escolar da SEEDUC;
- Não serão considerados os períodos de afastamento não remunerado;
- Não estar respondendo ou ter sido apenado em processo de inquérito administrativo disciplinar instaurado até o dia anterior à data da designação para a função.

As inscrições deverão ser realizadas pela internet no site da Fundação CEPERJ (www.ceperj.rj.gov.br), até o dia 01 de julho, por meio de preenchimento de Ficha de Inscrição.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

MOBILIDADE INTERNA



Mobilidade Interna para formação de Grupo de Trabalho NTE

ÁREA DE ATUAÇÃO
• Membro de grupo de trabalho da Coordenação de Tecnologia Educacional.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
• Nível Superior e pós-graduação (concluído ou cursando) na área de tecnologia educacional e/ou pedagogia.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES BÁSICAS
• O servidor exercerá suas atividades, conforme agendado previamente, nos NTE, para pesquisa e atualização dos Conteúdos Digitais Pedagógicos e nas escolas sob sua orientação;
• O servidor atuará junto às escolas, no período correspondente a 1/3 de seu horário de trabalho de 40 horas semanais, na realização de visitas às unidades escolares sob sua orientação e 2/3 do horário semanal de trabalho na atividades de pesquisa e atualização dos Recursos Pedagógicos Digitais e atividades relativas ao ProInfo Integrado/MEC;
• Caberá ao servidor realizar visitas regulares, no mínimo uma vez por semana, em horários e dias alternados de forma a permitir o contato com toda a equipe pedagógica (professores, gestores e orientadores pedagógicos) em U.E.’s de sua responsabilidade;
• Cada servidor responderá por um número de quatro a seis unidades escolares, de acordo com a localização e quantitativo de docente das unidades escolares (tempo e custo de deslocamento) e quantitativo de docentes nas unidades escolares;
• Pesquisa de Conteúdos Digitais Pedagógicos articulados ao Currículo Mínimo da Rede Estadual.
• Realização de visitas regulares a unidades escolares a fim de promover, junto aos professores e equipe pedagógica da UE, o uso de Conteúdos Digitais Pedagógicos e equipamentos tecnológicos no ensino. 
• Participação das reuniões quinzenais de alinhamento de metas e ações com as equipes das Regionais Pedagógicas e da Coordenação de Tecnologia Educacional.
• Participação nas formações e capacitações, realizadas na região de atuação ou na sede.

Durante as visitas às escolas, os servidores seguirão a seguinte metodologia:
• 1ª Etapa: Sensibilização da equipe pedagógica quanto à importância e benefícios do uso dos Recursos Digitais Pedagógicos;
• 2ª Etapa: Apresentação aos professores, divididos por áreas de conhecimento, dos Recursos Pedagógicos Digitais que estarão disponíveis no site Conexão Professor e sua usabilidade no ensino, e apresentação dos equipamentos e tecnologias ao alcance dos professores da UE;
• 3ª etapa: Apresentação dos Recursos Pedagógicos Digitais específicos de cada componente curricular, por bimestre, seguindo o Currículo Mínimo; orientação com relação a aplicabilidade dos recurso alinhadas ao Currículo Mínimo e Orientações Pedagógicas, utilização dos itens de avaliação na preparação dos alunos para as avaliações externas (SAERJ/Prova Brasil/Saerjinho/ENEM) 
• 4ª Etapa: Acompanhamento da utilização dos Recursos Pedagógicos Digitais aos professores e acompanhamento dos impactos de sua utilização nas avaliações externas nas escolas sob sua orientação.


PRÉ – REQUISITOS
• Ser servidor efetivo da SEEDUC, há no mínimo 3 anos;
• Ser graduado e licenciado em alguma das áreas de conhecimento da Educação Básica ou em Área Pedagogia;
• Pós-graduação (concluída ou cursando)
• Possuir domínio básico em tecnologia: internet e “pacote Office”;


HABILIDADES E ATITUDES NECESSÁRIAS
• Capacidade de análise e de síntese;
• Fluência verbal e escrita;
• Proatividade e iniciativa;
• Criatividade e inovação;
• Atenção concentrada e difusa;
• Excelente relacionamento interpessoal; habilidade de conciliação de grupos e capacidade de ouvir problemas e encontrar soluções junto às equipes;
• Comprometimento;
• Discrição, postura profissional e ética;
• Visão integrada dos processos;

JORNADA DE TRABALHO
• 40 horas semanais.(independente da carga horária de matrícula)

GRATIFICAÇÃO
• O servidor que atender ao perfil desejado receberá uma gratificação de R$ 1.200,00 
(hum mil e duzentos reais), independente da carga horária de matrícula.

CRONOGRAMA
Etapas
Prazos
Período para envio dos currículos e ficha cadastral
13/06 a 24/06/2012
Análise de Currículos
13/06 a 27/06/2012
Informação dos candidatos aptos na 1° etapa pelo setor demandante à CRS
28/06/2012
Convocação para Avaliação de Perfil
29/06/2012
Avaliação de Perfil
03/07 a 05/07/2012
Informação da CRS ao setor demandante dos aprovados
07/07/2012
Divulgação do resultado final
09/07/2012
Período para Movimentação
11/07/06 a 13/07/2012
Início das atividades
16/07/2012


Para participar, converse com o seu Gestor e após, faça o download da ficha cadastral, preencha a mesma e envie juntamente com seu currículo resumido em anexo até 24/06/2012, contando a sua vida funcional na SEEDUC, para processoseletivo@educacao.rj.gov.br 

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a Coordenação de Recrutamento e Seleção, através do telefone (21) 2380-9111.

Não se esqueça de preencher e enviar a ficha cadastral, em destaque, os itens relacionados: nome, matrícula, Unidade de lotação, cargo efetivo, disciplina de ingresso, disciplina de atuação, data de admissão, diretoria regional administrativa de interesse, cargo desejado e o motivo da participação na mobilidade.

A omissão nas informações acima implicará na exclusão de sua participação.


segunda-feira, 11 de junho de 2012

RIO + 20 - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO




Escolas já podem agendar a sua participação



Rio + 20 - Confira a Programação 

Diretores, professores e alunos, já podem conferir a programação da Rio + 20, Conferência das Nações Unidas que vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho. 


As escolas vão poder conferir as duas possibilidades de roteiros para a Conferência: o dos eventos oficiais que se encontram no site da Conferência Rio+20 - www.rio20.rj.gov.br - e o dos eventos paralelos. 


LOCAIS DE VISITAÇÃO RIO +20

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA CONFERÊNCIA RIO +20

Programação está disponível no site http://www.rio20.rj.gov.br/oestadonorio20.aspavilhão do Rio de Janeiro -
Parque dos Atletas

Para participar dos debates e workshop é necessário inscrição individual prévia acessando o site: http://www.rio20.rj.gov.br/oestadonorio20.asp


A visita direta ao espaço do Parque dos Atletas não tem como requisito inscrição prévia.


  
Eventos Paralelos - Governo do Estado do Rio de Janeiro

A visita direta aos Eventos Paralelos não têm como requisito inscrição prévia.

Destacamos que a visitação e participação das Unidades Escolares nos espaços oficiais se darão de 13 a 19 de junho.


HUMANIDADE 2012 – FORTE COPACABANA

11 a 22 de junho de 2012 - de 9h às 18h.


Humanidade 2012 é uma iniciativa da FIESP, Sistema FIRJAN, Fundação Roberto Marinho, SESI-Rio, SESI-SP, SENAI-Rio, SENAI-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio e do SEBRAE, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável.


Em um espaço inovador, de portas abertas, toda a sociedade está convidada a refletir e aprofundar a compreensão acerca de um modelo possível de desenvolvimento que considere os impactos passados, presentes e futuros, para garantir melhores condições de vida em todo o planeta com crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente. Humanidade 2012 é também um foro democrático que vai oferecer, além de encontros, seminários e oficinas, uma grande exposição aberta ao público para mostrar, de maneira lúdica, interativa e participativa, como esses conceitos têm se traduzido em iniciativas e ações importantes no nosso País.

A estrutura construída no Forte de Copacabana, um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, também servirá com ponto de encontro, de visitação e de convivência durante a Rio+20, sendo uma contribuição dos realizadores à conferência promovida pela ONU.


Com uma arquitetura nova e impactante, ela leva a assinatura da cenógrafa Bia Lessa e foi idealizada a partir do conceito de que ser sustentável é ser simples: todos os materiais utilizados, dos andaimes aos tapumes passando por móveis e até o lixo gerado, serão reaproveitados ao final do evento.

Acessar o site http://www.humanidade2012.net/ para a escolha do dia e evento no qual a escola deseja participar.


CECIERJ NA RIO +20
Armazém PoP Ciência – Armazém 4 - Porto

As atividades terão início dia 12/06 a partir das 14h, com a exposição Biomas e a FEMACTI. Haverá uma arena de debates e diversas atividades experimentais desenvolvidas pelas instituições que apresentaram suas propostas, serão oficinas, jogos, experimentos e muitas outras atividades interativas. 

Visitas por agendamento com o setor de AGENDAMETO ESCOLAR DO MAST – Tel. (21) 3514-5229. 

Para maiores informações sobre o Armazém acesse o site: www.popciencia.org.br


Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias

As ações do Museu Ciência e Vida para a Rio +20 começam com uma MOSTRA DE TEATRO ESTUDANTIL, desenvolvida por alunos e professores da região em 16/06 (sábado).


Outras atividades a partir do dia 19/06 com:

• Sete (7) exposições, sendo duas (2) voltadas para Sustentabilidade;

• Sessões de planetário;

• Cine Clube Cederj;

A visitação pode ser agendada pelo tel.: (21) 2671-7797.

Site: www.museucienciaevida.com.br.


DEBATE SOBRE JUVENTUDE E SUSTENTABILIDADE - CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS

Dia 14 de junho de 2012 das 14h ás 19 h – Espaço Arena da Barra - Auditório ARN – 1.


O objetivo do evento é abrir canal de diálogo com setores da juventude para debatermos o tema “Juventude e Sustentabilidade”. Temos a confirmação de personalidades que dialogarão com o público, com a confirmação de Oscar Motomura – um dos idealizadores da Carta da Terra e o poeta amazônida Thiago de Melo Neto. Podemos ainda ter a colaboração de pessoas indicadas por vocês. O público alvo é estudantes do ensino médio e profissional, bem como universitários e colaboradores. Também objetivamos a produção de um documento coletivo dos participantes que possa ser entregue para as autoridades presentes no processo decisório da Conferência. 


A estrutura de comunicação da Câmara, como rádio, jornal e TV estarão presentes, coletando depoimentos para a formatação de reportagens ou documentário.


Será emitido certificado de participação.

As inscrições podem ser feitas pelo link http://www2.camara.gov.br/participe/eventos/@@eventos_programados



CÚPULA DOS POVOS – PARQUE DO FLAMENGO


A Cúpula dos Povos na Rio +20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.

Informações da Programação e inscrições individuais pelo site: http://cupuladospovos.org.br


BRASIL CERRADO


De 12 a 24 de junho de 2012 

Local: MAM Rio - Av. Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo

Tel.: 2240 4944 / 2240 4899 
Horários: de terça a sexta, de 12h as 18h /sábados, domingos e feriados, de 12h as 19h

A vídeo instalação sensorial de Siron Franco ocupa o Museu de Arte Moderna durante a Rio+20. Uma das principais atrações culturais da Rio + 20 ocupará o salão principal do Museu de Arte Moderna, no período de 12 a 24 de junho.

Trata-se da vídeo instalação sensorial Brasil Cerrado, especialmente criada para o evento pelo artista plástico Siron Franco, a convite da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Com mais de 600m2 de área montada, distribuídas em quatro salas e dois mega painéis, a vídeo instalação é gratuita e foi concebida para aproximar o visitante das belezas do cerrado brasileiro e explicitar a urgência de sua preservação.

De forma criativa e lúdica, o artista apresenta um novo e belo mundo ao visitante. São insetos, flores, pássaros, animais, texturas, cores e odores do cerrado apresentados em grandes projeções com alta definição, esculturas, fotos e textos. A sonorização dos espaços, a aplicação de essências específicas da região e a presença de elementos sensoriais como água e calor nos diferentes ambientes conduzem a um passeio profundo por um universo onde a natureza é soberana.

ARENA DA BARRA

Evento Único – 13 de junho de 2012 – Horário: 11 as 14 h

Responsável pelo evento: WWF


Programação do Evento:

O objetivo principal deste evento será o de destacar os pontos fortes e fracos da Família de Pegadas, composta por três indicadores conhecidos como Pegada Ecológica, Pegada Hídrica e Pegada de Carbono. Isso auxiliaria no entendimento do uso destes indicadores para medir as várias dimensões relevantes do desenvolvimento sustentável.

Vamos apresentar a aplicação de cada ferramenta, utilizando exemplos concretos, e de forma mais participativa possível, encerrando o evento com uma discussão qualificada.

Contato: Maria Cecília Wey

Telefone: +55 61 3364 7448

Email: simone@wwf.org.br


PROGRAMAÇÃO Rio +20 Mostra de cinema indígena

Programação Livre, para todas as idades.


13/06 - SESC GINÁSTICO

(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas

Cada sessão tem lotação de 500 lugares

10hs-15hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas

A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)

Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)

Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)


Sessões seguidas de debate com público e o realizador Kamikia Kisêdjê (Kisêdjê) e Vincent Carelli (Coordenador Vídeo nas Aldeias)

  

14/06 - SESC GINÁSTICO

(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas

Cada sessão tem lotação de 500 lugares

10hs-15hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas

Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min

(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal, 

Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)

Sessões seguidas de debate com público e o realizador Kamatxi (Ikpeng) e Vincent Carelli (Coordenador do Vídeo nas Aldeias)


15/06 - SESC GINÁSTICO

(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas 

Cada sessão tem lotação de 500 lugares

10hs-14hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas

A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)

Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)

Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)


Sessões seguidas de debate com público e o realizador Patrícia Ferreira Keretxu (Mbya-Guarani) e Vincent Carelli (Coordenador do Vídeo nas Aldeias)


16/06 - SESC GINÁSTICO

(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas 

Cada sessão tem lotação de 500 lugares

10hs-14hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas

Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min

(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal, 

Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)


Sessões seguidas de debate com público e o realizador Divino Tserewahu (Xavante) e e o realizador Kamatxi Txicão (Ikpeng) 



 17/06 - SESC GINÁSTICO



(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas

Cada sessão tem lotação de 500 lugares 



10hs-15hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)
Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)
Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)

Sessões seguidas de debate com público e os realizadores Keretxu Patrícia Ferreira (Mbya-Guarani) e Zezinho Yube (Hunikui)


19/06 - ESPAÇO SESC

(Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana) 200 vagas

Cada sessão tem lotação de 50 lugares

10hs-12hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas

Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min

(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal, 

Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)

15hs-17hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min
(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal, 
Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)

Sessões seguidas de debate com público e o realizador Kumaré Txicão (Ikpeng)


21/06 - ESPAÇO SESC

(Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana) 100 vagas

Cada sessão tem lotação de 50 lugares

15hs-17hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas

A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)

Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)

Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)


Sessões seguidas de debate com público e os realizadores Zezinho Yube (Hunikui), Takumã Kuikuro (Kuikuro), e Keretxu Patrícia Ferreira (Mbya-Guarani) e Kamikia Kisedje


27/06 - SESC MADUREIRA

(Rua Ewbanck da Câmara, 90) 378 vagas 

Cada sessão tem lotação de 189 lugares (totalizando 378 vagas por dia) 

11hs e 13hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas

Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min
(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal, 
Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)

Sessões seguidas de atividades audiovisuais com o realizador Kamatxi Txicão (Ikpeng) 

28/06 - SESC ENG DE DENTRO

(Av. Amaro Cavalcanti, 1661) 290 vagas

Cada sessão tem lotação de 145 lugares (totalizando 290 vagas por dia) 

11hs-13hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas

A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)
Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)
Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)


Sessões seguidas de atividades audiovisuais com o realizador Kamatxi Txicão (Ikpeng) 


29/06 - SESC D. DE CAXIAS

(R. General Argolo, 47 – 25 de Agosto) 200 vagas

Cada sessão tem lotação de 100 lugares

10hs-15hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas 

Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min

(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal, 

Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)

Sessões seguidas de atividades audiovisuais com e o realizador Kamatxi Txicão (Ikpeng)