segunda-feira, 30 de abril de 2012

DIA DA BAIXADA FLUMINENSE


A Baixada Fluminense possui um vasto patrimônio de valores naturais, culturais, históricos, econômicos, humanos e sociais e nos dias atuais vem enfrentando o imenso desafio de superar as suas dificuldades e limitações e converter-se não apenas numa região materialmente rica, mas sobretudo numa região na qual prevaleçam a justiça social, a igualdade humana com oportunidades para todos e a melhoria da qualidade de vida para toda a população.
A intenção de se comemorar o Dia da Baixada Fluminense é a de celebrar os valores da região e discutir os problemas atuais, com a participação consciente de toda a sociedade.

DIA NACIONAL DA MULHER


sexta-feira, 20 de abril de 2012

NOVO UNIFORME DA REDE ESTADUAL





Alunos da rede estadual terão novo uniforme 


no segundo semestre de 2012

O novo uniforme que será adotado para todos os alunos da rede estadual até 2013
O novo uniforme que será adotado para todos os alunos da rede estadual até 2013 Foto: Divulgação / Extra


O visual dos alunos da rede de ensino estadual vai mudar a partir da metade do ano. Um novo uniforme vai ser distribuído aos estudantes na volta às aulas de julho, a começar pelos alunos que entrarem nas unidades escolares neste período. Já os antigos receberão as camisas novas no começo do ano que vem. O número de unidades por aluno também vai subir: serão até cinco camisetas, em vez das duas distribuídas atualmente.
Outra novidade é a criação do selo de qualidade Unidades Públicas de Ensino (UPE). O título será concedido às escolas que provarem serem as melhores da rede estadual. Além de um bom índice de aprovação de alunos, escolas UPE vão precisar ter professores que sempre disponibilizem o boletim online, para acompanhamento dos pais; boa gestão e prestação de contas em dia; infraestrutura de qualidade e quadro de professores preenchido.
Orientação para os pais
As escolas que conquistarem o selo terão direito a um uniforme diferente e broches comemorativos. A ideia é que o selo possa servir para orientar os pais na hora de escolher onde matricular o filho e para estimular as outras escolas a terem um bom desempenho. O governo do estado vai escolher quais escolas serão UPEs por meio do índice de desempenho, que é calculado com a prova Saerj, e pela relação entre aprovados e reprovados.
Ainda segundo a secretaria estadual de Educação, o uniforme novo, além de sair mais barato, vai ter uma malha melhor. O gasto do governo com cada peça vai cair de R$ 9,27 para R$ 5,57.




Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/alunos-da-rede-estadual-terao-novo-uniforme-no-segundo-semestre-de-2012-4684105.html#ixzz1scZi8km5

terça-feira, 17 de abril de 2012

UFRJ - CURSOS SOBRE DIVERSIDADE NA ESCOLA


Educadores da rede estadual podem se inscrever nos cursos de extensão

Os profissionais da rede estadual de ensino já podem se inscrever para os cursos de extensão realizados pelo projeto Diversidade Sexual na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como ações principais, o projeto realiza atividades de formação e sensibilização junto a profissionais e estudantes da Educação Básica, além do desenvolvimento de materiais de orientação para educadores.

Os cursos são inteiramente gratuitos e dirigidos a professores, gestores, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores pedagógicos ou educacionais, profissionais administrativos e de apoio.

Serão oferecidos dois cursos: o Diversidade Sexual e de Gênero na Escola, aberto a qualquer profissional de educação; e o Diversidade na Escola, que, além do conteúdo do primeiro, agrega dois módulos adicionais: "Juventudes" e "Diversidade étnico-racial".

Para mais informações e inscrições acesse o site www.pr5.ufrj.br/diversidade, ligue para o telefone (21) 2598-9266 ou mande e-mail paradiversidade@pr5.ufrj.br.


CINEMA PARA TODOS


Inscrições para oficinas vídeo-interatividade prorrogadas até 25 de abril

“O Cinema Para Todos é um Programa do plano estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e uma realização da Secretaria do Estado de Cultura e da Secretaria do Estado de Educação em parceria com o ICEM – Instituto Cultura Em Movimento, visando estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual de ensino às salas de cinema”.

Realizada pela Praga Conexões, as oficinas são voltadas para alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos das unidades escolares da rede estadual localizadas nos 27 municípios onde o Cinema Para Todos atua*. As inscrições, que terminariam nesta segunda-feira (16/04), foram prorrogadas até dia 25 de abril.

O objetivo das Oficinas Videointeratividade é introduzir a prática da produção audiovisual na escola, ampliando a sensibilidade estética e o poder de comunicação de jovens e educadores. O conhecimento adquirido durante as Oficinas será contextualizado à prática pedagógica da unidade escolar.

Serão selecionadas 03 (três) unidades escolares de cada município. Segue, abaixo, o passo a passo para inscrição e participação:

1) Cada unidade escolar poderá participar com 8 (oito) alunos e 01 (um) professor;

2) A inscrição na Oficina é responsabilidade do professor, sendo necessária a autorização do diretor e sua concordância com o regulamento em anexo;

3) Os interessados responderão ao questionário (vide abaixo) e o enviarão para o e-mail oficinas@pragaconexoes.com até o prazo máximo de 16 de abril de 2012;

4) Dentre as 03 (três) unidades selecionadas em cada município será elegida uma para sediar a Oficina VideoInteratividade;

5) A Oficina VideoInteratividade tem carga horária de 40 horas, dividida ao longo de duas semanas, sendo 4 (quatro) horas diárias de 2ª à 6ª feira;

6) Os participantes receberão materiais didáticos – Apostila do programa, Livro e DVDs – e serão acompanhados à distância pela equipe das Oficinas até o final do presente ano letivo;

7) Durante a Oficina VideoInteratividade cada Unidade Escolar produzirá um vídeo de curta duração sobre temática de seu interesse, que posteriormente será disponibilizado ao público, pelo site do Cinema Para Todos –(www.cinemaparatodos.rj.gov.br) ;

8) Os vídeos produzidos participarão de um concurso de premiação no mesmo site, e serão enviados a festivais de cinema no Brasil ao longo do ano.

Entre os resultados esperados pelas Oficinas VideoInteratividade, destacam-se:

• Desenvolvimento da habilidade de expressão dos alunos, em particular na linguagem audiovisual;

• Utilização da produção audiovisual como ferramenta do professor no processo ensino-

aprendizado;

• Desenvolvimento da visão critica dos alunos em relação ao que consomem dos meios de comunicação;

• Participação mais ativa dos alunos na vida cultural da cidade e da escola;

• Realização de outros vídeos sobre/para a escola e a comunidade.

Em curso desde 2010, mais de 450 estudantes e 80 educadores já passaram pelas Oficinas. - confira os vídeos realizados e depoimento dos participantes em youtube.com/ofvideointerativdade
* Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus de Itabapoana, Búzios, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Acesse aqui os links do Formulário e do Regulamento.


Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=825450

quinta-feira, 12 de abril de 2012

6ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 6ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE


As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de junho

Até o dia 12 de junho, os professores da rede podem inscrever os trabalhos dos seus alunos na 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente –OBSMA, no site www.olimpiada.fiocruz.br. Participam do projeto estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 4ª série do Ensino Médio – incluindo os ensinos Profissionalizante e de Educação de Jovens e Adultos -, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

Trata-se de um projeto educativo que busca estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas brasileiras, incentivando professores e alunos a produzirem trabalhos relacionados à saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

Em sua 6ª edição, o projeto já acumulada mais de dois mil professores participantes e mais de três mil projetos inscritos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens, projetos de reciclagem e muitas outras possibilidades.

A contextualização do tema, clareza dos objetivos, valorização do conhecimento científico e os impactos dentro e fora da sala de aula são alguns dos itens avaliados pelas comissões avaliadoras. Estas são compostas por pesquisadores e especialistas nas áreas da Olimpíada. Cabe às comissões indicarem, por região, os destaques de acordo com as categorias e modalidades.

Para mais informações, acesse o site www.olimpiada.fiocruz.br.


terça-feira, 10 de abril de 2012

PROJETO: "LITERATURA POÉTICA"


PROJETO "LITERATURA POÉTICA" ABRE INSCRIÇÕES

Atualizado em 10/04/2012 - 15:35h


Podem participar docentes de Linguagens e Códigos, e de Ciências Humanas


Estão abertas, até o 16/04, as inscrições para o Projeto “Literatura Poética”, uma iniciativa da Seeduc, em parceria com a Companhia das Letras. A ação é formada por workshop de capacitação seguido de concurso para alunos e professores, com premiação nas categorias texto (poesia), imagem e música. Podem participar docentes de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física) e de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).


Os interessados devem enviar, para o endereço eletrônico poesia@educacao.rj.gov.br, os seguintes dados: nome completo, unidade escolar de lotação, endereço da unidade escolar, matrícula na rede estadual, disciplina que leciona, série e/ou ano de escolaridade em que leciona, endereço residencial, e-mail e dois telefones de contato.


O workshop de capacitação “A literatura poética de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade” acontecerá no dia 10 de maio, na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 314 - 4º andar, Centro - Rio de Janeiro), das 8h às 17h e 30. Na abertura, haverá conteúdos sobre os autores e obras e uma parte prática sobre o ensino de sua poesia.


Além do material de apoio ao workshop, serão distribuídos aos participantes exemplares das obras de Vinícius de Moraes e de Carlos Drummond de Andrade, além de bolsa, bloco e lápis. Também será emitido certificado de participação aos presentes.


As vagas são limitadas. A ordem de inscrição será usada como critério para a seleção. Mais informações pelos telefones 2333-0712 e 2333-0546 (Milena Soares).


Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=853600

segunda-feira, 9 de abril de 2012

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA - ESCOLAS PÚBLICAS


Alunos do Ensino Médio e do 9º Ano do Ensino Fundamental podem participar

Estão abertas, até o dia 12 de maio, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). O programa, que em 2010 e 2011 aconteceu em caráter piloto em seis estados, é a partir deste ano um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Destinado ao Ensino Médio e ao último ano do Ensino Fundamental, o projeto tem como objetivos: despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências; aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para sua valorização profissional; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; proporcionar desafios aos estudantes.

Para incentivar a participação, a OBFEP oferece:

- Inscrição dos dez primeiros alunos da OBFEP nas Olimpíadas Internacionais de Física, com treinamento no Rio de Janeiro e em São Paulo;

- Bolsa de estudo, através da Fundação Estudar, para os melhores alunos, incluindo curso de inglês, com o objetivo de formar novas lideranças no país;

- 200 bolsas do Programa de Iniciação Cientifica Junior - PIC- Junior pelo CNPq para os alunos escolhidos pelas coordenações;

- Premiação dos alunos, professores, escolas, Secretarias Estaduais e Secretarias Municipais de Educação.

As inscrições devem ser realizadas pelos diretores das unidades escolares por meio do site: http://www.obfep.org.br
Mais informações sobre a olimpíada podem ser obtidas pelo portal: http://www.obfrj.uerj.br



domingo, 8 de abril de 2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ENCONTRO SESI ARTE-EDUCAÇÃO EM ABRIL


TEM MAIS UMA EDIÇÃO EM ABRIL

Atualizado em 04/04/2012 - 11:07h

Vagas limitadas e inscrições gratuitas


Devido ao sucesso e grande procura pelo encontro, os professores da rede estadual de ensino terão mais uma chance de participar do encontro SESI Arte-Educação, que será realizado no dia 16 de abril, em dois horários (das 10h às 12h e das 14h às 16h), na Casa França-Brasil, no Centro. As vagas são limitadas.


As inscrições podem ser feitas pelo e-mail projetos.assist@casafrancabrasil.rj.gov.br, nos telefones 2332-5124 e 2332.5120, ou no local no dia do encontro (Casa França-Brasil – Rua Visconde Itaboraí, 78 – Centro).

O evento é promovido a partir das atividades da exposição dos artistas ganhadores do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2011/2012. O objetivo é aproximar o universo das ações artísticas das práticas pedagógicas, entendendo a arte como exercício de experimentação fundamental para o desenvolvimento sensível e intelectual dos alunos.

Os professores receberão gratuitamente certificado de participação e material pedagógico (textos explicativos e propostas práticas discriminadas). Além disso, aqueles que participarem das oficinas podem fazer um agendamento para levar os estudantes às terças e quintas, até dia 29 de abril, dependendo da disponibilidade. Os alunos farão uma visita guiada e participarão de uma oficina, com direito a transporte disponibilizado pelo SESI. São poucas vagas.


Agende sua turma!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

SAERJINHO TERÁ INÍCIO EM ABRIL


Atualizado em 02/04/2012 - 10:02h

Alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da avaliação

O Sistema de Avaliação bimestral Saerjinho terá início no próximo mês, e ajudará a Secretaria de Estado de Educação a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual. As provas serão aplicadas em duas datas: 25 de abril (Língua Portuguesa e Matemática) e 26 de abril (Ciências, para 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e Química, Física e Biologia, para o Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Curso Normal). As avaliações foram organizadas de acordo com a Matriz de Referência do Saerjinho, contemplando, além dos pré-requisitos necessários para os anos/séries avaliados, as competências e habilidades previstas para o 1º bimestre.

Todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio participam bimestralmente da prova. Assim, tanto a Seeduc quanto professores e alunos podem saber de maneira mais precisa onde estão as maiores dúvidas e utilizar os resultados como ferramenta para pedagógica.

Com o Saerjinho, os professores da rede saberão com mais rapidez como anda o aprendizado de seus alunos e em que áreas eles têm mais dificuldades, de modo a poder prepará-los melhor. Além disso, a prova será útil para que os educadores possam elaborar estratégias pedagógicas para melhor alcançar as metas da escola no final do ano."