terça-feira, 29 de novembro de 2011

MOVIMENTAÇÃO DE SERVIDORES ESTADUAIS






Requerimento pode ser feito entre os dias 01 de 13 de dezembro



Os professores e servidores administrativos educacionais que desejam movimentação para outra unidade escolar no âmbito de sua Diretoria Regional podem fazer a solicitação e apresentar o requerimento entre os dias 01 e 13 de dezembro na própria regional.

Esta movimentação está prevista na Resolução SEEDUC nº 4474/2010, que estabelece os procedimentos para movimentação visando reorganizar a lotação de professores e funcionários para o ano escolar seguinte.

Atenção para seguintes pontos:

1- Lembramos que os Professores Docentes II – 40 horas somente poderão ser movimentados e alocados em turmas de horário parcial após estarem supridas as carências das escolas de horário integral, com exceção daqueles que optarem pela rotina de aproveitamento, devidamente enquadrados pela Lei nº 1614/90;

2- Os servidores deverão entregar o memorando de movimentação à nova lotação a partir da data do recebimento, evitando atrasos que tragam empecilho ao processo de movimentação;

3- Os professores que se encontram em estágio probatório poderão participar da movimentação interna, desde que atendam ao estabelecido no Edital do Concurso no que se refere à permanência na Regional e/ou Município, vinculados às Coordenadorias Regionais para as quais prestaram concurso à época, pelo período de 03 (três) anos.

4- O servidor só poderá ser movimentado se houver carência do cargo ou disciplina de ingresso do professor em outra unidade escolar no âmbito da Regional de lotação.

Para saber mais informações entre em contato com a regional de abrangência de sua escola, junto à Coordenação de Gestão de Pessoas. Acesse o link para imprimir o formulário de requerimento em formato PDF
clicando aqui.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

5º SALÃO DO LIVRO DAS ESCOLAS ESTADUAIS





Salão do Livro: catálogo eletrônico para as escolas já está disponível


Unidades receberão verbas para uso exclusivo no evento


Entre os dias 1° e 3 de dezembro, será realizado o 5º Salão do Livro das Escolas Estaduais, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, no Centro de Convenções Sul América, no Centro do Rio. Neste ano, serão 124 estandes, com 206 selos editorias montados para atender as unidades escolares, que irão receber uma verba especial de R$ 8 milhões para uso exclusivo nos três dias de evento. Os títulos expostos serão vendidos com descontos de 30% sobre o preço de capa (catálogo). Além disso, o público - formado por coordenadores, diretores, professores e alunos - poderá participar de diversas apresentações e atividades culturais.


Para consultar o catálogo eletrônico do 5º Salão do Livro das Escolas Estaduais basta acessar o site
http://www.areerj.org.br/catalogo/.

Veja os valores destinados às escolas:

Escolas do 1º dia
Escolas do 2º dia
Escolas do 3º dia

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=692992

ALUNO DO PROGRAMA RENDA MELHOR JOVEM PRECISA CADASTRAR SEU CPF

Alunos precisam cadastrar seus dados através da Central de Relacionamento no site da SEEDUC


ATENÇÃO, alunos da rede estadual que fazem parte do programa Renda Melhor Jovem! Para que possamos abrir a sua conta bancária e depositarmos seus prêmios referentes ao programa precisamos que você informe o quanto antes o número de seu CPF.


Se você já tem o documento, envie seus dados através do formulário da Central de Relacionamento. Clique aqui. Escolha “Solicitações” no Tipo de Manifestação e, no Tipo de Assunto, escolha “CPF – Programa Renda Melhor Jovem”


No campo DESCRIÇÃO, você precisar informar os dados para que seu cadastro seja feito com sucesso. Lembre-se: Estamos pedindo os seguintes dados pessoais:

1) Nome completo do aluno (sem abreviações):
2) Matrícula do aluno:
3) CPF do aluno:
4) Nome completo da mãe do aluno (sem abreviações):
5) Data de nascimento do aluno: dd/mm/aaaa.

Caso você ainda não tenha seu CPF, você pode emiti-lo em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios a um custo de R$ 5,70.

Segundo a Receita Federal, é fundamental que você leve os seguintes documentos (originais ou cópias autenticadas):


1) Jovens menores de 16 anos:
a. Documento de identificação da pessoa a ser inscrita, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade, certidão de nascimento);
b. Documento de identificação de um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda em virtude de decisão judicial;
c. Documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, de incapaz ou interdito.

2) Jovens entre 16 e 18 anos:
a. Carteira de identidade;
b. Documento de identificação de um dos pais.

3) Jovens maiores de 18 anos:
a. Carteira de identidade;
b. Título de eleitor (caso não tenha o título, é necessário o protocolo de inscrição ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral ou documento da Justiça Eleitoral atestando a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral ou outro documento que comprove a não-obrigatoriedade de alistamento eleitoral).

Caso você tenha menos de 16 anos, não pode emiti-lo sozinho. É importante que leve com você seu responsável legal.


Clique aqui para ver o ponto de emissão mais perto de você!


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ENCONTROS PARA REVISÃO DO CURRÍCULO MÍNIMO


Novas datas para os encontros disciplinares


A secretaria de Estado de Educação está realizando a revisão dos Currículos Mínimos já implementados no decorrer deste ano letivo de 2011. Gostaríamos de contar com a participação dos professores da rede das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Sociologia, Filosofia, Geografia e História na execução deste processo.


De 23 a 30 de novembro serão realizados Encontros Disciplinares, nos quais os professores poderão registrar as suas críticas, sugestões e elogios relativos ao Currículo Mínimo. Esses encontros ocorrerão em dois horários distintos: 9 às 13h ou 14h às18h. Para cada disciplina serão realizados dois encontros. Todos os encontros serão realizadas no Auditório 1 do CEFET – RJ,

Segue o novo calendário dos encontros:

23/11 ― LÍNGUA PORTUGUESA

24/11 ― GEOGRAFIA

25/11 ― HISTÓRIA

28/11 ― FILOSOFIA

29/11 ― SOCIOLOGIA

30/11 ― MATEMÁTICA


Neste sentido, convidamos TODOS OS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR das disciplinas mencionadas acima a participarem deste encontro.
O professor que desejar participar deve solicitar à Direção de sua Unidade Escolar que realize a sua inscrição ou a realize acessando o link abaixo:

- Filosofia

- Geografia

- História

- Língua Portuguesa

- Matemática

- Sociologia


* INFORMAMOS QUE AS VAGAS SÃO LIMITADAS!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

INSCRIÇÕES PARA O PRONATEC TERMINAM NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA







Serão oferecidas 6.735 vagas para alunos da rede estadual



Alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular da rede estadual de ensino/Seeduc terão uma boa oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Estão abertas, até o dia 18 de novembro, as inscrições para 67 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, pelo site da Secretaria de Estado de Educação. Para se inscrever clique aqui.

No portal eletrônico, o aluno deverá preencher o requerimento de solicitação de inscrição, indicando o município, a instituição e o curso a que pretende concorrer. Após o cadastro, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição.

Serão oferecidas 6.735 oportunidades, com reserva de 5% para deficientes, para cursos de formação inicial e continuada, com carga horária que varia de 160h a 400 h/aula. Quem não tiver acesso à Internet poderá efetuar sua inscrição em qualquer unidade escolar da rede estadual que possua laboratório de informática, respeitando o seu horário de funcionamento.

O candidato será classificado com base no melhor desempenho, considerando a média do 3º bimestre do Saerjinho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Como critérios de desempate, serão considerados: participação no Programa Renda Melhor Jovem; melhor desempenho em Língua Portuguesa; melhor desempenho em Matemática e maior idade, para candidatos residentes nos municípios de Belford Roxo, Japeri e São Gonçalo.

Para alunos residentes nas demais regiões do estado, serão utilizados como critérios de desempate: melhor desempenho em língua portuguesa; melhor desempenho em matemática e maior idade. O resultado final será divulgado no portal da Seeduc e no Diário Oficial do Estado, no dia 24 de novembro.

A matrícula deverá ser feita diretamente na escola para a qual o candidato se inscreveu, no período de 25 a 30 de novembro. O aluno classificado deverá apresentar: original e cópia da Certidão de Nascimento; original e cópia de carteira de identidade e declaração da unidade escolar comprovando série.

O não comparecimento do aluno candidato classificado com a documentação exigida no período de efetivação da matrícula implicará a perda da vaga. O início das aulas está previsto para o dia 05 de dezembro.

O Pronatec tem por objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País. Visa ainda à ampliação de vagas e à expansão da educação, por meio da oferta, pelos estados, de Ensino Médio concomitante com a Educação Profissional.

Confira o Edital e o Cronograma:

DATAS PREVISTAS



Inscrição 08/11/2011 a 18/11/2011




Análise e classificação 21/11/2011 a 23/11/2011




Divulgação dos Resultados 24/11/2011




Matrícula nas instituições ofertantes 25/11/2011 a 30/11/2011




Reclassificação 01/12/2011





Matrícula de reclassificação nas instituições ofertantes 02/12/2011



Início das aulas 05/12/2011

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

terça-feira, 1 de novembro de 2011

PROVAS E GABARITOS DO ENEM






Enem 2011Todas as provas, gabaritos e a resolução comentada do Enem, aplicado em 2011.



Enem 2010Todas as provas, gabaritos e a resolução comentada do Enem, aplicado em 2010.



Enem 2009Gabaritos, provas e resolução comentada do Enem, aplicado em 2009.



Enem 2008Gabaritos, provas e resolução comentada do Enem, aplicado em 2008.



Enem 2007Gabarito e as provas do Enem, aplicado em 2007.



Enem 2006Gabarito e a prova amarela do Enem, aplicado em 2006.



Enem 2005Gabarito e a prova amarela do Enem, aplicado em 2005.

ENTREGA DOS NOTEBOOKS



Os alunos contemplados receberão os computadores pelas regionais



Atenção alunos da rede! Os notebooks, prêmio para os melhores alunos no Saerj, serão entregues nas diretorias regionais entre os dias 11/11 e 10/12.

Os contemplados devem procurar sua regional para saber quando vão receber o prêmio. Confiram o endereço da sua regional aqui: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=375402




Desde o dia 30 de abril de 2011, está em vigor a nova organização de Regionais Administrativas e Pedagógicas, conforme o Decreto 42.838 de 4 de fevereiro de 2011, que transforma a estrutura básica da Seeduc em 14 Regionais Administrativas e Pedagógicas, além da Diesp, Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas.

Para acessar a tabela com todas as Regionais Administrativas, suas abrangências e contatos, clique aqui.