quinta-feira, 31 de maio de 2012

OFICINA DE CINEMA


A alegria de fazer STOP MOTION !!







quarta-feira, 30 de maio de 2012

INSCRIÇÕES - ENEM 2012



Começou nesta segunda-feira (28), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Os interessados podem se inscrever no programa até 23h59 do dia 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos.
As inscrições para o Enem custam R$ 35 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.
São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.
A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.
Mudanças

Entre as mudanças para a edição deste ano do programa, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.


Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.
Aplicação das provas
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o país, a partir das 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. Já no domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7.


O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereçohttp://sistemasenem2.inep.gov.br

Segundo o Inep, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Para facilitar o processo de inscrições, o ministério preparou um guia com instruções para os candidatos (veja aqui).

Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/05/inscricoes-para-o-enem-2012-ja-estao-abertas-saiba-como-participar.html

PRIMEIRA JORNADA JUVENIL NA CÚPULA DOS POVOS - ONDA VERDE - TINGUÁ



O projeto I Jornada Juvenil para divulgação na escola, uma preparação para a Rio +20, nossa escola está participando!

Para aquelas escolas que já confirmaram a participação na I Jornada Juvenil da Cúpula dos Povos

É muito importante!

Foi realizada no dia 26/05, de 9:30 as 16 horas, sábado, reunião com os mobilizadores da I Jornada Juvenil.

Pauta:
- Planejamento da Ida à Cúpula dos Povos
- Aprofundamento do tema da Cúpula dos Povos
- Atividades desenvolvidas pelas Escolas
- Informes.
É muito importante participar. Qualquer dificuldade, por favor, fazer contato.

Envio link do facebook da I Jornada Juvenil
Envie para seus alunos. O facebook é um espaço de encontro e aproximação.
Nele vamos nos conhecendo, através das atividades desenvolvidas nas escolas, expressão de idéias sobre nossas ações ambientais, discussão e debates sobre o tema da Cúpula dos Povos, e, um espaco para conhecermos as escolas participantes de grande projeto.


Apoio:


Professor: Cleber Gonçalves
Animador Cultural: Antônio Feitosa

http://www.facebook.com/#!/groups/405372752819839/ - link para o facebook da I Jornada Juvenil na Cúpula dos Povos

http://cupuladospovos.org.br/ - link da Cúpula dos Povos

www.ondaverde.org.br - página do Onda Verde

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA RETOMA ATIVIDADES


Professores já podem se inscrever. A previsão é de que as aulas aconteçam no 2º semestre


Atenta às discussões sobre a Educação no Campo, a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), retomaram o programa Projovem Campo Saberes da Terra, que será executado nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense, Médio Paraíba e no município de Nova Iguaçu.


O objetivo é garantir que as comunidades do campo no estado do Rio de Janeiro tenham acesso à escolaridade. O programa está em fase de ajustes das turmas no sistema do FNDE. As comunidades participantes deverão procurar a sede das Diretorias Regionais mencionadas para confirmar sua matrícula.


Docentes de todas as disciplinas – exceto Educação Física – poderão se inscrever. Os principais pré-requisitos para o professor participar são: ser servidor efetivo da rede pública estadual de ensino; ter Licenciatura Plena; ter disponibilidade de atuar no campo (áreas rurais); ter disponibilidade de participar da formação oferecida.


Os inscritos para atuar no programa serão capacitados em curso de formação e receberão certificado emitido pela Uenf. Para confirmar o cadastro e obter mais informações, os interessados deverão enviar e-mail para jovenseadultos@educacao.rj.gov.br.


Os estudantes atendidos pelo programa também são beneficiados. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com idade entre 18 e 29 anos, terão qualificação profissional e social, desenvolvendo habilidades para diversas áreas do conhecimento e, principalmente, com profissionalização e construção de cidadania e políticas públicas no campo.


As discussões sobre o tema estão se intensificando. Em março, as equipes da Seeduc-RJ participaram do lançamento do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que visa fortalecer as ações de políticas públicas para estados e municípios do país.

Clique aqui e conheça a iniciativa do Ciep 268 - Luis Carlos de Lacerda, em Campos dos Goytacazes.


Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=932910

quinta-feira, 10 de maio de 2012

NOVO CARTÃO DE GRATUIDADE NOS TRANSPORTES PARA OS ESTUDANTES


Alunos deverão possuir o RG Detran RJ


Em breve, a Secretaria de Estado de Educação substituirá o atual cartão de identificação do estudante por outro mais abrangente e seguro, que terá como base o registro geral (Identidade Civil). Para adquirir o novo cartão de gratuidade nos transportes públicos, o aluno deverá possuir RG emitido pelo Detran RJ.

A Carteira de Identidade será pré-requisito obrigatório para a aquisição dos novos cartões, que substituirão os que estão em uso atualmente. O estudante que não tiver o documento perderá o direito de acesso gratuito aos transportes com bilhetagem eletrônica.

Quem possuir RG emitido por outro estado ou pelo Instituto Félix Pacheco deverá providenciar o RG Detran RJ, comparecendo a um dos postos do Detran ou do Rio Poupa Tempo. Logo após receber o documento, o estudante deverá apresentá-lo em sua unidade escolar e solicitar a inserção dos dados no sistema Conexão Educação.

A nova medida evitará transtornos, como o cancelamento de cartões por matrícula duplicada, pois o RG será o número de identificação que acompanhará o aluno durante todo o período em que estiver matriculado na rede estadual Seeduc, mesmo que seja transferido para outra unidade escolar.

A obrigatoriedade da Carteira de Identidade, emitida pelo Detran RJ, visa intensificar o controle sobre os recursos públicos utilizados com o transporte escolar, além de promover o exercício da cidadania, incentivando os alunos a possuírem sua identificação civil, que abre portas para a participação em concursos públicos, bolsas de estudo, entre outros benefícios.

Para mais informações sobre a identificação civil, documentos necessários e postos de atendimento, acesse o site do DETRAN (http://www.detran.rj.gov.br) ou do Rio Poupa Tempo (http://www.riopoupatempo.rj.gov.br). 


terça-feira, 8 de maio de 2012

REFORÇO ESCOLAR 2012



Alunos, professores de Língua Portuguesa e Matemática, e 


gestores podem participar do projeto

Alunos e professores que queiram participar do Projeto Reforço Escolar 2012, fiquem atentos às normas. A SEEDUC em parceria com a Fundação CECIERJ visando priorizar ações qualitativas na educação, tendo como foco as necessidades de Letramento em Leitura e Escrita e Letramento Matemático para os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular das escolas que apresentaram padrões de desempenho baixo e intermediário nas avaliações diagnósticas realizada pela Secretaria de Estado de Educação em 2011.


Confira as regras:


ALUNOS (1ª e 2ª série do Ensino Médio)
• Estar matriculado em uma das Unidades que possua turmas de Reforço Escolar;
• Participar ativamente das aulas oferecidas no contraturno, duas horas por dia, duas vezes por semana, utilizando material didático diferenciado.


PROFESSORES

O Projeto Reforço Escolar 2012 apresenta um método inovador e atrativo, ofertando material didático para o aluno e para o professor. Você professor participará de capacitação, sendo 8 horas de capacitação presencial, aos sábados e 8 horas de capacitação à distância.


1- Quanto ao Critério de elegibilidade dos professores:

Podem se inscrever para o Projeto Reforço Escolar 
• Os professores de Língua Portuguesa e Matemática na Rede Estadual de Educação; 
• Os professores excedentes de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino;
• Os professores excedentes, habilitados em Língua Portuguesa e matemática. Os professores (que ainda não foram habilitados no Sistema Conexão Educação) deverão comparecer à Regional munido da documentação necessária, para que a Inspeção Escolar o habilite em Língua Portuguesa e matemática, após verificação da documentação;
• Os professores excedentes de disciplinas de ingresso que NÃO apresentam carência no Município de Lotação, de acordo com o parecer da Coordenação de Gestão de Pessoas da Regional;
• Os professores de Língua Portuguesa e Matemática na Rede Estadual de Educação;


2- Quanto à Remuneração:

I – Professores Excedentes 
Os referidos professores terão a carga horária excedente alocada no Projeto Reforço Escolar e receberão 1 tempo semanal de GEEP referente h/a da capacitação/planejamento (o valor da GEEP será equivalente ao valor da GLP);
II- Professores optantes por GEEP (Gratificação de Encargos Especiais por Projetos)


Os referidos professores receberão 3 tempos semanais de GEEP, por turma, pelo número de horas trabalhadas referente ao Projeto Reforço Escolar + carga horária de Capacitação/planejamento;
Atenção: É importante confirmar sua adesão ao Projeto, acessando o DOCENTE ONLINE garantindo sua alocação para o início das aulas.


GESTORES


• Orientar e estimular a participação dos alunos e professores no Projeto;
• Alocar o professor na turma do Projeto Reforço Escolar;


Quanto à alocação das aulas, acontecerá da seguinte forma:

1ª série – 04 tempos de aulas (02 tempos para cada disciplina) no contraturno em dois dias semanais.
2ª série – 04 tempos de aula semanais (02 tempos dentro do horário da turma para uma disciplina e 02 tempos no contraturno para a outra disciplina). A escolha da disciplina ficará em cargo da Direção ou disponibilidade do professor
• Solicitar a liberação de GEEP para docentes optantes por GLP/GEEP através de planilha ao Coordenador de Ensino da Regional


Professores Excedentes procure sua Regional, a partir de 04 de maio de 2012, para que você possa ser alocado nas escolas com o Projeto Reforço Escolar 2012.

Clique aqui e veja a relação das Unidades Escolares que possuem turmas de Reforço Escolar Diurno.