terça-feira, 22 de setembro de 2009

CONAE 2010 - Conferência Intermunicipal de Educação - Realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2009, no CIEP 172 Nelson Rodrigues







































segunda-feira, 7 de setembro de 2009

7 de Setembro - Independência do Brasil



A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.


Dia do Fico


Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.


Pós Independência


Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

XVI Bienal do Livro - Rio de Janeiro


A Bienal do Livro que será realizada de 10 a 20 de setembro de 2009 no Riocentro, oferece aos professores a oportunidade de dinamizar suas aulas e incentivar o hábito da leitura em seus alunos, propiciando um contato mais íntimo dos alunos com o livro fora do ambiente escolar.

Tudo isso, além da participação em debates com autores, intelectuais e profissionais da literatura nacional, onde poderão conhecer de perto todas as novidades do mercado editorial. Todo professor tem acesso gratuito à Bienal.

Para receber a credencial do evento, basta seguir o seguinte procedimento:

Inscrição online - Até dia 08/09/09.
http://www.bienaldolivro.com.br

Faça sua inscrição antecipada e obtenha os benefícios de se cadastrar com antecedência, agilidade no atendimento e conforto no cadastro.

O professor deve preencher o formulário a seguir, procurar os guichês de credenciamento na entrada do evento e apresentar, juntamente com RG e CPF, um dos documentos abaixo e o comprovante de inscrição.

Documentos:

Carteira de trabalho com o cargo professor
Carteira da Escola Municipal
Carteira da Escola Estadual
Contra-cheque atual com cargo de professor
Cartão do INSS (caso seja professor aposentado)
Diploma (ou cópia) de licenciatura em letras e pedagogia
Carteira do SINPRO – Sindicato Nacional dos Professores
Carteira do CREF - Conselho Regional de Educação Física

Inscrição no local

1- o professor deve preencher o formulário retirado no Credenciamento - o preenchimento completo da ficha é obrigatório;

2- apresentar RG, CPF e um dos seguintes comprovantes profissionais:

Carteira de trabalho com o cargo professor
Carteira da Escola Municipal
Carteira da Escola Estadual
Contra-cheque atual com cargo de professor
Cartão do INSS (caso seja professor aposentado)
Diploma (ou cópia) de licenciatura em letras e pedagogia
Carteira do SINPRO – Sindicato Nacional dos Professores
Carteira do CREF - Conselho Regional de Educação Física

Professor, você não pode deixar de participar.
Aguardamos você!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Projeto REFORÇO novo ENEM


GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE GESTÃO DA REDE E DE ENSINO


O Ministério da Educação lançou no dia 8 de abril de 2009 o Termo de Referência: Novo Enem e Sistema de Seleção Unificado. Dentro deste novo contexto, o ENEM se torna porta de entrada para o ensino superior para um número ainda maior de jovens que agora terão a oportunidade de pleitear vagas em universidades públicas federais. Para os alunos da rede estadual de ensino o NOVO ENEM representa um avanço significativo no acesso ao Ensino Superior.

O Rio de Janeiro apresenta um grande potencial para se tornar o celeiro do conhecimento brasileiro, sendo assim a implementação de um projeto para preparar para o ENEM se configura como umas das nossas estratégias para ampliar o acesso dos nossos alunos ao Ensino Superior, diminuir a evasão e aumentar a conclusão do ensino médio através do desenvolvimento de modelos pedagógicos atrativos aos jovens, ampliar o tempo diário de permanência na escola, reduzir a exposição dos jovens às condições de vulnerabilidade social, além de aumentar a qualificação e motivação dos professores da rede estadual.

A SEEDUC contratou os serviços da ABECE – Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade, uma instituição com notória expertise, reconhecida pelos programas e projetos na área da educação, parcerias com instituições públicas. A carga horária deverá ser de 20h semanais, com aulas de 2ª a 6ª feira, com intervalos entre cada atividade planejada, nos turnos manhã, tarde e/ou noite e todo o material pedagógico do curso será disponibilizado por meio eletrônico.

Para desenvolvimento das aulas a ABECE está autorizada a instalar na parte externa da escola que informou seus espaços ociosos, 01 Antena Parabólica e 01 receptor (decodificador), sendo também a responsável pela manutenção do equipamento. Todo o material necessário a infra-estrutura do projeto será adquirido e incorporado ao patrimônio da Unidade Escolar, bem como toda a equipe técnico-pedagógica será constituída por profissionais da rede.

A aula inaugural será realizada pelo Governador do Estado e pela Secretária de Educação com a presença de Coordenadores Regionais e alunos.

A possibilidade de alunos e professores de todos os Municípios do Estado assistirem aulas com professores como: Sergio Nogueira ( professor Soletrando de Luciano Huck) e o professor de prática da Nova Ortografia para os funcionários de todas as Empresas das Organizações Globo; Professor William Douglas (juiz federal e autor de mais de 19 livros) e considerado o guru das provas e concursos, com best seller sobre como fazer provas de mais de 150.000 exemplares vendidos; A possibilidade da Secretaria Estadual de Educação se comunicar com todas as escolas em todos os Municípios, recebendo e esclarecendo (ao vivo) as dúvidas que os Diretores e Coordenadores Regionais possam ter sobre as ações desenvolvidas em todas os setores; Possibilitar uma aplicação direta via Internet para os LapTops que os professores receberam e a permissão que professores do Estado, através de dedicação aos alunos das escolas públicas possam ser contratados pela ABECE percebendo os mesmos valores que os mais afamados agregam ainda mais valor ao projeto pedagógico de cada escola envolvida.

Para maiores esclarecimentos solicitamos entrar em contato com a Professora Graça Santos, Gerente do referido projeto através do e-mail reforconovoenem@educacao.rj.gov.br ou (21) 2333 0600.