terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO ESCOLAR 2012





Professores já podem baixar as orientações para 2012
Prezados Professores,

Em fevereiro, a sua escola receberá os livros dos Currículos Mínimos 2012. Este material irá servir como referência a todas as nossas escolas, apresentando as competências e habilidades básicas que devem estar contidas nos planos de curso e nas aulas. Sua finalidade é orientar, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensino-aprendizagem, em cada disciplina, ano de escolaridade e bimestre. Neste ano, disponibilizaremos o Currículo Mínimo das 12 disciplinas da base Nacional comum apenas para o Ensino Regular.

IMPORTANTE:
Para o início de 2012, foram desenvolvidos os Currículos Mínimos para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio Regular de todas as componentes curriculares. Dentro de um contexto de priorização das necessidades, entendemos que esta modalidade de ensino teve urgência no estabelecimento de um Currículo Mínimo.

No momento, estão disponíveis os Currículos Mínimos 2012 das seguintes disciplinas:

























Sociologia

Todavia, estamos cientes da necessidade de elaborarmos currículos diferenciados para as turmas de Educação de Jovens e Adultos e Curso Normal em Nível Médio. Para atender estas modalidades, trabalharemos durante o ano de 2012. Por enquanto, os professores que atuam nessas modalidades devem seguir as seguintes orientações: Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental também podem contar com as Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Este conteúdo quer provocar a reflexão sobre a prática do ensino e promover o seu aperfeiçoamento profissional.

Diretrizes Curriculares – Anos Iniciais do Ensino Fundamental Diretrizes Curriculares - Versão esquemática
Orientações Curriculares: EJA e Curso Normal em Nível Médio

Os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e no Curso Normal em Nível Médio podem buscar referências também nos livros da antiga Reorientação Curricular, de 2006, para planejar as suas práticas:

Livro IV - Curso NormalLivro V - Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental (anos finais)Livro VI - Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio

Contamos com a utilização deste Currículo Mínimo por todos os professores da rede estadual de ensino. Estamos à disposição, pelo endereço eletrônico curriculominimo@educacao.rj.gov.br, para esclarecimentos e sugestões, comentários e críticas, que serão bem-vindos e necessários à revisão reflexiva das nossas ações.
É possível entrar em contato direto com a equipe de cada disciplina, pelos e-mails:

matematica@educacao.rj.gov.br












arte@educacao.rj.gov.br















domingo, 8 de janeiro de 2012

QUADRO DE HORÁRIOS - 2012




06/01/2012 - 11:12h - Atualizado em 06/01/2012 - 11:34h



Sistema para alocação de professores já está disponível


Atenção, diretores!


Já se encontra liberado, no Conexão Educação, o Quadro de Horários 2012 para alocação, com prazo até o dia 16/01/2012.
Montem seus horários e aloquem seus professores e disciplinas no sistema, obedecendo à Portaria Conjunta SUGEN/SUBGP nº 002 de 28/11/2011, que dispõe sobre os procedimentos de montagem do Quadro de Horários e alocação de professores.
Cabe à direção registrar e manter atualizado o Quadro de Horários no sistema, de maneira que o mesmo reflita fielmente o horário praticado pela unidade escolar.


Confira o manual com as orientações para alocação de professores clicando aqui.


Em caso de dúvidas entrem em contato com a Coordenação de Gestão de Pessoas da sua Regional.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ADICIONAL DE FÉRIAS SAI DIA 10/01/2012




Estado paga abono para 113 mil servidores ativos. Valor será depositado no Bradesco


POR ALESSANDRA HORTO

Rio - A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) vai pagar o adicional correspondente a um terço de férias para 113 mil servidores ativos no próximo dia 10. Segundo a pasta, a maioria dos servidores que tiram férias neste mês é da Secretaria de Educação.

O abono vai sair mais cedo este ano. Em 2011, o valor foi creditado no dia 20 de janeiro. Já em 2010 saiu no dia 15 do mesmo mês. O adicional será pago na conta-corrente do Banco Bradesco.
Os servidores que fazem parte deste grupo e ainda não abriram a conta no Bradesco devem ficar atentos. Pois o valor só poderá ser retirado após a formalização da conta no novo banco pagador. Quem não comparecer antes do pagamento deve se dirigir à agência do banco que desejar e apresentar a documentação para abrir a conta.

Após o procedimento, o servidor deverá sacar o dinheiro no caixa. Não poderá ser possível efetuar o saque no terminal eletrônico porque o cartão para movimentar a conta não é entregue no ato da formalização (exceto para quem fazer a etapa no posto da Cidade Nova).

Todas as regras também são válidas para os demais servidores estaduais — ativos, inativos e pensionistas — que não abriram a conta no Bradesco. O governo do estado afirmou ontem que não há risco destes servidores ficarem sem vencimentos. Mas o salário ficará retido até que a formalização seja feita.

Balanço de abertura
De acordo com informações do Governo do estado, das 456.669 pessoas agendadas, 412.113 (90,24% do total) formalizaram a abertura de suas contas no Bradesco.

Cartão na hora
Para não ter problemas, no dia do pagamento, o servidor não cadastrado deve comparecer ao posto da Cidade Nova. O cartão da conta será entregue na mesma hora.

Ordem de pagamento
Os 7.781 servidores que estão com problemas no CPF vão receber os vencimentos por meio de ordem de pagamento. O procedimento será adotado até a regularização.

Exigência do banco
Segundo o secretário estadual de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, é exigência do Banco Central que a conta seja aberta somente por pessoas com o CPF validado.

Documentação
Todos servidores não cadastrados deverão se apresentar no posto ou no banco com a cópia e o original da identidade, além de CPF, comprovante de residência e contracheque.

http://odia.ig.com.br/portal/economia/html/2012/1/adicional_de_ferias_sai_dia_10_215905.html