terça-feira, 28 de setembro de 2010

ENCCEJA - 2010


Foram prorrogadas até 10 de outubro as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2010. O prazo original seria encerrado no último domingo, 26. A data das provas está mantida para 12 de dezembro.

O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita destinada a pessoas que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade curricular apropriada. Para obter a certificação, o candidato precisa ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame.

No ato da inscrição, os interessados podem selecionar pelo menos uma área de conhecimento. O exame é formado por provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física e redação [prova I]; matemática [prova II]; história e geografia [prova III]; ciências naturais [prova IV].

Até 16 de novembro, os participantes receberão o cartão de confirmação da inscrição no endereço que informaram. A partir dessa data, a confirmação, com endereço, hora, data e local de prova, também estará disponível no sistema de acompanhamento da inscrição e no serviço de atendimento Fala, Brasil (0800 616161).

No dia do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 7h e fechados às 8h25 para as provas da manhã; reabertos às 13h e fechados às 14h25, para as da tarde, de acordo com o horário de Brasília.

A emissão dos certificados é de competência das secretarias estaduais de educação. Cada uma delas definirá os procedimentos que julgar convenientes para a certificação. Desde 2009, a certificação para o ensino médio ocorre por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os inscritos na edição de 2009, que foi adiada para este ano, devem confirmar participação no sistema de inscrição, que também permitirá a alteração de dados cadastrais. Caso não haja confirmação, a inscrição será cancelada automaticamente. A confirmação e as inscrições devem ser feitas na página eletrônica do exame.

Clique aqui para fazer a inscrição.

terça-feira, 7 de setembro de 2010