quinta-feira, 27 de maio de 2010

DE OLHO NA COPA DO MUNDO


À primeira vista, uma Copa do Mundo pode parecer mera diversão, com esforço intelectual quase nulo durante horas a fio diante da TV. Mas não é assim que os próprios educadores enxergam o evento. Em vez de proibirem os alunos torcedores de se manifestarem, as escolas incrementam ainda mais as manifestações e não se atém somente às clássicas. Em nome do objetivo de estimular o interesse pelo estudo dentro e fora da sala de aula, professores propõem desde a pintura do muro do colégio até a produção da receita típica de um país participante do mundial, passando, claro, pelos tradicionais torneios de futebol.

E nessa de pesquisar, recortar, colar, pintar e bordar, os estudantes aprendem um monte de coisas. Aqui, neste especial do Conexão Aluno,vamos falar um pouco sobre o país que vai sediar o evento, a África do Sul; seu líder máximo, Nelson Mandela; os lances mais curiosos de todas as copas e da Copa do Mundo 2010 – que promete ser um evento para lá de emocionante. Já pensou em 32 seleções jogando em um país com 11 línguas oficiais? Trata-se do primeiro grande evento esportivo realizado no continente, de maioria negra e inúmeros problemas sociais. Pelo menos enquanto durar o campeonato, a expectativa é a de que teremos razões valiosas para grudar os olhos na TV. Vale conferir.

Quer saber mais sobre a Copa e a África?
Curiosidades das Copas
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Mandela: todas as cores da África do Sul
As lições do futebol
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segunda-feira, 24 de maio de 2010

ENTREVISTA COM TEREZA PORTO - SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Tereza Porto: 'Contratar professor é necessidade das escolas’

POR ALESSANDRA HORTO

Rio - Contratação e qualificação de professores são as palavras-chave da secretária estadual de Educação, Tereza Porto, que recebeu a Coluna em seu gabinete depois que O DIA publicou, com exclusividade, que o estado quer antecipar, para junho, o pagamento de parcela da gratificação Nova Escola, prevista para outubro. “Eles (os professores) estão trocando vários e-mails com a gente sobre a antecipação. Não param de comentar a proposta”, confidenciou.

Secretária estadual de Educação, Tereza Porto Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
De olho no calendário apertado, devido à eleição, Tereza Porto está fechando edital para selecionar 2 mil professores efetivos que atuarão na área de Orientação Pedagógica em 2011. Ela anunciou a contratação temporária de 1.600 docentes, ainda este ano, para preencher vagas em cadeiras não conquistadas no último concurso, realizado para Física, Química, Filosofia e Sociologia. A secretária também revela todos os detalhes da Casa do Educador — o novo
programa de capacitação da Educação.

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL TEMPORÁRIO

1.600 VAGAS
A Secretaria Estadual de Educação vai contratar até 1.600 professores temporários para as disciplinas de Física, Química, Filosofia e Sociologia. Cerca de mil profissionais serão chamados e contratados de imediato.

PRIMEIRO SEMESTRE A meta é iniciar o processo de convocação logo que a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão autorizar o preenchimento das vagas.

CADASTRO EM SITE Professores de Física, Química, Filosofia e Sociologia poderão se cadastrar no site www.educacao. rj.gov.br. “Eles apresentam os títulos e vão pontuar. A chamada é feita de acordo com esse cadastro, que é aberto ao público”, explica a secretária da pasta, Tereza Porto.

DIFICULDADES A seleção temporária será necessária para reduzir a carência de professores nessas áreas, já que as vagas não foram preenchidas no concurso público.

EFETIVO

2 MIL VAGAS Logo após o período eleitoral, a secretaria vai lançar o concurso para supervisor educacional (mil vagas) e professor orientador (mil vagas).

APÓS AS ELEIÇÕES A secretaria vai esperar o fim do período eleitoral para realizar o concurso. “A nossa intenção é deixar isso pronto para a próxima gestão, ou seja, habilitado para serem chamados”, explicou Tereza Porto.

ORIENTAÇÃO Para a secretária, o concurso será muito importante para a evolução da qualidade de informação: “Isso é uma necessidade que as escolas têm mostrado: ter profissionais para fazer a orientação pedagógica. Será extremamente importante para a rede”.

NOVOS PROFESSORES De 2007 a 2010, 30 mil docentes foram chamados por meio de concurso público. Tereza Porto informou que, brevemente, o estado vai nomear mais 2 mil professores.

CASA DO EDUCADOR

QUALIFICAÇÃO Professores da rede estadual vão ganhar, em agosto, a Casa do Educador. As unidades cuidarão da formação inicial do professor e vão qualificar os que já atuam em sala.

ENSINO MÉDIO INOVADOR A Casa do Educador vai priorizar este ano a formação dos professores das 16 escolas-piloto do Programa Ensino Médio Inovador.

METODOLOGIA Todos os professores participantes e suas respectivas escolas vão receber o apoio do projeto, por meio de um acompanhamento sistemático para que alcancem suas metas.

UM ANO DE ESTUDOS Após ingressarem na rede, os novos professores vão ficar um ano na Casa. Durante seis meses, eles serão qualificados teoricamente. No semestre seguinte, terão trabalhos práticos e supervisionados.

18 PÓLOS A primeira unidade será inaugurada em agosto, em Niterói. Cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) será um pólo da Casa do Educador. São 18 no estado: Rio de Janeiro, Itaguaí, Volta Redonda, Itaocara, Nova Iguaçu, Vassouras, São Pedro da Aldeia, São Gonçalo, Duque de Caxias, Resende, Itaperuna, Campos, Nova Friburgo, Nilópolis, Niterói e também Macaé.

ATENDIMENTO O pólo da Casa do Educador em Niterói vai atender a todos os professores da região, por meio de cursos a distância e aulas presenciais na unidade e nas escolas do entorno.

PRIMEIRA AÇÃO A Secretaria de Educação lança amanhã a primeira ação da Casa. O projeto, realizado em parceria com a iniciativa privada e a instituição, será apresentado às 14h, no C.E. José Leite Lopes — Núcleo Avançado de Educação (Nave), na Tijuca.

250 PROFESSORES A iniciativa prevê, inicialmente, a capacitação de 250 professores que atuarão como formadores na Casa do Educador — equipes dos antigos Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEs) e Pólos de Tecnologia Educacional (PTEs). No curso, os professores vão aprender a usar o computador de forma mais efetiva dentro da sala de aula. Esses educadores serão os multiplicadores dessa formação para as escolas.

CONEXÃO EDUCAÇÃO Essa formação vai alcançar gradativamente todos os professores da rede e focar a integração do uso do computador com as práticas pedagógicas e de gestão (por meio do Sistema Conexão Educação) em salas de aulas.

FORMAÇÃO CONTINUADA Para a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, os cursos vão melhorar a qualidade de ensino: “Eu acho que a Casa do Educador vai trazer um resultado muito bacana. Os pólos também serão responsáveis pela formação continuada do professor. Essa participação é cada vez mais importante nos conteúdos oferecidos em sala”.

NOTEBOOKS “Muitas aulas serão semipresenciais. Os notebooks entregues pelo estado vão facilitar esse processo, principalmente, pelo acesso à Internet. Os professores poderão fazer um curso a distância de forma fácil e simples, muito mais tranquila”.

ÁREAS DE ATUAÇÃO Valorização e incentivo à transformação das práticas dos docentes; desenvolvimento permanente; pesquisa e inovação curricular e pedagógica; e estímulo de parcerias e alianças na área da Educação.

REDUÇÃO DE LICENÇA MÉDICA

REDUÇÃO “Quando entramos na Secretaria de Educação, havia um volume muito grande de profissionais em licença médica. Eram cerca de 9 mil. Atualmente, há 4.500 servidores da Educação licenciados por motivos de saúde”.

PROBLEMAS DE VOZ De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, responsável pelas perícias médicas dos servidores, de 2002 a 2008, a média anual de afastamentos pela Clínica de Otorrinolaringologi a foi de 350 docentes.

SISTEMA DO SOM “Nós criamos uma comissão para estudar quais eram as principais doenças. Detectamos que o principal fator de afastamento era o problema com cordas vocais. Em função disso, criamos o projeto para sonorizar as salas de aula. Imagina um professor que dá aula para uma sala com 30 alunos, que é o número médio em nossas salas de aula, com os ruídos externos. São 19.680 salas, todas com sistema de som instalado, desde o ano passado”.

CONFORTO “Temos feito esforço muito grande para ter uma escola digna. Lógico que temos consciência de que a nossa escola não será luxuosa, mas ela precisa ser confortável. Precisamos dar aos nossos profissionais todas as ferramentas adequadas para que entrem na sala de aula e possam fazer o que sabem fazer, que é ensinar. Portanto, as escolas têm que estar limpas, preparadas e reformadas”.

AR-CONDICIONADO “Estamos, gradativamente, implantando ar-condicionado em todas as salas de aula. É um trabalho longo, que teve necessidade de investimento grande por parte da secretaria. Fazer a revisão da parte elétrica é fundamental. Foram 900 salas de aula reformadas para receber esse investimento. Gradativamente, estamos ampliando a carga, para que os aparelhos de ar-condicionado possam ser ligados. Tudo isso para dar conforto ao aluno, mas também ao profissional de educação que vai trabalhar em uma escola mais agradável e de acordo com as necessidades”.

REAJUSTE / NOVA ESCOLA

TODOS OS ANOS “Desde que o governador Sérgio Cabral assumiu o estado, todos os anos os profissionais da Educação tiveram algum ganho salarial. No primeiro ano, em 2007, 4% de reajuste; em 2008, 8%; e, em 2009, conseguimos incorporar o Nova Escola. Foi um ganho enorme”.

DISTORÇÃO “Quando nós começamos o estudo para a incorporação do Nova Escola, apenas 30 mil profissionais regentes recebiam a gratificação, quando temos 52 mil professores regentes. Só uma parcela dos professores recebia o bônus. Provocava uma distorção gravíssima na rede”.

MERITOCRACIA “Um projeto de meritocracia é algo bacana de ser implementado, mas a partir do momento em que a avaliação deixou de ser realizada e os valores passaram a ser repetidos, isso provocou uma injustiça muito grande. As escolas que evoluíram não tinham um reajuste no valor da gratificação. As escolas que pioraram também não tinham uma diminuição desses valores. E havia muitos profissionais que ingressaram na rede depois do processo do Nova Escola e não ganhavam nada”.

IMPACTO O impacto da incorporação do Nova Escola será de R$ 7 bilhões em sete anos: “É R$ 1 bilhão por ano, o que provoca um impacto muito grande, uma vez que o orçamento global da Secretaria Estadual de Educação gira em torno de R$ 3 bilhões. Sendo que R$ 2,3 bilhões são para o pagamento de pessoal”, explicou Tereza Porto.

APOSENTADORIA “Em 2009, tivemos um número maior de pedidos de aposentadorias, cerca de 4 mil. O número foi superior a 2008, quase 3 mil, por uma razão muito simples: a partir do momento em que o Nova Escola é incorporado, o profissional se aposenta. Antes, ele não se aposentava para não perder a gratificação. Agora, o servidor pode se aposentar, porque o dinheiro dele está garantido. Muitos aguardavam a expulsória, porque, com 70 anos, tinham que sair só para não perder o bônus”.

FONTE: http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/5/tereza_porto_contratar_professor_e_necessidade_das_escolas_83133.html

domingo, 23 de maio de 2010

Prorrogado o Lançamento de Notas - Conexão Educação


Professor,

A SEEDUC agradece a todos os professores que já lançaram as notas de seus alunos no sistema Conexão Educação.
O período de lançamento de notas do primeiro bimestre no sistema Conexão Educação foi estendido até o dia 30 de maio. Apesar de muitas notas já terem sido enviadas, houve uma lentidão natural no sistema por causa dos acessos simultâneos. Se você ainda não computou as notas dos seus alunos, aproveite para fazê-lo neste período.

Lembramos que todos os educadores do segundo segmento do Ensino Fundamental, Médio e Técnico devem colocar as notas no sistema. Já os professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental (do 1º a 5º ano) não precisam incluir as médias.

Atenciosamente,

Secretaria de Estado de Educação

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Abolição da Escravatura - Lei Áurea



Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.

Processo de abolição da escravatura no Brasil

Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.

Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.

A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.

Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Lançamento de Notas no Conexão Educação



Com o fim do 1º bimestre de aulas, todos os professores devem inserir as notas / médias de cada aluno, conforme Portaria 64/2010, publicada no D.O. de 10/05/2010 que segue em anexo.
O período para a inserção desses dados vai de 14 até 23/05/2010.
Para o melhor uso do Portal Conexão Educação observe as orientações abaixo:
• O professor que não obtiver e-mail institucional, aguardar até o dia 14/05/2010, pois será liberada uma listagem geral com todos e-mails no site da SEEDUC.
• Caso o professor já possui, não terá dificuldade em fazer login (matrícula com 8 dígitos) e senha (CPF do professor), seguindo os passos que estão no PORTAL CONEXÃO EDUCAÇÃO. Isso só ocorrerá no dia 14/05/10 que estará liberado para acesso do professor.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA - INSCRIÇÕES ATÉ 14/05/2010


Nove milhões de estudantes da educação básica pública devem participar da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2010. As adesões de secretarias de educação e inscrições de professores poderão ser feitas até 14 de maio.

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é alcançar 80 mil escolas e receber inscrições de 300 mil professores. Para que os docentes se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam participar do concurso. “A adesão da rede de ensino é pré-requisito para a inscrição do professor”, diz o coordenador-geral de tecnologia da educação da Secretaria de Educação Básica (SEB), Raymundo Filho. “Esperamos que todas as secretarias façam a adesão e abram espaço para que os professores se dediquem à olimpíada, paralelamente às suas atividades.”

Uma das novidades da segunda edição da olimpíada é a participação de estudantes matriculados no nono ano (ou oitava série) do Ensino Fundamental e no primeiro ano do Ensino Médio de escolas públicas. Eles concorrerão com crônicas. As demais categorias permanecem como em 2008 — quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) participarão com poemas; sétimo e oitavo anos (sexta e sétima séries), memórias literárias. No Ensino Médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião. O tema para todas as categorias é “O lugar onde vivo”.

Alunos e professores participarão de etapas escolares, municipais, estaduais e regionais e da nacional. Serão selecionados 500 textos semifinalistas na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional.

Aluno e professor serão premiados

Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.

Esta é a segunda edição da olimpíada, que ocorre a cada dois anos. A primeira, realizada em 2008, alcançou seis milhões de alunos. O concurso teve origem no programa “Escrevendo o Futuro”, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do MEC com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Clique aqui e acesse a página eletrônica da olimpíada. Nela, secretarias de educação, diretores de escolas e professores encontram o regulamento, objetivos, ficha de inscrição, prazos, prêmios.

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segunda-feira, 3 de maio de 2010

IDENTIDADE FUNCIONAL

Mapa fornecido pelo Professor Cleber Gonçalves Pacheco

sábado, 1 de maio de 2010

História do Dia do Trabalho


O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.